A estreia de Viúva Negra teve um lado polêmico: o filme foi denunciado por um personagem gordofóbico.
A estreia de Viúva Negra virou uma semana nos cinemas e na Disney +, mas ainda deixa muito tecido para cortar. Por trás dos elogios e das grandes críticas que o filme estrelado por Scarlett Johansson recebeu, esconde-se uma polêmica que foi descoberta nas últimas horas: eles denunciam que o filme inclui a gordofobia contra o personagem Red Guardian e que a tendência se repete em outras produções da Marvel.
O site Screen Rant fez um relato detalhado das situações em que o filme usa a figura de David Harbor para fazer piadas sobre gordos. Entre eles, dois fatos específicos se destacaram: o primeiro é que o Red Guardian ganha peso quando vai para a cadeia como símbolo de sua deterioração e o segundo é que um porco recebeu o mesmo nome do personagem.
Para o artigo, esses detalhes do filme significam um ataque discriminatório que o MCU repete após Vingadores: Ultimato. Naquela ocasião, Thor sofre de transtorno de estresse pós-traumático depois de não conseguir impedir que Thanos destrua metade do universo. O super-herói interpretado por Chris Hemsworth engorda devido ao seu problema de saúde e, em vez de ser ajudado, o filme zomba de sua aparência.
Na verdade, o próprio Hemsworth perguntou que quando Thor derrotou Thanos, ele o fez com a doença a reboque, porque originalmente os escritores pretendiam “perder peso” como um símbolo de sua recuperação. Para a Screen Rant, todos são mostras de que a Marvel avançou na inclusão em muitos lugares, mas ainda tem muito a melhorar.
A realidade é que os principais heróis do MCU (Capitão América, Homem-Aranha, Thor, Pantera Negra) são magros, musculosos ou atléticos. É impensável ouvir piadas sobre cor de pele ou preferência sexual, mas ainda é comum que suas produções contenham roteiros ofensivos por excesso de peso.