Confira o resumo da novela Mulheres de Areia que vai ar ao entre os dias 11/12 a 02 de fevereiro, às 14h45 na TV Globo e fique por dentro de tudo que acontecerá.
Saiba o que vai acontecer na novela nos próximos dias:
Capítulo 121, segunda 11 de dezembro
Virgílio marca um encontro com Vanderlei no hotel e promete lhe dar a escritura. César insiste com Arlete para esquecer o que Dalua contou, mas ela diz que ainda está em dúvida. Marcos fica sabendo que Vanderlei ligou para Ruth e, furioso, pega sua arma no cofre e diz que ele não vai mais perturbá-la. Ruth e Clarita ficam preocupadas, mas Marcos volta e diz que não encontrou Vanderlei no hotel. Vilma procura Vanderlei, mas ele a trata mal. Virgilio manda demitirem Alaor. Donato despede Alzira só para irritar Dalua.
Alzira implora que Donato não a demita, mas ele não se importa: Marujo rouba no quarto de Vanderlei o negativo da foto em que aparece Donato empurrando o pai de Dalua. Alzira começa a trabalhar com os pescadores. Otavinho confirma para Malu que foi Virgilio quem mandou demitir Alaor. Arlete conversa com Floriano e Isaura para saber se César realmente teve um romance com Ruth, mas eles não revelam nada. Dalua perde a paciência com Donato e diz que se lembrou que ele matou seu pai. Com raiva, o padrasto bate nele.
Donato bate em Dalua. A empregada vê Raquel pegando jóias e dinheiro no cofre e pensa que é Ruth. Para silenciá-la, Raquel lhe dá alguns dólares. Dalua dá queixa de Donato na delegacia. O circo chega à cidade. Vanderlei liga para Ruth para marcar um encontro. Quando vai desligar o telefone, Marcos pede que ela finja interesse e anote o endereço. Depois, ele diz que vai eliminar Vanderlei. Donato agarra Glorinha, mas ela lhe dá um safanão. Ruth descobre que Marcos levou o revólver para o encontro com Vanderlei.
Ruth vai atrás de Marcos em Pontal. Vitor aconselha Garnizé a se declarar para Manoela. Virgilio insiste com Vitor para comprar o restaurante. Dalua assiste ao ensaio do circo. Ruth pede que Floriano vá até o hotel de Vanderlei e procure Marcos. Raquel se encontra com Vanderlei e Vilma vê os dois se despedindo. Sampaio, a pedido de Carola, arranja emprego para Alaor. Começa o espetáculo no circo. Floriano se encontra com Marcos no hotel, que, assustado, pede para chamarem a polícia porque Vanderlei está morto.
Leia também:
- Resumo Mulheres de Areia: capítulos
- Resumo Terra e Paixão: capítulos
- Resumo Fuzuê: capitulos
- Resumo Elas Por Elas: capítulos
- Resumo Paraíso Tropical: capítulos
Marcos explica a Floriano que encontrou Vanderlei no quarto com um tiro no peito. O delegado chega ao local e faz uma inspeção. Isaura comenta com Ruth que acredita que Marcos é o assassino. Virgilio conta a César que foi se encontrar com Vanderlei, mas o encontrou morto e não avisou a ninguém. lsaura conta a Raquel o que aconteceu e pergunta se foi ela quem matou Vanderlei, mas a filha nega. O delegado informa a Raquel que testemunhas a viram entrar no hotel antes do crime e ela afirma que não esteve lá.
Virgilio conta a Marcos que também encontrou Vanderlei morto. Malu fica sabendo que Virgilio recuperou a fazenda e exige que ele a dê para o caubói. Clarita comenta com Malu que ela não vai ter direito a nada se anular o casamento. A empregada pede mais dinheiro a Ruth, que não entende nada. Virgilio depõe na delegacia. Malu tenta seduzir Alaor. Munhoz volta para Pontal com o documento que prova que não matou ninguém e entrega para Virgilio. Este conta que passou uma noite inesquecível com sua noiva.
Munhoz compreende Tônia e diz que não desistiu de se casar com ela. A polícia encontra a arma do crime. Da Lua comenta com Floriano que Donato tinha motivos para matar Vanderlei. Virgilio marca um almoço com Breno e conta tudo que armou contra ele para tirá-lo da prefeitura. Ele mostra o cartaz em que Vera aparece seminua e diz que, se ele não renunciar, vai exibi-lo em todos os lugares. Breno aceita a chantagem e os dois combinam que continuarão amigos. Marcos reconhece seu revólver com o delegado.
Marcos diz ao delegado que o revólver foi roubado de seu cofre. Clarita comenta com Ruth que só pode ter sido Virgilio porque apenas ele, Marcos e Raquel conheciam o segredo do cofre. Glorinha conta a Tito que ouviu Marujo dizer que afundou os barcos com Donato. Os pescadores decidem desprezar Marujo e Chico Belo o expulsa de sua casa. No seu depoimento, Clarita deixa escapar que Marcos falou que ia eliminar Vanderlei. Donato rasga o vestido de noiva de Glorinha. Malu faz massagem nas costas de Alaor.
Alaor fala mal do perfume que Malu está usando e ela se aborrece. Virgilio reclama com Clarita por ela ter dito ao delegado que Marcos queria eliminar Vanderlei. Donato agarra Glorinha, mas Dalua chega e bate nele. Os dois vão à delegacia e Rodrigo avisa a Donato que, se ele tentar de novo, vai para a cadeia. Breno é informado que puseram uma bomba na prefeitura. O delegado comenta com Alemão que suspeita de Marcos. Isaura escuta e conta para Ruth. Ela vai à delegacia e se entrega como a assassina de Vanderlei.
