Barbie celebra 65 anos com homenagem global a mulheres inspiradoras

Por: Atitude e Visão

Depois de um ano emblemático, a boneca mais famosa do mundo tem muito mais o que comemorar: em 2024, Barbie comemora seu 65º aniversário e quer celebrar mulheres inspiradoras.

Hoje, a marca anuncia uma homenagem global a 9 mulheres que quebraram barreiras e são fontes de inspiração para as futuras gerações, com o objetivo de lembrar às meninas que elas podem ser o que quiserem, destacando sua habilidade inata de contar histórias.

As Mulheres Inspiradoras escolhidas

No Brasil, a criadora de conteúdo Maira Gomez foi a escolhida para o seleto grupo do projeto Mulheres Inspiradoras (Role Models, em inglês), sendo presenteada por uma boneca única e feita à sua semelhança.

Conhecida nas redes sociais como Cunhaporanga, Maira encanta seus quase 486 mil seguidores no Instagram e 6,6 milhões de seguidores no Tik Tok compartilhando sua rotina na tribo indígena Tatuyo e esclarecendo sobre seus costumes e crenças.

Além da Maira, as outras homenageadas são: a diretora, produtora e roteirista Lila Avilés (México); a atriz, ativista e filantropa Viola Davis (Estados Unidos); a renomada atriz Helen Mirren (Reino Unido); a cantora e compositora Shania Twain (Canadá); a superstar Kylie Minogue (Austrália); a modelo Nicole Fujita (Japão); e a comediante e ativista Enissa Amani (Alemanha).

A celebração do 65º aniversário da Barbie

Enquanto a Barbie celebra o seu 65º aniversário, no dia 9 de março, a marca partilha inúmeras histórias de empoderamento e dá vida a um legado pelos olhos e palavras de fãs de todo o mundo, começando por alguns dos mais renomados contadores de histórias do mundo.

A iniciativa Role Models é parte do contínuo esforço da marca por meio do projeto Barbie Brecha do Sonho (Dream Gap em inglês).

Lançado em 2018, a proposta surgiu a partir de pesquisas feitas pela marca em parceria com a Universidade de Nova York que descobriu que, desde a idade de cinco, muitas meninas começam a desenvolver crenças autolimitantes e pensam que não são tão inteligentes e capazes quanto os meninos.

O compromisso da Barbie em eliminar a lacuna do sonho

Por isso, a marca assumiu o compromisso em gerar iniciativas para eliminar essa lacuna, sonhando grande junto das meninas, desafiando os estereótipos e ajudando a desfazer preconceitos que as impedem de atingirem o seu pleno potencial.

Para Maira Gomez, “ser reconhecida como uma mulher inspiradora é uma oportunidade incrível e um lembrete de que podemos conquistar tudo que queremos e podemos ser”, comenta. “Barbie é criativa, fashionista e essa veia fashionista é algo que almejo.

Você pode perceber que também trago isso nas minhas vestes, nas pinturas, temos o nosso estilo. Então quero usar essa plataforma e também ser criativa e inspirar sendo quem eu sou.”, conclui a criadora de conteúdo.

Maira Gomez é a quinta homenageada brasileira pela iniciativa Role Models, mas a primeira indígena do país. O projeto já celebrou as trajetórias e conquistas da surfista Maya Gabeira, da Dra. Jaqueline Goes, da professora Doani Emanuela Bertan e da cantora IZA.

Saiba mais