Além de trazer o rock emo/punk de volta e apoiar o movimento de retorno deste gênero musical, VENVS carrega representatividade LGBTQIA+ com o casal Evie e Elektra nos vocais da banda. Na cena cultural, apesar de ser possível ver um crescimento na visibilidade de artistas da comunidade ou projetos que retratam o assunto, na música ainda não é uma presença tão expressiva, principalmente quando falamos dos mais variados estilos musicais.
VENVS, que antes passeava pelo universo da MPB, agora traz gêneros como rock emo/ punk na nova era da banda, que antes era um duo composto pelo casal. Elektra, guitarrista e vocalista, conhece muito bem este universo, pois foi a figura central da Fake Number, banda de rock emo que fez sucesso entre os adolescentes entre 2007-2010. “Me Reencontrar”, lançado no último dia 26, além de ser o primeiro single como grupo, também traz como significado o reencontro musical com os novos gêneros. Na nova era da VENVS, Evie e Elektra contam com mais dois integrantes, sendo eles: Jota C (Bateria) e Luk (Guitarra), que chegaram para compor o time agora como banda. Mas, a representatividade já está presente com VENVS desde quando ainda eram apenas o duo.
“Sempre buscamos falar sobre o nosso mundo e nossas vivências tanto em nossas músicas como nos bastidores. Um dos nossos objetivos sempre foi levantar nossa bandeira e ao mesmo tempo ser reconhecidas independente dela. Queremos estar em todos os lugares, ser vistas e ajudar outros artistas da comunidade a serem vistos também” – afirma VENVS. “Ser lésbicas é uma parte da nossa existência, mas não é tudo o que somos e queremos chegar em um ponto onde não somos colocadas em caixinhas o tempo todo, sabe? Artistas LGBTQIA+ não devem aparecer SÓ em playlists LGBTQIA+ e sim em todos os lugares, no topo, na televisão, nas premiações, etc”.
No universo pop é possível encontrar grandes nomes de artistas LGBTQIA+ de sucesso, tanto nacional, quanto internacional. Já em outros gêneros, a presença é restrita. No rock/emo pop funk, por exemplo, se vivencia um cenário ainda machista e convervador, principalmente por parte do público, desta forma, artistas da comunidade veem lutando dia após dia por mais destaque no estilo musical.
https://www.instagram.com/reel/CTS1MEejJDd/?utm_medium=copy_link
“Vemos representatividade, principalmente no pop, mas no cenário do rock/pop punk acho que ainda é bem restrito. Vemos mais fora do Brasil e mesmo assim é reduzido. É um cenário mais machista também, então o desafio é dobrado! Existem muitos artistas INCRÍVEIS que são da comunidade, o que falta ainda é a visibilidade mesmo e estamos entrando nesse cenário com essa meta de lutar pelo nosso espaço”, completa VENVS.
A luta da comunidade por respeito e espaços é diária. Não só na música, como também em demais áreas culturais. “O cenário cultural é justamente onde a maior parte das pessoas se espelha, seja em artistas que elas admiram desde pequenas, ou em filmes que assistem com a sua família. É importante que nossa existência esteja em todos esses lugares para mostrar que é normal, que podemos e devemos sim ser livres para amar quem quisermos”.
“Me Reencontrar” é o primeiro single do próximo EP da banda VENVS, que será lançado nos próximos meses. A nova era promete muitas surpresas e lançamentos do universo rock/pop punk.