quarta-feira , 17 abril 2024
Ínicio Notícias Minha Casa, Minha Vida: entenda melhor como funciona o programa
Notícias

Minha Casa, Minha Vida: entenda melhor como funciona o programa

162
Compartilhe

Muito provavelmente, você já deve ter ouvido falar do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, mas será que sabe como ele funciona? Dados da Agência Senado explicam que o programa amplia a oferta de moradias para as classes menos privilegiadas, incentivando construções sustentáveis que possam gerar empregos e reduzir as desigualdades sociais e regionais.

Segundo o especialista em finanças pessoaisJoão Victorino, programas como esse são muito importantes para reduzir o déficit habitacional e dar condições para as pessoas terem uma vida mais digna. Ter um teto para morar é um dos fatores mais importantes para uma pessoa ter autoestima elevada e sensação de segurança, motores de uma vida plena e feliz, além de tornar possível ajudar no crescimento econômico do país, apoiando o setor da construção civil e gerando novos empregos.

No entanto, alguns pontos merecem atenção especial ao analisar o todo. “Existem críticas quanto à baixa qualidade em algumas das construções. Também há o fato de que muitas destas, em áreas urbanas, ficam distantes do trabalho das pessoas, onde não há oferta de serviços básicos do dia a dia nas proximidades. Consequentemente, isso acaba dificultando a vida desses moradores”, afirma.

Estimativas feitas por estudiosos da área apontam que 6 milhões de famílias poderão ser beneficiadas pelo programa. Porém, por se tratar de um financiamento de longo prazo, João explica que as pessoas devem considerar algumas questões antes de decidirem assumir esse compromisso, como avaliar se tal residência vai atender, no futuro, a um planejamento familiar pré-estabelecido ou se vai ser preciso se mudar.

Aliado a isso, segundo o especialista, estão fatores externos que fazem diferença na rotina do dia a dia. “É importante checar se esse novo imóvel terá acesso próximo a redes de supermercados, farmácias, serviços públicos de saúde, transporte coletivo, escola para os filhos, áreas de lazer e diversão, etc. Analise se a área pode ser considerada uma região em potencial crescimento para os próximos anos”, diz.

1- Primeiramente, saiba o quanto entra e o quanto sai de seu orçamento todos os meses: Dessa maneira, fica mais fácil administrar os valores destinados ao pagamento das parcelas do financiamento. Baixe aqui gratuitamente nossa planilha de orçamento;

2- Em segundo lugar, planeje-se para pagar a entrada: Veja se juntar um dinheiro para dar como entrada no financiamento do imóvel pode ser vantajoso para você, ao diminuir o número de parcelas ou o valor delas.

3- Em seguida, não comprometa mais de 30% da renda com as parcelas do financiamento, como especialistas na área recomendam: Deste modo, aumentam-se as chances de você conseguir honrar seus compromissos e não pagar ainda mais juros do que o acordado.

Desta forma, o especialista reforça que, antes de tomar qualquer decisão, é essencial estudar a situação do mercado atual e também ter consciência das próprias finanças, para que não surjam problemas durante o financiamento. “Comprar um imóvel é, na maioria das vezes, a decisão financeira mais importante da vida das famílias e por isso, é preciso de cuidado redobrado”, finaliza.

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Relacionadas

“Alma Gêmea”: Reprise confirmada para 29 de abril com edição dinâmica e 130 capítulos

A nostalgia está no ar! A tão aguardada reprise de “Alma Gêmea”...

Segunda temporada de ‘Velma’, série Max Original de animação adulta, estreia no dia 25 de abril

Com dez episódios, a segunda temporada da animação para adultos Max Original VELMA,...

Paraíso Tropical: Olavo vira o jogo e envia Paula para a cadeia em golpe cruel

Em Paraíso Tropical, a maldade de Olavo (Wagner Moura) não tem limites....

Família É Tudo: Electra voltará para a Prisão em golpe armado por Hans e Jéssica

Em Família É Tudo, a alegria da liberdade será breve para Electra...