quinta-feira , 22 fevereiro 2024
Ínicio Disney 5 filmes da Disney que abordam constelação familiar e vale adicionar na lista para assistir
DisneyEspeciaisFilmes e Séries

5 filmes da Disney que abordam constelação familiar e vale adicionar na lista para assistir

402

Enquanto alguns filmes são responsáveis em ser um passatempo nos horários livres, outros, já destacam mensagens importantes e reflexivas para o dia a dia, mesmo em formato de animação, trazendo na história personagens repletos de diversidade e inspirações que lembram do por que é necessário resgatar o valor da família e o como isso reflete no futuro.

Os filmes da Disney são clássicos quando o assunto é família. E por isso, para ajudar nesta escolha, a psicanalista e terapeuta Joseana Sousa seleciona 5 filmes que assinam histórias marcantes, necessárias e dignas de uma sessão especial em casa, aproveitando que no dia 15 de maio, é o Dia Internacional da Família. Confira!

Red: Crescer é uma Fera

Meilin “Mei’ Lee é uma menina de 13 anos, que mora com sua mãe e seu pai em Toronto, no Canadá. Mei é uma estudante muito dedicada e responsável, porém, de forma inesperada e mágica, ela se transforma em um panda vermelho gigante, quando fica muito empolgada, animada ou muito irritada.

Com o passar do tempo, a menina descobre que o surgimento do panda vermelho é algo que acontece com todas as mulheres de sua família, quando na verdade, a história é uma metáfora da puberdade, etapa de importante desenvolvimento na qual, as emoções ficam à flor da pele. “O filme te convida a olhar de forma compreensiva e amorosa para a criança que todos nós já fomos um dia. Todo pai e toda mãe já tiveram momentos de angústia e medo, e hoje, como pais não queremos que nossos filhos passem pelo que passamos e talvez esse seja o momento para uma conversa sobre vulnerabilidade”, conta Joseana.

Mei e seus pais se deparam com todas essas questões e um grande choque. Com isso, surgem os conflitos familiares. “O filme é mais para adultos do que para crianças, reflete sobre a melhor forma de conversar com as crianças nessa fase de desenvolvimento e amadurecimento das emoções”, completa a psicanalista. “Adolescência afeta a família como um todo e isso precisa ser vivenciado por todos em harmonia e conversa, tanto pela criança quanto pelos adultos”, avalia.

Luca

O sucesso de Luca traz uma reflexão importante sobre identidade e relações a partir das aventuras de três amigos. Luca é uma criança que esconde um segredo: ele também é um monstro marinho e na história, ele busca seu amadurecimento para seguir com seus sonhos e acima de tudo, se aceitar do jeito que é. Segundo Joseana, o filme também destaca a relação de Luca com seus pais, já que eles proíbem o garoto de ir à superfície justamente para protegê-lo dos perigos. Mas, em paralelo, não abrem espaço para um diálogo, sobre seus desejos e preocupações. Com isso, diante da curiosidade e desobediência de Luca, a história acontece.

“Podemos perceber que é possível criar ambientes familiares que acolhem as crianças principalmente, por conta das diferenças, mas também da importância em falar sobre sonhos, curiosidades e perigos da vida, permitindo que nossos filhos ganhem asas. Que eles vivam suas próprias experiências. Mesmo que, por proteção, nossa vontade não deve ser imposta, desse modo, assim só amedrontamos e não permitimos que sejam quem nasceram para ser por conta dos nossos medos e traumas”, analisa.

Encanto

Mais do que uma animação, Encanto conta a história dos Madrigal, uma família que vive em uma casa mágica e escondida nas montanhas da Colômbia, em um lugar chamado Encanto. Foi a magia presente no local que deu a todos os membros da família dons especiais e únicos, com exceção de Mirabel. Em torno disso o enredo se forma e ganha uma grande história, já que quando a protagonista descobre que a magia corre perigo, ela pode ser a única que pode ajudar!

No filme, inicialmente, já é possível perceber que a história gira em torno de uma típica família colombiana, com tudo em perfeita ordem quando de repente tudo muda devido a diferença da personagem Mirabel. “Na verdade, a desordem se iniciou quando um outro personagem foi banido dessa família e a partir daí, percebemos que o pertencimento é um direito humano e quando esse lugar nos é tirado a geração seguinte pede atenção para que possamos olhar para trás e repararmos nosso erro”, destaca Joseana.

