Após tantas expectativas e mistérios envolvendo o autor do assassinato do pai de Tonho da Lua (Marcos Frota), será finalmente revelado quem que infelizmente ceifou a vida do pobre homem em Mulheres de Areia (Globo).
Será exposto que foi na verdade Donato (Paulo Goulart), quem matou o pai de Tonho, o rapaz não terá recordações precisas do acidente, porém começará a pensar que foi o padrasto quando ouvir uma ameaça de Vanderlei (Paulo Betti) contra o pescador. No papo entre eles, o amante de Raquel (Gloria Pires) exigirá dinheiro e falará que se não conseguir o que deseja, contará o que aconteceu com o pai de Tonho.
Como resultado, o moço ficará com uma pulga atrás da orelha ao escutar a conversa e acusará o padrasto de assassinato, mas ainda não terá provas contra o mesmo. Entretanto, na sequência, ele conseguirá algo fundamental, fotos que foram capturadas no decorrer do crime e que mostram Donato tirando a vida do veterano.
E essa prova irá parar nas mãos de Tonho, pelo simples fato de que Marujo (Ricardo Blat), descobrirá qual é o trunfo do qual Vanderlei possui contra Donato e roubará o negativo do quarto do malandro.
Contendo as imagens, o homem terá a certeza de que foi Donato quem matou o pai dele. Mesmo ficando foragido por algum tempo, o homem conseguirá colocar o veterano atrás das grades, e com isso a justiça será finalmente feita, após anos de mistérios.