...

Liga da Mata, animação que mostra os personagens do folclore brasileiro como super-heróis, ganha reconhecimento internacional

Publicidade

Uma animação infantil em que figuras do folclore como SaciCurupiraIara Boto se transformam em verdadeiros super-heróis, para defender a natureza e o meio-ambiente. Em síntese, esta é a proposta da Liga da Mata, projeto de Sergio Kalili, que em 2012 criou um jeito lúdico de unir cultura e educação ambiental, na websérie brasileira mais premiada da história.

A ideia surgiu de maneira inusitada. Empresário do ramo de fantasias há décadas, Kalili procurava temas que fossem além do Carnaval, Festas Juninas e Halloween. Foi quando chegou ao folclore brasileiro. “Passei dois anos estudando a fundo a cultura, histórias e lendas brasileiras até perceber que a forma como nossos personagens folclóricos são apresentados (causando temor) provoca desinteresse pelo tema. Por isso decidi fazer diferente”, explica.

Desta maneira, o empresário dá vida e novas identidades a personagens como Saci, Iara, Boto, Fulozinha, Curupira e um Pajé. “Cada um deles é uma criança da cidade que, quando acionados pelo Pajé, se transformam em personagens folclóricos e heróis da natureza, com superpoderes. A ideia era tirar aquele peso negativo que cada criatura folclórica carrega e transformá-los em defensores das matas”, conta Kalili.

Surge então a Liga da Mata, tendo nestes personagens do folclore um grande potencial para se ensinar sobre a educação ambiental para crianças do ensino fundamental.

O ponto de partida do projeto foi o livro “Liga da Mata – O Renascimento da Alma”, com a intenção inicial de se transformar num longa-metragem. Para isso, Kalili também desenvolveu uma websérie baseada na obra, utilizando alguns dos personagens do romance.

Este universo das webséries levou a Liga da Mata a ser reconhecida internacionalmente. Desde 2016, quando as produções de Kalili começaram a correr festivais deste segmento mundo afora, já são mais de 40 prêmios conquistados.

Ao longo destes cinco anos, a Liga da Mata já foi laureada em países como Estados UnidosInglaterraAustráliaItáliaAlemanhaJapãoÍndiaCanadáFrança Coreia do Sul, tendo sido indicada em mais de 90 festivais nacionais internacionais.

Divulgação

Kalili credita este sucesso à junção da temática de preservação do meio-ambiente – a websérie está em total acordo com a agenda ONU 2030, atendendo a diversos itens listados – com o potencial das personagens do folclore brasileiro, até então pouco conhecidas além das fronteiras de nosso pais. “Não podemos ficar mais de braços cruzados enquanto o mundo destrói o meio ambiente de forma irresponsável”, afirma o criador da Liga da Mata, que também preside a Digital Brasil – Associação Brasileira de Conteúdo Digital.

Balões e Abelhas – Ao todo já são 12 episódios escritos com investimentos próprios. O primeiro deles, “O Perigo dos Céus”, chama a atenção aos incêndios causados nas florestas e cidades por causa de balões durante as Festas Juninas – tendo sido lançado em agosto de 2016 e já disponibilizado no YouTube. A partir daí veio o segundo episódio, “Abelhas”, dividido em duas partes que, entre 2019 e 2021, foi indicado em diversos festivais pelo mundo.

“Meu objetivo é criar muito mais histórias que ajudem a melhorar a imagem do Brasil no exterior, além de ensinar crianças por todo o mundo a cuidar melhor do planeta como um todo”, afirma Sergio Kalili.

SIGA O ATITUDE E VISÃO NAS REDES SOCIAIS

Leia Também:

Conheça os participantes que estarão no Big Brother Brasil 2022

Lista de participantes do Camarote e da Pipoca do 'Big Brother...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

DESTAQUES:

Em entrevista, Erasmo Carlos associa orgasmo e música com proximidade a Deus

O cantor e compositor Erasmo Carlos sentou de frente...

Resumo Páginas da Vida: capítulos dos dias 18/01 a 07 de maio 2022

Exibida originalmente em 2006, Páginas da Vida, de Manoel...

Um Lugar ao Sol: resumo dos capítulos de 18/01 a 29/01/2022

Confira o resumo de Um Lugar ao Sol (Globo)...

Resumo A Bíblia: capítulos dos dias 18/01 a 21/01/2021

Confira o resumo da novela "A Bíblia". A exibição...
Você não pode copiar o conteúdo desta página