O delegado pede detalhes do crime, mas Ruth não diz nada. Alaor comenta com Zé Luiz que Malu mudou de atitude com ele. Clarita lembra Virgilio da audiência para o divórcio. Zé Luiz revela a Carola que não tem o diploma de médico. Todos ficam sabendo que Ruth se entregou à polícia e ela não desmente nem para os pais. Marcos fica em dúvida se Ruth realmente matou Vanderlei, mas diz que não deixará que nada de ruim lhe aconteça. Floriano e Dalua não acreditam em Ruth. Isaura acusa Raquel de ter assassinado Vanderlei.
Isaura vai embora chateada e esquece o xale no barraco. Breno é avisado que botaram outra bomba na prefeitura. Floriano briga com Isaura por causa de seus passeios misteriosos e ela diz que deixou o xale na praia. Ruth evita explicar a Marcos como assassinou Vanderlei. Malu comenta com Clarita que não vai dizer a Alaor que ele ganhou a fazenda. Marcos pergunta a Ruth se ela estava usando luvas quando atirou em Vanderlei e ela nega. Como o revólver não tinha impressões digitais, Marcos conclui que não foi Ruth.
Clarita comenta com Marcos que Ruth se entregou à policia para salvá-lo. Marcos a pressiona para descobrir a verdade e Ruth confessa que fez isso por amor. Marujo conta ao delegado que tem uma foto que incrimina Donato, mas ele não lhe dá atenção. Marcos briga com Malu porque ela mandou jornalistas até sua casa para perguntarem a Ruth sobre o crime. Alaor também reclama com Malu e ela lhe dá uma bofetada. O caubói revida e ela acaba pedindo desculpas. Clarita acusa Virgilio de ter roubado o revólver de Marcos.
Virgilio não dá importância aos comentários de Clarita. O delegado conclui o inquérito e fica sabendo que encontraram uma figa no quarto de Vanderlei e houve luta antes de sua morte, mas nada foi dito nos depoimentos. Marcos procura o delegado e diz que a declaração de Ruth é falsa, mas ele lhe informa que já enviou o inquérito para a Justiça. Marcos tranqüiliza Ruth ao contar que já contratou um advogado. Malu pede desculpas a Marcos. Breno entrega a Damião sua carta de renúncia e tira seus pertences da sala.
Capítulo 118, quarta 06 de dezembro
Virgilio finge surpresa ao saber que Breno renunciou à prefeitura. Tônia estranha a atitude de Breno. Vera fica furiosa com ele porque não lhe disse nada e o manda dormir na sala. Marujo começa a trabalhar com um realejo. Os pescadores vão à missa pela alma de “Ruth” e Raquel, com peruca, se esconde no fundo da igreja. Raquel liga de novo para Ruth, diz que deseja falar com Marcos, mas não deixa seu nome, deixando a irmã furiosa. Malu dança como uma odalisca para Alaor e, finalmente, os dois dormem juntos.
Alaor acorda feliz e acaricia Malu, que corresponde. Dalua vê Isaura andando na praia deserta e vai atrás dela. Ruth conta a Galvão que se entregou à polícia para defender Marcos, mas não matou Vanderlei. Dalua vê que Isaura entrou numa cabana abandonada e bate na porta. Isaura não o deixa entrar, mas ele vê um cigarro aceso e a acusa de estar traindo Floriano. Breno comenta com Vera que deseja ir embora de Pontal, mas ela diz que não vai. Dalua procura Floriano e pede para conversar com ele em particular.
Floriano diz a Dalua que tem um compromisso. Isaura fica aliviada e promete a Dalua que, se ele não contar nada, não voltará maia à cabana. Virgílio fica sabendo que Vitor hipotecou o restaurante e pensa em pagar a dívida para tirá-lo dele. Malu e Alaor saem para dançar. Virgílio revela a Galvão que “Raquel” teve um caso com Vanderlei e enganou muitas vezes Marcos, que chegou a pedir divórcio. O advogado vai até o hotel e descobre que Raquel esteve lá no dia do crime. Ruth assegura para Galvão que não foi ao hotel.
Galvão explica a Ruth que ela deverá ir a julgamento. Clarita aconselha Ruth a contar para Galvão que ela não é Raquel, mas Marcos discorda. Breno pede que Virgílio não libere o banho de mar. Dalua tira a sorte no realejo e fica contente ao ler que se casará com a mulher amada. Munhoz interrompe o discurso de posse de Virgílio e alerta para o perigo de tirar a cerca da praia, mas Virgílio acaba de falar e todos entram na água. Raquel marca um encontro com Zé Luiz e diz que tem algo para lhe dizer sobre César.
Virgílio pede que Zé Pedro tire o espantalho da barraca, mas Manoela não aceita. Zé Pedro desfaz a sociedade com ela. Malu resolve contratar duas gueixas para animar o aniversário de Arlete. Sampaio dá um relógio de ouro para ela. Na festa, Marcos entrega a escritura da fazenda para Alaor. O caubói conclui que Malu só dormiu com ele para ter direito à fazenda. Malu tenta se explicar, mas ele diz que não quer mais a fazenda nem o casamento. Isaura tem pesadelo com Raquel e acorda dizendo que ela está viva.
Isaura explica a Floriano que sonhou com Raquel. Completamente bêbado, Alaor se veste de gueixa e dança na festa. Zé Luiz diz a César que não suportaria uma mentira dele. Malu conta a Celina sobre o trato de anulação do casamento e afirma que gosta mesmo de Alaor. Virgilio comenta com César que tentará enganar Sampaio quando ele estiver viajando. Marcos convence Alaor a aceitar a fazenda. Vasco diz a Galvão que Vilma também esteve no hotel atrás de Vanderlei. Galvão comunica a Ruth que ela será julgada.
