O Brasil tem 74,1 milhões de usuários ativos no Tiktok – segundo levantamento realizado pela DataReportal – e além de entreter, a rede social chinesa é vista como um lugar para se aproximar das marcas e tomar decisões de compra, como foi identificado na pesquisa realizada pela Opinion Box na qual 42% dos entrevistados a usam para acompanhar marcas e empresas que mais gostam, e 35% já foram convencidos a comprar um produto ou serviço.
Mas como se destacar em meio a um mar de conteúdos virais? Segundo o arquiteto Gustavo Pozzato que, em menos de um ano se tornou em um dos maiores influencers de tendências de arquitetura e viagens no TikTok, com mais de 900 mil seguidores por lá, é entreter de forma educativa. “Eu entendi que as marcas estão nas redes sociais para vender e as pessoas para se entreterem, e eu uni o útil ao agradável, vendendo indiretamente os serviços prestados pela minha empresa falando de arquitetura e também experiências turísticas, com meus conteúdos de viagem, usando entretenimento como uma ferramenta para me conectar com esses clientes em potencial”, explica Pozzato, que é sócio-fundador da construtech 1comodo que fez mais de 60 reformas em todos Brasil e no exterior.
Dicas para se destacar no TikTok
A estratégia de Gustavo, além de atrair clientes para sua startup, também rendeu ações publicitárias com grandes marcas como Chevrolet, Emma Colchões e Fornês, além de centenas de viagens para locações disruptivas como barris de vinho, cápsulas e cabanas no Brasil e ao redor do mundo.
“Uma das principais vantagens do TikTok é a capacidade de criar conteúdo autêntico e envolvente que pode atrair um grande número de seguidores e gerar engajamento. As empresas podem usar a plataforma para mostrar a personalidade da marca e se conectar com seu público de uma maneira divertida e emocionante”, orienta.
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E para ajudar os empreendedores nesta jornada, Pozzato elencou cinco dicas de como construir uma presença relevante na plataforma:
- Seja criativo e autêntico: as marcas devem estar abertas a produzir conteúdo fora dos padrões de seu mercado, mostrando seus produtos ou serviços de uma forma que seja visualmente envolvente, divertida e conectada com o estilo de vida e rotina do seu público-alvo.
- Divirta: crie conteúdo de entretenimento e faça as pessoas desejarem ter a experiência que você está compartilhando. No meu caso, por exemplo, a conexão entre arquitetura e as minhas viagens se dá nas minhas escolhas de hospedagem, pois eu sempre fico em lugares e casas diferentes e mostro como esses imóveis são e também conto curiosidades arquitetônicas das cidades que eu passei.
- Seja sucinto: no TikTok os conteúdos precisam ser facilmente digeríveis, assimilados, ou seja de rápido entendimento e que também chame a atenção das pessoas. Por isso, é essencial que seus vídeos sejam visualmente atraentes desde o primeiro segundo. Então, aposte em intros que chamativas, edição inovadora e uso criativo de música e efeitos sonoros podem ajudar a conseguir isso.
- Envolva-se com os usuários: o TikTok é uma rede social e as marcas de sucesso na plataforma adotam isso ao se envolver ativamente com seu público. Responder a comentários e mensagens e compartilhar conteúdo gerado pelo usuário na conta oficial da marca pode criar um senso de comunidade em torno da marca e criar seguidores mais engajados e leais.
“Com essas dicas, as empresas podem aproveitar todo o potencial do TikTok para aumentar a visibilidade da marca e se conectar com seu público de uma maneira única e emocionante”, finaliza.
Sobre o Gustavo Pozzato – Com mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais, o arquiteto Gustavo Pozzato é CEO da 1comodo, startup especializada em reformar espaços em até 10 dias – caso contrário, devolve o dinheiro para o cliente