Confira o resumo da novela A Gata que vai ar ao entre os dias 27/11 a 16 de fevereiro, às 16h15 no SBT e fique por dentro de tudo que acontecerá.
Saiba o que vai acontecer na novela nos próximos dias
Capítulo 31, segunda 27 de novembro
Paulo chora de felicidade ao poder conhecer seus filhos. Lorena convence Augusto a aceitar o compromisso entre Paulo e Esmeralda, pois do contrário, terminará na prisão. Esmeralda diz a Jacira que se encontrou com Paulo no barranco e lá eles se beijaram. Silencioso vai ver Dona Rita porque sabe que ela tem algo a lhe dizer. Dona Rita o leva a cabana de Perla para que a veja. O Silencioso se surpreende ao ver Perla. Mariano diz a Paulo sobre a reunião que seus pais farão para anunciar seu compromisso com Esmeralda, e que apenas o farão por uma exigência do Silencioso, e não por terem a aceitado. Virginia diz a Centavinho que não podia sair de casa, pois seus pais a trancaram. Mariano diz a seus pais que ama Esmeralda, e vai lutar para conquistá-la. Augusto o pede para esquecer dessa mulher. Mariano convence Mônica a lutar para recuperar Paulo. Eugenia diz a filha que Paulo não a merece, mas ela deveria vingar-se. O Silencioso leva Perla para sua casa, e diz que a ama, e se sente muito feliz em tê-la recuperado. Esmeralda se surpreende quando o Silencioso diz que Perla é sua esposa. O Silencioso diz a Esmeralda que Perla na realidade é Branca, sua esposa, e eles tiveram uma filha, chamada Renata. Esmeralda diz que agora que já encontrou Branca, deveria procurar Renata e ser feliz. Assim podeira deixar de lado sua vingança. Silencioso responde que agora que Branca perdeu a razão, mais do que nunca, deseja se vingar.
Perla diz a Esmeralda que está muito feliz por ter encontrado sua família e, como segredo, diz que ela é sua filha. Esmeralda diz que nada a faria mais feliz, mas está certa que eles encontraram Renata. Silencioso diz a Perla que está feliz por encontrá-la, e que quando limparem seu nome dirão a Esmeralda que ela é Renata, a filha perdida. Domênico fica furioso ao chegar a seu comercio e se dar conta que lhe roubaram tudo. Durante os preparativos da festa de compromisso de Paulo e Esmeralda, Augusto diz a Paulo que seus problemas com Esmeralda não vão se solucionar, e que a partir deste dia muitas desgraças o atingirão. Domênico procura Garrancho e o ameaça com uma arma. Inês propõe a Garrancho que comecem a assaltar casas, e a primeira será a de Paulo. Chega a festa de compromisso de Paulo e Esmeralda. Eugenia e Mônica vão para humilharem Paulo. Esmeralda chega a casa dos “Martinez Negrete” com Fernando e Augusto, que se surpreende ao ver Branca. O Silencioso diz a Lorena que a imprensa está presente e é um ótimo momento para que ela e Augusto se desculpem com Esmeralda. Paulo, zangado, diz a Mônica que novamente seus pais e Fernando estão decidindo seu futuro e o de Esmeralda, e que não deseja fazer parte desta farsa. Perla se assusta ao ver Augusto. Fernando pede que ele que se afaste de sua esposa. Durante a reunião, Lorena apresenta Esmeralda a todos como a futura esposa de seu filho Paulo. Mônica, sarcástica, propõe um brinde a “A Gata”, referindo-se a Esmeralda. Augusto, bêbado, diz a seus convidados que Fernando o obrigou a comprometer seu filho com Esmeralda, uma garota, que não é nada mais que uma gata do lixão.
Leia também:
- Resumo Cúmplices de um Resgate: capítulos
- A Infância de Romeu e Julieta: Resumo dos capítulos
- Resumo A Gata: capítulos
- Resumo Um Refúgio para o Amor: capítulos
- Resumo Abismo de Paixão: capítulos
Fernando diz a Esmeralda que os “Martinez Negrete” assinaram sua sentença de morte e diz á Paulo que seu pai é um ladrão. Paulo diz a Esmeralda que enfim estão comprometidos. Esmeralda responde que, mesmo assim o ódio e o rancor seguirão imperando entre suas famílias. Fernando diz a Paulo que ele terá que ir pessoalmente a sua casa pedir a mão de Esmeralda. Lorena diz a Mariano que seu pai se surpreendeu ao ver o Silencioso e tem o pressentimento que coisas muito ruins ocorrerão. Esmeralda diz a Jacira que ama Paulo e por ele é capaz de deixar tudo. Ela diz que se Fernando seguir disposto a vingar-se, ela irá embora de sua casa. Mercedes diz ao Silencioso que tudo seria mais fácil se ele revelasse a verdade a Esmeralda. Ele responde que ainda não é tempo, pois antes precisa limpar seu sobrenome e fazer os “Martinez Negrete” pagarem por tudo que causaram a ele e sua família. Augusto sofre um derrame cerebral e é hospitalizado. Lorena diz a Paulo que todo o ocorrido com seu pai é culpa sua, que ele e Esmeralda juntos vão matar seu pai de desgosto.
Esmeralda fica preocupada quando Mercedes diz que Fernando seguirá com o processo contra Augusto. O doutor diz a Lorena, Paulo e Mariano que Augusto sofreu um derrame cerebral, e por isso pode ficar em uma cadeira de rodas. Esmeralda diz a Fernando que Augusto sofreu um derrame. Ele responde que não pode fazer nada, e que possivelmente a raiva é que o adoeceu Augusto, e isso muda seus planos de vingança. Fernando diz a Esmeralda que levou Perla a um médico e, após exames, foi constatado que ela não tem nada, e sua “loucura” é sintoma da dor que sofreu ao perder filha e esposo. Paulo procura Esmeralda para queixar-se de Fernando, por ele estar seguindo com o processo contra Augusto. Ele a pede que detenha Fernando, pois está desesperado.
Esmeralda tenta interceder por Paulo e sua família. Silencioso diz que Paulo é igual Augusto, um aproveitador. Esmeralda se zanga e diz que Paulo é um bom homem, além de ser o pai de seus filhos. Esmeralda pede a Dona Rita que a receba novamente em sua casa. Esmeralda e Mônica se encontram. Monica diz segue apaixonada por Paulo, e se ele lhe der outra oportunidade lutará por seu amor. Esmeralda responde que ela e Paulo se amam. Esmeralda vê Mônica beijar Paulo e, zangada, os diz que deixará o caminho livre. Esmeralda diz a Jacira que seguramente Paulo vai voltar com Mônica, e ela voltará a morar com Dona Rita, pois não pode seguir vivendo em um ambiente de rancor e vingança. Augusto culpa Paulo por sua desgraça, e por ter colocado os olhos em Esmeralda. Paulo responde que o Silencioso só está cobrando o que Augusto o roubou, e isso não é sua culpa. Mariano diz a Lorena que vai ver o Silencioso para tentarem chegar em um acordo. Mariano diz ao Silencioso que se fará responsável por todos os crimes de seu pai. Silencioso responde que jamais permitiria que um inocente pague pelo que não fez. Esmeralda finalmente sai da casa do Silencioso com seus filhos e começa a procurar trabalho.
Esmeralda consegue trabalho em um jardim de infância. Esmeralda se zanga com Dona Rita ao vê-la fazendo uma limpeza com ervas em seus filhos. Esmeralda diz que os levará para serem vacinados, pois suas famosas limpezas com ervas não vão garantir a saúde dos bebês. Paulo fica feliz quando Gisele elogia suas pinturas. Gisele diz que ele sempre retrata a mesma mulher, e desejaria saber quem é. Paulo responde que é a única mulher que ama. Domênico vai ver Esmeralda na casa de Dona Rita para dar-lhe as boas vindas e dizer que ela pode contar com ele, incondicionalmente. Esmeralda agradece o seu oferecimento. Lorena discute com Augusto porque ele está bebendo demais. Augusto tenta sair de casa, mas um policial o informa que ele terá que continuar por lá.
Domênico, o italiano, chega à casa de Dona Rita com presentes para os bebês de Esmeralda. Neste momento chega Paulo, que diz que Domênico não tem que dar nada para seus filhos, nem para Esmeralda. Esmeralda diz a Paulo que ele também não tem direito de estar ali. Domênico diz que ama Esmeralda e lutará por ela. Damião diz ao Silencioso que os ?Martinez Negrete? vão lhe devolver todo o dinheiro que roubaram. Silencioso responde que o dinheiro é o que menos lhe importa, e o que quer é limpar seu sobrenome para dar a Esmeralda. Esmeralda diz a Jacira que Mariano a convidou para o zoológico e lhe parece ser um bom rapaz. Jacira recomenda que Esmeralda tenha cuidado. Augusto diz a Mariano que vai se aproveitar do amor de Paulo e Esmeralda para se salvar do escândalo que poderia ter com a exposição do ?roubo? ao Silencioso. Lorena diz a Paulo que precisa tornar público seu compromisso com Esmeralda.
Paulo pede a Esmeralda a oportunidade de fazê-la se apaixonar por ele e construírem uma vida juntos. Esmeralda aceita. Garrancho e seus amigos fazem mais um assalto. Gisele se apresenta a Lorena e diz que está organizando uma exposição com as pinturas de Paulo e gostaria que ela e a família estivessem presentes. Dona Rita se zanga porque não a levam nada para comer. Perla vai à casa dos ?Martinez Negrete?, já que se lembra que aquela é sua casa. Com a ajuda de Maria, Paulo leva sua filha para passear. Maria, ao ver que Paulo está demorando muito para voltar, se assusta, e conta o ocorrido a Esmeralda. Esmeralda pensa que Paulo fez o que fez para roubar sua filha e pressioná-la a fazer com que o Silencioso tire a queixa contra Augusto. Paulo se preocupa porque já é tarde e há ameaça de chuva. Augusto diz a Lorena que a vida está lhe cobrando por todo mal que fez. Paulo volta completamente molhado com o bebê e Esmeralda, ao ver a criança, se desespera e pergunta o que Paulo fez com sua filha.
Esmeralda se zanga com Paulo ao se dar conta que sua filha está doente. Paulo, muito triste, diz que não era sua intenção, mas que a levará imediatamente ao doutor. Domênico chega e oferece sua ajuda. Esmeralda diz a Paulo que ele é um mal pai, e só queria fazer mal a ela e sua filha porque as odeia. Domênico leva Esmeralda e sua filha ao hospital. O doutor diz a Esmeralda que sua filha está com pneumonia e pode morrer. Paulo se queixa com Mariano que Esmeralda e Dona Rita estão o culpando pela enfermidade de sua filha. Mariano responde que elas têm razão, pois ele agiu de forma irresponsável. O Silencioso diz a Jacira e a Mercedes que se sente muito agoniado por não saber nada de Esmeralda e dos bebês. Augusto recebe um oficio no qual o notificam da retirada de sua licença de advogado.
Paulo, desesperado, procura sua filha por vários hospitais. Augusto enfurece-se ao ver Silencioso e Perla. Paulo exige a Domênico que diga em que hospital estão Esmeralda e sua filha. Domênico se nega a lhe dar a informação e diz que Esmeralda não deseja vê-lo. Jacira diz ao Silencioso que Letícia está com pneumonia. Augusto ordena Mariano que assuma a sua defesa. Mariano aceita, mas diz que não usará de provas falsas nem de mentiras para colocar o pai em liberdade. Lorena diz a Augusto que Mariano não quer usar provas falsas para ajudá-lo, pois está apaixonado por Esmeralda. Lorena diz a Augusto que se tudo ruir, ainda resta o recurso de seus netos. Ela pensa que eles precisam começar a tentar ganhar a confiança de Esmeralda, já que essa seria a melhor forma de mostrar interesse em seus filhos.
Mariano e Paulo estão zangados porque Dona Rita lhes deu um banho de água fria, com um balde. Paulo diz a Mariano que só lhe resta confiar que Domênico dê seu recado a Esmeralda. Mariano mostra muito interesse por Esmeralda, tanto que Paulo pergunta se ele se apaixonou por ela. Domênico diz a Esmeralda que Paulo quer ver sua filha, que cometeu um erro sim, mas tem esse direito, pois é pai. Esmeralda responde que Paulo poderá ver sua filha, mas ela não estará presente. Domênico diz a Paulo que Esmeralda aceita que ele veja sua filha, mas ela não deseja vê-lo. Dona Rita diz a Esmeralda que Domênico pagou todos os gastos de Letícia no hospital, e que ama muito seus filhos. Rita aconselha Esmeralda a aceitar o italiano. Esmeralda responde que Paulo é o único homem que ama. Paulo chora em frente à sua filha, e se sente culpado por sua enfermidade.
Dona Rita acusa Paulo em frente ao Silencioso, dizendo ser ele o culpado pelo estado de Letícia. Com a ajuda de Garrancho, Inês rouba todos os pertences de um hospede de um hotel. Jacira fica surpresa quando Lorena diz que deseja muito ver seus netos. Jacira diz que o título de avó se ganha, e ela jamais demonstrou qualquer afeto para com eles. Gisele diz a Paulo que um colecionador gostou muito de seus quadros e comprou todos. Lorena se surpreende quando Perla diz que Augusto roubou sua filha. Lorena diz a Augusto que não conseguiu ver os filhos de Paulo, mas que se encontrou com Perla, a louca. Gisele flerta com Paulo. Esmeralda, desolada, recrimina o Silencioso por não estar lutando por encontrar sua filha. Esmeralda diz a sua filhinha que ela precisa lutar por sua vida.
Capítulo 32, terça 28 de novembro
Letícia é transferida para outro hospital, pois sua doença segue avançando. Domênico diz a Lupe que pagou o hospital com o dinheiro que Paulo o deu, mas para onde vão transferir o bebê de Esmeralda é muito caro, e talvez nem vendendo seu negócio ele consiga o suficiente para pagar. Lupe brinca, dizendo que ele deveria assaltar um banco. Paulo exige que Domênico diga em que hospital está sua filha. Esmeralda, chorando, diz a Jacira que Paulo não se importa com ela. Neste momento Paulo chega e diz estar ali para apoiar Esmeralda e sua filha. Paulo, chorando, pede a Letícia que lute por sua vida e que o perdoe. Esmeralda diz que ele não precisa se culpar, pois Letícia irá viver. Augusto pergunta a Mariano como vai sua defesa. Mariano diz a seus pais que a filha de Paulo está em estado muito grave no hospital.
Lorena pensa ser esse um bom pretexto para visitá-la e fingir que a notícia lhe tocou o coração. Mariano a questiona se ela verdadeiramente não sente nada. Lorena responde que por ela a criança poderia morrer. Paulo e Esmeralda estão muito felizes, pois Letícia começa a apresentar melhora. Paulo diz a Maria que está feliz porque pode estar com sua filha, que está melhorando. Lorena vai até o hospital para ver a filha de Esmeralda, mas acaba se encontrando com o Silencioso e eles discutem. Esmeralda diz que eles precisam respeitar sua dor. Lorena descobre Virginia e Centavinho se beijando e, furiosa, esbofeteia a filha. Centavinho intervém e Lorena também o esbofeteia. Domênico pede Esmeralda em casamento. Justo neste momento Paulo chega.
Capítulo 33, quarta 29 de novembro
Paulo pede que Esmeralda vá descansar, pois ele ficará com sua filha. Esmeralda responde que ficará ali e Domênico lhe oferece sua companhia. Paulo responde que de nenhuma maneira irá embora. Domênico diz a Paulo que pediu Esmeralda em casamento e fará todo o possível para ganhar e merecer seu amor. Paulo responde que Esmeralda é a mulher que ama. Mercedes fica muito feliz porque Damião terminou sua faculdade de advocacia. Damião diz que tudo que conquistou deve ao Silencioso. Damião diz ao Silencioso que deseja participar do caso contra Augusto. Paulo e Esmeralda ficam muito felizes porque sua filha começa a mostrar cada vez mais sinais de melhora. Virginia diz a Centavinho que não quer eles se separem. Centavinho responde que o lixão não é lugar para ela, mas se ela deseja mesmo estar com ele, a levará a cabana de Perla.
Lorena, hipócrita, diz a Esmeralda e Paulo que está muito preocupada com a bebê e sugere que a criança e Esmeralda passem uma temporada em sua mansão. Paulo estranha a oferta e Lorena diz que descobriu em si um sentimento muito grande por sua neta. Lorena se enfurece ao descobrir que Virginia não está em casa. Esmeralda agradece Mariano por seu apoio. O Silencioso pede a Esmeralda que volte para sua casa. Ela nega. Silencioso está a ponto de lhe dizer que é seu pai, mas Dona Rita chega e os interrompe. Esmeralda diz a Jacira que as vezes pensa que é a filha do Silencioso, e por isso ele a ajuda tanto. Paulo fala amorosamente com sua filha e diz que seu tio, Mariano, está apaixonado por sua mãe.
