terça-feira , 28 maio 2024
Ínicio Geral Brasil inaugura Feira do Livro e Lula anuncia medidas para promoção da literatura
Geral

Brasil inaugura Feira do Livro e Lula anuncia medidas para promoção da literatura

223

Em cerimônia realizada no primeiro dia da Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo), o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou importantes iniciativas de incentivo à literatura. Durante o discurso, o presidente revelou que cada nova inauguração de conjunto de habitações populares no Brasil incluirá a construção de uma biblioteca, visando fortalecer a infraestrutura educacional nas comunidades. Adicionalmente, Lula anunciou que a Colômbia será o país homenageado na próxima Bienal do Livro de São Paulo, como forma de retribuição ao convite de honra recebido pelo Brasil para a FILBo deste ano.

Após a fala, o presidente Lula, acompanhado da delegação brasileira, que inclui ministros e autores, realizou a inauguração oficial do Pavilhão Brasil. Dentre os presentes estava Margareth Menezes, Ministra da Cultura, que reiterou o compromisso do governo com a promoção da literatura brasileira em feiras no exterior, mencionando iniciativas anteriores em Cuba e planos futuros para a Bolívia.

Durante o evento, a Ministra da Cultura também apresentou a cantora brasileira Fabiana Cozza, que encantou o público com uma seleção de clássicos do samba. A performance foi apenas uma das muitas manifestações culturais programadas para ocorrer no pavilhão durante os dias de feira.

Veja também:

Por que a felicidade da Beatriz do BBB24 incomoda tanto?

Influencer goiana Camilla Durante realiza happy hour surpresa para anunciar os padrinhos do seu casamento

Resort Week 2024: Hot Beach Parques & Resorts tem semana especial com descontos 20%

Até o dia 02 de maio, o Pavilhão Brasil hospedará uma vasta programação de atividades culturais, envolvendo não apenas autores, mas também diversas instituições e empresas que apoiam a literatura e a educação no Brasil, como a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) e a Petrobras, além de entidades privadas.

Os visitantes do pavilhão terão acesso a uma rica seleção de obras literárias, que vão desde clássicos de Guimarães Rosa e Lygia Fagundes Telles até obras contemporâneas de Chico Buarque, Djamila Ribeiro e Ailton Krenak, o primeiro indígena a assumir uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.

Além da literatura, o pavilhão oferece uma imersão na cultura brasileira por meio de música, teatro e dança, bem como apresentações sobre os biomas do país. A programação diária inclui oficinas pela manhã e palestras e debates à tarde. Para mais informações sobre a agenda completa, visite o site da FILBo.

O Brasil é o País Convidado de Honra da 36ª edição da Feira Internacional do Livro de Bogotá, que acontece entre 17 de abril e 2 de maio deste ano. Com um pavilhão dedicado de 3.600m², desenvolvido pelas agências Farm House of Creativity e Prado, o espaço é um dos principais destaques do evento. A iniciativa está sendo realizada pelo Instituto Guimarães Rosa, integrante do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, em coordenação com o Ministério da Cultura, e conta com os patrocínios de Banco do Brasil, Petrobras, Correios, Caixa, co-patrocínio do BNDES, apoios da Apex Brasil e Câmara Brasileira do Livro (CBL).

Compartilhar:

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Relacionadas

Aussie, marca do grupo do Outback, abre mais uma operação em Goiânia

A marca Aussie, parte do grupo Bloomin Brands no Brasil, detentor também...

Musical “Kafka e a Boneca Viajante” em Goiânia receberá doações para o Rio Grande do Sul

Em parceria com o Instituto Tecnológico e Humano (Idtech), a produção do...

Lastro ferroviário: Entenda todos os detalhes

O lastro ferroviário é um componente fundamental das vias férreas, sendo a...

Dia das mães: 3 dicas para alavancar as vendas no e-commerce

O Dia das Mães se aproxima e os comerciantes se preparam para...