Na reprise de “A Gata” no SBT, Esmeralda (Maite Perroni) enfrenta um momento crítico em sua jornada. A tensão cresce quando João Garza (Benjamín Rivero) busca a guarda de seus filhos, Paulinho e Letícia.
A trama complica-se com as artimanhas de Lorena (Laura Zapata) e Eugênia (Lupita Lara). mãe de Mônica, que subornam Bebeto, o juiz, e as testemunhas para favorecer João.
Veja também:
A Gata: Esmeralda e Paulo se separam novamente em meio a intrigas e desconfianças
Gisele tenta matar Esmeralda em A Gata: veja como será
A Gata: Esmeralda descobre a verdade sobre seus pais
No dia do julgamento, Esmeralda recebe a notícia devastadora de que Paulo (Daniel Arenas) não poderá comparecer. O juiz, sem dar tempo para Damião e Mariano reunirem evidências, apressa o processo.
As testemunhas distorcem a verdade, alegando que Esmeralda era esposa de João e que o italiano que a ajudou era seu amante. Desesperada, Esmeralda se ajoelha diante do juiz, implorando para não ser separada dos filhos. No entanto, ele, também subornado, concede a guarda a João.
Com algumas horas para se despedir, Esmeralda vê Damião e Mariano apresentarem um recurso bem-sucedido. Contudo, a agonia persiste durante os quinze dias até a nova decisão. Nesse período, ela precisa entregar temporariamente Paulinho e Letícia ao suposto pai.
Diante da perda da guarda, Esmeralda toma uma decisão firme. Dessa vez, sem envolver os pais nem Jacira, ela retorna ao lixão com as crianças, contando com o apoio de Garibaldo, e o esposo de Dona Rita, e dos moradores, determinados a protegê-la.