Luísa (Mariana Ximenes) acabará ficando honrada no momento em que receber o convite de Dom Pedro II (Selton Mello) para ser preceptora de suas filhas em Nos Tempos do Imperador (Globo), porém, antes de partir para a Corte, ela tomará uma decisão muito importante.
A mocinha que estará na Bahia cuidando da fazenda do seu falecido pai, decidirá manter as ideologias do patriarca vivas. Já que o homem era conhecido por ajudar escravos fugidos e alforriar os seus, Luísa começará a fazer o mesmo. Ao mesmo tempo em que prepara sua mudança para a Corte, a jovem decidirá alforriar todas as crianças nascidas em sua fazenda, além disso, ela convidará Jorge (Michel Gomes) para seguir com ela ao Rio de Janeiro, já que o rapaz também pretende ir à capital do país em busca da sua irmã.
- Leia Também: Resumo Nos Tempos do Imperador: capítulos
Com a intenção de proteger Jorge, Luísa dará a ele uma nova identidade. Ela, então, irá preparar novos documentos para o jovem, no qual ele passará a se chamar Samuel e se tornará um homem livre, na sequência, ambos partirão para o Rio.