sábado , 13 abril 2024
Ínicio Vida e Estilo Às vezes você precisa de uma desintoxicação do couro cabeludo e não sabe
Vida e Estilo

Às vezes você precisa de uma desintoxicação do couro cabeludo e não sabe

105
Compartilhe

Em uma era onde os cuidados com o cabelo vão além de simplesmente usar os produtos certos, a desintoxicação do couro cabeludo aparece como uma prática essencial para manter a saúde capilar.

Até agora, o algoritmo provavelmente já agraciou todas as suas redes sociais com vídeos no estilo ‘ASMR calmantes’ de massagens zen no couro cabeludo em cascata ou sessões calmantes de cabelo com vapor. Acontece que esses tratamentos de desintoxicação são mais do que apenas esteticamente agradáveis e prometem benefícios consideráveis para o couro cabeludo e, consequentemente, para a vitalidade dos fios.

Veja também:

Coloriu o cabelo? A Widi Care traz dicas para mantê-lo saudável depois da coloração

Exposição à praia e piscina demanda cuidados específicos para os cabelos

Dengue causa queda de cabelo? Entenda o motivo e como se recuperar da queda capilar

Segundo a médica dermatologista Mayla Carbone, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a desintoxicação do couro cabeludo é um procedimento que ajuda a aprimorar a saúde da pele da cabeça. “Esta forma de desintoxicação regula a renovação celular, reduz a inflamação, regula a redução de sebo e estimula o fluxo sanguíneo para garantir um couro cabeludo saudável para quem tem ou não cabelo”, explica.

Essa prática envolve uma combinação de limpeza e esfoliação, seja através de massagens ou ferramentas mecânicas, para eliminar células mortas, resíduos de produtos e outras impurezas do couro cabeludo, e pode ser feita em casa ou em salões de beleza. “Ao realizar esta desintoxicação periodicamente, junto à rotina de lavagem regular, é possível observar de uma série de benefícios para a saúde capilar e do couro cabeludo”, acrescenta Carbone.

A médica explica que a desintoxicação do couro cabeludo não se limita a um grupo específico. “A recomendação é para todos os tipos de cabelo, especialmente para aqueles com textura grossa, áspera e cacheada. Pessoas com cabelo oleoso ou que enfrentam problemas como caspa ou queda de cabelo também podem encontrar uma solução através deste procedimento”.

Além de promover a limpeza profunda do couro cabeludo, a desintoxicação pode prevenir o surgimento de problemas cutâneos que poderiam desencadear complicações adicionais. “Fazer uma desintoxicação do couro cabeludo regularmente, de preferência uma vez por mês, é útil para manter o couro cabeludo limpo e os folículos limpos, além de ajudar a fornecer um ambiente saudável para o cabelo prosseguir com seu ciclo normal de crescimento”, ressalta.

Descamação leve, coceira ou acúmulo visível de produto são os principais sinais de que seu couro cabeludo pode se beneficiar de uma desintoxicação. A médica destaca que a maioria das pessoas deveria considerar realizar esse procedimento pelo menos duas vezes ao ano para evitar tais problemas. “De qualquer forma, é essencial investigar outras possíveis causas, como reações alérgicas ou infecções, caso haja persistência de coceira no couro cabeludo, antes de recorrer à desintoxicação. Afinal, estar atento à saúde do couro cabeludo é tão importante quanto os cuidados com os fios propriamente ditos”, finaliza Mayla.

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Relacionadas

Especialista em transtornos alimentares explica que a busca pela magreza pode virar doença

A cantora sertaneja Maiara, que faz dupla com a irmã Maraisa, recentemente...

Giselle Kenj explica como a dança egípcia auxilia na saúde, emagrecimento e autoestima

A bailarina Giselle Kenj é referência no Brasil em dança egípcia, com...

A alimentação pode interferir no rendimento diário e na prática de exercícios

Este mês de março chega em alto estilo quando o assunto é...

Studio Kore: benefícios do exercício funcional para uma gravidez saudável

O exercício físico durante a gravidez pode trazer uma série de benefícios...