Tudo está indicando de que a devolução da Arca da Aliança pelos filisteus acabará ocasionando inúmeras reviravolta em Reis (Record TV), Eliúde (Igor Cotrim) e os israelitas celebrarão, porém irão acabar indo longe demais.
Triste, o sujeito se afastou de Deus e tem demonstrado toda sua revolta, até mesmo cultuando outros deuses. Porém, uma atitude do marido de Ábila (Vanessa Bueno) irá longe demais, na hora em que receberem a Arca de volta, os homens irão comemorar, eles ganharão até mesmo presentes junto ao artefato, como tumores de ouro em formato de animais, como agradecimento, fazem um sacrifício a Deus. Mas acontece que Eliúde fica tentado a cometer um pecado, ele irá encorajar os homens a tocarem e abrirem a Arca, assim desobedecend assim uma norma divina.
Já que a Arca somente pode ser trocada pelos sacerdotes, Eliúde acabará sendo punido de forma dura e pagará com a vida, para o pânico de sua mulher. Além disso muitos se perguntam se Eliúde existiu na Bíblia, porém, se trata de um personagem fictício, criado para o projeto da (Record TV).
Leia Mais: Resumo Reis: confira os capítulos
A autora quer mostrar a punição que ele e outros homens recebem ao tocar e abrir a Arca da Aliança. Deste modo, a trajetória e o desfecho de Eliúde é uma representação do que é descrito no livro de Samuel, “Setenta homens de Bete-Semes olharam para dentro da Arca da Aliança, por isso Deus os matou”, diz o Livro Sagrado.