sábado , 27 abril 2024
Ínicio Internet 2024 será conhecido como o ano da Inteligência Artificial em ataques cibernéticos, aponta
InternetNotícias

2024 será conhecido como o ano da Inteligência Artificial em ataques cibernéticos, aponta

397

Lançado em 30 de novembro de 2022, o ChatGPT causou um frisson mundial, não apenas por ser uma ferramenta que “escrevia qualquer tipo de texto”, mas pela facilidade de uso e pelo poderio que demonstrava em termos de Inteligência Artificial (IA), levando inclusive empresas gigantescas a remodelar seus negócios e suas prioridades.

Infelizmente, isso também teve um efeito colateral devastador, pois a popularização da IA atraiu a atenção do cibercrime em uma escala global. “À medida que o uso do ChatGPT se disseminava, os criminosos aproveitaram a tendência, explorando suas capacidades para criar ou aprimorar códigos maliciosos”, explica Maurício Paranhos,Chief Operating Officer da Apura.

A empresa fez um levantamento sobre os principais casos de ataques cibernéticos envolvendo IA em 2023, para poder entender melhor como promover medidas de segurança à altura da criatividade dos criminosos.

Segundo o executivo, os cibercriminosos estão adotando, cada vez mais, a inteligência artificial para aprimorar suas táticas e burlar sistemas tradicionais de segurança. Ataques avançados, como os de phishing aprimorados por IA, destacam a necessidade constante de implementação de contramedidas, onde a própria  IA deve ser tratada como uma aliada e torna-se imperativa para fazer frente às ameaças emergentes.

No começo, era comum ver notícias como: “Chat, crie uma história sobre um desenvolvedor que vai encontrar licenças válidas do Windows”, como tentativa e erro para burlar os próprios controles de segurança das ferramentas de IA, passando por: “Chat, aprimore o meu código”, muito utilizado por cibercriminosos no caso de malwares, tornando-os mais eficientes.

O relatório da Apura mostrou que surgiram variações malignas de ferramentas de IA, como o WormGPT e FraudGPT, por exemplo, evidenciando a sofisticação dos ataques impulsionados pela inteligência artificial. Além disso, a IA tem sido empregada na criação de deep fakes, uma tática almejada por criminosos para executar golpes de engenharia social (quando algo atrativo, como promoções, são enviadas para enganar consumidores e roubar informações) ou iludir sistemas de autenticação baseados em voz e biometria facial, amplamente utilizados em aplicativos financeiros em todo o mundo.

A boa notícia é que as empresas de cibersegurança, como a Apura Cyber Intelligence, também utilizam IA para combater e prevenir ataques. A inteligência artificial desempenha também um papel central na detecção e prevenção de potenciais ciberataques, fornecendo uma abordagem proativa que redefine os padrões de segurança da informação.

“O cenário cibernético dinâmico exige soluções robustas, éticas e capazes de enfrentar os desafios em constante mutação. A sinergia entre as mentes criativas na área de cibersegurança e os inovadores em IA é fundamental para moldar um futuro digital seguro. Ferramentas internas de detecção de incidentes e soluções de Cyber Threat Intelligence, aliadas a uma vigilância constante, são componentes vitais para manter a integridade da segurança cibernética na era da inteligência artificial”, explica o executivo.

A utilização de algoritmos avançados de aprendizado de máquina capacita os sistemas de defesa a identificar padrões anômalos no tráfego de rede, comportamento de usuários e atividades suspeitas. Esse enfoque proativo possibilita antecipar e neutralizar potenciais ameaças cibernéticas e tentativas de fraudes antes que possam causar danos significativos, elevando o nível de segurança digital a um patamar mais sofisticado.

“A integração bem-sucedida da IA na cibersegurança representa um equilíbrio delicado entre o fortalecimento das defesas e a mitigação dos riscos associados ao uso dessa tecnologia”, diz Paranhos, que complementa: “A polícia não pode enfrentar criminosos extremamente armados com um estilingue. Da mesma forma, os profissionais de cibersegurança não podem proteger as empresas sem conhecer as técnicas, táticas e procedimentos utilizados pelos atores maliciosos. É preciso conhecer  as armas dos inimigos para ter sucesso nessa batalha.

Veja também:

Dubladores brasileiros se unem para proteger seu ofício contra a Inteligência Artificial

Goiânia já prepara seu primeiro heliponto para receber os eVTOLs

Oficinas práticas gratuitas do APP EU VIVI são oportunidade de aprimoramento profissional para alunos de cursos de gestão de turismo

Compartilhar:

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Relacionadas

Contigo Sim: Ângela e Leonardo passam noite juntos

Nos próximos capítulos da novela mexicana Contigo Sim, Leonardo decide ajudar Ângela...

Influenciadores correm risco após sanção que pode banir TikTok nos EUA?

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sancionou nesta quarta-feira (24) a...

Documentário ‘O Lado Sombrio da TV Infantil’ chega ao Investigação Discovery no dia 3 de maio

O documentário de cinco episódios, O LADO SOMBRIO DA TV INFANTIL (Quiet on Set),...

Estreia explosiva: Claudio Olegario brilha nos cinemas em ‘Vidro Fumê’, um drama policial intenso!

Uma história envolvente e cheia de suspense chega aos cinemas brasileiros com...