O vice-presidente de produtos de consumo da Netflix, Josh Simon, surpreendeu o mundo do entretenimento ao anunciar planos ambiciosos de abrir lojas físicas nos Estados Unidos até 2025, com a intenção de posteriormente expandir esse conceito para outros países. Esse projeto, batizado de “Netflix House“, visa estreitar o relacionamento com os assinantes da plataforma e, ao mesmo tempo, criar novas fontes de receita.
As lojas físicas oferecerão produtos derivados de suas produções audiovisuais, juntamente com restaurantes e outras experiências exclusivas. Não é a primeira incursão da Netflix no mundo presencial, pois em junho deste ano, a empresa inaugurou o Netflix Bites, seu primeiro restaurante, localizado na Califórnia.
De acordo com Sandro Magaldi, um renomado especialista em transformação de negócios e autor dos best sellers “Gestão do Amanhã” e “Estratégia Adaptativa”, a Netflix está demonstrando um forte comprometimento em buscar novas fontes de receita. Ele observa que a Netflix tem investido significativamente em jogos e iniciativas inovadoras, como a Netflix House, com o objetivo de expandir ainda mais o valor de sua marca e estender sua presença para além do mundo digital. Isso representa um movimento interessante, já que, enquanto a Disney se aproxima da Netflix com suas plataformas de streaming, a Netflix se aproxima da Disney oferecendo experiências presenciais aos clientes, além do licenciamento de marcas ligadas às suas produções originais.
Magaldi destaca que esse movimento faz sentido, pois o negócio central da Netflix, que é a plataforma de vídeos, enfrenta desafios significativos em termos de rentabilidade. Além do desequilíbrio entre a receita e as despesas, especialmente na produção de conteúdo, a empresa também enfrenta o desafio adicional de grandes investimentos necessários para adquirir novos produtos em todo o mundo.
À medida que a Netflix se aventura no mundo físico, o mercado e os fãs aguardam ansiosamente para ver como essa estratégia se desdobrará nos próximos anos, com o potencial de redefinir ainda mais o cenário do entretenimento.