Conhecida como uma plataforma de vídeos curtos, o Tik Tok recentemente superou o YouTube em número de visualizações nos Estados Unidos e Reino Unido, segundo estudo da consultoria internacional App Annie. Isso demonstra o sucesso estrondoso que a plataforma vem conquistando.
Segundo a especialista em influência digital e estrategista em mídias digitais, Aline Bak, uma das razões do sucesso do aplicativo chinês se dá pela sua evolução constante desde a sua criação, em 2014, quando ainda se chamava Musical.ly. “Em 2018 que passamos a conhecê-lo pelo seu nome atual, quando a empresa ByteDance comprou a plataforma; desde então, o crescimento do Tik Tok vem revolucionando a forma de se consumir conteúdo online”, explica Aline.
A especialista lembra que o Tik Tok é hoje o aplicativo mais baixado do mundo. E acrescenta que em 2020, o faturamento da empresa mais que dobrou, chegando a 34,2 bilhões de dólares. “O Tik Tok definitivamente mostrou para o que veio, não é modinha; ele chegou para ficar”, diz Aline.
”E esse sucesso do Tik Tok provocou alterações nas outras mídias sociais, que acordaram para a grande tendência dos vídeos curtos. Incomodados com o sucesso do Tik Tok, o Instagram lançou o Reels e o Youtube, o Shorts”, conta.
“É um conteúdo fácil de fazer em casa, rápido, direto e divertido, por isso caiu no gosto dos brasileiros”, explica Aline. “Essa é uma fórmula que deu certo, e é um dos motivos de seu rápido crescimento”, destaca ela.
A especialista ressalta que, com a pandemia do coronavírus, o app ganhou muitos adeptos e teve seu crescimento acelerado. “Com a entrada de várias celebridades na plataforma, o Tik Tok conseguiu alcançar ainda mais popularidade. “Uma vez que sua origem remete ao extinto Musical.ly, a influência musical está fortemente presente no Tik Tok atualmente, sendo este um dos de seus diferenciais”, conta Aline.
Para empresas e criadores de conteúdo que almejam começar a monetizar, Bak reforça que o Tik Tok é hoje uma rede cheia de oportunidades. “Como toda plataforma, ela atrai no início um público mais jovem e depois vai amadurecendo e atingindo perfis de pessoas mais velhas”, explica Aline.
Além disso, Aline explica que o engajamento na plataforma chinesa é muito mais eficiente do que em outras plataformas, por exemplo. “A quantidade de entregas do Tik Tok supera em quatro vezes a do instagram”, afirma ela. “Com isso, o criador de conteúdo consegue impactar muito mais gente e atrair seguidores com mais facilidade para seus vídeos”, conta ela.
“Sobre os conteúdos mais assertivos para atrair seguidores: música, humor, beleza e culinária são carros-chefes do Tik Tok”, explica Aline.
Confira abaixo dicas importantes dadas pela especialista para quem quer bombar no aplicativo:
- Utilize as hashtags do momento. Sempre preste atenção nas tendências que estão rolando na plataforma. “Fique de olho nos trends para descobrir as hashtags que estão em evidência e adapte seu conteúdo de acordo com o que está acontecendo. Fazendo isso suas chances de viralizar seus vídeos serão maiores”, explica Aline.
- Poste nos melhores horários. Ao transformar sua conta para o modo Pro do Tik Tok, algumas métricas vão aparecer. “Assim, você saberá em que parte do dia seus seguidores se conectam mais, podendo postar esses horários”, indica Aline.
- Escolha conteúdos que te conectem com seu público-alvo. “Quando for postar vídeos no Tik Tok, pense qual tipo de conteúdo faz mais sentido para você e seus seguidores”, explica Aline “É válido ressaltar que eles precisam ser leves e divertidos. ”
- Não esqueça de participar dos challenges, os chamados desafios doTik Tok. “Essa estratégia vai ajudar muito viralizar suas postagens já que você estará criando conteúdos com assuntos do momento, que estão na moda”, recomenda Aline. “Esses conteúdos são tendências fortes, por isso são bastante midiáticos”, explica.
- Tenha consistência e constância. O algoritmo do Tik Tok leva em consideração sua relevância, a partir de sua frequência de postagens na plataforma. “Por isso, é fundamental manter um ritmo constante de postagens em sua conta”, ensina Bak.
- Utilize as músicas. “Como foi dito anteriormente, o Tik Tok é um aplicativo musical, portanto, é interessante sempre ficar de olho nas canções do momento para inseri-las em seus conteúdos”, enfatiza a especialista.