Dentro das constelações familiares, esse membro ‘banido’ da família recebe o nome de “ovelha negra”, que tem como papel ser diferente para que toda a hierarquia seja colocada em ordem e o dar e receber entre em equilíbrio. “É preciso reconhecer e incluir mesmo com as diferenças”, completa a especialista.

Viva – A Vida é Uma Festa

O filme “Viva: A Vida é uma Festa” conta a história de um menino chamado Miguel, que sonha em se tornar músico, mas enfrenta a oposição de sua família, que tem uma longa história de proibição da música. Para seguir seu sonho, Miguel acaba entrando em contato com a terra dos mortos e descobrindo segredos sobre sua família. Um dos papéis da Constelação Familiar é revelar segredos que estão causando danos ao sistema familiar. A psicanalista afirma que essa teoria sugere que muitos dos problemas pessoais têm raízes nas dinâmicas familiares inconscientes que herdamos, incluindo traumas, crenças e valores que foram transmitidos de geração em geração.

No filme, Miguel começa a ter acesso a informações sobre sua família e suas tradições, que haviam sido mantidas em segredo por muitos anos. Ao explorar sua ancestralidade, ele começa a entender melhor as dinâmicas familiares que o levaram a ser proibido de tocar música e a se sentir desconectado de sua família.

Além disso, o filme também apresenta a importância da reconciliação e da aceitação das diferenças familiares. Em um momento chave do filme, Miguel precisa lidar com a descoberta de que seu ídolo musical, que ele acreditava ser seu avô, na verdade abandonou sua esposa e filha para seguir sua carreira musical. Através da resolução dessas questões, Miguel e sua família conseguem se reconciliar e curar traumas do passado.

“Viva: A Vida é uma Festa” apresenta temas que podem ser interpretados sob essa perspectiva e que enfatizam a importância de compreender e honrar as dinâmicas familiares para viver uma vida mais plena e harmoniosa.

Mundo Estranho

Mundo Estranho é uma aventura repleta de ação da Disney que traz em sua história uma lendária família de exploradores, os Clades, enquanto tentam navegar por uma terra inacessível e inexplorada ao lado de uma equipe heterogênea. Mas, nessa jornada, os personagens precisam superar os conflitos familiares, enquanto descobrem as maravilhas desconhecidas desse mundo extraordinário.

LEIA TAMBÉM: 

“A história traz um novo olhar sobre aceitação, na qual, o filho não gosta do jeito aventureiro de seu pai, já que ele, por achar que é o melhor jeito de exercer esse papel, leva seus filhos em todas suas aventuras, até que em um dia, o filho se revolta e decide voltar para casa, desistindo dessas aventuras em família. Tempos depois, levando sua vida e quando já se torna pai, com a intenção de educar, por sua vez, o seu filho, a situação é oposta. O filho quer se aventurar e o pai não, diferente do que foi educado. Ou seja, ele acabou fazendo a mesma coisa que o pai fazia com ele e assim, observamos que quando eu tento fazer diferente por julgar meus pais, eu acabo fazendo igual para honrá-los e na familia, não cabe julgamento, certo ou errado, todos os membros precisam ser honrados e respeitados” finaliza Joseana.

Autora: Joseana Sousa (@joseanasousa) – Psicanalista, especialista em desenvolvimento humano e mentora com 36 anos, Joseana é natural do Maranhão e descobriu sua paixão pela psicanálise depois de passar por uma série de transformações em sua vida pessoal

Escrito por
Atitude e Visão - Redação

A Atitude e Visão destaca-se na produção diária de notícias, buscando incessantemente histórias inéditas. Jornalistas experientes asseguram confiabilidade e excelência, mantendo um comprometimento firme com um código de conduta e padrão editorial sólido.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Relacionadas

Carlinhos Brown: Nova série documental da HBO celebra trajetória do artista

A HBO e a Giros Filmes se unem para apresentar uma série...

Paramount+ revela Jon Hamm como novo protagonista em Série Original LANDMAN

Hoje, o Paramount+ anunciou uma adição de peso ao elenco de sua...

Marcello Antony: saiba por onde anda o ator que interpretou Cássio em Paraíso Tropical

O ator brasileiro Marcello Antony, que fez sucesso na novela “Paraíso tropical“...