sexta-feira , 22 novembro 2024
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Dia do Consumidor: veja dicas para não cair em golpes

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O varejo promete descontos e promoções para o Dia do Consumidor, marcado para 15 de março. A data foi criada para estimular vendas no comércio, no período ocioso entre o Carnaval e o Dia das Mães. Segundo pesquisa da Méliuz, empresa de cashback, houve um aumento de 3% no volume de pessoas que pretendem fazer compras neste ano. Entre os participantes, 88% afirmaram que querem comprar pela internet.

No entanto, com as oportunidades de economia, surgem também os riscos de cair em golpes. Somente em 2023, as fraudes digitais geraram um prejuízo de mais de R$ 1 bilhão para os brasileiros. O volume de perdas cresceu 12% no período de um ano, de acordo com estudo realizado pela plataforma OLX. Entre os golpes mais recorrentes, estão: falso pagamento (30,5%), invasão de conta (25,6%) e coleta de dados (17,8%).

“Fraudes tornam-se mais recorrentes durante eventos de larga escala, como o Dia do Consumidor. Golpistas agem principalmente por engenharia social, ganhando a confiança das vítimas para conseguirem informações sensíveis. Ao buscar pelas melhores ofertas, é essencial estar preparado para identificar e evitar possíveis golpes”, diz Jonathan Arend, Principal Consultant de Cybersecurity da keeggo, consultoria de tecnologia.

O especialista alerta para alguns dos golpes mais comuns e dá dicas para evitá-los:

Phishing: no inglês, significa “pescar”. Por meio de e-mails ou mensagens de texto, golpistas induzem consumidores a inserirem dados pessoais e financeiros em páginas falsas, como senhas e detalhes do cartão de crédito, para efetuar golpes.

  • Dica: sempre verifique o remetente do e-mail, evite clicar em links suspeitos e nunca compartilhe informações confidenciais por e-mail ou mensagem de texto.

Ofertas falsas: é comum encontrar ofertas tentadoras. No entanto, algumas delas podem ser fraudulentas. Golpistas criam anúncios enganosos, ou até mesmo sites falsos, para atrair consumidores desatentos.

  • Dica: pesquise sobre a empresa e verifique se o site é seguro, procurando por HTTPS e um cadeado na barra de endereço.

Clonagem de cartão: golpistas também podem criar sites falsos para roubar informações de cartão de crédito dos consumidores. É importante garantir que o site seja seguro e confiável.

  • Dica: certifique-se de que o site tenha medidas adequadas de segurança, como criptografia SSL, e evite fazer compras em redes Wi-Fi públicas, que podem ser facilmente comprometidas.

Fraudes de marketplace: criminosos podem se passar por vendedores legítimos para enganar os compradores. Eles podem enviar produtos falsificados ou nunca enviar o item após o pagamento.

  • Dica: verifique a reputação do vendedor, leia os comentários de outros compradores e prefira métodos de pagamento seguros, como cartões de crédito, que oferecem proteção ao consumidor.

Promoções falsas em redes sociais: em alguns casos, golpistas usam redes sociais para promover sorteios fraudulentos. Eles podem pedir informações pessoais ou financeiras sob o pretexto de ganhar um prêmio.

  •  Dica: desconfie de promoções que pareçam boas demais e sempre verifique a autenticidade da página ou perfil que está fazendo a oferta.

Jonathan Arend reforça que, ao tomar precauções simples e permanecer atento a sinais de alerta, os consumidores podem se proteger contra golpes online e aproveitar as vantagens do Dia do Consumidor com tranquilidade: “Os cuidados de segurança ofensiva e defensiva ajudam a reduzir riscos associados às compras, garantindo uma experiência de segura e satisfatória”.

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