José Alfredo (Alexandre Nero) resolverá sair de cena por um tempo, o comendador acabará simulando sua própria morte com o objetivo de defender sua fortuna em Império (Globo), todos da casa saberão que ele está vivo mas ele forjará inclusive o seu enterro diante de Maria Marta (Lilia Cabral), dos filhos e de muitas outras pessoas.
Tudo começará quando Maria Marta roubar seu amuleto da sorte, o diamante rosa que está no Monte Roraima, escondida de tudo e de todos ela embarcará em um jatinho até o local, chegando lá ela entrará na caverna onde viu o marido pela primeira vez e dirá, “Quando ele voltar aqui e descobrir que já era… Perdeu, José Alfredo, perdeu! É tudo ou nada. Ou saio daqui vitoriosa ou perco a esperança de um dia derrubar o Comendador!”. No momento em que pegar o diamante começará uma tempestade e ela ficará presa na caverna, quando tentar sair ela desmaiará ao ver um rapaz encapuzado se aproximando, ele ajudará Marta que ao acordar irá implorar para não ser maltratada. “Por que eu iria lhe fazer algum mal se nem a conheço?”, dirá o homem misterioso, na sequência ela descobrirá que o homem é Maurílio (Carmo Dalla Vecchia) do qual é filho de Sebastião Ferreira (Reginaldo Faria), o mesmo que deu a fortuna para José Alfredo no começo da trama.
Maria Marta questionará se a mulher de Sebastião ainda é viva e constatará que ela morreu na miséria sem conseguir chegar ao dinheiro que o marido guardava em um banco da Suíça, na sequência Maurílio avisará que um helicóptero estará chegando e ela se apressará para sair do local, depois ela agradecerá o rapaz e lhe oferecerá carona. Ele acaba topando e no caminho eles trocarão contatos, na despedida ambos chegarão a dar um selinho sem querer.
Depois que forja a própria morte, José Alfredo deixará uma surpresa para sua família, que duelará pela presidência da empresa. O Comendador que fará tudo isso após seu diamante rosa for roubado por Maria Marta e acreditar que seu patrimônio está prestes a desmoronar.
Assim que seu testamento é aberto, todos ficam sabendo que José Alfredo escolheu Cristina (Leandra Leal) para ser sua sucessora nos negócios, despertando o ódio em Maria Clara (Andréia Horta) e José Pedro (Caio Blat), que não aceitam a decisão do pai.