sexta-feira , 23 fevereiro 2024
Ínicio Disney Disney ameaça ações legais por violação de propriedade intelectual: protegendo o legado de Mickey Mouse
DisneyNotícias

Disney ameaça ações legais por violação de propriedade intelectual: protegendo o legado de Mickey Mouse

30

Em um marco significativo, em primeiro de janeiro de 2024, os direitos de uso da primeira versão do icônico personagem Mickey Mouse tornaram-se de domínio público nos Estados Unidos. Decorridos os 95 anos de proteção estabelecidos pela legislação estadunidense desde sua criação em 1928, a Disney perde a exclusividade sobre o rato mais famoso do mundo.

Valdomiro Soares, Presidente do Grupo Mapa, destaca que, embora a primeira versão do personagem tenha entrado em domínio público, esta refere-se à criação original de 1928 no curta ‘O Vapor Willie’. Soares ressalta a singularidade desse evento, marcando uma mudança notável nas dinâmicas de propriedade intelectual.

Veja também:

Assinatura de carro durante temporada de verão pode ser boa opção para motoristas

5 personagens famosos da Disney que foram criados antes de Mickey Mouse

Desmistificando rumores: A entrada de Mickey Mouse no domínio público brasileiro apenas em 2042

A demora para que a primeira aparição de Mickey Mouse nos cinemas entrasse em domínio público nos EUA é explicada por Valdomiro. Diferentemente da legislação brasileira, que mantém direitos autorais por 70 anos após a morte do autor, nos Estados Unidos, obras anteriores a 1978 têm uma extensão para 95 anos de proteção autoral após a publicação, com grande influência da Disney na legislação.

No contexto brasileiro, Valdomiro Soares, Presidente da Marpa, destaca que a proteção da primeira versão do Mickey permanecerá até 2042, baseada no falecimento dos criadores. Isso implica que, aqui no Brasil, a vigência da proteção estende-se por 70 anos após o ano subsequente à morte do co-autor do curta metragem, Ub Iwerks.

É crucial salientar que as variações e modernizações subsequentes de Mickey Mouse permanecem protegidas, tanto no Brasil quanto nos EUA. Terceiros não podem utilizar essas versões em outras obras sem enfrentar consequências legais. Valdomiro Soares enfatiza que a Disney reserva o direito de buscar medidas legais contra o uso não autorizado da propriedade intelectual do personagem de desenho animado, especialmente em relação às versões mais recentes.

A entrada da versão de 1928 de Mickey Mouse em domínio público nos EUA não afeta as criações mais contemporâneas, as quais permanecem resguardadas por direitos autorais. Portanto, aqueles que utilizarem a imagem do camundongo de 1928 não poderão associá-la a outros elementos que remetam à Disney, muito menos ao design atual do personagem, esclarece o Presidente do Grupo Marpa, Valdomiro Soares.

Escrito por
Ramom Velasco

Ramon Velasco, jornalista do Atitude e Visão, é versátil, explorando temas diversos com habilidade na escrita. Sua abordagem incisiva proporciona aos leitores uma visão ampla do cenário contemporâneo, abrangendo desde comportamento até política e entretenimento. Sua paixão pela Música Pop Brasileira adiciona uma dimensão cultural única às suas contribuições jornalísticas.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Relacionadas

Fotos de Luna e Miguel com a bebê, Luna com as relíquias, Nero com a família e cenas da empresa Fuzuê.

Final Fuzuê: Luna realiza sonho e dá à luz herdeira da Fuzuê

A novela “Fuzuê” se aproxima do fim com a realização de um...

Um resumo conciso da trama, destacando o final feliz de Preciosa, a morte de César, a exposição das relíquias e o plano de roubo.

Fuzuê: Preciosa rouba fortuna, foge com Heitor e se despede em Paris

A novela das 19h da Globo, Fuzuê, terá um final surpreendente para...

Fotos de Cris, Giovanni, Ísis e Marcos, com destaque para expressões de emoção e suspense.

Elas por Elas: Pai sem querer? Giovanni descobre gravidez e futuro incerto o aguarda

Em “Elas por Elas“, Cris (Valentina Herszage) se envolve em uma trama...

Foto de Lara e Mário com destaque para expressões de suspense e investigação.

Elas por Elas: Lara e Mário descobrirão que Átila foi assassinado por Roberto

A novela Elas por Elas promete fortes emoções nos próximos capítulos, quando...