Heloísa (Paloma Duarte) decidirá ousar de uma vez por todas, e cada vez mais próxima de desvendar o mistério do paradeiro da sua filha, a mulher se renderá de uma vez por todas à paixão em Além da Ilusão (Globo), ela começará a corresponder às investidas de Leônidas (Eriberto Leão), no momento em que a costureira estiver prestes a se entregar, Matias (Antonio Calloni) afastará ambos, o ex-juiz contará ao cuidador que ele é o pai da filha que a cunhada teve.
A tia de Isadora (Larissa Manoela) acabará ficando fascinada e totalmente encantada com um elogio do qual o pretendente dará e deste modo ela demonstrará que está no rumo certo para poder finalmente superar o trauma de ter caído nos joguinhos de Matias quando era uma adolescente.
No entanto, o marido de Violeta (Malu Galli) notará que o clima de amor e com isso decidirá atacar. O homem revelará ao ex-operário que teve um caso com a cunhada e que é o pai de Clarinha, a bebê que o coronel Afonso (Lima Duarte) tirou dos braços dela e entregou para a adoção.
Como resultado, Leônidas decidirá saber sobre toda a história, porém Heloísa negará com convicção que teve alguma relação a mais com o pai de suas sobrinhas, ela afirmará que essa é mais um dos surtos do sujeito, que é malvado e totalmente agressivo.
Leônidas fará o possível e o impossível para que ela fale tudo e se abra, mas a costureira irá fingir que não está nem um pouco abalada com a conversa e voltará a rejeitar ele logo mais tarde.
O rapaz investigará a história e voltará a se aproximar da moça com o intuito de fazer uma campanha de doação de sangue na esperança de descobrir indícios a respeito do paradeiro da filha dela, mais uma vez ele conseguirá quebras as desconfianças e se reaproximará da mulher.
Leia Mais: Além da Ilusão: Úrsula para na cama com Eugênio depois do apoio de Violeta
No momento do qual estarão quase se entregando de vez à paixão, Heloísa se verá prestes a exterminar o seu passado obscuro. Ao mesmo tempo em que engatará o romance, a fazendeira ficará frente a frente com sua filha perdida, Olívia (Débora Ozório) é a mocinha que foi arrancada dos braços da mãe pelo avô.