Capítulo 34, quinta 30 de novembro
Inês finge ser amável com Virginia para ganhar sua confiança e pergunta quem vive em sua casa. Na verdade, o que Inês planeja é roubar a mansão dos Martinez Negrete. Centavinho conta a Esmeralda que Virginia e ele irão viver juntos. Esmeralda, preocupada, diz que Virginia é menor de idade e não está acostumada a viver em situações adversas. Lorena acusa Centavinho de sequestrar sua filha e ele acaba detido pela polícia. Paulo diz a Esmeralda que já está trabalhando e pode pagar um apartamento para ela e seus filhos. Esmeralda responde que ele não tem nenhuma obrigação, pois entre eles não existe nada. Paulo diz que a ama. Lorena diz a Centavinho que o avisou que ele se arrependeria caso continuasse próximo a Virginia, e que agora irá apodrecer na prisão. Esmeralda diz a Paulo onde está Virginia, mas pede que ele não revele a ninguém. Paulo responde que ela tem sua palavra.
Paulo visita Virginia e ela diz estar muito feliz e que não pensa em deixar Centavinho nunca mais. Mariano visita seu pai. Domênico novamente tenta convencer Esmeralda a se casar com ele. Esmeralda responde que adoraria poder amá-lo, mas ama Paulo e só pode estar com ele. Virginia chora quando Garibaldo diz que Centavinho foi levado por policiais. Esmeralda, zangada, diz a Jacira que Paulo prometeu que não faria nada contra Centavinho e fez. Lorena diz a Mariano que tem que fazer com que condenem Centavinho. Mariano responde que Lorena não contará com ele para condenar um inocente. Paulo convence Esmeralda que ele não traiu Centavinho, porque seria como trair sua irmã. Negam a Centavinho o direito de sair sob pagamento de fiança.
Capítulo 35, sexta 01 de dezembro
Esmeralda diz a Paulo que quer romper seu compromisso, pois só teve dor e humilhação por parte de seus pais. Ela diz que decidiu refazer sua vida com outro homem. Paulo, com ciúmes, diz que esse homem é Domênico. Esmeralda diz que não ama Domênico, mas estará agradecida por toda vida pelo que fez por seus filhos. Paulo, furioso, agride Domênico e exige que ele diga a Esmeralda que o dinheiro do pagamento do hospital foi dado por ele. Augusto diz a Mariano que ele é o dono do lixão onde Esmeralda vive, e vai desalojar todas as pessoas de lá. Domênico diz a Paulo que Esmeralda já aceitou se casar com ele, mas ela pediu para não dizer nada por medo que Paulo tire seus filhos. Centavinho é agredido na prisão. Paulo diz a Esmeralda que vendeu todos seus quadros para pagar os gastos médicos. Lorena emite uma ordem de despejo para todas as pessoas que vivem no lixão. Garibaldo convence os moradores do lixão que os responsáveis pela ordem de desalojamento são Virginia, Mariano e Paulo. Augusto diz a Lorena que o Silencioso conseguiu vetar a ordem de desalojamento. Mariano e Paulo tentam convencer Virginia a voltar para casa, ela responde que não voltará, pois ficará vivendo ali no lixão até Centavinho voltar.
Damião diz ao Silencioso que o juiz autorizou o cancelamento da ordem de desalojamento, por ter provas de que ele é o verdadeiro proprietário das terras onde fica o lixão. Mariano diz a seu pai que há uma ordem de embargo de seus bens. Paulo e Esmeralda estão juntos. Neste momento chega Gisele. Paulo a apresenta a Esmeralda. Esmeralda diz a Jacira que conheceu uma mulher chamada Gisele e ficou evidente que ela está interessada em Paulo. Jacira diz que a única coisa que ela precisa fazer para evitar qualquer relação entre Paulo e Gisele é perdoar Paulo. Silencioso diz a Mercedes que Damião já depositou a quantia que o juiz pediu, e muito brevemente ocorrerá o embargo de todos os bens de Augusto. Mercedes pergunta se o Silencioso não tem piedade de Augusto, um homem velho e doente. Ele responde que Augusto jamais teve consideração com alguém, além de que ele não quer nada além de seu sobrenome limpo, para dá-lo a Esmeralda. Esmeralda diz a Jacira que está procurando Domênico, para reclamar por todas as suas mentiras. Maria leva Virginia para visitar Centavinho na cadeia. Gisele flerta abertamente com Paulo, que diz amar Esmeralda. Lorena vai à casa de Silencioso e os dois discutem. Lorena ofende Perla e justo neste momento chega Esmeralda, que diz para ela não se meter com Perla. Mercedes pede que Esmeralda se lembre que Lorena é a mãe do homem que ama.
Resumo A Gata: capítulos de 04 a 08 de dezembro
Capítulo 36, segunda 04 de dezembro
Mercedes diz a Lorena que o Silencioso não irá recebê-la. Lorena começa a chamar o Silencioso aos gritos. Ele aparece e diz que há muitos anos uma mulher muito mais digna que ela perdeu seu esposo e filha por ninguém ter ouvido suas suplicas. Inês e Garibaldo planejam um roubo a mansão dos Martinez Negrete. Lorena suplica ao Silencioso que tenha piedade de seu esposo, pois ele está doente e talvez tenha que mudar de hospital. Silencioso diz que o mandaram para a prisão e não tiveram piedade. Lorena se coloca de joelhos e pede perdão. Silencioso diz que nem de joelhos vencerá seu orgulho e diz ser muito tarde para arrependimentos. Jacira diz a Paulo que Esmeralda está com ciúme de sua amiga Gisele. Domênico tenta beijar Esmeralda a força. Paulo chega e agride Domênico, que cai ferido. Garibaldo, Inês e alguns cúmplices entram na mansão dos Martinez Negrete. Uma ambulância chega para socorrer Domênico e a polícia chega para prender Paulo, pois Domênico o acusa de querer matá-lo. Inês e Garibaldo ameaçam matar Augusto e Lorena, caso não entreguem suas jóias. Lorena briga com Inês. Esmeralda fica desconcertada ao ver Inês e Garibaldo na mansão dos Martinez Negrete.
Garibaldo diz a Inês que por sua culpa chamaram Esmeralda, e ela os conhece e pode os denunciá-los a polícia. Um agente do ministério público diz a Paulo que Domênico entrou em coma e, se piorar ou morrer, sua situação também piora e muito. Esmeralda pede ao Silencioso que ajude Paulo. Silencioso vai ver Paulo e diz que fará o possível para tirar-lhe dessa situação. Esmeralda diz a Jacira que está preocupada com Virginia, e se surpreende ao vê-la em sua frente, dizendo não entender o que ocorre. Esmeralda a revela que estão acusando Paulo de atirar em Domênico. O Silencioso diz a Paulo que Esmeralda quer que ele declare em seu favor. Paulo agradece seu apoio, mas diz não ser necessário. Ele pede apenas que ele cuide de Esmeralda e de seus filhos. Mariano informa seus pais que Paulo está na prisão.
O Silencioso diz a Virginia que ela não deve se sentir culpada pelo que seus pais fizeram, pois sempre será bem-vinda em sua casa, como se fosse sua própria filha e que não a faltará nada. Paulo é transferido para um presídio e lá encontra Centavinho, que fica feliz em vê-lo. Dona Rita se apresenta para depor contra Paulo. O Silencioso diz a Damião e Mariano que quando Paulo ficar livre, não será mais contra sua união com Esmeralda. Virginia diz a Esmeralda que Mariano a contou que seus pais inventaram um roubo para esconder as coisas da mansão, antes que as mesmas fossem embargadas. Mariano diz a Paulo que junto com os advogados do Silencioso, estará também ele, ajudando em tudo que puder. Mariano diz a Paulo que seu amor com Esmeralda está maldito, e o melhor é que ele se esqueça dela. Dona Rita se surpreende ao ver o Silencioso. Ele diz que eles precisam conversar
Capítulo 37, terça 05 de dezembro
Mariano diz a Gisele que o Silencioso vai ajudar Paulo a sair da prisão. Jacira encontra Lupe, que diz que não foi Paulo quem atirou em Domênico. Jacira tenta tirar mais informações, mas Lupe percebe e não diz nada. Esmeralda vai ver Paulo na prisão e o diz que logo ele sairá dali. Ela conta que Silencioso a disse que não será mais contra a união deles. Esmeralda e Paulo se beijam e justo neste momento chega Gisele. Paulo, surpreso, pergunta o que ela faz ali. Gisele diz que foi visitá-lo, e assim será em todos os dias da visita. Virginia diz a Perla que a dói muito que Centavinho esteja preso, ainda mais por sua mãe ser a culpada. Gisele diz a Paulo que quando ficar livre, deveria mudar de vida e esquecer Esmeralda, pois ela só trouxe problemas. Paulo responde que o amor que sente por Esmeralda é puro e limpo, mas muitas pessoas trataram de corromper esse sentimento. Esmeralda descobre que Inês tem muitas joias roubadas.
Inês pede que Esmeralda não se meta em suas coisas, pois não tem nenhum direito. Damião diz ao Silencioso que devido aos Martinez Negrete já terem um processo contra, o juiz não autorizou Paulo a sair sob fiança. Esmeralda diz ao Silencioso que os Martinez Negrete não inventaram nada quanto ao roubo, que Inês tirou a informação para roubar de Virginia, e ela junto com Garrancho foram os que invadiram a mansão dos Negrete. Esmeralda pede a Damião que ajude Paulo. Damião vai a casa dos Martinez Negrete fazer um inventário de seus bens para seguir com o embargo. Augusto, furioso, o insulta e menospreza. Inês diz a Garrancho que Esmeralda levou as joias roubadas. Garrancho responde que Esmeralda ganhou um inimigo. Garrancho briga com Casimiro, que cai e bate a cabeça, morrendo instantaneamente.
Silencioso diz a Damião que procure um lugar para guardar todo o que foi embargado de Augusto, e que não deixe nada com os “Martinez Negrete”, pois Augusto é muito ardiloso. Virginia diz a Esmeralda que esteve a ponto de suplicar ao Silencioso que tivesse piedade de seus pais. Esmeralda responde que ela mesma já pediu isso várias vezes, mas não conseguiu nada. Virginia diz a Centavinho que Damião está fazendo o possível para provar sua inocência. Gisele tenta convencer Paulo a se afastar de Esmeralda e de seus pais. Paulo responde que ama Esmeralda e ninguém o fará mudar isso.
Garrancho diz a Inês que ninguém deve saber o que ocorreu com Casimiro. Ele também diz que Esmeralda levou as joias. Esmeralda diz a Jacira que Gisele estava com Paulo. Damião diz a Mariano que sua defesa ao invés de ajudar Paulo, o afundará mais e mais. Inês diz a Garrancho que eles precisam sair do bairro, pois os vizinhos já começam a suspeitar que existe algo errado. Vários presos organizam um motim para obrigar o diretor do presídio a falar com eles. Paulo diz a Cuco que não participará do motim, Cuco o esbofeteia. Augusto vai à casa do Silencioso para falar com ele.
Capítulo 38, quarta 06 de dezembro
Augusto vai ver o Silencioso e o recrimina por ter despojado todos os seus bens. Silencioso diz que só está recuperando o que ele lhe roubou. Augusto diz que um juiz o condenou. Silencioso responde que levará essa acusação até as últimas consequências. No motim, os presos pegam o diretor do presídio como refém. Esmeralda, desesperada, se mete na prisão atrás de Paulo. Ela vê que alguns presidiários apontam suas armas a Paulo. Damião diz ao Silencioso que o motim foi controlado e que Centavinho ficará em liberdade no dia seguinte. Esmeralda vai ver Domênico para tratar de convencê-lo a não declarar contra Paulo. Centavinho fica em liberdade. Esmeralda se surpreende quando Micaela se apresenta diante dela como esposa de Domênico. Domênico pede a Micaela que vá embora. Esmeralda suplica a Domênico que diga a verdade e inocente Paulo. Domênico diz a Micaela que ela não significa nada para ele.
O Silencioso propõe a Paulo tirá-lo da prisão, desde que ele se afaste de Esmeralda. Paulo responde que se o preço pela liberdade é perder o amor de Esmeralda ele prefere ser condenado. Silencioso diz que apenas estava o colocando a prova. Agora que ele viu que seu amor é sincero, o deixará em liberdade e permitirá que se case com Esmeralda. Mariano diz a Paulo que ele precisa se declarar culpado, e mostrar arrependimento, para que assim sua sentença seja menor. Paulo responde que o Silencioso o disse outra coisa, e assim ficará em liberdade. O Silencioso diz a Esmeralda que Paulo, Mariano e Virginia são boas pessoas, e não importa de quem sejam filhos.
Damião diz a Mariano que se deu conta que ele veio dirigindo o carro de seu irmão. Esmeralda fica feliz quando Damião diz que o juiz aceitou um novo recurso e é uma questão de tempo para que Paulo saia da prisão. Perla pergunta ao Silencioso por qual motivo ele ainda não pode dizer a Esmeralda que ela é a verdadeira filha deles. Silencioso responde que antes deve limpar seu nome. O Padre Rivas diz a Paulo que pode casá-lo em uma semana. Paulo pede Esmeralda em casamento e ela aceita. Micaela diz a Domênico que quando ele sair do hospital o levará de volta a seu povoado. Mariano instrui Domênico para declarar contra Paulo. Lupe diz a Domênico que vai depor a favor de Paulo, dizendo que ele é inocente. Domênico diz a Lupe que caso diga a verdade, ele irá para a prisão. Lupe responde que aceita sua culpa, mas que Domênico também irá para a cadeia.
Mariano diz a Paulo que ele será condenado a muitos anos, pois Domênico o acusou. Jacira declara que ela foi quem atirou em Domênico. Lupe pede perdão a Esmeralda e a confessa que foi ele quem atirou em Domênico. Esmeralda diz que eles precisam falar com Damião, ele saberá o que fazer. O Silencioso diz a Damião e Esmeralda que existem provas que Domênico mentiu. Assim sendo, Paulo ficará livre. Paulo fica muito feliz ao ver Esmeralda e seus bebês. Eles se beijam. Mariano os observa. Paulo agradece ao Silencioso por tudo que fez por ele e diz que se casará com Esmeralda, pois ela é o amor de sua vida. Mariano, zangado, diz a Gisele que fez todo o possível para que Paulo ficasse na cadeia, mas não conseguiu. Gisele diz a Mariano que tirará Paulo de Esmeralda. Quando isso acontecer ele deve aproveitar para ficar com Esmeralda de uma vez por todas.
Capítulo 39, quinta 07 de dezembro
Paulo fica em liberdade e faz planos com Esmeralda. Eles se casarão dentro de uma semana. Esmeralda começa a procurar por seu vestido de noiva. Paulo diz a Gisele que o relacionamento entre eles será estritamente profissional. Mariano diz a Inês que Silencioso tem um projeto que concede bolsas de estudos a jovens com poucos recursos. Ele gostaria que ela fosse uma dessas pessoas beneficiadas. Inês responde que não vai aceitar que a humilhem com essa suposta ajuda. Esmeralda vai ver Dona Rita para lhe dizer que vai se casar com Paulo. Dona Rita diz que viu nas cartas que ela será a mulher mais infeliz desse mundo. Ela volta a tirar as cartas e diz que Esmeralda ficará só e sem seus filhos. Gisele confessa a Paulo que está apaixonada por ele, mas não espera ser correspondida. Gisele diz a Lorena que vai se encarregar de que Esmeralda nunca consiga ser feliz com Paulo. Damião visita a casa dos Martinez Negrete para informar-lhes que o juiz já deu a ordem para desocuparem a casa. Lorena, furiosa, diz a Augusto que é uma mulher de estirpe e elegância, por isso não conseguiria viver em um simples apartamento. Gisele diz a ela que não a abandonará. Silencioso diz a Mercedes que ela já demonstrou várias vezes que merece sua confiança. Assim, deseja deixar seu patrimônio sob seus cuidados, caso lhe aconteça algo. O Padre Rivas diz a Paulo que já tem tudo pronto para o seu casamento com Esmeralda. Paulo diz a Esmeralda que vão inaugurar uma nova galeria e ele gostaria de levá-la na inauguração, como sua esposa. Virginia diz a Centavinho que se sente muito triste, pois seus pais não querem recebê-la. Esmeralda está provando seu vestido de noiva. Paulo chega e Jacira diz que ele não pode ver a noiva vestida antes da cerimônia, pois não traz sorte. Paulo responde que não acredita em superstições.
