Os homens estão cada vez mais focados em garantir seu próprio bem-estar. A prática de exames de rotina, exercícios regulares e uma alimentação equilibrada são componentes essenciais desse compromisso com a saúde. Além disso, cirurgias plásticas e procedimentos estéticos estão se tornando cada vez mais desejados por homens que veem a autoestima como parte integral de sua saúde.
De acordo com a pesquisa mais recente da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), que reúne mais de 5 mil cirurgiões plásticos de 116 países, os procedimentos estéticos em homens aumentarão em 18% no futuro. O Brasil lidera esse aumento, com um impressionante número de 2.049.257 cirurgias plásticas realizadas, tornando-se o país com o maior número de procedimentos em todo o mundo, de acordo com um relatório divulgado em setembro deste ano.
Veja também:
Cirurgias plásticas faciais tomam o lugar dos procedimentos não invasivos no Brasil
Estética para homens? Sem tabu, conheça os procedimentos e cirurgias plásticas mais comuns para eles
Na rotina das clínicas, constatamos que os homens têm encontrado nas cirurgias plásticas aliadas importantes para melhorar sua saúde e autoestima. A blefaroplastia, também conhecida como “cirurgia das pálpebras”, é uma das mais procuradas por homens com mais de 40 ou 50 anos. Essa técnica, com benefícios tanto reparadores quanto estéticos, visa remover o excesso de pele das pálpebras superiores e inferiores, que pode afetar a visão. Além disso, ela elimina bolsas de gordura indesejadas, rejuvenescendo o terço médio do rosto.
Outro dado importante da pesquisa da ISAPS é que, embora a blefaroplastia seja desejada, a lipoaspiração é o procedimento cirúrgico mais popular entre os homens. Isso ocorre devido à busca por um corpo mais atlético e esculpido, apesar de rotinas de alimentação e exercícios. Alguns depósitos de gordura indesejados podem persistir.
A lipoaspiração é eficaz na remoção de gordura em áreas específicas, como abdome, dorso, flancos, mamas, coxas, axilas, braços e submento, remodelando os contornos e melhorando as proporções corporais. Ela pode até ser combinada com a marcação de linhas musculares e a transferência de gordura para áreas desejadas.
Hoje, mais homens com dietas equilibradas, exercícios regulares e bom tônus muscular são candidatos aptos para a lipoaspiração. É importante destacar que esse procedimento não é uma solução para a obesidade.
Enquanto a atividade física é benéfica para a saúde, o emagrecimento pode resultar em linhas de expressão, conferindo um aspecto cansado ao rosto. Nesses casos, a cirurgia plástica pode ser eficaz, com procedimentos como o lifting facial, que suaviza rugas, repara vincos e promove o reposicionamento de estruturas afetadas pelo envelhecimento.
Além disso, é importante destacar que o uso indiscriminado de anabolizantes para ganhar músculos rapidamente pode trazer consequências indesejadas, como a ginecomastia. Quando essa condição afeta a autoestima e o bem-estar, a correção cirúrgica pode ser uma opção.
Com campanhas importantes, como o Novembro Azul para a prevenção do câncer de próstata, recomendamos aos homens que mantenham os exames preventivos em dia, pratiquem exercícios regulares, alimentem-se bem e cuidem de sua autoestima, que comprovadamente contribui para a manutenção da boa saúde.
Por Juliano Pereira: Cirurgião plástico e coordenador do Departamento de Cirurgia Plástica da SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas)