A Desalmada invadiu a Televisa com força em 2021, e a partir de 04/07 a trama desembarcou no Brasil pelo SBT. Em 8 de julho, durante a transmissão de seu quarto capítulo, atingiu 3,8 milhões pelo Canal de las Estrellas. Seu sucesso não é para menos e o contrário seria raro, pois reúne artistas veteranos em paisagens naturais que os fãs do gênero melodrama mexicano já sentiam falta na telinha. A isso devemos acrescentar que este é o primeiro remake que emerge de ‘La Dama de Troya’, uma história colombiana adaptada, neste caso de Ximena Suárez que mantém as fórmulas dos clássicos como fazendas, cavalos, intrigas, paixões e os encontros amorosos mais esperados.
Em A Desalmada, o telespectador pôde ver nos primeiros capítulos o que acontece com Fernanda Linares (Lívia Brito), uma mulher humilde e feliz que vai se casar com Santiago (Yahir). Tudo parece estar indo bem para a protagonista da trama, se não fosse o câncer que mais uma vez atingiu seu pai, um homem que ainda sofre com a morte de sua esposa. Finalmente, chega o casamento e a jovem conhece os amigos do marido, Luis (Raúl Araiza) e Joana (Verónica Jaspeado). Em breve, serão eles que salvarão a vida de uma mulher que é estuprada e perseguida para morrer depois de testemunhar o assassinato de Santiago pelas mãos de alguns criminosos.
Em uma trama paralela, o personagem de José Ron viver descuidadamente sua vida no México; como estudante de economia e inicia um relacionamento com Isabella (Kimberly Dos Ramos) uma garota que deixou para trás o verdadeiro amor de sua vida para embarcar em um caminho marcado por riquezas e status, assim como sua mãe (Marjorie de Sousa) quando se casou com Germán (Sergio Basáñez). No entanto, três anos após a tragédia que provocou a mudança da personagem de Fernanda, a novela dá um giro de 180º e esses mundos separados se unem para dar origem a cenas de parar o coração.
A novela mexicana produzida por José Alberto Castro, que tem como trilha sonora a música “Mi Venganza”, de Espinosa Paz, marcou com sua estreia o retorno às telonas do cantor Yahir com sua participação especial como o marido que sofre um fim trágico. No entanto, também marca as contribuições sublimes de artistas de prestígio no universo dos melodramas mexicanos. São os casos de Ana Martín, Alberto Estrella, Francisco Gattorno, Azela Robinson, Laura Carmine, Alejandra García, bem como do elenco que encabeça o projeto. Na sua primeira semana no México, ‘A Desalmada’ foi bem recebido pelo público, apesar das críticas depreciativas de um produto de televisão que tem apenas uma implausibilidade. A idade do personagem de José Ron não condiz com o perfil de seu personagem, ou pelo menos não em seu tempo de estudante universitário. Se o tivessem colocado como um executivo que viveu no México até retornar a Ichámal, a cidade onde acontecem os eventos mais importantes, teria sido muito mais crível. Ele é acompanhado por Marlene Favela, que ao invés de ser sua mãe na ficção poderia ter sido sua tia para que sua pequena diferença de idade não fosse vista. No entanto, ambos formam um par perfeito ao revelar a cumplicidade mãe-filho. Eles são acompanhados por Eduardo Santamarina, que na vida real não é nada parecido com seu personagem autoritário e temido na novela, o ator ao contrário é brincalhão e tem um grande coração.
A realidade é que nem todas as produções televisivas mostram como a equipe se dá bem e neste caso ‘A Desalmada’ é um grande exemplo disso. Por meio das redes sociais, os intérpretes da novela compartilharam com alegria os bastidores das gravações de uma produção que já está no equador em termos de filmagens. Muitos deles afirmaram que são uma grande família. Talvez o reencontro de alguns atores tenha sido fundamental para a boa atmosfera gerada pelo elenco. Os mais destacados foram José Ron e Livia Brito, que voltaram a liderar um projeto após o sucesso de ‘Muchacha Italiana Viene a Casarse’
devido à sua química inigualável. Por sua vez, Kimberly Dos Ramos, não só voltou a trabalhar com o protagonista desta história depois de ‘Rubí 2020’ , mas também com Gonzalo García Vivanco. A atriz venezuelana compartilhou cenas de amor com o ator que agora interpreta Rigoberto. Isso aconteceu em ‘Tierra de Reyes’ , uma produção da Telemundo de 2014. Mas desta vez, ela interpreta Isabela, uma mulher que esconde seus verdadeiros sentimentos pelo peão da fazenda Toscano, aquela família poderosa a quem ela quer pertencer e casar com Rafael (José Ron).