Capítulo 40, sexta 08 de dezembro
Mercedes e Jacira se escandalizam ao ver Paulo entrar enquanto Esmeralda prova seu vestido de noiva. Domênico recrimina Dona Rita, dizendo que todo o tempo o esteve enganando com a promessa de que Esmeralda algum dia se casaria com ele, tudo para tirar dinheiro dele. Dona Rita responde que não tem a culpa se ele não soube ganhar o amor de Esmeralda. Domênico tenta asfixiar Rita, mas nesse momento chega Henrique e dá um murro em Domênico, deixando claro que ele nunca mais deve voltar a se meter com Dona Rita. Paulo diz a Esmeralda que falta pouco para que termine o mural. Paulo diz a seus pais que se casará em dois dias, e queria muito contar com a benção deles, Augusto não responde. Henrique diz a Perla que a admira por ela ter uma bela voz. Esmeralda se surpreende e a pergunta se ela foi cantora, assim como sua mãe. Perla responde que não. Jacira pede que Dona Rita não atormente Esmeralda com suas cartas. Ela responde que as cartas não mentem. Esmeralda leva seus filhos para Lorena e Augusto verem. Ele diz que nada garante que essas crianças sejam seus netos. Esmeralda diz a Augusto que ele é um malvado, e seus netos não tem culpa alguma de sua amargura e ressentimento. Paulo, muito feliz, pede a Mariano que seja seu padrinho de casamento. Gisele diz a Paulo que o ama. Paulo responde que a única mulher que ama é Esmeralda. Mônica recomenda que Esmeralda não se sinta tão segura de que se casará com Paulo.
Resumo A Gata: capítulos de 11 a 15 de dezembro
Capítulo 41, segunda 11 de dezembro
Esmeralda conta a Jacira que Mônica disse que ela não se casará com Paulo. Jacira responde que Mônica está com inveja, pois Esmeralda se casará com o homem que ama. Silencioso agradece Paulo por fazer Esmeralda feliz. Paulo responde que ele é ainda mais feliz, porém desejaria que Esmeralda soubesse que Fernando e Perla são seus verdadeiros pais, pois isso a faria completa. Fernando responde que primeiro ele precisa limpar seu sobrenome. Durante a exposição, Gisele não perde a oportunidade de flertar com Paulo e assim provocar Esmeralda. Mariano pede a Esmeralda que dance com ele, pois seguramente ela será a noiva mais linda do mundo. Esmeralda responde que talvez não seja a mais linda, mas certamente é a mais feliz. Para provocar ciúmes em Paulo, Gisele diz que já sabe que Mariano está apaixonado por Esmeralda.
Esmeralda e Paulo sofrem um acidente. Mariano chega ao local e os socorre. O Doutor diz ao Silencioso que Esmeralda está em estado gravíssimo. Já o estado de Paulo é menos grave. Mariano chora diante de Esmeralda, que está inconsciente. O doutor diz ao Silencioso que a condição de Esmeralda é muito grave e existem poucas possibilidades de que sobreviva. Silencioso implora para que o doutor salve sua filha. Ao ver Gisele chegar, Mariano pergunta por que ela está ali. Ela responde que descobriu sobre o acidente porque aconteceu muito próximo a galeria. Gisele diz que o acidente ocorreu devido ao seu desejo de que não houvesse casamento entre Paulo e Esmeralda. Lorena diz a Augusto que Paulo e Esmeralda não se casaram, pois sofreram um acidente. Augusto, contente, pergunta se Esmeralda morreu. Lorena responde que Paulo está em coma e Esmeralda em estado muito grave. Lorena revela medo de que Esmeralda morra, pois sabe que Paulo não viveria sem ela.
Capítulo 43, terça 12 de dezembro
Jacira diz ao Padre Rivas que ama Esmeralda como uma irmã, e que não se moverá do hospital até vê-la acordar e sorrir. O Padre responde que ela deve confiar e aceitar a vontade de Deus. O Doutor diz ao Silencioso que Esmeralda sofreu um dano na medula espinhal e, caso sobreviva, certamente ficará paraplégica. Ele se lembra de que existe um médico, muito famoso, que já conseguiu reverter um caso de paralisia semelhante. Lorena diz a Mercedes que deseja ajudá-la com as crianças. Mercedes diz que já tem uma garota que a ajuda. Lorena responde que as crianças são filhas de Paulo e, assim, seus netos. Gisele diz ao Doutor que Paulo está tentando dizer algumas palavras. O médico diz ser um bom sinal. Mariano pergunta ao Silencioso como está Esmeralda, pois se ocorrer algo ruim com ela, ele não poderia resistir. Silencioso responde que percebeu que ele ama sua filha. Silencioso, chorando, diz a Jacira que Esmeralda ficará paraplégica, mas não deseja que ninguém saiba. Mercedes aceita deixar Lorena com seus netos, que os leva até Augusto. Augusto rejeita as crianças. Gisele se enfurece, pois mesmo inconsciente Paulo chama por Esmeralda. Gisele descobre que Esmeralda está em estado grave e ficará paraplégica. Gisele visita Esmeralda para matá-la, mas Silencioso aparece e salva a filha. Paulo recobra os sentidos e diz a Mariano que um carro começou a segui-lo e os fechou. Depois disso não se lembra de mais nada. Gisele se enfurece ao ver Mônica e diz que não permitirá que ela veja Paulo.
Esmeralda agradece ao Silencioso pela forma com que ele cuida dela. Ela o diz que deseja ser como ele e cuidar de seus filhos com a mesma. Paulo pede a Esmeralda que aceite se casar com ele, já que se amam e tem lindos filhos. Esmeralda pede um tempo, enquanto se prepara para uma cirurgia. Silencioso diz a Paulo que o doutor que vai operar Esmeralda está para chegar e dentro de poucos dias ela será operada. Augusto diz a Lorena que ainda guarda a esperança de que seus filhos fiquem do seu lado. Augusto diz a Lorena que vai proibir que ela volte a ver os filhos de Esmeralda. Lorena responde que não permitirá isso, pois as crianças são seus netos. Mariano diz a Paulo que o Silencioso terá que colocar no nome de outra pessoa os seus bens antes que Augusto faça uso do documento que roubou e tome tudo o que lhe pertence. Esmeralda diz a Jacira e Perla que não queria se casar estando em uma cadeira de rodas, mas Paulo a convenceu. Augusto diz a Gisele que sabe que essa história de que Mariano a violou é mentira, mas para ele é indiferente, pois seus filhos, estão como se estivessem mortos para ele, já que apoiam Silencioso. Mariano diz ao Silencioso que Augusto roubou uns documentos assinados em branco.
Paulo assina um suposto contrato de trabalho com Gisele. Ela sorri, dizendo ter Paulo em suas mãos. Silencioso diz a Mariano que talvez ele estava de acordo com seu pai para lhe armar uma armadilha. Mariano responde que ainda que não acredite, ele está ao seu lado, disposto a assumir as consequências de seu descuido. Damião diz a Mariano que não acredita que ele tenha perdido o documento. Eles se agridem e Silencioso os separa. Perla diz a Esmeralda que foi ao lixão se despedir de Renata. Esmeralda pergunta se ela é a filha que Perla e Silencioso perderam. Perla não responde, já que ao longe vê Augusto e se assusta. Esmeralda tenta convencer Augusto a deixar o ódio para trás e que aceite que Paulo e ela irão se casar. Augusto pede a Esmeralda que repense no que diz, já que não é digna de seu filho, pois ainda que se vista de seda, não passa de uma gata suja do lixão. Mariano diz ao Silencioso que para salvar seus bens ele precisa transferir tudo para o nome de Esmeralda. O Silencioso responde que não, que só o fará quando seu sobrenome estiver limpo. Esmeralda diz ao Silencioso que Augusto a afirmou que irá destruí-los. O Silencioso diz a Damião e Mariano que vai lutar contra Augusto com a verdade, pois confia na justiça. Paulo se zanga com Gisele ao saber que o suposto contrato que assinou a dá direito sobre suas obras. Jacira se preocupa porque sai para fazer compras com Perla e ela desaparece.
Capítulo 44, quarta 13 de dezembro
Gisele pede um beijo a Paulo. Neste momento chegam Silencioso, Mariano e Damião que se surpreendem ao vê-los juntos. Mariano diz a Paulo que se ele não ama Esmeralda o correto seria deixá-la. Silencioso afirma que não permitirá que Paulo brinque com sua filha. Diógenes, por ordem de Augusto, sequestra Perla. Gisele se faz de vítima e diz a Paulo que Mariano a violou. Silencioso pergunta a Esmeralda se ela sabe que Paulo a engana com Gisele. Esmeralda, chorando, diz que Gisele tem razão em dizer que Paulo está com ela por pena. Silencioso diz a Paulo que vai pagar caro por sua traição. Silencioso se surpreende quando Esmeralda diz que Perla está desaparecida. Paulo tenta falar com Esmeralda. Jacira pede para que ele vá embora. Lorena diz a Augusto que o entregou um documento capaz de resolver todos os seus problemas, por isso deveria estar feliz, ao invés de estar sempre preocupado e de mal humor.
Augusto responde que seu sentimento mudou ele pedirá o divórcio. Mariano tenta reconfortar Esmeralda e diz que encontrará Perla apenas para vê-la sorrir. Paulo explica a Virginia que não enganou Esmeralda, pois foi Gisele que o beijou. Silencioso diz a Dona Rita que Branca (Perla) foi sequestrada, enquanto isso Perla chora desesperada em uma cabana. Mariano diz a seu pai que ele não só é um ladrão, como também um mal agradecido, e que irá embora com Lorena. Paulo pede a Gisele que o libere do contrato assinado, pois só assim poderá arrumar algumas coisas importantes de sua vida. Paulo tenta explicar a Esmeralda o que ocorreu com Gisele, diz que a única mulher que ama é ela. Esmeralda responde que sabe que ele a ama, mas que também sente pena, e ela não quer estar a seu lado como um estorvo. Augusto confessa a Lorena que há muitos anos se apaixonou por uma mulher, mas que ela nunca o levou em consideração, pois ele era um homem casado. Lorena exige que ele a diga quem é. Em um descuido de Diógenes, Perla consegue escapar.
Capítulo 45, quinta 14 de dezembro
Gisele chama Esmeralda para conversar e Augusto chega. Gisele a insulta e caçoa de sua condição. Augusto diz que ela precisa se dar conta que Paulo sente apenas pena por ela. Gisele e Esmeralda se insultam mutuamente, e Gisele diz que seria uma atitude muito nobre se Esmeralda decidisse “liberar” Paulo desse compromisso moral que o faz ficar com ela por pena. Esmeralda responde que eles se amam muito, e isso basta para tudo. Gisele diz que jamais permitirá que Esmeralda e Paulo sejam felizes. Augusto diz a Lorena que já está chegando a data do julgamento e logo voltarão a mansão que o Silencioso os tirou. O Silencioso cede todos os seus bens a Damião. Esmeralda está a ponto de entrar na cirurgia. Paulo volta a pedir que se casem. Esmeralda aceita. Lorena confessa a Mariano que foi ela quem roubou o documento do Silencioso. Mariano responde que ela fez muito mal. Lorena diz que fez o que qualquer mulher faria para salvar sua família. Esmeralda e Paulo procuram o padre Rivas para que os case. Augusto diz a Gisele que já tem o nome do hospital e do médico que irá operar Esmeralda. Paulo diz a Jacira que havia planejado casar-se com Esmeralda, mas não encontraram o padre Rivas. Lorena diz a Augusto que contou a verdade para Mariano. Augusto responde que quando recuperar todos os seus bens não terá dó nem piedade de ninguém, nem dela. Gisele coloca uma serpente na cama de Esmeralda.
A serpente morde Esmeralda e os médicos a atendem de imediato. O Doutor Cisneros diz a Paulo que não poderá operá-la porque seu estado é muito crítico. Mariano diz a Lorena que Esmeralda está em estado grave. Paulo diz que daria sua vida em troca da de Esmeralda. Lorena pensa que seria melhor que Esmeralda morresse. Gisele diz a Augusto que jurou impedir o casamento entre Paulo e Esmeralda e cumpriu, por isso devem festejar. Doutor Cisneros diz ao Silencioso e Paulo que Esmeralda teve uma parada respiratória. Silencioso pede a Deus que não leve sua filha. Virginia mostra seu apoio a Paulo. Lorena chega e diz a Virginia que a dói que não se falem. Paulo tenta fazer sua irmã e mãe se reconciliarem. Augusto, desesperado ao ver que não consegue fazer com que Perla se esqueça de sua vida ao lado de Fernando, a insulta e pede a Diógenes que cuide dela. Lorena diz a Virginia que está feliz em recuperá-la e pede que volte a viver com sua família. Virginia responde que está feliz ao lado do homem que ama e irá se casar com ele. Lorena diz a Virginia que ela não pode se casar com um homem tão insignificante. Virginia responde que Carlos (Centavinho) é o amor de sua vida, e espera que Lorena respeite isso. O Doutor diz a Paulo e Silencioso que Esmeralda está melhorando. Mariano diz a Paulo que Gisele está disposta a tudo para não permitir que ele seja feliz com Esmeralda.
Capítulo 46, sexta 15 de dezembro
Gisele vai ao hospital e, como encontra Mercedes dormindo, quer enforcar Esmeralda. Nesse momento chega Jacira e tira Gisele do quarto aos empurrões. Mercedes desperta assustada. Jacira diz que Gisele está proibida de entrar no quarto de Esmeralda. Silencioso diz para Gisele não se meter mais com Esmeralda, pois do contrário terá um inimigo por toda a vida. Jacira diz a Paulo que Esmeralda está o chamando. Esmeralda acorda e agradece Paulo por ele ser o primeiro que ela vê ao abrir os olhos e pergunta como foi a cirurgia. Paulo diz que não a operaram, pois ela foi mordida por uma serpente. Ele diz que a cirurgia só ocorrerá quando ela se recuperar por completo. O Doutor Cisneros diz a Paulo que é necessário que Esmeralda se submeta a cirurgia, do contrário jamais voltará a andar. Xavier garante que mesmo sem a cirurgia, Esmeralda voltará a caminhar. Esmeralda diz a Paulo que não vai ser operada. Paulo se zanga com Xavier por meter ideias absurdas na cabeça de Esmeralda. Ele responde que tem todo direito de dizer a Esmeralda sua opinião de médico. Esmeralda diz ao Silencioso que não vai ser operada, mas que trabalhará duro junto ao doutor para que volte a caminhar. O Silencioso responde que não está de acordo com isso, mas respeitará sua decisão. Virginia diz a Paulo que ele está com ciúmes do doutor, por isso o tratou tão mal. Damião diz a Augusto que o Silencioso é como seu pai, e Esmeralda como sua irmã, e que será capaz de tudo para defendê-los.
Lorena pede a Augusto que devolva o documento ao Silencioso. Augusto ri e Lorena diz que se não o apresentar em juízo, ela mesma dirá que ele o roubou. Augusto responde que ela não seria capaz de se virar contra ele. Lorena responde que, por seus filhos, é capaz de tudo. Augusto tenta agredi-la, mas Mariano chega e a defende. Paulo se desculpa com Esmeralda por não estar de acordo com sua decisão, mas por amá-la, irá apoiá-la. A polícia procura por Inês. Ela acredita que Garibaldo a denunciou. Mônica propõe a Lorena contratar os serviços de um detetive para que averigue quem é a mulher com quem Augusto a engana. Lorena pergunta a Gisele se ela tem a ver com a serpente que mordeu Esmeralda. Ela diz que para voltar a fazer mal a Esmeralda ela terá que passar por cima de seu cadáver. Dona Rita diz a Esmeralda que Inês foi embora, pois a polícia estava em seu encalço. Esmeralda diz que precisam procurá-la para ajudá-la e não se meter em um problema ainda maior. Lorena diz a Paulo que Gisele é muito perigosa, e seria melhor se ele fosse pra longe com Esmeralda. Paulo responde que Esmeralda não irá aceitar partir. Inês planeja, junto a Billy e Raí, sequestrar Esmeralda. O Silencioso diz a Paulo que o julgamento de Augusto será difícil e ele pode sair vencedor. Ele pede a Paulo que cuide de Esmeralda e Perla caso o resultado seja favorável a Augusto. Paulo responde que não tem com o que se preocupar, pois protegerá Esmeralda até com sua própria vida, se necessário.
Esmeralda pede a Garibaldo que diga onde está Inês. Ele responde que não sabe. Ela diz que eles precisam encontrá-la, para ajudá-la. Augusto segue tentando fazer com que Perla esqueça sua vida com Fernando, mas se desespera com o insucesso. Paulo recrimina Augusto por ter tentado agredir Lorena. Augusto diz ao filho que foi Lorena quem roubou o documento do Silencioso. Lorena adverte Augusto que ele irá se arrepender. Mônica diz a Mariano que ela e sua mãe contrataram os serviços de um detetive para saber quem é sua amante. Paulo confessa a Esmeralda que foi Lorena quem roubou o documento do Silencioso, e que se envergonha disso. Esmeralda diz estar decepcionada, pois acreditava que Lorena os apoiava. Paulo pede que não diga nada ao Silencioso. Esmeralda responde que não pensava em fazê-lo. O detetive entrega a Lorena um relatório sobre Augusto. Augusto tira Perla para tomar sol e se surpreende ao ver Gisele. Esmeralda, apoiada por Mariano e Paulo, organiza uma quermesse no lixão. Lorena chega ao lixão para pedir a Esmeralda que a permita ajudá-la. Esmeralda pede que ela seja a madrinha da cerimônia.
