José Alfredo (Alexandre Nero) acabará levando um baque ao descobrir que seu maior rival está na verdade morto em Império (Globo), o comendador decidirá investigar o passado do biólogo e se surpreenderá com tudo o que presenciará com o seu próprio esforço.
O ricaço partirá para São João, uma cidade no interior de Minas onde Maurílio supostamente nasceu, quem o acompanhará nessa jornada será Josué (Roberto Birindelli) e a investigação dos dois os levarão até uma casa humilde, lá, viverá uma senhora chamada Jesuína (Laura Cardoso). Ela acabará contando a história do seu filho que faleceu há muitos anos, José Alfredo ficará chocado quando a idosa decidir levá-lo até um túmulo e estará escrito o nome de Maurílio na lápide, além disso terá uma foto do morto.
Depois de escutar a história de vida de Jesuína, o comendador concluirá a verdade, Maurílio não é quem ele diz ser e ainda assumiu a identidade de um morto. O empresário avaliará que o rapaz só pode estar aliado a uma pessoa que sabe muito da sua vida e é o seu verdadeiro inimigo. Maurílio na realidade se chama Renato Silviano, ele é conhecido como Renatinho para que não seja confundido com o nome do seu pai, Renato Silviano (Othon Bastos).
O verdadeiro rival de José Alfredo será revelado em breve, o mordomo foi o primeiro marido de Maria Marta e ele planejou toda a queda do comendador. Inclusive, manipulando José Pedro (Caio Blat) que criará Fabrício Melgaço apenas para atacar o próprio pai.