Capítulo 122, terça 12 de dezembro
Galvão explica a Ruth que ela aguardará o julgamento em liberdade, mas não poderá viajar. Raquel revela a Zé Luiz que César realmente enganou Ruth e não reconheceu seu filho, deixando-o arrasado. Galvão procura Vilma e ela nega ter tido um romance com Vanderlei Virgilio inventa uma desculpa para que Tônia vá à prefeitura. Prevenida, ela leva uma faca e se defende quando ele tenta agarrá-la. Galvão conta a Marcos que Vanderlei morreu com uma pancada na nuca e não com o tiro. Isaura conta a Raquel que Ruth vai ser julgada.
Capítulo 123, quarta 13 de dezembro
Isaura pede que Raquel conte logo a Floriano que ela está viva. Virgílio inventa que Reginho se machucou para obrigar Tônia a ir, de noite, ao hotel. Vitor estranha ao vê-Ia e conclui que ela está tendo um caso com Virgilio. Dalua vai para o Rio de Janeiro e conta a Ruth que Marcos vai morrer, pois só assim ele poderá se casar com ela, como estava escrito na sorte do realejo. Dalua vê o negativo de Marujo com o flagrante da morte de seu pai. De um helicóptero, Malu joga panfletos com um poema ironizando Virgílio.
Capítulo 124, quinta 14 de dezembro
Virgílio manda Alaor levar Malu para a fazenda, mas ele diz que vai pedir a separação. Isaura confirma para Zé Luiz que César enganou Ruth. Vitor ofende Tônia, que pede demissão. Alaor avisa a Malu que vai para a fazenda. Zé Luiz deixa um bilhete de despedida para César. Marujo e Dalua entregam o negativo para Galvão e dizem que foi Donato quem matou Vanderlei. Malu diz a Alaor que também vai para a fazenda. César descobre que Raquel contou tudo para Zé Luiz. Cesar vai até o quarto de Ruth e tenta sufocá-la.
Capítulo 125, sexta 15 de dezembro
Marcos entra no quarto e agride César. Carola fica sabendo que Zé Luiz fugiu. Malu assegura para Celina que gosta de Alaor. Marcos diz a Virgílio que não trabalha mais na corretora com César. Tito, Servílio e Chico Belo preparam as canoas para o casamento. Malu briga com Carola ao saber que ela fingiu interesse por Alaor para despertar ciúmes nela. Breno conta a Vera que vai se mudar. Munhoz descobre que Zé Luiz não tinha o diploma de médico. Donato vê Glorinha vestida de noiva e tenta beijá-la. Breno e Virgilio discutem.
Resumo Mulheres de Areia: capítulos de 18 a 22 de dezembro
Capítulo 126, segunda 18 de dezembro
Na saída da igreja, Alemão faz um brinde aos recém-casados: Vilma e Servilio, Do Carmo e Chico Belo e Glorinha e Tito. Os pescadores fazem uma festa com fogos de artifício e chuvas de pétalas. Giacomini diz a Juju que pretende se casar em breve. Breno se despede de Vera. Carola acha Zé Luiz na rampa de asa delta da Pedra Bonita. Vasco e Maria Helena namoram num bar. Tônia tira Reginho, a força, do mar poluído. Malu finge tomar um vidro inteiro de comprimidos para dormir e Alaor e Celina acham que ela se suicidou.
Quando Malu ouve Alaor dizer que os médicos vão fazer lavagem no estômago, ela mostra os comprimidos e diz que armou a cena pa ra não ter que viajar. Alaor a obriga a pedir desculpas para Celina. Galvão comunica encontrara a Ruth que o julgamento será no dia seguinte. Alaor, Malu e Celina chegam à fazenda. Dalua mostra a Ruth o negativo que incrimina Donato. Damião vai morar com Breno. Vera comenta com Clarita que vai se divorciar de Breno e revela seu passado como stripper. Começa o julgamento e Ruth é chamada a depor.
Capítulo 127, terça 19 de dezembro
Ruth não responde quando o juiz lhe pergunta se ela teve um romance com Vanderlei. Donato é obrigado a dizer que esteve no quarto de Vanderlei para pegar o negativo que o incrimina, mas que já o encontrara morto. Marcos fica surpreso ao ver que César é um dos advogados de acusação, Vasco afirma para o juiz que Raquel foi ao hotel atrás de Vanderlei. Clarita revela Alemão que “Raquel” é Ruth. Zé Luiz diz a Carola que lamenta não poder mais namorá-la. No meio do julgamento, Ruth grita que não é Raquel.
Capítulo 128, quarta 20 de dezembro
Ruth explica porque se fez passar pela irmã. Raquel, que estava assistindo ao julgamento disfarçada, vai embora. O advogado explica que, mesmo assim, Ruth continua sendo a assassina confessa do crime. César diz ao promotor que vai acusá-la de falsa identidade. Galvão descobre que Vilma mentiu em seu depoimento e ela acaba revelando que matou Vanderlei com uma garrafada na nuca. Ela conta que os dois brigaram porque ele disse que não se casaria com ela, mas afirma não deu o tiro. Ruth é absolvida.
Capítulo 129, quinta 21 de dezembro
Os pescadores fazem uma festa para Ruth. Arlete pede desculpas por tê-la tratado mal. Raquel revela a Isaura que foi ela quem deu o tiro em Vanderlei. Ela conta que, ao chegar ao quarto, o encontrou deitado na cama e pensou que ele estivesse bêbado. Isaura pressiona Raquel para dizer a Floriano que ela está viva. Ela promete fazer isso e desaparecer depois. Dalua decide matar Marcos para ficar com Rutinha. Ele viaja para o Rio e Alzira vai atrás dele. Marcos recebe um telefonema de Tito avisando das intenções de Dalua.
