terça-feira , 16 abril 2024
Ínicio Especiais Da imortalidade a um adeus silencioso: Rainha Elizabeth morre aos 96 anos
EspeciaisNotícias

Da imortalidade a um adeus silencioso: Rainha Elizabeth morre aos 96 anos

417
Compartilhe

London Bridge caiu. A Rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira (8), no castelo de Balmoral, na Escócia, onde passava férias. Aos 96 anos, a monarca mais longeva da história do Reino Unido teve a morte confirmada pelos canais oficiais da família real britânica.

Charles, Anne, Andrew e Edward, filhos de Elizabeth, foram à Escócia quando foi anunciado que o estado de saúde da rainha era preocupante. Aos 73 anos, Charles será o sucessor do trono – e o mais velho a assumir a coroa.

O estado de saúde de Elizabeth II era preocupante desde outubro de 2021, quando a rainha foi hospitalizada e passou por exames nunca divulgados. Desde então, ela reduziu o número de aparições públicas, com pessoas notando que ela caminhava com dificuldade.

Neste ano, Charles a substituiu na abertura dos trabalhos do Parlamento do Reino Unido. Pela primeira vez, um monarca não presidiu a sessão. Em junho, ela completou 70 anos de reinado. No entanto, sua participação no Jubileu de Platina foi reduzida, com ela cancelando participação em parte do evento devido a uma indisposição.

Vida

Elizabeth Alexandra Mary nasceu no dia 21 de abril de 1926, em Londres. Ela era a terceira na linha de sucessão, mas o Rei Edward VIII renunciou ao trono para se casar com a norte-americana Wallis Simpson.

Com a morte de seu pai, o Rei George VI, em 1952, ela se tornou rainha aos 25 anos – a cerimônia foi realizada após o período de luto, no dia 2 de junho de 1953, e transmitida ao vivo via rádio e televisão – pela primeira vez na história.

Na época, a maturidade de Elizabeth impressionava os britânicos. Anos antes, ela declarou dedicar toda sua vida ao seu país. “Declaro diante de todos vocês que toda a minha vida, seja longa ou curta, será dedicada ao seu serviço e ao serviço de nossa grande família imperial, a qual todos nós pertencemos”, afirmou a monarca em seu aniversário de 21 anos.

Antes de se tornar rainha, em 1947, Elizabeth II casou com o Príncipe Philip. O Duque de Edimburgo faleceu em abril de 2021. Com ele, a rainha teve quatro filhos: Charles, Anne, Andrew e Edward.

Funeral

Ainda não há informações oficiais sobre o funeral da monarca britânica. Porém, é prevista a cerimônia tradicional aberta ao público.

O corpo da rainha será levado ao Palácio de Buckingham, onde deve permanecer por 5 dias. Durante este período, a família deve receber homenagens, coroas de flores e presentes em forma de carinho e despedidas. 

Logo após a partida de Elizabeth II, foi anunciado um luto nacional que terá a duração de 10 dias. Neste período, o governo não faz nenhum anúncio – a não ser que seja de extrema importância – para que o foco seja apenas na rainha. Além disso, grandes eventos são adiados.

A melhor das personagens

A história da Rainha que viveu por quase um século é motivo de curiosidade para cada cidadão do mundo. Mesmo os que não estão ligados à Monarquia de maneira direta. Principalmente por conta do tempo de reinado da Rainha Elizabeth. Com isso, a história da Monarquia já virou roteiro para séries, filmes e muito mais. The Crown, exibida pela Netflix, é uma das mais aclamadas.

Além disso, filmes que contam algumas partes da vida da rainha também estão entre os mais vistos. Elizabeth viveu para presenciar 2 Guerras Mundiais, 1 pandemia, idas e vindas da economia, os ataques de 11 de setembro, e muito mais. É muita história e muita coisa ainda vai ser contada.

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Relacionadas

Minha Fortuna É Te Amar: Constanza enlouquece e vai parar em manicômio!

Na reta final da novela “Minha Fortuna é Te Amar”, Constanza armará...

Pabllo Vittar anuncia as primeiras datas da turnê do Batidão Tropical Vol. 2

Após bater o seu recorde no Spotify com mais de 4,7 milhões...

Deive Leonardo fará apresentação na Festa do Peão de Barretos

Considerado um dos maiores evangelistas do mundo, Deive Leonardo está na programação...

TV Cultura promove, em Goiânia, sessão especial de longa sobre Juscelino Kubitschek

Considerada uma das grandes produções da TV Cultura, a série documental inédita JK, O...