Inês chega e ameaça Virginia e Esmeralda com uma arma de fogo. Esmeralda tenta convencê-la de que está agindo mal e que a polícia a procura. Esmeralda diz que vai ajudá-la. Inês responde que não precisa de ajuda, pois vai sequestrá-la. Manuel grita pedindo ajuda. Chegam uns policiais e levam Inês. Ao ver a cena, Dona Rita fica angustiada. Esmeralda diz que contratará um advogado para Inês. Augusto confessa a Gisele que Perla, a mulher que mantém presa, é a esposa de Fernando Santa Cruz. Gisele sorri, satisfeita, dizendo estar feliz com isso, pois se ela é a mãe de Esmeralda, seu desaparecimento está a fazendo sofrer. Augusto responde que caso Gisele se meta com Branca, ele mesmo a matará, pois ela é a mulher que ama. Esmeralda informa ao Silencioso e a Paulo que decidiu internar-se na clínica do Doutor Penuela, pois ele disse que assim ela voltaria a caminhar num tempo relativamente curto. Virginia diz a Paulo que deve confiar em Esmeralda. Paulo responde que não é desconfiança o que sente, e sim um enorme vazio sem ela. Paulo, desolado, pede a Deus que tenha piedade de Esmeralda.
Resumo A Gata: resumo de 18 a 22 de dezembro
Capítulo 47, segunda 18 de dezembro
Perla finge que confia em Augusto para conseguir voltar para sua família. Augusto segue tentando fazer com que ela se esqueça de Fernando e acredite que ele é seu esposo. Paulo cuida dos bebês de Esmeralda. Esmeralda diz ao doutor Penuela que precisa voltar a caminhar, para correr e voltar a abraçar a seus filhos e a Paulo. O Doutor Penuela diz a Manuel que está completamente apaixonado por Esmeralda. O Silencioso diz a Jacira, Mercedes, Damião e Paulo que Esmeralda decidiu que eles não devem visitá-la. Paulo diz ao Silencioso que deveriam tirar Esmeralda imediatamente da clínica, pois lá ela irá esquecê-los. O Silencioso pede a Paulo que confie em Esmeralda e respeite sua decisão. Esmeralda chora ao se lembrar de seus filhos. Paulo diz a Manuel que ama Esmeralda e seus filhos, e eles são o motor para que ele siga lutando para ser uma pessoa melhor. Virginia escuta quando o Doutor Penuela diz a Manuel que está apaixonado por Esmeralda. Dona Rita vai a prisão e Inês desmaia. Rita fica muito preocupada.
Dona Rita se angustia ao ver que Inês desmaiou. Esmeralda continua com sua terapia e já consegue sustentar as pernas. Inês está triste e pensa que seria melhor morrer. Uma outra detenta a diz que sua avozinha precisa dela. A Doutora da penitenciaria diz a Inês que ela está esperando um filho. Paulo diz a Mariano que o doutor Penuela está apaixonado por Esmeralda. Mariano diz que Paulo deveria se sentir tranquilo, pois Esmeralda é mulher de apenas um homem. Para demonstrar a Perla que é seu esposo, Augusto a leva para fora de sua mansão. Perla se sente feliz, mas logo se angustia e sai gritando por Silencioso pela rua. Silencioso, furioso, ameaça Augusto com uma arma e ele o diz que encontrou Perla por mera casualidade. Virginia diz a Esmeralda que Paulo foi visitá-la e se zangou com o Doutor por ele ter o permitido vê-la. Jacira diz a Esmeralda que Perla apareceu e, ao que parece, Augusto a tinha sequestrada. Esmeralda, zangada, recrimina o Doutor Penuela por não ter passado uma ligação de Jacira. Augusto diz a Mariano que é inocente e ele tem que defendê-lo. Mariano responde que vai defender, mas se comprovar que o pai é culpado, ele não só perderá um advogado, como também perderá seu filho.
Capítulo 48, terça 19 de dezembro
Gisele se apresenta na casa de Augusto e Lorena. Lorena diz que Augusto está detido, acusado de sequestrar a esposa do Silencioso. Esmeralda diz a Perla que Augusto não é seu esposo. O Silencioso diz a Esmeralda que Paulo está certo de que foi Martin quem sequestrou Perla. Paulo responde que seu pai cometeu muitos erros, mas não é um sequestrador. O Silencioso diz a Augusto que é capaz de tudo por vingança. A Policia e o Silencioso vão ao local onde Augusto mantinha Perla, mas não encontram nenhuma evidência que condene Augusto. Mariano diz a seu pai que conseguiu sua liberdade, pois não encontraram evidencias de que ele sequestrou Perla, pois se encontrassem provas, ele seria condenado a prisão perpétua. Lorena pergunta a Augusto se a esposa do Silencioso é a mulher pela qual ele está apaixonado. Augusto responde que ele jamais se apaixonaria por uma louca.
Esmeralda pede ao Doutor Penuela que a informe quando as pessoas a visitarem, pois existem muitas pessoas que dependem dela. Gisele visita Esmeralda para insultá-la e fazê-la acreditar que Paulo correu para seus braços. O Doutor Penuela informa Paulo sobre a visita de Gisele. Paulo adverte Gisele que não volte a incomodar Esmeralda, a mulher que ama. Garibaldo visita Inês e pergunta se é verdade que está esperando um filho. Inês responde que muitas vezes o pediu para que tivessem um filho e formassem uma família, mas ele nunca aceitou. Garibaldo responde que ainda não podem ser uma família. Inês diz a ele e Dona Rita que tomou uma decisão com respeito a seu filho. Esmeralda diz a Virginia e a Paulo que sairá caminhando da clínica.
Paulo diz ao Silencioso que Esmeralda o convidou para uma festa, que ocorrerá no instituto. Gisele diz a Augusto que ela a deve um favor, pois se a polícia não encontrou nenhuma evidencia de que Perla esteve sob seu poder foi graças a sua intervenção. Dona Rita encontra algumas cartas e documentos que guardava para Esmeralda e decide entregá-las ao Silencioso. O Silencioso diz a Jacira que ainda que Augusto ganhe o julgamento, não recuperará nem um só centavo, pois toda sua fortuna agora pertence a Damião. Gisele liga para Esmeralda para assegurar-se de que ela está com Paulo. Entre os documentos que Dona Rita entrega ao Silencioso, existe um que pode provar a fraude de Augusto. Silencioso entrega a Damião para que o apresente em juízo. Paulo chega a festa. Gisele usa uma roupa igual a de Esmeralda e coloca uma droga no copo de Paulo.
Xavier escuta a voz de Gisele e diz a Manuel que essa é a mulher que incomoda Esmeralda e é preciso tirá-la dali. Paulo se sente mareado e vai ao banheiro. Gisele tenta seduzi-lo, mas se zanga quando Paulo só fala de Esmeralda e acaba dormindo. Xavier e Manuel dizem a Esmeralda que Gisele esteve ali e tinha uma roupa idêntica à dela. Esmeralda se surpreende, pois Paulo disse que apenas ia ao banheiro e não voltou mais. Lorena diz que certamente Gisele tem algo a ver com isso. Esmeralda, Lorena e Mariano encontram Paulo e Gisele seminus na cama. Gisele, hipócrita, diz a Esmeralda que havia a dito que mantinha uma relação com Paulo e ela não acreditou. Esmeralda responde que não acreditou antes e muito menos acreditará agora, pois Gisele drogou Paulo.
Capítulo 49, quarta 20 de dezembro
Lorena, furiosa, esbofeteia Gisele e a expulsa do apartamento. Paulo começa a reagir e Gisele tenta fazê-lo acreditar que tiveram relações intimas. Esmeralda diz a Paulo que acredita nele e que Gisele o drogou. Diógenes exige que Augusto pague pelo que lhe deve referente ao sequestro de Perla. Damião diz a sua mãe e ao Silencioso que vá ao juizado entregar as provas. Silencioso pede que ele tenha muito cuidado, pois em suas mãos leva as provas de sua inocência. Lorena se zanga ao ver Augusto bêbado. Mercedes se angustia ao procurar Damião e descobrir que ele não dormiu em casa. Ela diz ao Silencioso que algo deve ter ocorrido a Damião, pois ele não costuma dormir fora de casa.
Mariano chega e diz que Damião sofreu um acidente e está em estado muito grave no hospital. Lorena chama Paulo e Virginia para informar-lhes que Augusto voltou a beber. Augusto pede que não se metam em sua vida. O doutor Montano diz ao Silencioso e Mercedes que o estado de Damião é grave. Paulo pede permissão ao instituto para levar Esmeralda por alguns dias. Paulo leva Esmeralda durante um fim de semana. Ela recebe uma ligação e suspende o passeio com Paulo para que possa estar ao lado de Damião. O doutor Montano diz a Esmeralda que o estado de Damião ainda é grave, porém ele está respondendo bem ao tratamento.
Augusto mostra um documento a Lorena e diz que recuperará tudo. Lorena pega e tenta rasgar. Augusto o recupera e exige que ela deixe a casa, pois não quer inimigos sob seu teto. Perla diz a Jacira que Augusto é o culpado de tudo e ela é a única pessoa que pode denunciá-lo. O Silencioso diz a Paulo que se Damião não se recuperar, sua ruína será iminente. Paulo responde que ele se encarregará de Damião. Centavinho, Maria e Tony tentam convencer Garibaldo a frequentar uma escola. Ele responde que o que precisa é dinheiro. Paulo diz a Mariano que está cheio de Gisele e não sabe quanto tempo ainda terá de suportá-la. Esmeralda não se dá conta, mas Gisele a segue. Gisele está a ponto de tacar lhe uma pedra na cabeça, mas Paulo chega. Paulo diz a Esmeralda que eles devem se casar imediatamente. Ela responde que primeiro quer lhe fazer uma surpresa.
Capítulo 50, quinta 21 de dezembro
O Silencioso se zanga ao saber que Esmeralda sofreu uma queda e ninguém o informou nada. Esmeralda o diz que ela mesma pediu que não o dissessem nada, pois já tem problemas o suficiente. Paulo a diz que com o que aconteceu, quer se casar imediatamente com ela. Esmeralda responde que quando se casarem será porque se amam, e não por outros motivos. Esmeralda ainda diz que só se casarão quando o julgamento entre Augusto e o Silencioso acabar e Damião estiver com a saúde recobrada. Gisele diz a Augusto que tem uma surpresa reservada à Paulo. Paulo se surpreende quando tenta fazer uma transferência de dinheiro e não consegue. O gerente do banco diz que sua conta está bloqueada. Mariano diz a Paulo que Gisele foi quem bloqueou sua conta. Gisele diz a Paulo que só desbloqueará sua conta se ele deixar Esmeralda para sempre.
Paulo responde que jamais deixará a mulher que ama, ainda que morra de fome. Lorena pede que Augusto desista do processo contra o Silencioso. Augusto responde que tem tudo para ganhar. Dona Rita ganha um prêmio na loteria. Centavinho propõe casamento a Virginia e ela aceita. Mariano diz ao Silencioso que eles não têm dinheiro para nada. Virginia e Centavinho dizem à Lorena que irão se casar. O detetive diz ao Silencioso que existe um homem que pode acusar formalmente Augusto. Diógenes ameaça Augusto, dizendo que irá assassiná-lo se não o pagar. Gisele dá dinheiro a Diógenes e pede que ela vá para o mais longe que puder. Lorena diz a Paulo que Virginia quer se casar, mas que tem uma doença muito grave em que, caso engravide, ela morrerá.
Capítulo 51, sexta 22 de dezembro
Mariano e Paulo se preocupam por não saberem nada de Lorena. Garibaldo visita Inês na prisão para lhe dizer que irá estudar a fim de dar uma melhor vida ao filho que esperam. Inês, amargurada, diz que ele só está estudando para agradar Esmeralda, e a culpa por todo mal que lhe ocorreu. Garibaldo zangado diz que se Inês quer que ele machuque Esmeralda, isso é o que vai fazer. O Silencioso diz a Mariano e Paulo que levou Perla ao lugar onde estava acostumada a cantar e isso a fez pensar que talvez Lorena tenha sido levada por Augusto, assim como ela foi. Orientam Dona Rita a fazer uma boa ação e ajudar Mercedes, que está destroçada por seu filho, Damião. Dona Rita entrega um cheque ao Silencioso para os gastos de Damião no hospital.
Resumo A Gata: capítulos de 25 a 29 de dezembro
Capítulo 52, segunda 25 de dezembro
Paulo e Mariano entram no apartamento de Augusto e Lorena e a encontram. Augusto tenta convencê-los de que ela está bem e que o lugar de Lorena é com ele. Gisele encontra Augusto bêbado e, furiosa, diz que ele tem que portar-se bem, porque tem um julgamento para ir. Gisele diz a Lorena que eram aliadas, e não entende o momento em que ela passou para o outro lado. Lorena responde que foi no momento que se meteu com seus filhos e acusou Mariano de violá-la. Durante o julgamento do Silencioso, este acusa Augusto de roubar lhe todos seus bens e de ter destruído sua família. Perla se lembra que anos atrás Augusto a confessou que preparou uma armadilha para tirar Fernando de seu caminho e ficar com toda sua fortuna. Inquieta, Perla pede para depor, mas o juiz a pede que espere ser solicitada. Esmeralda tenta tranquilizar Perla. Dona Rita diz estar triste por suas lembranças. O diretor do presídio diz a Tilico que não aceitarão reduzir sua pena. Perla diz a Esmeralda que tem medo que a maldade de Augusto seja a herança de seus filhos. Esmeralda diz que a maldade não é hereditária, pois Mariano, Paulo e Virginia são bons. Durante o julgamento, Augusto se declara inocente de tudo que o acusam e diz ao juiz ter um documento. Mariano diz ao juiz que o documento foi roubado. Paulo afirma que o que Mariano diz é verdade. Augusto os olha furioso e cai desmaiado. Paulo e Mariano se preocupam e dizem ao juiz que precisam levar Augusto ao hospital. O doutor diz a Paulo e Mariano que Augusto precisa com urgência de um transplante de fígado ou morrerá. Gisele diz a Paulo que liberará suas contas apenas se ele se casar com ela. Lorena diz a Augusto que Gisele está convencendo Paulo do muito que lhe importa sua saúde e que, casando se com ela, terá suas contas liberadas. Lorena diz a Augusto que ele pode morrer, pois é apenas um estorvo. Gisele diz a Paulo que assim que se casarem seu dinheiro estará disponível imediatamente. Paulo aceita.
Capítulo 53, terça 26 de dezembro
Paulo aceita casar-se com Gisele, mas deixa claro que só o faz para que ela lhe devolva seu dinheiro e assim seja possível salvar seu pai. Esmeralda visita Inês na prisão para mostrar-lhe seu apoio e dizer que seu caso já está nas mãos de bons advogados. Inês, ingrata, responde que odeia Esmeralda e que entende que ela jamais a amou. Esmeralda responde que ela sim a ama como uma irmã. O doutor diz a Gisele que sua doença não tem cura, e para controlá-la deve tomar diariamente seu medicamento. Gisele responde que o que a fazia falta era o amor de Paulo e agora que ela o terá, não precisa mais de seus serviços. Esmeralda está angustiada porque pressente que Paulo fará algo e não quer lhe dizer. Ela diz a Perla que sentia como se ele estivesse se despedindo. Gisele diz a Virginia que se casará com Paulo e não a convidará, pois será algo íntimo. Esmeralda diz ao Doutor Penuela que sente como se sua vida estivesse desmoronando e não sabe a razão. Virginia chega e a revela que Paulo se casará com Gisele para que ela libere suas contas bancarias. Esmeralda diz que precisa impedir Paulo de cometer essa loucura. Gisele e Paulo se encontram e discutem. Gisele espalha um liquido tóxico pelo apartamento em que está com Paulo e diz que por ele nunca esquecer Esmeralda, prefere que eles morram juntos. Ela acende um fósforo e ateia fogo no local. Chegam Virginia, Centavinho, Esmeralda e Xavier. Gisele diz a todos que Paulo tentou matá-la. Paulo diz que Gisele precisa de ajuda, pois está louca. Esmeralda responde que ele também precisa de ajuda, pois iria se casar sem ao menos avisá-la. Eles acabam brigando. Lorena diz a Paulo que Augusto precisará ser operado imediatamente. Gisele diz a Lorena que ainda que não se suportem, precisam aliar-se para destruir Esmeralda. O doutor diz a Lorena que a cirurgia de Augusto foi um sucesso e agora os resta torcer para que o organismo de Augusto não rejeite o novo órgão.