Capítulo 130, sexta 22 de dezembro
Marcos diz a Ruth que não está preocupado com as ameaças de Dalua. Virgilio briga com Clarita porque ela compactuou com a farsa de Ruth. Alzira encontra Dalua no jardim da casa de Marcos e este o trata como amigo. Alzira percebe só um banho frio vai acalmar Dalua e o joga na piscina. Depois o salva e ele passa a confundi-la com Rutinha. Malu conta para Alaor que Ruth está viva. Servilio expulsa Vilma de casa. Vera entra de sócia no bazar de Tônia. Breno invade a casa de Virgílio para pegar o cartaz de Vera e Virgilio o vê.
Virgílio diz a Breno que não entregará o cartaz de jeito nenhum. Carola conta para César que Zé Luiz está no Rio. Raquel liga para Marcos e passa novo trote. Ele pensa que é Andréa e reclama com ela. Marcos vê César pela primeira vez depois do julgamento e dá socos nele. Como Donato fugiu, Dalua dá os barcos dele para os pescadores. Isaura conta para Raquel que Marcos e Ruth vão viajar em lua-de-mel no dia seguinte. Donato se refugia na casa de Bastião. Dalua chama Alzira de Rutinha e ela confirma.
Resumo Mulheres de Areia: capítulos de 25 a 29 de dezembro
Capítulo 131, segunda 25 de dezembro
Alzira e Dalua namoram. Raquel confirma para Isaura que vai contar a verdade para Floriano. César contrata um detetive para achar Zé Luiz. Raquel aparece na casa de César com um revólver. Os dois discutem, ele lhe tira o revólver e ameaça matá-la, mas ela dá uma dentada na sua mão e foge. Malu comenta com Clarita que desistiu do caubói. Virgílio se lembra do teste com as impressões digitais de Raquel e conclui que o laudo estava errado. Isaura tem delírios de febre e diz a Floriano que Raquel mentiu para ela.
Capítulo 133, terça 26 de dezembro
Floriano fica preocupado com Isaura. Vilma comenta com Alemão que Galvão vai defendê-la. Ruth e Marcos fazem um jantar comemorativo à união dos dois. Virgilio conta para César que, quando os dois voltarem da viagem, vai tramar um “acidente” para matar Ruth. Malu diz a Celina que tem muitos enjôos e a cunhada conclui que ela está grávida. Ela conta para Alaor, que não acredita. Ruth e Marcos viajam. Isaura melhora e revela a Floriano que Raquel prometeu aparecer na casa deles para mostrar que está viva.
Capítulo 134, quarta 27 de dezembro
Floriano fica com raiva de Isaura porque ela não lhe contou que Raquel estava viva e ainda por tê-la ajudado a se vingar de Ruth. No final da discussão, ela revela que foi Raquel quem atirou em Vanderlei. Munhoz conta a Breno que Ataliba morreu de hepatite por causa da praia poluída. O ex-prefeito cobra uma atitude de Virgílio, mas este o manda embora. Raquel se muda para a casa de Marcos e surpreendea todos ao afirmar que é a verdadeira Raquel. Raquel diz a Virgilio que veio para ficar. Donato põe fogo nos barcos.
Capítulo 135, quinta 28 de dezembro
Floriano sente cheiro de querosene e Alemão se lembra de que Isaura comprou uma lata na véspera, mas ela garante que não fez nada. Raquel volta ao barraco para pegar mais roupas e Dalua a encontra. Ela o joga no chão e bate nele, mas Dalua consegue fugir. Raquel chega em casa e garante a Floriano que vai viajar e não aparecerá para a família de Marcos. Floriano lhe diz que já ligou para Clarita e descobriu que ela esteve lá. Raquel confessa que não vai deixar Ruth ficar com Marcos e Isaura lhe dá duas bofetadas.
Capítulo 136, sexta 29 de dezembro
Raquel vai embora e aparece no bar do Alemão. Todos pensam que é Ruth, mas ela diz que é Raquel e debocha deles. Eles fazem um cerco em torno dela e não a deixam sair, mas ela foge. Raquel volta para a casa de Marcos e dorme lá. O detetive liga para César e avisa que encontrou Zé Luiz. Este percebe que está sendo vigiado e vai embora antes que o irmão o encontre. Dalua vê Donato na praia e chama o delegado, que consegue prendê-lo Marcos liga para casa e Clarita manda que eles voltem imediatamente. Clarita conta para Raquel que já mandou Marcos e Ruth voltarem para casa. Malu diz a Alaor que o casamento acabou e ele concorda. Vitor descobre que Virgilio planejou um golpe para ficar com o restaurante. César é avisado que Zé Luiz sofreu um acidente. Breno procura Vera, pede mais uma chance e os dois se beijam. César vai ao hospital, mas Zé Luiz o manda embora. Donato confessa ao delegado que matou o pai de Dalua. Ele suborna o carcereiro para tentar fugir da cadeia. Ruth chega de viagem e vê Raquel.
Resumo Mulheres de Areia: capítulos de 01 a 05 de janeiro 2024
Capítulo 137, segunda 01 de janeiro
Ruth abraça a irmã emocionada, mas fica sabendo que ela veio para tomar seu lugar. Raquel lhe conta como conseguiu sobreviver. Andréa revela para Sampaio que Giacomini está interessado nela e não em Juju. Marcos diz a Ruth que nada vai separá-los. Ela confessa que se sente culpada pelo que aconteceu com Raquel. Marcos avisa a Raquel que vai procurar um advogado, mas ela diz que não quer se separar. Virgilio fica sabendo do ódio de Dalua por Raquel e sugere a ele que a mate. Raquel manda Ruth embora.
