O Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho no Brasil, é uma das datas mais aguardadas por quem está em um relacionamento e até pelos solteiros. Apesar de não ser um feriado nacional, a data movimenta o comércio e inspira casais a demonstrarem carinho e renovar os laços de amor. Para ajudar quem está em busca de um novo amor, os aplicativos Photoroom e OKCupid se uniram para lançar a campanha “Ex-terminador” no último mês.
Curiosamente, a celebração do amor foi inseria no calendário brasileiro em 1948, graças a uma campanha publicitária bem-sucedida de João Doria, proprietário da agência Standart Propaganda, que visava impulsionar as vendas no mês de junho.
Inspirado pelo Valentine’s Day, celebrado nos Estados Unidos e em diversos países em 14 de fevereiro, Doria desenvolveu slogans como “Não se esqueçam: amor com amor se paga.” A campanha teve tanto sucesso que o Dia dos Namorados se consolidou como uma celebração anual no país.
Veja também:
Biometria é a chave para viagens digitais mais inteligentes
Ana Castela lança “Minha Herança”, primeira canção do projeto “Herança Boiadeira”
De acordo com a eMarketer, em 2022, 94% dos internautas brasileiros planejavam celebrar Dia dos Namorados, mais do que qualquer outro país do mundo, destacando a importância e o impacto dessa data no país.
Contudo, para os solteiros, a data pode trazer sentimentos de solidão e nostalgia. Terminar um relacionamento é uma experiência desafiadora, envolvendo uma variedade de sentimentos como tristeza, raiva, culpa, vergonha e rejeição, que podem persistir por um longo período, assim como as lembranças registradas em fotos.
Para ajudar a transformar essa experiência, a ferramenta do Photoroom em parceria com o OkCupid é um recurso que permite que os usuários apaguem ex-parceiros de suas fotos com apenas alguns cliques, oferecendo uma forma prática e divertida de seguir em frente.
A campanha “Ex-terminador” teve um impacto significativo, alcançando 20.000 downloads do aplicativo do Photoroom apenas na primeira semana. Com passos simples, os usuários podem carregar suas imagens, selecionar o ex-parceiro e permitir que a tecnologia com Inteligência Artificial faça o resto. Em questão de minutos, a pessoa é removida da imagem, proporcionando uma imagem ressignificada para o usuário.
Com ferramentas avançadas de edição de fotos, os usuários podem não apenas eliminar ex-parceiros de seus registros, mas também moldar uma nova narrativa pessoal, proporcionando um caminho mais rápido para novas experiências e conexões.
Segundo o Photoroom, nos últimos 12 meses, mais de 22 mil brasileiros realizaram buscas relacionadas ao Dia dos Namorados, mostrando um grande interesse em encontrar novas formas de celebrar a data. Em comparação internacional, os mexicanos lideram como o país mais romântico da América do Sul, com mais de 50 mil buscas sobre a data, enquanto o Brasil registrou 22 mil e a Argentina apenas 11,9 mil.
Neste Dia dos Namorados, a tecnologia está a favor do amor e da superação. Com a ajuda do Photoroom e do OKCupid, superar um ex e se aventurar em um novo amor se tornou simples e divertido.