Lorena diz a Gisele que ela pode chantagear Paulo com sua enfermidade, para que ele não a deixe. O Padre Rivas diz a Esmeralda que Paulo esteve ali para pedir-lhe perdão e dizer que apenas aceitou se casar com Gisele para salvar a vida de seu pai. Esmeralda responde que ele deveria ter tido confiança nela desde o primeiro momento, mas agora já é tarde, pois está muito ferida para perdoá-lo. Esmeralda se esforça para caminhar. Tanto Xavier quanto Manuel a incentivam para que siga adiante, dizendo que Paulo e seus filhos precisam dela bem e de pé. Paulo pede perdão a Esmeralda. Ela o diz que o grande problema entre eles não é falta de amor, mas sim de confiança. Mariano e o Advogado Osório dizem ao Silencioso que o juiz decidiu-se a seu favor. Silencioso responde que sonhou tanto com esse momento que não sabe se ri ou se chora. Mariano diz que deve realmente se sentir feliz porque enfim se fez justiça e ele ficou livre de toda culpa. Lorena, sarcástica, diz a Augusto que o que tanto temia ocorreu, pois seu pior inimigo o venceu e seu próprio filho, Mariano, o deu as costas. Finaliza dizendo que seria melhor que ele morresse, pois já não vale mais nada. O Silencioso diz a Perla que por fim o juiz determinou sua inocência e seu nome está limpo para poder dá-lo a Esmeralda. Perla pede a Fernando um pouco de tempo para que Esmeralda e Paulo arrumem sua situação. Paulo procura Esmeralda. Ela diz que está muito decepcionada e ainda não se considera pronta para perdoá-lo. Paulo diz que vai voltar ali todos os dias para pedir lhe perdão. Lorena diz a Gisele que ela precisa seguir fingindo estar doente, pois Paulo é muito sentimental e jamais a deixaria. Paulo diz a Mariano que sente que essa nova separação de Esmeralda será definitiva, porque ela jamais aceitará que ele siga pendente de Gisele e não pode deixá-la assim tão doente como está. Esmeralda diz a toda sua família que tem algo a dizer-lhes. Ela lhes agradece todo o apoio que a ofereceram, se coloca em pé e caminha.
Capítulo 54, quarta 27 de dezembro
Esmeralda consegue caminhar. Perla, Jacira e o Silencioso a observam emocionados. Esmeralda propõe a Jacira e Perla que passem um dia no campo. Gisele segue se fingindo de doente. Lorena a apoia e permite que ela vá até Esmeralda para chateá-la. Paulo diz a Mariano que segue longe de Esmeralda, pois ela não se mostra interessada em manter um diálogo com ele. Mariano diz ao irmão que ele precisa entender que a situação para Esmeralda é muito difícil, mas não deve desistir dela. Jacira, Esmeralda e Perla se divertem muito. Num descuido, deixam Paulinho sozinho e Gisele se aproveita para levá-lo. Ela o deixa próximo a um lobo para que o animal ataque o bebê. Esmeralda, Jacira e Perla se dão conta que Paulinho não está e se angustiam. Paulo chega e todos estão procurando pelo bebê. O Silencioso diz a Mercedes que Perla não atende o celular. Mercedes, para tranquilizá-lo, diz que elas devem estar passeando, já que Esmeralda já pode caminhar. Paulo encontra seu filho e o resgata. Esmeralda vê Gisele entre as arvores e a olha furiosa. Garibaldo diz a Gisele que viu tudo que ela fez e realmente ela deve ser uma mulher muito má, pois nem a ele ocorreria fazer mal a um bebê. Dona Rita diz que os vizinhos de edifício a tiraram de seu apartamento. Esmeralda diz a Paulo que foi Gisele quem levou seu bebê. Garibaldo diz a Gisele que ele também odeia Esmeralda e sugere que se unam para destruí-la. Paulo diz a Esmeralda que foi atrás de Gisele e não a encontrou em lado algum. Mariano diz ao Silencioso que a sentença já foi proferida e ele pode tomar posse de todos os seus bens. Silencioso responde que não tomara nada, basta seu nome limpo e todo o dinheiro será para ele, Paulo e Virginia. Mariano resiste em aceitar a oferta, mas o Silencioso diz que eles merecem. Damião diz a Esmeralda que se lembra dela desde quando eles eram crianças.
Capítulo 55, quinta 28 de dezembro
Esmeralda diz a Xavier que Gisele quer prejudicar seus filhos, e por isso é melhor que ela parta da casa do Silencioso. Xavier diz a Esmeralda que há muita gente que a ama, e ela não pode desaparecer de uma hora pra outra. Esmeralda diz que ela pode aguentar qualquer ameaça, mas ataque a seus filhos não. Xavier diz a Esmeralda que alguém está ajudando Gisele a lhe fazer mal e ele acredita que essa pessoa seja Lorena. Esmeralda vai até a casa de Gisele para dizer que ela pode estar conseguindo enganar a todos, mas a ela não. Esmeralda diz estar certa de que ela foi quem tentou matar seu filho. Esmeralda esbofeteia Gisele. Mariano diz a Lorena que o Silencioso os devolveu a casa e todo o dinheiro. Augusto ouve e se enfurece, já que sente que isso foi como uma esmola do Silencioso. Lorena, hipócrita, diz que o Silencioso é mesmo um grande homem. Paulo exige que Xavier não se coloque entre ele e Esmeralda.
Xavier responde que só apoia Esmeralda porque ela é incapaz de solucionar seus problemas sozinha. O Silencioso diz a Paulo que Esmeralda decidiu ir embora com seus filhos por medo que Gisele volte a tentar machucá-los. Tanto Perla como Jacira dizem a Paulo que Esmeralda vai porque ele não a apoia o suficiente. Perla diz que ele deveria acreditar em Esmeralda antes de que em qualquer outra pessoa. Esmeralda diz a Gisele que vai partir, mas se ela fizer mal a alguma das pessoas que ama, voltará para fazê-la pagar. Mariano também culpa Paulo por levar Gisele ao convívio de todos eles. Garibaldo diz a Inês que já se aliou a Gisele para destruir Esmeralda. O Silencioso diz a Gisele que acredita em Esmeralda e ela afirmou tê-la visto tentando fazer mal a seu bebê. Assim, deseja que ela se afaste de Esmeralda e seus netos, do contrário conhecerá o verdadeiro Fernando Santa Cruz.
Capítulo 56, sexta 29 de dezembro
Lorena segue atormentando Augusto. Ela o humilha e o faz sentir se um verdadeiro estorvo. Augusto pede que ela tenha piedade. Lorena responde que terá a mesma piedade que ele sempre teve com ela e seus filhos. Jacira, desolada, diz ao Silencioso que eles deveriam deter Esmeralda e ele poderia dizer lhe que é seu verdadeiro pai. Silencioso responde que ainda não é o momento. O senhor Montalvo está encantado com os desenhos de Esmeralda. Jacira vai ao barranco com a esperança de ver Esmeralda. Mariano também vai ao barranco para ver Esmeralda. Jacira e Esmeralda se reencontram. Jacira diz que sente saudades dela e das crianças e a suplica que a permita ir com ela. Esmeralda aceita. Paulo, furioso, diz a Gisele que ela tinha levado seu bebê, mas agora se deu conta que Esmeralda sempre disse a verdade. Esmeralda diz ao Silencioso e Perla que está muito bem, porém no momento não irá vê-los. Paulo, furioso, diz a Gisele que sempre deveria ter acreditado em Esmeralda e a culpa por ela ter ido embora é só dela. Esmeralda se surpreende ao ver Paulo frente a ela e o diz que Gisele pode ter o seguido. Paulo diz a Esmeralda que não pode viver sem ela. Xavier diz a Manuel que Esmeralda não viu Paulo e acredita que ela esteja saindo de sua vida, ao mesmo tempo em que ele está entrando. Manuel o diz para não ter muitas ilusões. Paulo pede a Esmeralda que volte e que jamais voltará a falhar com ela. Paulo se zanga ao ver Xavier chegar. Esmeralda diz a Paulo que irá sair com Xavier e pede que ele vá embora. Paulo diz a Mariano que Esmeralda parecia outra quando disse que não queria voltar a vê-lo. Gisele ordena Garibaldo a assassinar Esmeralda. Paulo pede a Esmeralda que deixe seus filhos visitarem Lorena. Esmeralda responde ter medo e Paulo diz que ele irá protegê-los. Garibaldo pede a Mariano que o arrume um trabalho na casa de Esmeralda.
Resumo A Gata: capítulos de 01 a 05 de janeiro
Capítulo 57, segunda 01 de janeiro
Lorena diz a Paulo que vá embora e lhe deixe seu filho. Paulo responde que Esmeralda está muito nervosa com o caso do sequestro. Lorena responde que Gisele não teve nada a ver com o caso, pois esteve o tempo todo com ela. Paulo responde que não sabe mais no que acreditar, mas seu dever é acreditar em Esmeralda. Mariano leva Garibaldo a casa do Silencioso. Garibaldo, hipócrita, o pede perdão por todo mal que o fez. Lorena diz a Augusto que vão voltar a mansão, mas ela será sua única dona, já que ele não passa de um estorvo. Garibaldo diz a Esmeralda que anda procurando trabalho. Jacira diz que ele só sabe roubar. Esmeralda diz que ele está arrependido. Jacira responde que o arrependimento de Garibaldo é igual ao de Lorena, que agora só falta que Augusto e Gisele também se arrependam. O Silencioso oferece a Garibaldo emprego como guarda costas de Esmeralda. Ela responde que não precisa de um guarda costas. O Silencioso propõe que ele seja seu chofer. Garibaldo pede a Esmeralda que o aceite como seu chofer e ela aceita. O Silencioso entrega a Paulo e Mariano as chaves da mansão e os diz que podem se mudar quando queiram.
Garibaldo diz a Gisele que já sabe onde vive Esmeralda. Ela se surpreende ao ver Gisele em sua frente. Esmeralda diz a Mariano que agrediu Gisele, mas ela ameaçou mandar Paulo para a prisão. Mariano responde que ela não precisa se preocupar. Esmeralda diz que teme por seus filhos. Mariano a aconselha a não demonstrar medo a Gisele. Mariano diz a Gisele que o contrato de Paulo está nas mãos de um juiz e esse será o fim da linha pra ela. Gisele fica furiosa pensando que todos são seus inimigos e deseja se vingar de todos. Perla diz ao Silencioso que Esmeralda já deve saber que eles são seus pais e ele responde que Esmeralda só saberá de sua boca quando ela e Paulo se acertarem. Esmeralda vai à casa dos Martinez Negrete com a intenção de fazer as pazes. Lorena a diz que isso é inútil, pois Augusto a odeia. Esmeralda se surpreende. Perla volta a dizer ao Silencioso que deveriam dizer a Esmeralda que são seus pais.
Capítulo 58, terça 02 de janeiro
Perla diz ao Silencioso que eles deveriam dizer a Esmeralda são seus verdadeiros pais. Paulo diz a Jacira que Silencioso está lhe tirando o direito de desfrutar a convivência com seus pais. Esmeralda diz a Jacira que Augusto se opõe a seu casamento com Paulo porque conhece seu pai. Ela começa a desconfiar que se trata de Silencioso. Gisele diz a Lorena que vai vender uns quadros de Paulo em Paris. Ela afirma que aproveitará para curar-se e voltar renovada para conquistar o amor de Paulo. Lorena pede a Gisele que não vá até separar Esmeralda de Paulo definitivamente. Gisele responde que ela não precisa se preocupar, pois tem um plano. Esmeralda pede a Rita que a diga se Silencioso e Perla são seus pais. Rita responde que não sabe. Centavinho e Virginia levam o convite de seu casamento para Lorena. Furiosa, rasga o convite e os diz que se dependesse dela, eles jamais se casariam. Esmeralda diz a Mariano que precisa de seus serviços como advogado para que a acompanhe ao cartório porque deseja saber se Fernando e Perla são seus pais. Esmeralda agradece a Jacira pelo carinho que tem por seus filhos. Ela diz que decidiu investigar se Perla e Fernando são seus pais.
Mariano diz a Esmeralda que recebeu uma ligação de um advogado que representa um homem chamado Juan Garza e lhe pergunta se esse nome não soa familiar. Esmeralda responde que não. Paulo diz a Centavinho que Virginia padece de uma enfermidade hereditária, que não lhe permite ter filhos ou, se engravidar, pode morrer ao dar à luz. Centavinho diz que Virginia é o amor de sua vida, e se casará com ele, ainda que não possam jamais ter filhos próprios. Esmeralda por fim tem a certeza de que o Silencioso e Perla são seus pais. Paulo, zangado, diz a Mariano que um cliente dele diz ser pai dos filhos de Esmeralda. Mariano responde que já sabia e seguramente se trata de um erro. Paulo diz a sua mãe que um homem assegura que é o pai de seus filhos. Lorena diz que Esmeralda é uma mulher sob qualquer suspeita. Esmeralda, o Silencioso e Perla se abraçam chorando de felicidade. Silencioso diz que já pode gritar aos quatro ventos que ela é sua filha. Perla diz se sentir muito feliz, pois por fim sua família está unida. Lorena diz a Gisele que seguramente está por trás desse outro homem que reclama a paternidade dos filhos de Esmeralda. Gisele responde que não tem nada a ver com isso. Paulo se apresenta no escritório do advogado Gutierrez, que o diz que seu casamento com Esmeralda foi anulado e legalmente ele não tem nenhum direito sob seus filhos.
Capítulo 59, quarta 03 de janeiro
Paulo diz ao advogado Gutierrez que espera não ser vítima de uma mentira. Garibaldo deseja descobrir quem foram seus pais e o que ocorreu com eles. Mariano se zanga com Paulo por ir ao escritório do advogado Gutierrez sem ele. O advogado Gutierrez fala ao homem que diz ser pai dos filhos de Esmeralda que será necessário um teste de DNA. Jacira pergunta a Paulo se ele tem alguma dúvida sob a paternidade dos filhos de Esmeralda. Paulo responde que não. Paulo agride o homem que diz ser o verdadeiro pai dos filhos de Esmeralda. O advogado Gutierrez diz ao homem agredido por Paulo que eles podem processá-lo por agressão. Ele responde que não, que só deseja recuperar seus filhos. Paulo pergunta onde ele conheceu Esmeralda. Ele responde que no barranco. Paulo exige que ele diga quem o está pagando para dizer todas essas mentiras. O homem responde que os filhos são dele, que tem testemunhas, e irá pedir a Esmeralda que se case com ele. Esmeralda se zanga e diz a Xavier que sente que algo está errado. Garibaldo propõe casamento a Inês e lhe dá um anel de compromisso. Inês pergunta de onde ele tirou essa joia. Ele responde que o guardou desde seu último assalto, para dar-lhe algum dia. Inês diz que o anel é roubado, e por isso está na prisão.Triste, ela revela que o amava, mas já não deseja mais se casar com ele.
Capítulo 60, quinta 04 de janeiro
Dona Rita se casa e está muito feliz, pois o Silencioso é quem a entrega no altar. Lorena diz a Gisele que já conseguiu que Esmeralda cuide de Augusto, dessa forma poderá tê-la por perto e envenená-la contra Paulo. Mariano diz ao Silencioso que João Garza insiste ser o pai dos filhos de Esmeralda, e que inclusive está disposto até a fazer um teste de DNA. Paulo pergunta a Esmeralda se ela conhece um homem chamado João Garza. Ela responde que ouviu esse nome algumas vezes, mas não o conhece. Ela questiona se é esse o mistério que todos escondem. Silencioso diz a Mariano que Esmeralda não deve saber nada sobre João Garza. Mariano responde que chegará o momento que ela terá que saber. O Silencioso vai à casa de Tilico e o diz que Esmeralda é sua filha e irá defendê-la de tudo e todos. Ele o aponta uma arma. Tilico diz a Garibaldo que seu pai foi assassinado pelo pai de Esmeralda, e que deseja vingança. Paulo exige a Gisele que diga se ela tem algo a ver com João Garza. Gisele finge inocência e diz que seu único delito foi amá-lo. Mariano vai ao apartamento de Tilico para procurar provas de que ele mente. Tilico o encontra. Mariano diz saber que ele é um ex-presidiário, e é melhor que não siga adiante com sua farsa. Tilico diz que irá chamar a polícia. Mariano pede que o faça. Tilico diz que não tem problemas com a polícia, só prefere ajeitar as coisas pelas boas. Mariano diz ao Silencioso que está certo que João Garza deve ter antecedentes, porque se fosse honrado, o haveria denunciado à polícia e não a temeria.
Capítulo 61, sexta 05 de janeiro
Lorena consegue que Esmeralda aceite cuidar de Augusto, argumentando que uma enfermeira não teria a paciência necessária. Tilico mostra a Garibaldo alguns documentos que mostram que seus pais foram assassinados, e garante que irá se vingar dos responsáveis. Xavier diz a Manuel que sente que Lorena está fingindo sua enfermidade apenas para prender Esmeralda. Esmeralda dá um medicamento a Augusto e ele dá um tapa em sua mão. Paulo se dá conta e diz que o pai é muito mal agradecido. Augusto diz a Esmeralda que Lorena está fingindo estar doente. Jacira visita João Garza para ver se o reconhece e procurar uma prova de que ele mente.
Gisele diz a Esmeralda que vai passar uma longa temporada na Europa para vender os quadros de Paulo e está muito arrependida de tudo que lhe fez. Esmeralda responde que não acredita em nada. Lorena diz a Esmeralda que todos estão lhe escondendo que apareceu um homem que jura ser o pai de Paulinho e Letícia. Mariano diz a Paulo que enfim está livre do contrato de Gisele. Lorena diz a Gisele que Esmeralda caiu na armadilha e já começa a duvidar de Paulo. Augusto diz a Esmeralda que conheceu sua mãe quando esta era uma grande cantora que deixava os homens loucos. Paulo e Mariano chegam ao escritório do Advogado Gutierrez. Tilico chega ao mesmo tempo. Mariano diz a Tilico que segue acreditando que ele mente. Paulo exige que ele diga quem está o pagando para mentir. Tilico responde que certamente Paulo não mais desejará se casar com Esmeralda quando souber que ela mentiu sobre a paternidade dos filhos. Paulo pede provas do que Tilico está dizendo e Tilico mostra um exame de DNA.
