Erickson Almeida de Araújo e Silva Neto, 20 anos de idade, poderia ser um jovem como qualquer outro do nordeste brasileiro. Em busca da realização profissional e pessoal, ele está se tornando referência quando se fala em maquiagem. Tanto é que suas redes sociais já contam com milhares de seguidores acompanhando seu trabalho.
Erick Neto, como é conhecido, conta que começou a trabalhar com maquiagens em 2018, por acreditar que esta “é uma forma de arte e sinto que ela pode fazer ser o que eu quiser”. Além do ponto de vista financeiro, ele acredita que a profissão o tem dado uma grande dose de felicidade, mesmo em tempos tão difíceis como esse que a sociedade está enfrentando.
Ao se definir como um especialista em maquiagem artística e social, Erick avalia que o grande desafio de lidar com essa área é juntar o seu conhecimento com o desejo do cliente: “Acredito que a grande questão em alguns casos é que muitas vezes os pensamentos não são tão claros, tanto que já fiquei confuso algumas vezes. A escolha da pessoa vem em primeiro plano e a minha vem em segundo. O ideal é que cada make seja aquela que a pessoa mais se identifica e combine com sua personalidade”, destaca.
Porém, lidar com essa individualidade é um desafio diário, destaca Erick. “A maquiagem não é como um carimbo que você vai colocar de forma igual em várias pessoas. Não pode ser algo que seja igual para todo mundo, pois cada trabalho você deve levar em consideração a personalidade do cliente e o que deseja obter de resultado quando está sendo produzida”, ressalta.
Hoje, profissional considerado uma referência na área, Erick Neto relata que a carreira começou ao assistir tutoriais na internet. “No início, precisamos acreditar que tudo vai dar certo e que o universo vai conspirar a nosso favor. Depois de um certo tempo, fiz um curso online e pretendo futuramente fazer outros. Afinal, nunca é demais adquirir conhecimento”. Para se destacar em um meio com tantas pessoas buscando essa atividade, ele salienta que “ter muita determinação, ao juntar as técnicas que aprendi, foi a forma que me permitiu sobressair neste meio”.
Foi com este trabalho sendo reconhecido pelo público que Erick conheceu a empresária Sophia Utnick. “A encontrei em um momento muito importante para mim. Tínhamos amigos em comum e isso permitiu que nos conhecêssemos”, detalha. A sintonia entre os dois foi imediata: “Temos muitos pensamentos que caminham no mesmo trilho. Ela me estendeu a mão da oportunidade e tenho certeza de que irei honrá-la. Quero progredir em todos os sentidos, seja financeiro ou profissionalmente falando”.
Sophia Utnick é proprietária da Utnick Production, uma agência que já revelou diversos talentos da música no nordeste brasileiro. Com cantores e dançarinos, a empresa hoje investe na carreira de diversos jovens que estão alcançando o sucesso graças à essa parceria. E ela detalha como é a participação de Erick neste processo: “Ele é responsável por cuidar da maquiagem dos artistas e dançarinos que são agenciados por nossa equipe. Eles estão gravando diversos clips, realizando diversos ensaios fotográficos e precisava de uma pessoa que pudesse ajudar a cuidar da imagem deles, e a pessoa ideal para isso é o Erick”, celebra a empresária.
Enquanto investe na carreira, Erick Neto lançou no último dia 7 o seu primeiro e-book. Com dicas de automaquiagem, ele apresenta os detalhes deste novo projeto: “Nesse trabalho eu faço um tutorial de make do zero até o último passo, de forma que fique com um aspecto profissional. Também quis fazer da forma mais real possível para que as pessoas se identificassem. Usei produtos do dia a dia e de fácil acesso, assim qualquer pessoa pode conseguir os produtos para produzir sua maquiagem”.
Além disso, ele conta que no e-book revela todos os segredos necessários para uma maquiagem ideal: “Tem muitas coisas que eu percebi ao longo do tempo e que muitos maquiadores preferem omitir algumas informações para seu público. Então eu decidi ensinar tudo o que eu podia da melhor forma”. O e-book de Erick Neto custa R$ 14 e pode ser encontrado na plataforma da Hotmart.