Sendo uma das grandes estrelas e destaques globais dentro dos anos 2000, a atriz Helena Ranaldi conquistou uma legião de admiradores ao longo do anos, graças às suas atuações brilhantes em inúmeras tramas da (Globo).
Atualmente com 56 anos, a paulista teve uma longo caminhada em sua jornada, Ranaldi começou sua carreira como modelo, ela até mesmo chegou a participar do concurso Supermodel of the World onde ficou classificada entre as cinco primeiras colocadas na etapa do Brasil. Mesmo obtendo reconhecimento no ramo, aos 23 anos, a veterana largou a carreira para estudar educação física, e novamente viu que não era sua real paixão, foi assim que ela se dedicou na arte cênica, onde fez sua estreia em 1990, na trama A História de Ana Raio e Zé Trovão, exibida pela extinta TV Manchete.
Sua estreia na (Globo) foi em 1992, em Despedida de Solteiro. Dos anos de 1994 e 1995, a atriz trabalhou em Quatro por Quatro, e um ano depois, atuou em Anjo de Mim, em 1996 chegou a apresentar o Fantástico na companhia de Pedro Bial, seus papéis mais marcantes foram a veterinária Cíntia em Laços de Família (2000) e as protagonistas Clara de Coração de Estudante (2002) e Rachel de Mulheres Apaixonadas (2003).
O trabalho mais recente de Helena em novelas foi em 2014, na obra Em Família, e nas séries, ela ingressou em 2019 no elenco de Carcereiros (Globo) e O Doutrinador (Space). Ranaldi está atualmente na reprise da novela A Favorita da qual ela vive a personagem Dedina.
Leia Mais: Sem sorte nas tramas bíblicas da Record, Satanás faz um enorme sucesso em Pantanal na Globo
No momento em que acabaram as gravações de Em Família, a atriz avisou a (Globo) que passaria uma temporada morando em São Paulo, assim ficando distante dos estúdios de gravação para focar no teatro. Longe das novela há oito anos, a veterana tem produzido peças de teatro e estreará como produtora de cinema no longa Cordel do Amor Sem Fim.