A Desalmada também implica o reencontro na telinha de Marlene Favela com Eduardo Santamarina, tendo participado de ‘Rubí 2004’ e ‘Velo de Novia’. Além disso, a principal vilã que compõe o triângulo amoroso dos personagens de Otávio e Letícia é Marjorie de Sousa, atriz que conheceu Marlene pela primeira vez há 19 anos em ‘Gata Salvaje’. Ao que tudo indica, ambos voltam a ser inimigas nesta novela que está sendo exibida às 18h30 no SBT. Embora a história central gire em torno dos Toscanos e da mulher que entra em suas vidas pronta para tomar Centella pelas rédeas e não deixar essa família atropelá-la, devemos comentar sub-tramas que já foram vistas em seus primeiros capítulos. Uma delas é a de Gaby Mellado. Sua personagem se chama Clara e ela é a mais amada pelos homens do bordel da cidade, mas as circunstâncias permitem que ela mude de vida e seja a trabalhadora da fazenda de Joana, cenário em que ela conhecerá Fernanda e verá crescer o negócio que eles chamam de “El Nuevo Amanecer”. Outra das histórias que acontecem é a de Antonio (Francisco Gattorno), o prefeito corrupto da cidade que ajuda Otávio com seu desejo de tomar as terras do marido de Fernanda e encobre mais de um delito em troca de recompensas financeiras. Com ele mora sua esposa Martina (Azela Robinson), uma senhora apegada à fé religiosa, mas em quem é impossível confiar, assim como seu filho, David (Julio Vallado). Este jovem veterinário não parece ter a mesma crueldade que seus pais e terá laços emocionais com a parte mais humilde desta ficção.
Justiça ou vingança?
Através de um conflito em que a justiça se confunde com a vingança, Lívia Brito interpreta Fernanda Linares, uma mulher que evolui rapidamente de uma jovem humilde que perde a virgindade com o marido antes de ser estuprada por um homem sem coração, para uma mulher implacável que não quer parar até que seu principal inimigo pague por todo o dano causado. Desta forma, a personagem de Lívia Brito torna-se ‘A Desalmada’, uma protagonista que parece ter uma mente fria quando se trata de estabelecer um relacionamento com um membro do sexo oposto e vai vestir uma armadura em termos de amor para para não voltar a sofrer, mas logo ela vai se apaixonar por um homem comprometido, Rafael Toscano.
Nesta segunda etapa da novela que começa no capítulo três, os espectadores testemunham uma mulher empoderada que faz justiça com as próprias mãos sem precisar da ajuda de um príncipe encantado que vem resgatá-la de sua frustração. Claro, Fernanda vai cair na própria armadilha ao se apaixonar aos poucos pelo filho de Otávio, a pessoa que lhe causou a maior dor que ela já experimentou.
A protagonista desta história é acompanhada por mulheres trabalhadoras que fazem de tudo para resistir ou se destacar em um mundo de homens. Alguns exemplos são Kimberly Dos Ramos, Laura Carmine, Cecilia Galliano e Marlene Favela. Enquanto ainda não sabemos o empoderamento da atriz que interpreta ngela, a melhor amiga de Isabela, em ‘A Desalmada’ , a atriz venezuelana mostra que é uma mulher de armas, assim como a personagem de ficção de sua mãe, Marjorie de Sousa. Por sua vez, a intérprete argentina que entra na pele de Miriam consegue reconstruir sua vida depois de se separar do homem que caracteriza Raúl Araiza e ser totalmente independente. Esse fato significa que a produção pode ser uma história verdadeiramente feminista com conotações ligadas aos clássicos que o público sempre gostou e nunca deixou de funcionar bem na tela.
Por outro lado, a novela mexicana estrelada por Livia Brito e José Ron mostra que o gênero latino-americano não está morto. Ele só precisava de enredos como esse para ele voltar mais forte do que nunca. Por fim, e como bem disse El Güero Castro na apresentação à imprensa, este produto audiovisual pode ser amado, odiado e até criticado, mas o importante é que seja visto, e pelo que se percebe, é um título capaz de ir além de uma infinidade de fronteiras.