Resumo A Gata: capítulos de 08 a 12 de janeiro
Capítulo 62, segunda 08 de janeiro
Tilico entrega ao advogado Gutierrez um suposto exame de DNA. Paulo o rasga e diz a Gutierrez que ninguém vai lhe tirar seus filhos. Tilico diz ao advogado que não vai tolerar que o insultem, e que o melhor é que ele fale diretamente com Esmeralda. Damião diz estar de acordo com isso. Micaela, furiosa, recrimina Domênico por querer fazer mal a Esmeralda. Domênico responde que Esmeralda irá pagar por ter preferido Paulo. Esmeralda insiste em apoiar Augusto, apesar de ser insultada e rejeitada por ele. Paulo diz a Esmeralda que não quer que ela se zangue por ele não contado que João Garza dizia ser o pai de seus filhos, mas agora que o homem exige que sua paternidade seja reconhecida as coisas estão se complicando. Esmeralda se surpreende e diz que não conhece esse homem. Augusto diz a Lorena que já não quer que Esmeralda cuide dele. Lorena responde que ela seguirá lá, ele querendo ou não. Augusto diz a Esmeralda que não se casará com Paulo, pois seu filho já começou a duvidar da paternidade de seus filhos. Esmeralda responde saber que ele a odeia e pergunta se ele foi quem contratou João para lhe fazer mal. Augusto sorri, sarcástico.
Capítulo 63, terça 09 de janeiro
Esmeralda diz a Damião que já sabe que um tal de João Garza diz ser o pai de seus filhos. Paulo diz a sua mãe que não entende porque Esmeralda não aceita sua companhia no encontro que tem com Tilico. Lorena sugere que ele vá, ainda que Esmeralda não queira. Esmeralda diz a Perla que não gosta que lhe ocultem as coisas. Perla diz que ocultaram por amá-la, e que ela deve entendê-la, pois também é mãe. Jacira diz ao Silencioso que deve confiar em Esmeralda, porque ela sabe defender-se muito bem.
Esmeralda diz a Paulo que irá ao encontro sozinha, e se ele confia nela deve esperar que volte para que falem. Esmeralda enfrenta Tilico e exige que ele diga de onde tirou essa história que é pai de seus filhos se ela nem sequer o conhece. Tilico diz ser um homem difícil de esquecer. Esmeralda insiste dizendo que a única coisa que deseja é que ele reconheça estar mentindo, pois o pai de seus filhos é Paulo. Paulo chega e Esmeralda, furiosa, diz que ele não confia nela, por isso irá terminar definitivamente sua relação com ele. Esmeralda diz a Augusto que já terminou sua relação com Paulo, mas está ali por Lorena. Augusto responde que Lorena a odeia tanto ou mais que ele. Esmeralda diz a seu pai que terminou sua relação com Paulo porque ele não confia nela. Silencioso responde que irá tirar satisfações com Paulo.
Capítulo 64, quarta 10 de janeiro
Esmeralda diz a seus pais que Paulo foi atrás dela no encontro com Tilico porque duvida dela. Silencioso diz a Paulo que terá que lhe explicar muitas coisas. Esmeralda diz que Augusto a fez ver que está lutando por algo impossível. Augusto, cínico, diz a Paulo que apareceu o verdadeiro pai dos filhos de Esmeralda. Paulo responde que tem certeza que alguém está pagando Tilico, e suspeita dele. Augusto sorri. Mercedes pede a Rita que leia as cartas para saber o que ocorrerá com Esmeralda. Rita tira as cartas e diz que ainda que muitas pessoas odeiem Esmeralda, apenas um deseja destruí-la. Paulo vai falar com Esmeralda, mas ela diz que não deseja mais voltar a vê-lo. Paulo se queixa com sua mãe dizendo que ela apenas finge estar apoiando Esmeralda. Rita diz a Mercedes que todos os invejosos que odeiam Esmeralda aparecem em suas cartas, e são Augusto, Gisele e Lorena. Mercedes diz que Lorena mudou e agora gosta de Esmeralda. Rita responde que em suas cartas consta que Lorena odeia Esmeralda. Xavier pede Esmeralda em casamento. Ela responde que apesar de tudo, segue amando Paulo. Xavier responde que entende isso, mas está disposta a conquistá-la. Paulo chega nesse momento e, furioso, exige uma explicação de Esmeralda. Ela diz ser livre para aceitar ou não a oferta de Xavier. O Silencioso pede a Paulo que entenda Esmeralda, e que no mínimo precisa respeitá-la. Paulo se desculpa por sua atitude e diz ao Silencioso que ama Esmeralda. Paulo volta a procurar por Esmeralda, mas ela o rejeita novamente. Lorena diz a Gisele que está triste, pois Paulo vai viajar e se encontrará com uma pintora chamada Vicky Suarez. Ele será seu mentor. Esmeralda segue brigando com Tilico, dizendo que ele é um mentiroso. Ele diz que brigará pela guarda das crianças e as levará para longe.
Capítulo 65, quinta 11 de janeiro
Esmeralda chora, desolada, ao sentir que perderá seus filhos, e acreditar que Paulo a abandonou, ela pensa em ir para longe com seus filhos, antes de quem alguém os tire. Garibaldo diz a Gisele que todos disseram que iriam fazer algo para destruir Esmeralda, mas não fizeram nada, e também não deixam que ele faça. Esmeralda diz a Mariano que Paulo não esteve com ela para apóia-la, ela complementa dizendo que á Paulo importa tanto seus filhos que ele decidiu-se sair á passeio em meio a tormenta que estão vivendo. Mariano responde que ela está enganada. Jacira diz a Esmeralda que foi muito injusta com Paulo, e que acredita que, ter se juntado aos Martinez Negrete a afetou moralmente. Damião diz a Esmeralda que o julgamento começará no mesmo dia, e que o tal de João Garza vai apresentar suas testemunhas. Esmeralda comenta sobre o temor que sente de perder seus filhos, Jacira comenta se ela está pensando em assassinar João Garza, pois ela a ajudaria. O Silencioso diz a Esmeralda que eles devem confiar na justiça divina, Esmeralda responde que não se transformará em uma criminosa, porém não descarta a idéia de ir embora para longe. Paulo diz a Vicky que se esqueceu de seu celular, e esperava uma ligação urgente. Mariano pede a Lorena que não o acompanhe nos tribunais, porque não pode localizar Paulo. Lorena diz a Mariano que morre por conhecer a pessoa que planejou tudo isso contra Esmeralda, para tirar-lhe seus filhos. Gisele vai até onde Paulo está, e ordena que Garibaldo o mate. O Juiz diz a Mariano que Paulo deve se interessar muito por seus filhos, já que nem se apresentou no julgamento. Garibaldo se nega a assassinar Paulo e pergunta a Gisele o real motivo de ela querer-lo morto, se diz amar-lo. Gisele diz que precisamente por amá-lo quer que ele morra, pois ele não é para ela, e assim não será para ninguém. Paulo se surpreende ao ver Gisele, ela diz que foi até ele para matá-lo, e dispara. Ao ver Paulo desacordado, Gisele fica histérica e acredita que ele esteja morto.
Inês diz a sua avó que tem uma entrevista com um casal que deseja adotar seu filho quando ele nascer. Garibaldo se preocupa ao ver que Gisele disparou em Paulo. Durante o julgamento, Esmeralda pergunta a Mariano onde está Paulo, que por não aparecer, levará todos a acreditarem que ele não se importa com seus filhos. Mariano tenta contato com Paulo, mas ele não responde. Domênico se apresenta como testemunha de João Garza. Vicky diz a Edgar que Paulo se perdeu, pois não consegue encontrá-lo. Domênico acusa Esmeralda de ser uma oferecida. Garibaldo pede a Rita que o ajude e conta onde está Paulo. O juiz decide que as crianças devem ficar sob custodia do pai, João Garza. Esmeralda, chorando, suplica que o juiz não tire seus filhos. Silencioso suspeita que o juiz foi comprado e, por isso, Damião e Mariano irão recorrer da decisão. Eugenia diz a Tilico que ele receberá o resto do pagamento assim que entregar os filhos de Esmeralda. Mariano e Damião dizem a Esmeralda que lhe concederam quinze dias mais, mas que as crianças terão que ser entregues imediatamente a João Garza. Eugenia diz a Tilico que quem planejou tudo foi Lorena. Ele a pergunta o que farão com os filhos de Esmeralda. Ela responde que os mandará para um lixão bem escondido para que ninguém os encontre. Augusto diz a Mariano que Lorena foi quem planejou tudo para que tirassem os filhos de Esmeralda. Mariano não acredita. Mariano diz a sua mãe que Paulo está desaparecido. Augusto diz a Lorena que logo pagará pelo que fez a seu filho favorito. Ninguém sabe onde está Esmeralda. Jacira diz que Esmeralda é valente, e deve estar bem. Esmeralda volta com seus filhos para viver no lixão.
Capítulo 66, sexta 12 de janeiro
Ao ver Rita Gisele aponta uma arma e exige que ela diga quem é. Rita responde que Garibaldo a contou o que fez e lhe pediu que fosse ajudar Paulo. Mariano diz a Edgar que se Paulo não aparecer, será porque algo deve haver ocorrido e, neste caso eles devem comunicar a polícia. Vicky diz que Paulo desapareceu porque quis, que deveria estar fugindo de algo ou alguém. Raí diz a Billy e Tony que Garibaldo é um traidor. Tony responde que Garibaldo não é um traidor, que apenas tem outras coisas pra fazer. Lorena pede perdão a Deus. O Silencioso procura Esmeralda no lixão e pergunta a Garibaldo se ele sabe o paradeiro da moça. Ele nega saber onde ela está. Garibaldo pede a Esmeralda que o ensine a cuidar de seu filho, pois ainda que ele não tenha nascido, sente que o ama. Ele se preocupa porque Inês insiste em vendê-lo. A polícia procura Esmeralda no lixão, mas todos os vizinhos a protegem. Esmeralda diz que não viu Dona Rita. Damião diz ao Silencioso que o juiz determinou que Esmeralda entregue seus filhos a João Garza. O Silencioso responde que Esmeralda também desapareceu para proteger seus filhos. O Juiz diz a Damião que Esmeralda tem que entregar seus filhos, do contrário, irá para a prisão. Silencioso diz que Esmeralda não entregará seus filhos a um juiz corrupto que se prestou a uma grande farsa. Tilico exige a Eugenia seu pagamento, ela responde que ele ainda não terminou seu trabalho.
Resumo A Gata: capítulos de 15 a 19 de janeiro
Capítulo 67, segunda 15 de janeiro
O advogado Gutierrez diz a Tilico que já se deu conta de que ele é um farsante e que tem certeza que alguém está lhe pagamento para fazer todo esse teatro. Perla e Silencioso dizem a Jacira que Esmeralda tem muita confiança nela e, assim, deveria tê-la dito para onde iria. Jacira responde que ela não disse nada. Damião diz ao Silencioso que se Esmeralda foi para o lixão, ninguém vai a encontrá-la, pois o povo de lá a esconderia. Silencioso se desculpa com Damião por sua desconfiança. Paulo acorda, mas não reconhece Rita nem Gisele.
Capítulo 68, terça 16 de janeiro
Dona Rita diz a Gisele que Paulo perdeu a memória e isso é muito bom, pois assim ele estará longe de Esmeralda de uma vez por todas. Gisele pergunta por que Rita não considera Paulo o homem ideal para Esmeralda. Rita diz que apesar dele ter muito dinheiro, não quer ele e Esmeralda juntos. Gisele faz Paulo acreditar que ambos são casados e que uma mulher obcecada por ele foi quem disparou. Paulo pergunta quem é essa mulher e Gisele acusa Esmeralda. Paulo diz que ela terá que pagar pelo que fez. Ao ver Lorena angustiada, Augusto diz que talvez Paulo já tenha se dado conta da víbora que tem por mãe. Lorena responde que deseja que Augusto desapareça para sempre. O senhor Montalvo diz a Garibaldo que admira Esmeralda, pois ela é muito honesta e trabalhadora. Paulo diz a Gisele que, já que são casados, deseja que fiquem juntos.
Gisele leva Paulo para sua casa. Paulo a diz querer consultar um médico. Gisele o garante que com seus beijos o fará se lembrar de tudo. Ela tenta beijá-lo, mas Paulo a rejeita. Paulo se queixa de dor de cabeça, começa a se lembrar de cenas sem nexo, e acusa Gisele de ser quem disparou contra ele. Gisele, hipócrita, diz que o ama, e é Esmeralda a verdadeira culpada. Esmeralda propõe aos vizinhos do lixão que fabriquem colares e pulseiras. Garibaldo e seus companheiros aceitam. Gisele pede a Paulo que não a machuque por causa da “Gata”. Lorena, fingindo preocupação, pergunta a Mariano se sabe algo de Esmeralda. Mariano responde que o Silencioso acredita que ela voltou e se esconde no lixão. Lorena diz que esse lugar não é conveniente para as crianças, Mariano diz que Esmeralda jamais colocaria em risco a vida de seus filhos. A Polícia chega ao lixão para prender Esmeralda. Maria a ajuda a escapar. Lorena chega à casa de Gisele e se surpreende ao ver Paulo, que diz que não a conhece. Lorena então diz ser sua mãe. Paulo pede para que eles se falem. Gisele diz a Lorena que alguém disparou em Paulo, mas as convém fazer com que ele acredite que foi Esmeralda. Lorena diz a Augusto que Paulo e Gisele estão vivendo juntos. Mariano se surpreende e diz que Paulo detesta Gisele. Lorena responde que ela também pensava assim, mas estava enganada. Mariano procura por Paulo na casa de Gisele. Gisele diz a Mariano que naquela mesma noite ela e Paulo vão partir para a Itália. Perla diz ao Silencioso que tem que encontrar Esmeralda. Ele responde que todos os dias sai em sua busca, sem sucesso, mas chegará o dia em que a encontrará.
Capítulo 69, quarta 17 de janeiro
Gisele diz a Paulo que eles irão a Itália esta noite. Paulo a responde que não irá até ter recuperado a clareza de sua mente. Gisele diz que eles já estiveram na Itália e foram muito felizes por lá. A polícia diz ao Silencioso e Perla que precisam contar onde Esmeralda se esconde, do contrário ela será acusada de sequestro de vulnerável e irá para a prisão. O Silencioso responde que realmente não sabe. Xavier se queixa com Manuel de que Esmeralda nem sequer disse onde ia, apesar dele a amar e amar seus filhos como se fossem seus. Tilico exige a Eugenia seu pagamento. Ela diz que será Lorena quem o pagará. Furioso, Tilico a agride. Mônica chega, acerta Tilico na cabeça e ele desmaia. Garibaldo diz ao Silencioso que é o filho de Bruno da Fonte e quer saber por que ele o matou. O Silencioso se surpreende e o disse que fez em defesa própria, pois seu pai se aliou com Augusto para tirar sua fortuna. Silencioso ainda diz que a mãe de Garibaldo era uma boa mulher que descobriu tudo, mas Augusto a assassinou para que não o denunciasse e acusou Tilico pelo crime. Silencioso revela que a fortuna dos pais de Garibaldo ficou congelada até que ele crescesse e a reclamasse, e que sua mãe desejava que ele se chamasse Victor da Fonte. Gisele diz a Lorena que pelo bem de Paulo, precisa convencê-lo a ir com ela para a Itália. Paulo diz a Gisele que não se sente cômodo em sua casa e vai embora. Silencioso finge uma briga para que Esmeralda saia de seu esconderijo. Silencioso diz a Esmeralda que a ama e respeita sua decisão, unicamente tomada por amor a seus filhos. Esmeralda diz que ela deve esconder-se até passar o perigo.
Capítulo 70, quinta 18 de janeiro
O Silencioso diz a Esmeralda que ele poderia alugar um apartamento para ela em outro estado. Esmeralda responde que está muito bem onde está, pois não falta nada a ela nem a seus filhos. Gisele se apresenta na casa do Silencioso e aos gritos exige ver Paulo e diz que ele é seu marido. Perla pede para que ela vá embora. Jacira ameaça tirar Gisele aos tapas e afirma que se Paulo está com o Silencioso é porque as coisas entre ele e Esmeralda vão se acertar. O Silencioso pergunta a Esmeralda se ela irá voltar com Paulo. Esmeralda responde que entre ela e Paulo já não pode haver mais nada. O Silencioso diz que sua história com Paulo apenas está começando. O Silencioso encontra Paulo, diz que Gisele não é ninguém em sua vida e que vai levá-lo até sua verdadeira família. Gisele e Mariano se encontram no barranco e se insultam. Perla diz a Damião, Jacira e Mercedes que o Silencioso já encontrou Esmeralda e, por casualidade, também encontrou Paulo.
