quinta-feira , 22 fevereiro 2024
Ínicio Notícias Instagram vai dedurar imagens criadas por inteligência artificial
NotíciasRedes Sociais

Instagram vai dedurar imagens criadas por inteligência artificial

13

Que a Inteligência Artificial é uma grande ferramenta para inspirar conteúdo, o mercado da comunicação já entendeu. A tecnologia recente ainda não possui uma regra clara sobre sua aplicação e há casos de imagens criadas por IA compartilhadas como se fossem reais nas redes sociais. As ferramentas aprenderam como se criam estas imagens por meio de treinamento e fica complicado para internautas comuns diferenciarem o que real do que é criado do zero.

O volume destas imagens cresceu tanto que a Meta (empresa que faz a gestão do FacebookInstagram e WhatsApp) ligou o sinal amarelo e anunciou a criação de um alerta para que usuários saibam que estão diante uma imagem totalmente artificial no Instagram – por enquanto, a única rede social que vai adotar o sistema:

“A medida de segurança pretende reforçar a proteção dos usuários sobre a origem das imagens. Era esperado que as grandes redes sociais chegassem neste ponto, de criar mecanismos para alertar que existem fotos nos feeds geradas por IA. A ideia é evitar que usuários sejam induzidos ao erro, criando falsas expectativas” explica Ediney Giordani, CCO da KAKOI Comunicação.

Como ficam as agências de comunicação?

A medida vai apontar todas as imagens criadas por IA sempre que um usuário for exposto, um pouco parecido com alerta existente em vídeos com conteúdo violento. Ediney explica que a medida é a primeira com esta preocupação nas redes sociais e as agências precisam ficar atentas:

“Não dá para negar que os resultados são incríveis, mas do ponto de vista comercial pode, sim, entregar algo muito longe do que está sendo anunciado. Por isso a AI precisa ser uma ferramenta, não a solução de alguma campanha ou peça midiática. Ainda tem espaço para criatividade dos profissionais que criam as imagens e, se a tecnologia for usada para inspirar, não vejo problema algum.”

Giordani lembra ainda da questão dos direitos de imagem, que a AI levanta. Muitas imagens utilizam banco de imagens existentes para suas criações, aumentando as chances de que alguma imagem com direitos seja utilizada indevidamente na composição e criar um problema legal.

“Esta possibilidade de infringir direitos de criação somado com o alerta das redes sociais de que a imagem não é uma criação exclusiva criam um pacote perfeito para acabar com qualquer campanha ou ação em rede social”, completa o especialista.

Escrito por
Atitude e Visão - Redação

A Atitude e Visão destaca-se na produção diária de notícias, buscando incessantemente histórias inéditas. Jornalistas experientes asseguram confiabilidade e excelência, mantendo um comprometimento firme com um código de conduta e padrão editorial sólido.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Relacionadas

Um resumo conciso da trama, destacando o final feliz de Preciosa, a morte de César, a exposição das relíquias e o plano de roubo.

Fuzuê: Preciosa rouba fortuna, foge com Heitor e se despede em Paris

A novela das 19h da Globo, Fuzuê, terá um final surpreendente para...

Fotos de Cris, Giovanni, Ísis e Marcos, com destaque para expressões de emoção e suspense.

Elas por Elas: Pai sem querer? Giovanni descobre gravidez e futuro incerto o aguarda

Em “Elas por Elas“, Cris (Valentina Herszage) se envolve em uma trama...

Foto de Lara e Mário com destaque para expressões de suspense e investigação.

Elas por Elas: Lara e Mário descobrirão que Átila foi assassinado por Roberto

A novela Elas por Elas promete fortes emoções nos próximos capítulos, quando...

Foto de Jonas com destaque para as expressões de choque e surpresa.

Elas por Elas: Jonas descobre que foi enganado por Helena e que não é pai de Marcos nem de Giovanni

Uma bomba vai estourar na novela Elas por Elas: Marcos (Luan Argollo),...