Ruth começa a concordar com Raquel e diz a Marcos que a situação é insustentável. Malu fica contente ao saber que Raquel voltou para atormentar Virgílio. Raquel revela a Marcos que atirou em Vanderlei. Floriano decide castigar Isaura porque ela mentiu para ele e dá uma surra nela com o cinto. Tônia conta a Vitor que vai vender o carro para ajudá-lo a saldar a dívida com Virgilio. Marcos propõe a Raquel que assine o divórcio em troca de dinheiro, mas ela não aceita. Ruth arruma suas malas e volta para Pontal.
Capítulo 138, terça 02 de janeiro
Marcos comenta com Sampaio que vai se esforçar para ficar com Ruth. Clarita perde a paciência com Raquel e a expulsa de casa. Marcos viaja de noite para Pontal, mas não encontra Ruth em casa. Ruth diz para Isaura que ela a traiu ao proteger Raquel, mas a mãe argumenta que Raquel tinha prometido ir embora. Marujo propõe a Dalua lhe dar o realejo em troca de um passeio no barco para matar o tubarão. Malu conta para Clarita que ela vai ser avó. Floriano convence Ruth a voltar para o Rio e se vingar de Raquel.
Capítulo 139, quarta 03 de janeiro
Ruth vai embora decidida e até se esquece de levar a mala. Ao se encontrar com Raquel, ela pergunta se a irmã a deixaria ir para a cadeia no seu lugar e ela responde que sim. Ruth não pensa duas vezes e esbofeteia Raquel. César insiste para que Zé Luiz o perdoe, mas o irmão o manda embora do hospital. Ruth conta para Marcos o que aconteceu, mas diz que não pode morar com ele enquanto estiver legalmente casado com Raquel, e volta para a casa dos pais. Dalua esculpe o rosto do pai sem saber, mas Floriano o avisa.
Capítulo 140, quinta 04 de janeiro
Da Lua fica feliz e conta a todos que se lembrou do rosto do pai. Bastião é preso e confessa que Donato planejou o seqüestro de Reginho. Dalua concorda em emprestar o barco para Marujo e ficar com o realejo. Andréa pressiona Virgilio para ajudá-la a ficar com Marcos, mas ele se mostra desinteressado. Marcos leva Ruth para Pontal e tenta convencê-la a mudar de idéia, mas não consegue. O carcereiro aceita o suborno de Donato e facilita sua fuga. O pescador vai até sua casa e se encontra com Dalua, que fica assustado.
Capítulo 141, sexta 05 de janeiro
Donato assusta Dalua com um revólver e diz que ele será seu refém para a polícia não prendê-lo de novo. Alzira e Dalua tentam reagir, mas o padrasto bate nele. Alzira avisa ao delegado. Donato leva Dalua para o barraco de Bastião e conta que vai viajar com ele para o Rio. O pescador procura César e pede ajuda. Num momento de distração dos dois, Dalua foge. Raquel diz a Marcos que aceitará o divórcio em troca de dinheiro. Na reunião da diretoria, Virgilio revela que é o sócio majoritário da corretora e o novo presidente.
Resumo Mulheres de Areia: capítulos de 08 a 12 de janeiro
Capítulo 142, segunda 08 de janeiro
Sampaio fuça surpreso, mas Virgilio mostra que conseguiu passar as ações dele para seu nome num plano maquiavélico. Sampaio passa mal e é levado para o hospital. Andréa vai à corretora e escuta Virgilio dizer a Cesar que não está mais interessado em que ela se case com Marcos porque já conseguiu a presidência da corretora. Marcos discute com o pai e decide sair de casa. Malu fica com raiva porque Alaor dá mais atenção para um bezerro recém-nascido do que para ela. Virgilio tem uma alucinação com o espantalho.
Capítulo 143, terça 09 de janeiro
Clarita tenta acalmar Virgilio e ele a joga no chão. Ao cair em si, ele pergunta para a mulher o que ela está fazendo no chão. Alemão lê o estatuto da cooperativa para os pescadores. Reginho fica preocupado com Marujo porque ele vai sair de barco. Os dois estão conversando quando o menino diz a Marujo que viu Donato na janela. O pescador o manda avisar ao delegado. Donato consegue entrar na casa e, quando está para apertar o gatilho, é surpreendido pelo delegado. Dalua passeia com Alzira e Ruth.
Capítulo 144, quarta 10 de janeiro
Marcos vai atrás de Ruth em Pontal e lhe diz que está sofrendo muito. Ela pede que não a procure mais. Giacomini revela a Andréa que está apaixonado por ela e a moça promete pensar na proposta de casamento. Otavinho visita Malu na fazenda e Alaor, com ciúme, ameaça bater nele se não for embora. Vitor encoraja Garnizé a se declarar para Manoela. Raquel vai a Pontal e Ruth a expulsa de casa. As duas brigam e Floriano manda Raquel embora. Raquel se faz passar por Ruth e chama Dalua para entrar no mar.
Capítulo 145, quinta 11 de janeiro
Dalua não percebe que Raquel quer afogá-lo. Alemão avisa aos pescadores que Virgilio quer a presença de todos numa reunião em sua casa. Isaura comenta com Ruth que Raquel lhe disse que faltavam duas pessoas para sua vingança. Ruth conclui que uma delas é Dalua e fica preocupada. Ruth acha Dalua com Raquel na praia e esta foge ao ver a irmã. Dalua corre atrás dela, mas não consegue alcançá-la. Raquel aparece na casa de Marcos e tenta seduzi-lo. Dalua diz a Marujo que vai emprestar o barco, mas vai junto.
