Como a maioria dos telespectadores já sabem e tem em mente, a personagem Maria Marruá, interpretada pela atriz Juliana Paes, se transformará em bicho dentro dos próximos capítulos de Pantanal (Globo), a veterana virará onça com o objetivo de defender sua filha, Juma Marruá, de sua morte.
Logo após dar à luz a Juma, Maria decidirá se lirar de vez da criança pelo fato de ter receio que a menina tenha o mesmo destino traçado que seus outros três filhos, assim sendo assassinada. A última decepção de Maria foi com Chico (Túlio Starling), do qual faleceu após a família sofrer um golpe ao comprar um terreno já com proprietário, a morte fará com que a família se mude para o Mato Grosso do Sul e vá se deslocar em uma das terras de José Leôncio (Renato Góes).
Com o claro receio de engravidar mais uma vez, a personagem evitará ter relações com Gil (Enrique Diaz), porém acabará cedendo a paixão, que resultará na gravidez de Juma, desesperada, Maria chegará a pensar em suicídio para não ter a criança e será salva pelo marido.
Depois de parir, Juma, Maria colocará a criança em uma canoa e se despedirá da filha, torcendo para que ela não tenha o mesmo desfecho que os irmãos. Marruá ficará arrependida do seu ato ao notar uma sucuri na canoa que levará Juma, com o animal doido para atacar, Maria se transformará em onça para salvar a vida da criança.