Trindade, personagem de Gabriel Sater, aparecerá pela primeira vez no Pantanal já salvando a vida do Velho do Rio (Osmar Prado), que acabará sendo baleado por Muda (Bella Campos) nos próximos capítulos de Pantanal (Globo).
O misterioso não esconderá seus segredos e enquanto salva a vida do Velho, Trindade contará que fez um pacto com o diabo. O homem por sinal dirá que se o desconhecido tirar a bala do peito dele, irá conquistar o que lhe fora prometido.
- Leia também: Zuleica, a amante de Tenório, surge para fazer da vida do fazendeiro um pesadelo em Pantanal
Logo após ter a vida salva pelo forasteiro, o Velho se transformará em sucuri e desaparecerá diante dos olhos de Trindade. Ao chegar na fazenda dos Lêoncios, Zé Lêoncio (Marcos Palmeira) colocará em dúvida a existência do místico, já que Trindade contará sobre o acontecido. No entanto Tibério (Guito), vai perceber que ele não está mentindo.
“Como ele ia saber que o Velho tinha tomado um tiro no peito? Eu vi ele, patrão… Quando fui buscar a Muda, eu vi o Velho ferido… De longe, mas vi”, afirma Tibério a Zé.
Nessa reviravolta, o pai de Jove (Jesuíta Barbosa) irá aceitar conversar com Trindade, que sempre carrega com si um violão. “Quanto você vai querer pra desmentir essa história que veio até aqui pra me contar?”, perguntará José Leôncio, com a arrogância de sempre. “A minha verdade não tem preço, seu Zé Leôncio”, responderá Trindade.
Apesar de Trindade não ter noção da identidade do místico, que na verdade é o pai de José Leôncio, de alguma forma, ele sabe que algo os conecta.
“Pois eu acho que, dessa vez, ele se engano”, dirá Zé Leôncio. “Se o senhor tem tanta certeza disso, veio até aqui por quê?”, responderá Trindade. Desse modo então, Zé Leôncio ordenará que levem o Velho do Rio até a ele.