sábado , 2 março 2024
Ínicio Vida e Estilo Fobias e ansiedades incomuns
Vida e Estilo

Fobias e ansiedades incomuns

34

Algumas fobias raras incluem o medo de tomar banho, a tripofobia, o medo de espelhos e o medo da cor amarela. Indivíduos que têm essas fobias costumam sentir extrema ansiedade.

Uma fobia é um medo irracional de um objeto, situação ou ser vivo. Embora o medo seja uma resposta natural ao perigo, as fobias geralmente ocorrem em resposta a algo que provavelmente não causará danos reais. 

Em alguns casos, uma pessoa com fobia atenderá aos critérios diagnósticos para uma fobia específica, que é um tipo de transtorno de ansiedade. 

Alguém com uma fobia específica sentirá intenso medo e ansiedade quando confrontado com a fonte da fobia, que pode incluir sangue, altura ou animais específicos, como cães.

As fobias são caracterizadas por sofrimento significativo e frequentemente fazem com que a pessoa evite a fonte do seu medo ou sofra de extrema ansiedade quando confrontada com ela. 

Alguém que sofre de uma fobia que interfere na vida cotidiana deve considerar procurar tratamento para sua fobia, pois os resultados do atendimento profissional geralmente são favoráveis.

Quais são as fobias mais estranhas e raras?

Embora a maioria das pessoas já tenha ouvido falar de fobias comuns, como o medo de altura (acrofobia) ou o medo de aranhas (aracnofobia), existem muitas fobias estranhas e menos conhecidas. 

Aqui está uma lista de 3 fobias estranhas e raras das quais talvez você nunca tenha ouvido falar.

1. Araquibutirofobia (medo de manteiga de amendoim grudar no céu da boca) 

A araquibutirofobia é o medo de que a manteiga de amendoim grude no céu da boca. 

Embora o fenômeno tenha acontecido com todos em um momento ou outro, as pessoas com araquibutirofobia têm muito medo disso. 

A gravidade da araquibutirofobia varia de pessoa para pessoa. Alguns com essa condição podem comer pequenas quantidades de manteiga de amendoim, mas outros evitarão completamente comer manteiga de amendoim ou qualquer coisa com consistência semelhante.

A araquibutirofobia é uma fobia rara que pode resultar de um medo maior de coisas pegajosas ou do medo de engasgar. 

Também pode resultar de um incidente traumático envolvendo manteiga de amendoim, como um episódio de engasgo ou uma alergia.

Pessoas com fobofobia muitas vezes evitam situações sociais ou outras situações que podem causar ansiedade. Quando extremo, interferiu muito na vida cotidiana do indivíduo.

2.Globofobia (Medo de Balões)

A globofobia é o medo de balões. O nível desse medo varia de pessoa para pessoa e pode ir desde evitar estar perto de balões até evitar completamente lugares com balões. Em algumas pessoas, o medo é tão intenso que até mesmo ver um balão na televisão pode provocar ansiedade intensa. 

Esse medo raro pode ser particularmente desafiador para crianças pequenas, já que balões estão frequentemente presentes em festas de aniversário infantis.

A globofobia geralmente é desencadeada por uma experiência traumática com um balão na infância, como estourar um balão e ficar assustado com o barulho. 

Também pode estar relacionada ao medo de palhaços (ou coulrofobia), já que esses dois medos frequentemente estão associados.

3.Hippopotomonstrosesquippedaliofobia (medo de palavras longas)

A hippopotomonstrosesquippedaliofobia é o medo de palavras longas. Ironicamente, é também a palavra mais longa do dicionário. Outro nome para essa fobia é sesquipedalofobia. 

Acredita-se que o medo de palavras longas se desenvolve a partir do constrangimento ao pronunciar palavras longas incorretamente. 

Isso pode ocorrer durante a leitura em de voz alta na frente da turma quando criança. A fobia também pode ser comum em pessoas com dislexia.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Relacionadas

Brocólis na maquiagem: Tendência viral #Broccolifreckles traz riscos à pele

Influenciadoras como Carolina Dieckmann e Malu Borges aderiram à técnica inusitada de...

Vegetarianismo: conheça o regime alimentar da atriz Maria Bomani

A atriz Maria Bomani compartilhou recentemente em suas redes sociais um vídeo que...

Ação antioxidante do tomate: saiba como ela pode ser benéfica para a pele

Cada país tem suas particularidades e a alimentação é sempre uma parte...

Unhas em gel são resistentes, mas não inquebráveis

Recentemente, observou-se um notável crescimento na preferência por unhas de gel, uma...