Capítulo 146, sexta 12 de janeiro
Marujo convence Dalua a não ir com ele no barco. Raquel vai à casa de Andréa e diz que pode ajudá-la a reconquistar Marcos. César oferece uma viagem para Zé Luiz, mas ele recusa. Virgilio comenta com César que Zé Luiz também não agiu certo com ele. Marcos pede que Alaor dê uma chance a Malu e vá com ela, ao médico para saber se ela está realmente grávida. Vera confessa para Tônia que ela era uma dançarina de boate erótica nos Estados Unidos. Marujo se despede de Reginho e Dalua e entra no barco. Os pescadores condenam Dalua por ter emprestado o barco para Marujo. Clarita estranha o convite de Virgilio para uma reunião em sua casa. Marujo pára o barco no meio do oceano e chama o tubarão, que aparece. No dia seguinte, o corpo de Marujo é encontrado na praia. Malu se recusa a ir com Alaor ao médico para saber se ela está grávida. Virgilio pede que Clarita vá à reunião porque o assunto lhe interessa.
Começa a reunião. Virgilio diz que Alemão não pode ser o presidente da cooperativa porque é um ladrão. Virgílio conta que Alemão foi expulso da Marinha porque roubou a carga de um navio. Marcos exige provas, mas Alemão diz que é tudo verdade. Ele se explica para os pescadores, mas todos acham que ele não pode mais presidir a cooperativa. Apenas Clarita fica ao seu lado e afirma que continua querendo se casar com ele. Isaura recebe um bilhete de Raquel e vai até o barraco abandonado. Os pescadores acham um tubarão na praia e acreditam que foi Marujo quem matou. Raquel diz a Isaura que falta se vingar do sogrinho.
Resumo Mulheres de Areia: capítulos de 15 a 19 de janeiro
Capítulo 146, segunda 15 de janeiro
Raquel diz a Isaura que Ruth não vai se casar com Marcos. Floriano chega e Raquel some. Ela debocha de Dalua por ele confundir a Alzira com a Ruth e os dois se atracam. Ela bate com a cabeça no chão e desmaia. Virgilio manda que Marcos leve Raquel para sua casa. Arlete aceita o pedido de casamento de Sampaio. Tito leva Raquel desmaiada para a casa de Floriano. Vasco tira o dinheiro de Maria Helena e termina o namoro. Malu põe anúncio no jornal para vender o bezerro da fazenda. Ruth e Raquel brigam.
Ruth manda Raquel embora, mas esta diz que só vai depois de conversar com Isaura. A mãe diz a Raquel que não quer mais vê-Ia. Alaor encontra Malu sentada no telhado e dá uma bronca nela por ter botado o anúncio para vender o bezerro. Ela pede perdão e os dois se beijam apaixonados. Maria Helena revela a Vera que vendeu para Virgilio o cartaz em que ela aparecia nua e ele chantageou Breno. Malu conta a Clarita que fez as pazes com Alaor. Carola aceita o pedido de casamento de Zé Luiz. Malu discute com Raquel.
Alaor tira Malu a força da casa de Virgílio. Clarita avisa a Virgilio que vai embora para Pontal. Alemão arruma a casa em que os dois vão morar. Sampaio confessa a Juju que não tem uma doença incurável e nem está prestes a morrer. Bêbada, Raquel tenta beijar Marcos, mas se desequilibra. Clarita se muda para a casa de Alemão. As mulheres ficam do lado de Alemão e pedem que os maridos o perdoem. Como os pescadores não aceitam, elas fazem greve de silêncio. Reginho passa mal. Raquel se faz passar por Ruth e seduz Marcos
Marcos diz a Raquel que ela não o engana mais e a expulsa de sua casa. Virgilio comenta com César que não conseguiu empréstimo no banco para pagar as ações e que precisará tirar dinheiro da corretora. César acha arriscado. Reginho morre por causa de hepatite heorrágica, contraída no mar poluído. Malu solta o bezerro. Alaor o procura por toda a fazenda e desconfia de Malu, mas ela nega. Ela tem um pesadelo com o bicho e sai atrás dele com um revólver. Luzia pega uma cobra e a segue. Zé Pedro ameaça Virgílio com uma arma.
Capítulo 147, terça 16 de janeiro
Virgilio aproveita um momento de distração de Zé Pedro e arranca a arma de sua mão. Breno e Munhoz insistem para que Virgílio interdite a praia, mas ele não se convence. Malu acha o bezerro, Celina e Alaor a encontram caída no chão, ao lado de uma cobra morta. Sampaio compra as ações de Marcos. Um médico assiste Malu e diz que ela não perdeu a criança e que foi muito corajosa por dar um tiro na cobra. Alaor se alegra. Vera conta a Clarita por que Breno deixou a prefeitura. Virgilio pede dinheiro a Marcos.
Marcos diz a Virgilio que deu todo o seu dinheiro para Raquel em troca do divórcio. Alaor não dá o braço a torcer e continua brigado com Malu por ter sumido com o bezerro. Ela diz que vai voltar para o Rio e ele aceita. Zé Pedro avisa a Manoela que vai sumir de Pontal. Malu vai se despedir do bezerro e encontra um cartaz em que está escrito “Não vá embora, nós amamos você”. Ela volta e abraça Alaor. Ruth conta aos pescadores que ela também errou no passado e os convence a perdoar Alemão. Virgilio procura Raquel.
Capítulo 148, quarta 17 de janeiro
Virgilio pede dinheiro a Raquel, que o ironiza. Ela aceita emprestar, mas com a condição de que ele ponha as ações no nome dela como garantia. Marcos vai a Pontal e se encontra com Ruth. César fica chateado com Zé Luiz porque ele escolheu Munhoz para ser seu padrinho de casamento. Vera se reconcilia com Breno e revela que está grávida. Os pescadores pedem desculpas a Alemão, Giacomini deixa Juju surpresa ao anunciar que vai se casar com Andréa. Virgilio se recusa a dar as ações para Raquel como garantia.
César aconselha Virgílio a não entregar as ações para Raquel, mas ele não vê outra saída. Virgílio pede que César deposite o dinheiro de Raquel na conta da corretora. Raquel vende as ações para Sampaio pelo dobro do preço. Juju diz a Sampaio que desistiu do divórcio. Alzira pede que Ruth não visite mais Dalua para ele não se lembrar que está confundindo as duas. Sampaio conta a Arlete que vai pedir a separação litigiosa. Donato e Bastião cavam um túnel na cela.