Capítulo 71, sexta 19 de janeiro
Esmeralda se surpreende quando Paulo a pergunta quem ela é. Paulo diz a Esmeralda que não sabe o que ocorreu, só deseja que ela permita que ele esteja a seu lado. Esmeralda diz que lamenta muito, mas pela segurança de seu filho só poderá estar com ele até se recuperar. Gisele se queixa com Lorena de que Mariano a humilhou. Garibaldo visita Inês para informar-lhe que o Silencioso foi quem matou seu pai, porém existe uma herança em seu nome e o Silencioso vai ajudá-lo a tomá-la. Inês não acredita e diz que irá vender seu filho. Mariano diz a sua mãe que não deve preocupar-se, pois Paulo e Esmeralda estão juntos, ainda que não a possa dizer onde estão. Lorena diz que é amiga de Esmeralda, mãe de Paulo e avó das crianças, e por isso deve saber o paradeiro da jovem. Lorena chama a polícia para dizer onde está Esmeralda, para que assim lhe tirem seus filhos e a metam na prisão.
Resumo A Gata: capítulos de 22 a 26 de janeiro
Capítulo 72, segunda 22 de janeiro
Paulo diz a Esmeralda que ela precisa consultar um médico e solucionar seus problemas. Esmeralda responde que sua vida tem sido muito complicada, por isso sua única vontade é ficar em paz com seus filhos, sem problemas ou brigas. Paulo se encanta com a maneira de Esmeralda defender seus filhos e a diz que lhe inspira muita ternura. Xavier vai à casa de Vick para saber se tem alguma notícia de Paulo. Ele questiona se ela acredita na possibilidade de Paulo e Esmeralda estarem juntos. Edgar se surpreende e diz que não sabia que Esmeralda era tão importante pra ele. Xavier responde que ama Esmeralda e vai lutar para ganhar seu amor. O advogado Osório diz ao Silencioso que conseguiu a liberdade de Inês e que Esmeralda sonhava com a liberdade da “irmã”. Silencioso responde que Esmeralda não vai aparecer até que se resolva o caso de seus filhos, mas que Dona Rita ficará extremamente feliz com essa notícia. Edgar diz a Xavier que ele não é bem vindo em sua casa. Vick, chorando, diz a Edgar que acreditou que Xavier havia esquecido Esmeralda. Xavier pergunta a Mariano se sabe onde Esmeralda e Paulo estão. Mariano responde que não faz ideia. Xavier diz que seguirá procurando Esmeralda.
Capítulo 73, terça 23 de janeiro
A polícia chega ao lixão para deter Esmeralda e tirar-lhe seus filhos. Lorena diz a Gisele que precisam celebrar porque nestes momentos a polícia já deve estar prendendo Esmeralda, assim seus filhos serão entregues a João Garza. Augusto diz a Lorena que quando seus filhos souberem que ela sempre esteve por trás das armações contra Esmeralda, vão odiá-la. Lorena responde que representou muito bem o papel de boa avó e sogra carinhosa para que ninguém desconfie dela. Mariano chega e diz a Lorena que só ela sabia o paradeiro de Esmeralda e agora a polícia foi atrás dela. Lorena se surpreende. Inês diz a sua avó que vai se unir novamente a seu bando e venderá seu bebê. Garibaldo pede a Inês que não venda a criança. Ele diz que se ela quer dinheiro, ele mesmo. Inês responde que para Garibaldo, não venderia seu bebê nem por todo dinheiro do mundo. Lorena ordena a Tilico que atire os bebês do lugar mais alto que puder no lixão. Damião surpreende Lorena. Ela tenta escapar, mas dá de cara com Mariano e Paulo. Paulo diz que agradece a Deus por não se lembrar de nada, pois tem certeza que a odiaria infinitamente. Lorena culpa Tilico, que diz que ela o pagou para que se passasse pelo pai dos filhos de Esmeralda. Paulo entrega seus bebês a Esmeralda.
Capítulo 74, quarta 24 de janeiro
Augusto diz a Lorena que seus filhos a descobriram, e novamente a desprezam. Lorena responde que vai pensar no que fará, pois Esmeralda está ganhando terreno. Augusto diz que Esmeralda jamais perdeu terreno. O advogado Osório diz ao Silencioso que o juiz corrupto que tirou os filhos de Esmeralda está na prisão, e agora só falta Lorena. Damião sorri, dizendo que esta mulher realmente merece estar na prisão. O Silencioso responde que Lorena pagará, mas ainda não é o momento. Ele diz que antes Paulo e Esmeralda devem arrumar suas diferenças. Paulo diz a Esmeralda que não recorda muito das coisas, mas que sente estar se apaixonando por ela outra vez. Xavier diz a Esmeralda que a escutou rir, como não via há muito tempo, e pede para permitir-lhe tocar seu rosto. Esmeralda aceita. Paulo os vê e fica com ciúme. Gisele diz a Paulo que está muito triste por ele tê-la abandonado. Paulo responde que não se lembra dela, e que sua presença lhe dá ansiedade. Começa o casamento de Virginia e Centavinho. Lorena se apresenta para impedir que Virginia se case, argumentando que ela sofre de uma doença em que, caso engravide, acabará morrendo. Virginia grita que essa é outra de suas mentiras para controlá-la. Lorena responde que é verdade, e que ela também não é sua filha. Centavinho diz a Lorena que não importa caso não possam ter filhos próprios, pois eles ainda podem adotar. Virginia pede ao padre que continue o casamento. Centavinho diz a Virginia que eles estarão juntos até ficarem bem velhinhos, e estarão, de forma ou outra, rodeado de filhos e amigos, assim jamais estarão sozinhos.
Capítulo 75, quinta 25 de janeiro
Lorena vai à casa do Silencioso para insultá-lo e culpá-lo por Esmeralda e Paulo estarem juntos. Silencioso responde que Lorena é uma imbecil por ainda não ter entendido que Esmeralda e Paulo se amam. Lorena diz que vinte anos de prisão não foram capazes de ensinar o Silencioso a ser um cavalheiro. Ele diz que se não fosse um cavalheiro, já teria tirado Lorena dali a patadas. Lorena pega uma arma com a intenção de assassinar Silencioso, mas falha. Silencioso diz que se ela não partir imediatamente, chamará a polícia. Paulo se queixa de fortes dores de cabeça e começa a se lembrar de toda sua vida. Lorena diz a Augusto que foi matar o Silencioso, mas falhou. Ela grita que falhou como esposa e seus filhos a odeiam. Mariano diz a sua mãe que ela é tão má como Gisele e que ele e Paulo vão lhe dar o necessário para que viva, mas não querem mais voltar a vê-la. Lorena ainda tenta convencê-los de que está arrependida e que irá mudar, mas Paulo e Mariano respondem que já não acreditam mais nela. Tilico exige dinheiro a Rita para fugir. Ela responde que não tem, porém nem se tivesse o daria. Tilico ameaça agredi-la, um vizinho aparece e defende Dona Rita. Paulo diz a Esmeralda que já se lembra de tudo e sabe o dano que lhe causou. Ele pede perdão. Esmeralda responde que a culpa é dos dois, e que se algum dia voltarem a estar juntos, terá que ser para sempre. Tilico diz a Esmeralda que precisa de dinheiro para fugir do País. Esmeralda responde que ele é um cínico ao pedir lhe ajuda depois de tudo que fez. Xavier pergunta a Esmeralda se já tem resposta para sua proposta de casamento. Esmeralda responde que precisa de mais tempo. Tilico sequestra Jacira. Paulo se zanga ao ver Xavier. Ele diz que a cada dia que passa seus filhos estão mais bonitos. Paulo responde que é verdade, e que eles irão passar o dia com seu verdadeiro pai. Esmeralda pede a Paulo que não incomode Xavier, e que está preocupada com Jacira, pois ela já está demorando demais para aparecer.
Capítulo 76, sexta 26 de janeiro
Inês e Raí viram cúmplices do sequestro de Jacira. Tony diz a Billy que sente tristeza que o bando está se desintegrando. Tilico telefona para Esmeralda para dizer que está com Jacira e terá que lhe dar a quantia que ele pedir, do contrário, jamais voltará a ver a amiga com vida. Tilico pede ao Silencioso uma quantia milionária em troca de Jacira. Lorena, furiosa, diz que não consegue tirar o Silencioso da cabeça. Gisele a propõe que ela vá a um SPA a fim de relaxar. Damião chega com policiais para deter Gisele, acusada de tentativa de assassinato contra Paulo. Gisele diz que a acusação não é verdadeira. Esmeralda diz ao Silencioso que Tilico passou mais da metade de sua vida na prisão e a outra parte no lixão, então deve estar mantendo Jacira por ali mesmo. Virginia diz a Centavinho que pensou bem e não quer ir embora desse mundo sem ter um filho com ele. Centavinho, surpreso, diz que eles já haviam decidido adotar. Virginia responde que quer ter um filho deles e que seguramente Lorena mentiu quanto a enfermidade. Esmeralda diz a Rita que Tilico saiu da prisão só para lhe perturbar. Rita diz que não justifica, mas ele esteve na cadeia acusado de um crime que não cometeu. Esmeralda responde que seu pai também esteve na prisão sendo inocente, e saiu para fazer justiça. Rita diz que ela tem razão. Lorena vai à casa do Silencioso procurando por Esmeralda, para lhe pedir perdão. O Silencioso diz que não acredita em seu arrependimento e pede que ela vá embora de sua casa.
Mercedes diz ao Silencioso que talvez Lorena esteja sendo sincera. Silencioso responde que não acredita em seu arrependimento, que o que deve estar sentindo é medo, pois fez muitas coisas que devem leva-la para a prisão. Garibaldo diz a Esmeralda que Raí está muito estranho. Lorena, chorando, diz a Augusto que ninguém acredita em seu arrependimento e que sua dor é imensa. Lorena pede que Mariano interceda por ela perante Esmeralda. Mariano responde que talvez seja um pouco tarde demais para arrependimentos. Inês pergunta a Tilico o que fará com Jacira quando tiver o dinheiro. Tilico responde que a matará para que não o denuncie. Silencioso espera Tilico no lugar combinado para entregar-lhe o dinheiro. Tilico chega. Inês pede a Raí que mate Jacira. Ele pede para esperar por Tilico. Ao ver-se descoberto e a ponto de ser detido, Tilico diz que prefere morrer a voltar para a cadeia. Ele dispara contra si próprio. O juiz diz a Damião que Gisele será enviada a um hospital psiquiátrico para que analisem sua saúde mental. Damião diz ao juiz que Gisele finge estar louca. Jacira diz a Esmeralda que graças a ela está viva. Esmeralda conta que Tilico suicidou-se. Silencioso diz a Esmeralda que Gisele enganou o juiz, fingindo-se de louca para poder escapar de sua condenação. Gisele se disfarça e vai viver no lixão para se vingar de todas as pessoas que a fizeram mal. O Silencioso propõe a Perla renovar seus votos matrimoniais. Muito feliz, ela aceita. Esmeralda diz a Xavier que não pode aceitá-lo, pois não o ama. Edgar diz a Vick que é obvio que Damião está interessado nela. O Silencioso diz a Perla que vai falar com o padre para que oficialize a cerimônia de renovação de seus votos matrimoniais.
Resumo A Gata: capítulos de 29 a 02 de fevereiro
Capítulo 77, segunda 29 de janeiro
Perla e o Silencioso dizem a Esmeralda que vão renovar seus votos matrimoniais. Paulo entrega a Esmeralda um anel de compromisso e pede ela em casamento. Ela aceita. Lorena se queixa com Augusto de que seus filhos a rejeitam. Ela afirma que Mariano já estava agindo assim com ela, mas agora Paulo também. Augusto diz que se sente muito mal. Lorena, com desprezo, responde que a única coisa que lhe importa são seus filhos. Assim, ele pode morrer que ela não sentirá falta. Pedro vai atrás de Jacira e diz que não importa seu passado, só o presente e o futuro que deseja compartilhar com ela. Ele pergunta se podem começar uma relação. Jacira, muito feliz, aceita. Começa a cerimônia religiosa dos votos matrimoniais de Silencioso e Perla. Augusto morre. O Silencioso e sua família, em sinal de respeito, comparecem ao funeral de Augusto. O Silencioso diz a Esmeralda que o tempo o ensinou a não guardar mais rancor, e que diante da morte ninguém pode ser insensível. Paulo e Esmeralda caminham pelo lixão. Gisele, disfarçada, os observa. Esmeralda, ao vê-la, diz que aquela mulher a causa calafrios. Xavier diz a Manuel que aceitou uma oferta de trabalho na Alemanha e vai se despedir de Esmeralda. Esmeralda pede a seu pai que, assim como perdoou Augusto, quer que ele também perdoe Lorena e desista da ideia de mandá-la para a prisão. Chega o dia do casamento de Esmeralda e Paulo. Lorena mal consegue expressar o desgosto que essa união a provoca.
Capítulo 78, terça 30 de janeiro
Paulo e Esmeralda, por fim, se casam. Gisele esparrama gasolina pelo lado de fora da igreja, com a intenção de incendiá-la. Edgar a descobre e, percebendo que Gisele está transtornada, tenta convencê-la a ir embora com ele. Paulo diz a Esmeralda que ainda não pode acreditar que já são marido e mulher. Edgar leva Gisele. Esmeralda diz a Xavier que vai sentir sua falta agora que ele resolveu partir. Xavier a responde que vai feliz, pois Esmeralda é feliz. Lorena tenta fingir felicidade ao ver Esmeralda e Paulo casados e felizes. Edgar tem Gisele reclusa em uma clínica psiquiátrica. Virginia sofre um desmaio e é socorrida pelo Doutor Guillén, que diz que sua enfermidade está controlada. Ele diz a Centavinho que Virginia está grávida.
Capítulo 79, quarta 31 de janeiro
Garibaldo diz a Inês que a polícia não a procura pelo seqüestro de Jacira. Ele pede, já que a vida está lhe dando outra oportunidade, ela não deveria viver com tanta amargura. Garibaldo revela que já assinou os papéis da herança e pede a Inês que se case com ele. Inês responde que amava o Garibaldo de antes, mas este novo homem não a agrada. Ela diz assim que não o aceita e não lhe dará seu filho, nem por todo dinheiro do mundo. Centavinho diz a Virginia que não a apoiará com essa loucura de ser mãe, pois não aceitará perdê-la. Virginia pede que Esmeralda fale com Centavinho para que ele aceite e apoie sua decisão. Esmeralda responde que Centavinho jamais aceitará essa situação, pois a ama e não quer que ela morra. Virginia diz a Esmeralda que ela é mãe e deve entendê-la. Virginia finaliza dizendo que quer esse bebê, pois mesmo que morra continuará vivendo no filho.
Capítulo 80, quinta 01 de fevereiro
Esmeralda diz a Perla e a Jacira que Virginia engravidou, apesar de todas as indicações do médico. Perla diz que a entende, porque mesmo correndo risco de morte, quer deixar uma parte sua nesse mundo. Garibaldo diz ao Silencioso que Inês se recusa a casar-se com ele. Silencioso diz que vai falar com Pedro, e está certo que ele irá fazer algo. Garibaldo pede a Silencioso que o ensine a se portar como um homem fino, assim como ele fez com Esmeralda. O Silencioso responde que ele é um bom rapaz, e garante que seu filho estará orgulhoso do pai que terá. Edgar se sente atraído por Gisele e está decidido a curar sua loucura. Pedro diz a Garibaldo e Silencioso que se Inês pensa em entregar seu filho a um casal com dinheiro, tem um plano que espera funcionar. Esmeralda se gradua na universidade e agradece o apoio de seus pais, de seu esposo, de seus filhos e dos amigos. Esmeralda, Paulo e um engenheiro analisam os planos para construir casas para os habitantes do lixão, assim como uma escola e áreas desportivas. Paulo diz a Esmeralda que seus filhos crescerão felizes e frequentarão essa escola. Virginia consegue que Centavinho aceite sua gravidez e deseje o filho que espera tanto quanto ela. Inês dá a luz a um menino e Rita diz que tem que alimentá-lo. Inês responde que não quer vê-lo, e o melhor é que chamem o casal que ficou de “comprar” a criança. Rita tenta convencê-la a não vender o bebê, mas chega um casal e dá a Inês dois milhões de reais e levam o menino. Virginia dá a luz uma linda menina e a recebe muito feliz. Centavinho, chorando, diz a Paulo e Esmeralda que não pode perder Virginia. Virginia pede para se despedir de sua família. Ela diz a Lorena que a ama muito, ainda que não seja sua mãe biológica. Ela também diz a Centavinho que o ama, e o pede para cuidar de sua filha com o mesmo amor que tem por ela. Virginia morre. Alguns anos se passam. A filha de Virginia diz a Centavinho que não quer ir à casa de sua avó, Lorena, pois não gosta dela.
