domingo , 3 março 2024
Ínicio Notícias Estudo aponta a Bahia como o principal destino procurado por brasileiros para viagens; saiba qual o continente mais buscado para excursões
NotíciasTurismo

Estudo aponta a Bahia como o principal destino procurado por brasileiros para viagens; saiba qual o continente mais buscado para excursões

17

Uma pesquisa conduzida pela Preply, plataforma de aprendizado online que conecta alunos e professores online, revelou os destinos de viagem mais desejados e procurados pelos brasileiros para os próximos meses, bem como os desafios que os viajantes enfrentam ao optar por explorar destinos internacionais, como a barreira linguística.

O estado da Bahia (BA) emergiu como o destino de viagem mais procurado entre os brasileiros para os próximos meses, com um índice de 27% dos entrevistados expressando um desejo de explorar essa localidade. Logo atrás encontram-se Santa Catarina (SC) com 25%, Rio de Janeiro (RJ) com 23%, Ceará (CE) com 22% e Rio Grande do Sul (RS) com 20%.

Quando se trata de destinos internacionais, os resultados da pesquisa da Preply revelam um gosto diversificado entre os brasileiros. A Europa lidera a preferência, com 23% dos entrevistados demonstrando interesse em explorar as riquezas deste continente cheio de cultura e história.

Os Estados Unidos e o Canadá também são destinos altamente procurados, com 20% manifestando o seu desejo de visitar esses países. Já a América Latina atraiu 16% dos entrevistados, enquanto a Ásia e a África figuram com 5% e 3% de interesse, respectivamente.

Viagens a turismo e para reencontros familiares devem dominar preferência dos brasileiros

A pesquisa da Preply destacou ainda que 61% dos brasileiros têm planos de realizar viagens de turismo nos próximos 12 meses. Essa tendência reflete o desejo contínuo por explorar novas culturas, destinos exóticos e viver experiências únicas. Já 39% dos entrevistados expressaram a intenção de realizar viagens para reencontros familiares.

“Esse dado sugere uma forte tendência pós-pandemia de reconexão com os seus entes queridos, algo que foi dificultado durante os anos da crise sanitária. Agora, é o momento de aproveitar e viajar, seja dentro do Brasil ou para fora”, afirma a especialista em relações públicas digitais da Preply, Anna Pyshna.

O levantamento também observou que 19% pretendem realizar viagens de negócios/trabalho, seguido de 18% que devem realizar intercâmbios para o estudo de idiomas em outros países.

Saiba quais as principais gafes que brasileiros cometem no exterior

Além de aspirações e desejos de viagem, a pesquisa identificou desafios significativos enfrentados pelos brasileiros que optam por destinos internacionais. Os maiores obstáculos são na hora das refeições para 21% dos entrevistados. Eles relatam que tentam pedir um prato e acabam recebendo algo diferente do que haviam solicitado devido à pronúncia incorreta ou a uma escolha de palavra equivocada.

Entre as preocupações, outros 21% destacam a utilização de mímicas para se comunicar. Muitas pessoas recorrem às “famosas mãozinhas” em um país estrangeiro, porém, esses gestos podem ter interpretações diferentes no país onde estão sendo usados, o que pode levar a mal-entendidos e ações que não são percebidas da mesma forma pelos nativos, devido à diversidade cultural. Adicionalmente, 16% relatam ter se tornado motivo de risadas ao tentar acompanhar e compreender um guia turístico.

“É inegável que, ao lidar com viagens internacionais e não ter domínio do idioma local, situações embaraçosas podem surgir. No entanto, a chave para evitar tais circunstâncias constrangedoras sempre reside nos estudos. Existem inúmeras maneiras de manter uma rotina de aprendizado, incluindo o uso de aplicativos e assistir a filmes e séries para continuar tendo familiaridade com o idioma”, ressalta Anna Pyshna.

Confira o Top 10 dos estados brasileiros mais buscados na hora de viajar:

  1. Bahia (BA) – 27%
  2. Santa Catarina (SC) – 25%
  3. Rio de Janeiro (RJ) – 23%
  4. Ceará (CE) – 22%
  5. Rio Grande do Sul (RS) – 20%
  6. São Paulo (SP), Minas Gerais (MG) e Pernambuco (PE) – 16%
  7. Alagoas (AL) e Rio Grande do Norte (RN) – 13%
  8. Maranhão (MA) – 11%
  9. Amazonas (AM) – 10%
  10. Paraná (PR) – 8%

*A pesquisa da Preply, realizada em agosto, entrevistou mais de 1000 pessoas das cinco regiões do Brasil por meio de questionários online. O estudo abordou fatores influenciadores de escolha de destinos de viagem, como finalidade da viagem, preferências culturais, custo e acesso a serviços básicos. A análise destacou os principais fatores que influenciam os brasileiros na seleção dos destinos.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Relacionadas

Noemia Oliveira encerra com estilo: Despedida explosiva da inesquecível Kirida em “Fuzuê”!

Hoje marca o encerramento emocionante do folhetim global das 19h, “Fuzuê“, que...

Fuzuê: Pascoal foge da cadeia e morre com César em embate final

Após ser condenado e preso, Pascoal (Juliano Cazarré) foge da cadeia em...

Fuzuê: Merreca apodrece na cadeia enquanto Preciosa desfruta de fortuna roubada

Enquanto Merreca (Ruan Aguiar) apodrece na cadeia pelos seus crimes, Preciosa (Marina...