Mesmo enfrentando certas dificuldades na trama em outros sentidos, como na questão familiar, José Leôncio (Marcos Palmeira) não irá encarar absolutamente nenhuma crise financeira ou ficará pobre, o pantaneiro será alvo das malandragens do vizinho Tenório (Murilo Benício) e ainda sofrerá com a incerteza de quem será o sucessor no comando dos seus negócios.
No entanto, de forma surpreendente, Jove (Jesuíta Barbosa) conseguirá deixar tudo nos eixos, o caçula do pecuarista será o seu grande sucessor e manterá o grande legado agropecuário em pé e forte. Mesmo com certas dificuldades nos negócios, no desfecho do folhetim o fazendeiro deixará uma fortuna para a sua família, incluindo propriedade, avião particular, inúmeras cabeças de gado e mais alguns mimos para os filhos e Filó (Dira Paes).
Entretanto, Jove não tomará os negócios do pai sozinho, o rapaz assumirá a administração com o auxílio de Tadeu (José Loreto), no último capítulo da versão original, Jove surge em retorno à fazenda após uma viagem de negócios no avião particular da família deixado pelo patriarca.
Leia Mais: Pantanal: Zuleica acaba com a angústia de Guta ao revelar quem é o pai de Marcelo
Como resultado, se absolutamente nada for alterado nos acontecimentos, a fortuna do protagonista ficará na mira de gananciosos, com a possibilidade de casamento entre Tadeu e Guta, Tenório (Murilo Benício) usará o jovem e o incentivará a pedir sua parte da herança para José Leôncio.