Capítulo 81, sexta 02 de fevereiro
O filho de Garibaldo e a filha de Virginia vão prestigiar a festa de aniversário dos filhos de Esmeralda e Paulo. Centavinho diz a sua filha, Virginia, que quando ela sair do colégio eles vão almoçar com sua avó. A menina diz que não quer, pois sua avó não a ama. Centavinho diz que Lorena tem um caráter difícil, mas a ama. Virginia responde que Lorena não ama nem ela e nem Letícia, pois só gosta de Paulinho. Carlos Horácio pergunta a seu pai porque não tem mãe. Garibaldo responde que algumas crianças não têm mãe, como ele e Virginia. O menino responde que a mãe de Virginia foi para o céu, e questiona o pai se a sua também foi. Esmeralda e Paulo encontram Inês pedindo esmola. Ao vê-los, ela insulta Esmeralda. Lorena não oculta seu amor por Paulinho, já a Letícia e Virginia trata com muita indiferença. Billy, Tony e Garibaldo conseguiram ter uma carreira profissional. Os três se lembram de Raí, que não teve a mesma sorte. Garibaldo diz aos amigos que Damião irá ajudar Raí a sair da prisão. Esmeralda se dá conta que Lorena não mudou e segue competindo com ela pelo amor de Paulinho. Mônica diz a Esmeralda que Paulo é como de sua família, assim lhe encantaria que fossem amigas. Ela convida Esmeralda para ir às compras. Gisele convence Edgar que Esmeralda e Paulo são os culpados por sua loucura e, junto com Lorena, vão fazer muito mal a Esmeralda. Mônica tenta convencer Esmeralda de que deve ser mais sociável, que nem tudo é trabalho e afazeres de casa. Carlos Horácio vê Inês pedindo esmola e dá umas moedinhas. Inês se surpreende ao ver Garibaldo com o garoto. Inês chora. Lorena faz um escândalo argumentando que Paulinho está doente. Esmeralda diz a Lorena que não quer que seu filho seja atendido pelo mesmo médico que atendia Gisele. Inês diz a Raí que sentiu muito ao ver Garibaldo bem, e às vezes pensa em pedir lhe ajuda para procurar seu filho. Raí aconselha Inês a se resignar, pois pagaram por seu filho e ela torrou todo o dinheiro. Lorena diz a Edgar que sabe que Paulinho não está doente e agradece por ele tê-la apoiado
Resumo A Gata: capítulos de 05 a 09 de fevereiro
Capítulo 82, segunda 05 de fevereiro
O filho de Garibaldo e a filha de Virginia vão prestigiar a festa de aniversário dos filhos de Esmeralda e Paulo. Centavinho diz a sua filha, Virginia, que quando ela sair do colégio eles vão almoçar com sua avó. A menina diz que não quer, pois sua avó não a ama. Centavinho diz que Lorena tem um caráter difícil, mas a ama. Virginia responde que Lorena não ama nem ela e nem Letícia, pois só gosta de Paulinho. Carlos Horácio pergunta a seu pai porque não tem mãe. Garibaldo responde que algumas crianças não têm mãe, como ele e Virginia. O menino responde que a mãe de Virginia foi para o céu, e questiona o pai se a sua também foi. Esmeralda e Paulo encontram Inês pedindo esmola. Ao vê-los, ela insulta Esmeralda. Lorena não oculta seu amor por Paulinho, já a Letícia e Virginia trata com muita indiferença. Billy, Tony e Garibaldo conseguiram ter uma carreira profissional. Os três se lembram de Raí, que não teve a mesma sorte. Garibaldo diz aos amigos que Damião irá ajudar Raí a sair da prisão.
Capítulo 83, terça 06 de fevereiro
Gisele convence Edgar que Esmeralda e Paulo são os culpados por sua loucura e, junto com Lorena, vão fazer muito mal a Esmeralda. Mônica tenta convencer Esmeralda de que deve ser mais sociável, que nem tudo é trabalho e afazeres de casa. Carlos Horácio vê Inês pedindo esmola e dá umas moedinhas. Inês se surpreende ao ver Garibaldo com o garoto. Inês chora. Lorena faz um escândalo argumentando que Paulinho está doente. Esmeralda diz a Lorena que não quer que seu filho seja atendido pelo mesmo médico que atendia Gisele. Inês diz a Raí que sentiu muito ao ver Garibaldo bem, e às vezes pensa em pedir lhe ajuda para procurar seu filho. Raí aconselha Inês a se resignar, pois pagaram por seu filho e ela torrou todo o dinheiro. Lorena diz a Edgar que sabe que Paulinho não está doente e agradece por ele tê-la apoiado.
Capítulo 84, quarta 07 de fevereiro
Garibaldo, ao ver no que Inês se tornou, chora ao recordar os momentos que viveu com ela e pela maneira como seu filho chegou a suas mãos. Lorena, cheia de ódio, busca uma maneira de separar Paulo e Esmeralda. Ela segue colocando Paulinho contra a mãe para ficar com o garoto. Esmeralda se queixa com seus pais sobre os maus tratos que recebe de Lorena, e que a senhora está lhe roubando o carinho de Paulinho. Silencioso responde que falará com Paulo, para que ele alerte Lorena. Esmeralda pede que ele não o faça, pois seria como permitir que Lorena continue interferindo em sua vida de casada. Garibaldo, chorando, diz a Centavinho que doeu muito ver Inês tão mal, e se sente responsável por isso, pois ele a levou para o mau caminho. Centavinho responde que cada um escolhe o que quer para sua vida. Garibaldo diz que dói muito ter que dizer a seu filho que sua mãe morreu. Inês pergunta a sua avó se sabe onde vive Garibaldo, diz que o viu com um menino e suspeita que se casou. Ela diz estar arrependida de ter vendido seu filho e pede ajuda para procurá-lo. Vick se zanga com Edgar ao chegar em sua casa e ver Gisele.Ela grita que essa mulher a fez muito mal. Egdar responde que Gisele é apenas uma vítima de Esmeralda e Paulo. Vick diz que não é verdade, que Gisele é manipuladora e sonsa. Mônica finge amizade por Esmeralda, mas deseja mesmo é separá-la de Paulo. Rita diz a Garibaldo que Inês quer falar com ele. Garibaldo responde que se Inês quer rever seu filho, não deveria tê-lo vendido. Lorena manipula Paulinho dizendo que adora sua mãe e ela a trata muito mal. Edgar diz a Vick que está apaixonado por Gisele. Mariano diz a Paulo que Lorena jamais aceitará Esmeralda, assim eles devem ir para longe de Lorena. Paulinho pensa que sua avó Lorena está inventando coisas que não são verdade, e por isso, rezará por ela.
Capítulo 85, quinta 08 de fevereiro
Paulinho diz que Mônica não o agrada, porque em sua presença seu pai parece não se sentir bem. Lorena obriga uma empregada a dizer que Paulinho está muito pálido. A empregada responde que sabe que sua real intenção é tirar Esmeralda de sua casa. Lorena diz que odeia Esmeralda mais do que tudo e irá tirar Paulinho dela. Inês pergunta a Rita o que Garibaldo disse sobre seu pedido. Rita responde que é melhor que ela se esqueça de Garibaldo, porque ele disse que para ele, Inês e seu filho estavam mortos. Lorena tenta impedir Esmeralda de ver seu filho. Esmeralda responde estar cansada de seus maus tratos, mas que impedir que ela veja seu próprio filho, isso ela jamais vai permitir. Paulinho diz a sua mãe que Mônica não o agrada, porque quando ela e sua avó se encontram, só ficam falando mal dela. Inês diz a Raí que dói ver Garibaldo transformado em um senhor, que seguramente tem esposa e filhos o esperando em casa.
Capítulo 86, sexta 09 de fevereiro
Raí propõe ter uma relação com Inês, mas ela o rejeita. Silencioso diz a Paulo que pelo bem de seu matrimonio ele deveria mudar de casam, pois Lorena nunca vai aceitar Esmeralda. Paulo nega, dizendo que sua mãe se tornou uma mulher boa. Esmeralda tenta fazer as pazes com Lorena. O Silencioso diz a Damião e ao advogado Osório que precisam averiguar o que ocorreu com a fortuna Martinez Negrete. Mônica diz a Lorena que Paulinho disse tê-las escutado falando de Esmeralda. Mônica conta a Paulo mentiras sobre Esmeralda. Lorena, Gisele e Edgar entram em acordo com uma armadilha para separar Paulo e Esmeralda. Para reiterar seu amor por Esmeralda, Paulo a presenteia com um anel. Lorena, cheia de ódio, crê ver Augusto caçoando de seus planos. Esmeralda diz a Lorena que por amor a seus netos e a Paulo, elas devem fazer um esforço para se tratarem bem. Lorena começa a gritar e a agredir-se. Ela faz Paulo acreditar que Esmeralda a maltrata. Lorena recrimina Esmeralda por ter aceitado um anel fino e caro enquanto a situação econômica que vivem é muito ruim. Ela pede que Esmeralda a dê para que o venda. Ingênua, Esmeralda o entrega a Lorena. Raí tenta abusar de Inês. Garibaldo chega e a defende. Garibaldo diz a Inês que a dará dinheiro suficiente para que vá para longe. Inês responde que não quer seu dinheiro.
Resumo A Gata: capítulos de 12 a 16 de fevereiro
Capítulo 87, segunda 12 de fevereiro
Lorena segue tendo alucinações nas quais vê Augusto falando coisas desconexas para ela. Paulo sente ciúme ao ver Mariano e Esmeralda conversando e rindo. Lorena aproveita para fazer intriga. Gisele telefona para Paulo e se passa por uma desconhecida, fazendo intrigas contra Esmeralda. Paulo exige que Mariano o diga se ainda está apaixonado por Esmeralda. Mariano responde que o irmão deve respeitar sua privacidade e confiar em sua esposa, que é uma mulher de respeito. Lorena insulta Esmeralda e grita todo o ódio que sente. Ela dizendo que ficará com Paulinho e Letícia só para fazer Esmeralda sofrer. Esmeralda esbofeteia Lorena. Silencioso pede que Lorena deixe Esmeralda em paz ou se arrependerá. Silencioso diz a Paulo que vai levar Esmeralda e seus filhos. Paulo pede que os deixe, pois naquela mesma noite resolverá todos seus problemas. Paulo entrega a Esmeralda seu anel e diz que sua mãe o encontrou onde ela deixou. Paulo diz que descobriu que a mãe se aliou a Gisele para separá-los, mas que isso acabou, pois agora eles irão embora juntos. Perla diz ao Silencioso que não deve preocupar-se, pois Esmeralda sabe se defender muito bem. Carlos Horácio e a pequena Virginia decidem ir atrás de Inês. Garibaldo se angustia ao não saber onde estão as crianças. Carlos Horácio é atropelado por um carro, salvando a pequena Virginia. Inês ouve quando o garoto diz que queria vê-la e pergunta seu nome. A pequena Virginia diz que nem ela e nem Carlos tem mãe. Mariano diz a Esmeralda que sua mãe está melhor, mas que não faz nada além de chorar. O doutor Guillén diz a Garibaldo que seu filho tem leucemia. Inês pergunta a Garibaldo quem é a mãe de seu filho. Ele responde. Carlos Horácio diz que é um prazer conhecê-la. Inês chora.
Capítulo 88, terça 13 de fevereiro
Inês suplica a sua avó que diga se Carlos Horácio é seu filho. Rita diz que que sim, e Garibaldo o teve todo o tempo. O Doutor Guillén diz a Garibaldo que o sangue dele não é compatível com seu filho, por isso ele terá que ir atrás da mãe para ver se ela é uma possível doadora. Inês diz a Garibaldo que já sabe de toda a verdade. Garibaldo responde que o filho tem leucemia e eles precisam ir para o hospital com urgência. Esmeralda diz a seus filhos que partirão da casa e que seu pai ficará ali por mais um tempo, para depois ir com eles. Paulinho diz a Esmeralda que ficará com sua avó Lorena. Esmeralda responde que não. O Silencioso diz a Perla que Paulo deveria ir com Esmeralda e seus filhos. Perla responde que Lorena manipula tanto Paulo quanto Esmeralda, fazendo com que se sintam culpados.
Capítulo 89, quarta 14 de fevereiro
Lorena segue manipulando Paulo e exige que ele traga Paulinho, do contrário, ela morrerá. Paulo diz a Jacira que vai levar seus filhos para ver a avó. Jacira responde que não pode impedir, mas Esmeralda ficará zangada. Lorena recebe Paulinho muito bem, mas rejeita Letícia e Virginia. Dora diz que não permitirá que ela maltrate a neta. O Doutor Guíllen diz a Garibaldo que o transplante foi um sucesso, mas deixou Inês em más condições devido aos abusos que ela cometia. Ele acredita que ela se recupere. Garibaldo agradece Inês pelo que fez e diz que ela pode pedir o que quiser. Inês responde que a única coisa que deseja é voltar a ver seu filho, mas se não for possível, que não diga que ela é sua mãe, pois não deseja que o filho sofra por sentir-se órfão. Esmeralda diz a Paulo que vai atrás de seu filho.
Capítulo 90, quinta 15 de fevereiro
Esmeralda, fora de si, diz a Perla e Jacira que Paulo ficou de trazer Paulinho há duas horas e até o momento nada deles. Jacira responde que o menino não está com qualquer pessoa, mas com seu pai, Esmeralda diz que Lorena não tem limites e pode encher a cabeça do menino de bobagens. Perla diz que Paulo e Lorena também têm o direito de conviver com o menino. Lorena despede Dora, que diz que Lorena ficará só com seus “fantasmas”. A pequena Virginia diz a Esmeralda, Jacira e seu pai que sua avó Lorena a disse que não a beija por ela ser moreninha, mas que Dora a defendeu. Quando Esmeralda chega atrás de Paulinho, ele a diz que ficará com sua avó, porque ela (Esmeralda) é muito má, por isso a chamam de “Gata”. Esmeralda responde que seus amigos a chamam de “Gata” carinhosamente, e que já explicou tanto a ele quanto à sua origem. Esmeralda diz a Paulo que sua mãe está envenenando Paulinho e ele não faz nada. Paulo recrimina sua mãe, dizendo que agindo assim a única coisa que conseguirá é que todos virem as costas para ela. Esmeralda diz a Paulo que só o perdoará quando Paulinho voltar a amá-la. Dora diz a Centavinho que dava vergonha dizer lhe que era sua mãe. Ela diz que a obrigaram a abandoná-lo, mas que é a responsável por todo seu sofrimento. Centavinho responde que não guarda nenhum rancor e eles se abraçam. Edgar e Gisele brigam. Edgar cai, bate a cabeça e morre. Paulinho confessa a Esmeralda e Paulo que sua avó o obrigou a mentir. Perla diz a Paulo que levaram sua mãe a uma penitenciaria de segurança máxima. Mercedes diz que Gisele assassinou Edgar e escapou em seguida. Carlos Horácio recupera a saúde e Garibaldo o leva para despedir-se de Inês.
Capítulo 91, sexta 16 de fevereiro
Garibaldo diz que Inês é a moça que salvou a vida dela. Ele quer contar que Inês é a mãe dele, mas Inês o interrompe e diz que ela é apenas a moça que ele viu a pedir esmola na rua. Inês diz que o ama e que ele tente ser feliz. Garibaldo diz que a ama e ela fala o mesmo. Antes de sairem do quarto, Carlos Horácio dá um beijo na testa de Inês, agradece e a chama de mãe. Sózinha, Inês morre. Mesmo na cadeia, Lorena não se arrepende do que fez à Esmeralda. Gisella delira num manicômio com a ideia de matar Esmeralda.
A operação da filha de Centavinho dá certo e ela pode ver pela primeira vez ao seu pai e conhece sua mãe através de uma fotografia. Letícia recebe uma excelente e impactante notícia: será mãe de quatro gêmeos. Finalmente, Esmeralda e Paulo renovam seus votos num casamento muito romântico ao lado de seus familiares e amigos mais próximos, selando suas palavras com um beijo de amor. FIM
* Obs: O resumo dos capítulos podem sofrer alterações de acordo com a edição feita pelo SBT.
Conheça a história de A Gata:

Esmeralda é uma menina de 12 anos que vive em um bairro pobre e sobrevive recolhendo lixo. Desde pequena é amiga de Paulo, um menino de 15 anos, rico e que a defende dos ataques de outras crianças. A menina é criada por Dona Rita (Pilar Pellicer), uma senhora que a explora e obriga a vender bugigangas e pedir dinheiro para comprar comida.
Ao contrário de sua atitude com Esmeralda, Dona Rita cuida muito de sua neta, a folgada Inês (Alejandra Robles Gil).
A Mãe de Paulo, Lorena (Laura Zapata), sempre desprezou Esmeralda. Ela quer que seu filho se case com Mônica (Paloma Ruiz de Alda), uma menina esnobe que cresceu como sua sobrinha. Mônica é a única garota a quem Lorena considera merecedora de Paulo.
Esmeralda desconhece que na verdade é a grande herdeira de um império. Ao crescer, vai trabalhar de telefonista na empresa que mais tarde virá a ser sua. Até lá irá passar por muitos problemas e amarguras até reencontrar Paulo, seu único e verdadeiro amor.