Solano (Roberto Birindelli) acabará recebendo uma intimação de Caxias (Jackson Antunes) para se render em Nos Tempos do Imperador (Globo), o militar enviará uma carta ao general e definirá um prazo para que ele se entregue, como uma maneira de poupar vidas na Guerra do Paraguai, o adversário do Brasil dirá que litará até morrer.
O general verá uma carta do militar brasileiro e ficará revoltado. “Quem ele pensa que é para exigir uma coisa dessas? Que eu deponha as armas e me renda. Se Caxias escreveu isso, é porque estão se sentindo ameaçados! Vou escrever a minha resposta a ele: rendição jamais!”, disparará. “Vamos enfrentar um novo combate com os Aliados nessas condições?”, questionará Elisa (Lana Rhodes), “Nem morto eu fugirei do combate! Ainda tenho a minha cavalaria para lutar até o fim e acabar com eles! Que venham os Aliados!”, dirá o ditador.
- Leia também: Final Nos Tempos do Imperador: resumo dos capítulos
Como resultado, a mulher temerá a morte do amado com o avanço dos Aliados e implorará para que Solano tente fazer uma negociação de paz. “Quero continuar viva! Com você vivo também! Faça iss por nós!”, suplicará a loira.