sexta-feira , 22 novembro 2024
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Dia do Consumidor: momento para o varejo refletir se o seu público busca preço ou experiência

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Muitos empresários costumam se perguntar ou tentam fazer previsões: os clientes são mais sensíveis e influenciados pelo preço ou pela experiência? Ao nos aproximarmos do Dia Internacional do Consumidor, celebrado no dia 15 de março, chegamos num momento importante, uma oportunidade para trazer essa reflexão para o varejo. Profissionais do setor de shopping centers e de galerias comerciais acreditam em um equilíbrio entre as duas variáveis e apostam nessa liga para atrair mais vendas para as lojas em seus corredores.

“Acredito que, mesmo em locais de compras focados na classe média alta, como é o caso do Jardim Pamplona, o preço e as promoções ainda são um atrativo importante. Contudo, os clientes querem ter a percepção de mais valor do seu dinheiro e é aí que entra a enorme relevância da experiência em toda a jornada de consumo, que é o que define a decisão final de compra”, diz Raquel Sciammarella, coordenadora de marketing do Jardim Pamplona Shopping. “Por exemplo, de nada adianta ter preços competitivos e atrasar a entrega, assim como não adianta ter uma loja linda, que oferece taças de vinho aos seus clientes, e não ter opções de pagamento que atendam diversos perfis de consumidores”, acrescenta.

De qualquer forma, a busca por uma boa experiência no relacionamento com uma marca ou a visita a um ponto de venda cada vez mais é fator de decisão na base da pirâmide de consumo. Como explica Roger Teixeira, Coordenador de Marketing do Carrefour Property, divisão do Grupo Carrefour Brasil responsável pelos ativos imobiliários em galerias comerciais.

“Nossas galerias comerciais são todas conectadas aos Hipermercados Carrefour, Atacadão e Sam’s Club e, há alguns anos, já consolidaram o seu papel de conveniência para o consumidor. Contudo, dentro do Carrefour Property, já temos como estratégia, cada vez mais, agregar de forma bastante efetiva a estes espaços a experiência e o entretenimento, seja em datas especiais do varejo ou eventos esporádicos. Em nossos espaços que já vivem fortemente nesse propósito, os resultados são perceptíveis”.

Pequenas ativações se transformam em grandes eventos

Um exemplo do que fala Teixeira são os eventos que ocupam os grandes estacionamentos da rede de galerias do Carrefour Property, como o festival de cerveja artesanal itinerante Beerland, que roda pelo Brasil, já criou uma tradição de ter suas edições nesses espaços e atraem multidões com bebida, comida e shows ao vivo.

Atrair grandes massas, incluindo a chance de conquistar novos consumidores ainda não fidelizados, também é uma estratégia do Butantã Shopping, que no ano passado inaugurou um novo espaço de eventos e transformou a tradicional Feira do Bom Retiro em um grande festival de cultura coreana com 30 dias de duração. Também abrigou um parque dos super-heróis da DC e dá início a uma temporada da Dino Experience Park.

“Quando decidimos ter um novo espaço de eventos e trazer experiências diferenciadas como essas, nosso principal objetivo era preparar eventos realmente grandiosos, além de uma agenda intensa com dezenas de atividades para toda a família. Um exemplo recente foi a parceria que realizamos com o artista MENA, que envolveu uma exposição de arte e a intervenção com murais grafitados na fachada e em paredes internas do shopping. Essa ação dará início a uma séria de inciativas de relacionamento com a comunidade em que estamos inseridos”, conta Franklin Pedroso, coordenador de marketing do Butantã Shopping.

Novos espaços já nascem com um novo propósito em seu DNA

Cada vez mais, grandes metrópoles ganharão empreendimentos em complexos multiuso no modelo do empreendimento Paseo Alto das Nações. Um espaço que une o centro de compras e serviços com torres de uso residencial, comercial e mistas. O complexo reúne cada vez mais facilidades, não apenas para os usuários de seus prédios, como para toda a comunidade do entorno.

“O Paseo Alto das Nações já nasceu direcionado para a experiência e a jornada do consumidor. Por exemplo, cerca de 50% de nossos pontos de vendas são dedicados ao serviço e ao bem-estar, além de amplas áreas de convivência como o nosso coworking petfriendly”, destaca Fabiano Carvalho, responsável pelo marketing do Paseo Alto das Nações.

Essa movimentação dos centros de compras traz uma resposta a outra dúvida recorrente do varejo: sim, a loja física ainda é muito importante e tem papel fundamental na jornada do cliente. E a vantagem desse ponto de venda estar dentro de um shopping center ou de uma galeria comercial é que ele ganha o apoio de suas ações de relacionamento para garantir uma experiência memorável e positiva aos seus consumidores¸ principalmente em datas especiais e comemorativas.

Por isso, neste Dia Internacional do Consumidor, não há presente melhor do que o consumidor encontrar em sua loja preferida o melhor preço e a melhor experiência, assim, juntinhos.

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