Capítulo 149, quinta 18 de janeiro
Virgílio tenta agredir Raquel, mas ela lhe aponta um revólver. Sampaio descobre que Virgilio roubou dinheiro da corretora. Os acionistas ficam indignados e tiram Virgílio da empresa. Sampaio volta a ser o presidente. César confessa a Virgílio que esqueceu de depositar o dinheiro. Os dois brigam e Arlete chama Marcos. Raquel dá a casa azul de presente para Isaura, como ela tanto queria. Zé Pedro se despede de Manoela e vai embora de Pontal. Virgílio tem mais alucinações com o espantalho e pede que Clarita atire nele.
Clarita leva Virgílio para casa. Maria Helena pede dinheiro a Virgilio, mas ele diz que já pagou pelos serviços dela. Zé Pedro se despede de Tônia. Isaura conta a Floriano que vai se mudar para a casa azul e o marido diz que não vai. Raquel vai à casa de Virgilio provocá-lo e ele manda o segurança botá-la para fora. Luzia derruba uma panela de água fervendo em cima de Malu, mas não consegue atingi-la. Donato e Bastião fogem por um bueiro. Dalua visita Isaura na casa nova e diz que ela tem que voltar a morar com Floriano.
Capítulo 150, sexta 19 de janeiro
lsaura manda Dalua embora. Tônia revela a Manoela que foi Zé Pedro, e não Garnizé, quem lhe deu os presentes. Vitor e Tônia se beijam. Donato vai para o barraco de Bastião. Breno conta a Clarita como conheceu Vera. Tônia, Vera, Manoela e Raquel aparecem pegando um embrulho e, em seguida, um espantalho assusta Virgilio no hotel. Donato seqüestra Tito. Ruth conta a Floriano que o divórcio saiu. Os pescadores encontram o barco de Tito vazio. Raquel diz a Isaura que não vai deixar Ruth se casar com Marcos.
Marcos conta a Virgilio que vai voltar a trabalhar na corretora com Sampaio. Raquel que se faz passar por Ruth e pede à secretária dele que ponha calmantes na sua bebida. Munhoz decide romper o noivado e explica para Tônia que os dois não iam ser felizes. A secretária diz a Raquel que fez o que ela pediu. Ruth e Arlete visitam a clínica infantil. Virgilio inaugura uma fonte luminosa em Pontal. Marcos chega em casa e cai em sono profundo. Raquel entra, tira sua roupa e a dele, e finge dormir ao seu lado. Ruth chega e vê a cena.
Ruth vai embora chorando. Raquel arruma tudo e sai do quarto. Juju desconfia de que Giacomini não é rico como aparenta. Arlete e Sampaio esperam por Ruth e Marcos no aeroporto. Ela chega e diz que Marcos não estava se sentindo bem. Sampaio vai ao apartamento de Marcos para saber o que aconteceu e o encontra dormindo. Ao acordar, ele diz a Sampaio que não falou com Ruth e não entende a reação dela. O delegado procura Tito. Ruth conta a Arlete que flagrou Marcos com Raquel. Luzia provoca um acidente de cavalo com Malu.
Alaor fica preocupado com o acidente de Malu porque pode ter afetado o bebê. O médico diz que está tudo bem com ela. Alaor acusa Luzia de ter provocado o acidente e a expulsa da fazenda. Virgilio faz as pazes com César e o chama para trabalhar com ele. O prefeito devolve o restaurante para Vitor. Este conta a novidade para Tônia e a pede em casamento, mas ela diz que ainda não está pronta. Tito consegue se livrar das cordas e foge do barraco de Bastião. Marcos tenta falar com Ruth no teatro, mas ela vai embora.
Tito e Glorinha se abraçam e o delegado sai à procura de Donato. Marcos pergunta a Arlete por que Ruth está chateada com ele, mas ela não diz nada. Donato e Bastião se refugiam numa ilha. Arlete e Ruth passeiam em São Paulo. O espantalho aparece na sala da prefeitura e Virgilio chama os seguranças, que, ao chegarem lá, não encontram ninguém. Virgilio vai à casa de Breno e o acusa de estar se vestindo de espantalho.Sampaio revela a Marcos onde Ruth está. Ruth tenta fugir ao ver Marcos, mas ele a segura pelo braço.
Resumo Mulheres de Areia: capítulos de 22 a 26 de Janeiro
Capítulo 151, segunda 22 de janeiro
Ruth aceita conversar com Marcos. Ela diz que o encontrou dormindo com Raquel, mas Marcos afirma que não falou com ela. Ruth o chama de cínico e vai embora. Marcos comenta com Sampaio que foi vítima de uma armação. Raquel conta a Isaura o que fez para separar Ruth de Marcos. Manuela diz a Garnizé que pretende se casar com Zé Pedro se ele voltar. Virgilio garante a Marcos que não tramou nada. Raquel se faz de inocente diante das acusações de Marcos. Isaura diz a Ruth que tem algo importante para lhe dizer.
Capítulo 152, terça 23 de janeiro
Isaura desiste de contar a Ruth o que Raquel fez. Carola e Zé Luiz se casam, Virgilio revela a César que Zé Luís está na fazenda. Tônia comenta com Manoela que Zé Pedro escreveu. Dalua vai ao circo e pede ao dono que o leve junto com a trupe, mas ele diz que só pode deixar com a autorização de Glorinha. Bastião se entrega para a polícia e revela onde Donato se escondeu, mas o delegado não o encontra mais na ilha. Alaor fica sabendo que as aves da fazenda morreram e acusa Malu. Ela fica revoltada e mente que foi ela.
