terça-feira , 16 abril 2024
Ínicio Destaque Entenda: Shakira revela que sofre com a síndrome da impostora
DestaqueEspeciaisFamosos

Entenda: Shakira revela que sofre com a síndrome da impostora

484
Compartilhe

Após o conturbado término de seu relacionamento com Piqué, e da repercussão de suas músicas sobre o fim do relacionamento, a pop star internacional Shakira concedeu entrevistas e desabafou sobre seus sentimentos. “essa pequena patologia me mantém motivada, querendo descobrir quem eu sou e o que eu posso oferecer!”.

Aqui, ela reconhece o problema que leva á autosabotagem, e rveelou que buscou ajuda de um profissional para seu crescimento pessoal. De fato, estamos diante de uma mulher forte e que conseguiu – mesmo se sentindo insegura – superar a síndrome do impostor. A forma como interpretamos o mundo que nos rodeia e de quem somos, contribui para a nossa qualidade de vida. O fenômeno que afeta grande parte da população mundial, e em sua maioria as mulheres, é um conjunto de pensamentos e comportamentos que fazem a pessoa sentir-se uma fraudulenta. E isso está associado também ao bem-estar mental.

Neste caso, Shakira sabiamente tomou uma atitude positiva diante de uma realidade que era um problema, trabalhar a seu favor. Com ajuda profissional e autoconhecimento está usando o veneno como um antídoto com a cura da autosabotagem. Quem está atento a querer mudar comportamentos autodestrutívo pode ganhar muito com isso, afinal, é a vida chamando para alguma mudança maior e positiva.

A síndrome é a condição na qual a paciente se acha uma fraude e não merece reconhecimento por conquistas,e ainda, vive sob a ameaça de que a qualquer momento será “desmascarada”.

Tatiana Pêgo, especialista em psicologia positiva, inteligência emocional e análise Comportamental (pela Flórida Christian University) fala sobre a síndrome e dá dicas de como ela pode ser combatida.

‘’Talvez, essa sensação de fraude, que caracteriza a síndrome do impostor, nunca te abandone. E está tudo bem. Mas é preciso ter consciência de não ter medo de se desafiar, aprender ou pedir ajuda. E, durante toda a vida, você também irá tomar decisões e nem sempre ela será a certa. Vamos desmistificar as pessoas de sucesso ou famosas, como se elas não passassem por essas ocasiões negativas. Elas apenas chegam onde estão porque erram, mas sabem lidar com isso, e aceitam que faz parte da jornada, resignificando para algo positivo. Como no caso da Shakira. É preciso ter lastro para errar, para receber crítica, cair e levantar. A dica que dou é bem simples. Para quem não tem um acompanhamento de um especialista, busque um e não hesite, peça ajuda. E, para quem já faz, e mesmo assim, ainda tem esses comportamentos de autosabotagem repetidamente, eu recomeno que leve este assunto para o profissional que cuida de você. Em ambos os casos, a melhoria é garantida. Lembrando, que cada um tem um tempo necessário para diferir cada caso’‘, detalha Tatiana Pêgo.

Tatiana Pêgo é palestrante e especialista em psicologia positiva, inteligência emocional, análise comportamental e liderança. Atua diretamente em temáticas muito presentes na sociedade mundial, como a síndrome do impostor, perfeccionismo, performance e venda inteligente.

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Relacionadas

Deive Leonardo fará apresentação na Festa do Peão de Barretos

Considerado um dos maiores evangelistas do mundo, Deive Leonardo está na programação...

Influencer goiana Camilla Durante realiza happy hour surpresa para anunciar os padrinhos do seu casamento

A influenciadora e consultora de imagem goiana, Camilla Durante, que se prepara...

Renascer: Theresa Fonseca defende Mariana e questiona o “ranço” do público

Em “Renascer“, Mariana (Theresa Fonseca) intriga o público com seus comportamentos controversos...