Capítulo 153, quarta 24 de janeiro
Malu diz a Alaor que vai embora da fazenda. Depois, ela confessa para Clarita que não matou os bichos. Glorinha não aceita que Dalua viaje com o circo, mas Ruth a convence do contrário. Virgílio decide vender a casa para se livrar de Raquel. Glorinha descobre que Donato está escondido em sua casa e avisa ao delegado, que consegue prendê-lo. Floriano diz a Ruth que confia em Marcos, mas ela não aceita fazer as pazes. Luzia, pressionada por Celina, confessa a Alaor que pôs veneno na água para matar as aves da fazenda.
Alaor conta para Celina que vai pedir desculpas a Malu. Munhoz se despede de Tônia e avisa que vai dirigir um hospital. Juju diz a Sampaio que aceita o divórcio porque conheceu um fazendeiro. Virgilio comenta com César que sua doença está se agravando. Damião convida Alzira para ir ao cinema. Alemão revela aos pescadores que Servilio roubou o dinheiro que era de Floriano e eles o obrigam a devolvê-lo. Malu aceita as desculpas de Alaor. O espantalho aparece para Virgilio. Virgílio tenta correr atrás do espantalho mas sofre um infarto e morre na fonte luminosa.
Capítulo 154, quinta 25 de janeiro
Clarita e Marcos encontram o corpo de Virgilio na praia e Munhoz diz que ele morreu de ataque cardíaco. Tônia volta para casa e Manuela a vê tirando a roupa espantalho. As duas escutam no rádio a noticia da morte de Virgilio e decidem queimar a fantasia. Servilio devolve o dinheiro para Floriano. Manoela marca a data do casamento com Zé Pedro. Alzira diz a Dalua que vai ao cinema com Damião e pensa que ele vai ficar com ciúmes, mas Dalua dá dinheiro para ela. Clarita acha o cartaz de Vera. Raquel provoca Ruth.
Raquel diz a Ruth que só queria uma noite de paixão com Marcos. A irmã vai embora revoltada e Raquel diz a Isaura que não vai deixar Ruth ser feliz. Clarita entrega o cartaz para Breno e Vera guarda com ela. Depois, ela o prega na frente da igreja. Todos em Pontal vêem o cartaz e Breno não entende a atitude de Vera. Alemão se despede dos pescadores e ganha um presente. Vera explica a Breno que só agora conseguiu se livrar do passado. César persegue Raquel na estrada e o carro dela acaba capotando e explodindo.
Capítulo 155, sexta 26 de janeiro
César vai embora assustado. Floriano recebe a notícia da morte de Raquel e conta para Ruth e Isaura. Dalua vibra com a morte de Raquel. Marcos avisa a Ruth que vai viajar para muito longe e não sabe se volta. Manoela faz um abaixo-assinado entre os moradores para pedir a Breno que volte para a prefeitura. Breno diz a todos que, mesmo sem ser legalmente o prefeito, vai levar adiante o projeto de saneamento da praia. Vitor conta a Tônia que Joel abriu uma fábrica de pranchas de surfe. Isaura revela a Ruth que Raquel mentiu.
Isaura explica a Ruth que Marcos estava dopado e Raquel armou a cena em que os dois pareciam dormir juntos. Tônia conta a Zé Pedro que se vestia de espantalho para assustar Virgilio. Alemão entrega o primeiro exemplar do livro que escreveu sobre Pontal para Clarita.Isaura volta para casa. Ruth não encontra Marcos no apartamento e vai atrás dele no aeroporto, mas também não o acha. César dá seu apartamento de presente para Zé Luiz. Dalua dá uma escultura de seu rosto para Alzira. Marcos se encontra com Ruth.
Ruth pede desculpas a Marcos e conta que Isaura lhe disse como Raquel tramou a separação deles. Os dois se beijam apaixonados e ele a leva para um passeio num balão. Isaura comenta com Floriano que sempre sentirá falta de Raquel. Dalua se arruma para ir embora como circo. Na cadeia, Donato diz aos presos que vai se vingar de quem o botou lá. Os amigos de Malu aparecem fazenda para um chá de panela e Alaor não gosta. Juju convida Clarita para passar uns dias na sua fazenda. Alemão avisa aos pescadores que escreveu um livro contando a história e a vida dos moradores de Pontal. Alaor e Malu discutem e ele diz a Celina que vai domá-la. Do Carmo dá uma roupa de zorro para Dalua usar no circo. Para se desculpar com Alaor, Malu se veste de caipira. Ele acha graça, mas diz que a prefere do jeito que ela é e os dois se beijam. A caravana do circo se despede da cidade e Dalua acena para todos montado em atrevido. Alzira fica triste num canto. Dalua conhece uma contorcionista que se chama Ruth. Todos vão ao lançamento do livro de Alemão. Marcos e Ruth passeiam de iate. FIM
* Obs: O resumo dos capítulos podem sofrer alterações de acordo com a edição feita pela TV Globo.
Conheça a história de Mulheres de Areia:

A trama de Ivani Ribeiro conta a história de duas irmãs, gêmeas, Ruth e Raquel, ambas interpretadas por Gloria Pires, que está no ar nesse momento na trama Terra e Paixão. As irmãs são idênticas apenas na aparência, mas, com personalidades bem distintas. Enquanto uma é a mocinha, a vilã tenta fazer de tudo para acabar com a vida da outra, especialmente no quesito amor.
Ambas são apaixonadas por Marcos Assunção (Guilherme Fontes), um empresário, e enquanto uma é capaz de tudo para conquistá-lo, a outra sofre as consequências para lutar por esse amor. Por serem iguais na aparência, a vilã vai se passar pela irmã e até conseguir casar com o mocinho. Mas, o coração dele é só de uma das irmãs.