quarta-feira , 17 abril 2024
Ínicio Notícias Os segredos sombrios dos anabolizantes: saiba tudo sobre seus efeitos nocivos à saúde
Notícias

Os segredos sombrios dos anabolizantes: saiba tudo sobre seus efeitos nocivos à saúde

182
Compartilhe

Um jovem norte-americano de 20 anos desenvolveu um caso grave de acne após usar esteroides. John Joshua James queria ganhar massa muscular e recorreu a injeções de anabolizantes nos membros superiores, peito e costas. As espinhas que surgiram em consequência disso foram tão severas, em especial nas costas, que o jovem não conseguia nem se deitar.

Atualmente, John está em processo de recuperação há cerca de 4 meses e tem utilizado suas redes sociais para conscientizar as pessoas sobre os danos causados pelos anabolizantes. Em uma de suas postagens, ele enfatiza: “Não façam o que eu fiz”.

O rapaz relata que começou a utilizar anabolizantes no mesmo dia em que iniciou seus treinos na academia, mas, logo em seguida, as erupções cutâneas o impediram de realizar suas atividades físicas.

Esse caso é um exemplo do perigo do uso indiscriminado dessas substâncias. Os esteroides anabolizantes (EA) são drogas que têm como função principal a reposição de testosterona, hormônio responsável por características que diferem homem e mulher.

O médico nutrólogo e endocrinologista, Dr. Ronan Araujo, comenta que embora sejam utilizados em casos de déficit de testosterona, por exemplo, no envelhecimento, eles também são amplamente utilizados para fins estéticos ou para aumentar o rendimento esportivo. No entanto, o consumo indevido dessas substâncias pode trazer sérios prejuízos à saúde.

Efeitos adversos dos esteroides anabolizantes

Entre os efeitos adversos dos esteroides anabolizantes estão tremores, acne severa, retenção de líquidos, dores nas juntas, aumento da pressão sanguínea, tumores no fígado e pâncreas, alterações nos níveis de coagulação sanguínea e de colesterol, aumento da agressividade, que pode resultar em comportamentos violentos, às vezes, de consequências trágicas. Além disso, o consumo dessas substâncias pode causar efeitos crônicos a longo prazo, que podem ser irreversíveis.

Em homens, o consumo de esteroides anabolizantes pode levar à redução na quantidade de esperma, calvície, crescimento irreversível das mamas (ginecomastia) e impotência sexual. Já nas mulheres, pode ocorrer engrossamento da voz, crescimento de pelos no rosto e no corpo, redução dos seios e irregularidade ou interrupção das menstruações.

O aumento da acne é comum nos dois sexos. A libido pode aumentar ou, menos comum, diminuir. A agressividade e o apetite podem aumentar. Nos adolescentes mais jovens, os esteroides podem interferir no desenvolvimento dos ossos dos braços e das pernas.

O uso prolongado pode provocar a produção excessiva de glóbulos vermelhos pelo organismo e alterações nos níveis de gorduras (lipídios) no sangue. Os níveis de lipoproteína de baixa densidade (LDL), o colesterol ruim, aumentam e os níveis de lipoproteína de alta densidade (HDL), o colesterol bom, diminuem. Complicações cardiovasculares graves, incluindo hipertensão arterial, acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e coágulos sanguíneos são efeitos relatados relacionados ao uso de esteroides anabolizantes.

Reposição hormonal com testosterona X Anabolizantes

A reposição hormonal de testosterona é um tratamento médico prescrito para condições de saúde, visando restaurar os níveis normais de testosterona no corpo, melhorando a saúde e prevenindo complicações. Já o uso de anabolizantes para fins estéticos não é uma prática médica e pode ser prejudicial à saúde, causando danos aos órgãos internos, problemas psiquiátricos e riscos a longo prazo, como disfunção sexual, infertilidade e aumento do risco de doenças cardíacas. É importante buscar um tratamento adequado com um profissional especializado para a reposição hormonal de testosterona e evitar o uso indevido de anabolizantes para fins estéticos.

Prevenção ao uso de esteroides anabolizantes

É importante conscientizar as pessoas sobre os perigos do consumo indevido de esteroides anabolizantes e incentivar a prevenção ao uso dessas substâncias. Os anabolizantes para fins estéticos ou para aumentar o rendimento esportivo são proibidos e representam grandes riscos para a saúde.

O Dr. Ronan Araujo cita algumas dicas para prevenção ao uso de esteroides anabolizantes, confira:

    1. Informe-se sobre os efeitos adversos dessas substâncias e os riscos à saúde.

    2. Procure orientação médica antes de usar qualquer suplemento ou substância para ganho de massa muscular, ou melhora do desempenho físico.

    3. Adote uma alimentação saudável e equilibrada, que forneça os nutrientes necessários para o corpo.

    4. Tenha um plano de treinamento físico adequado, que leve em conta suas condições físicas e objetivos.

    5. Mantenha um estilo de vida saudável, com hábitos de sono regulares, prática de atividades físicas, controle do estresse e abstinência de tabagismo e consumo excessivo de álcool.

A prevenção ao uso dessas substâncias é fundamental e passa pela conscientização sobre os riscos à saúde e a adoção de hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, plano de treinamento físico adequado, estilo de vida saudável e orientação médica antes de qualquer uso de suplemento ou substância para ganho de massa muscular, ou melhora do desempenho físico.

LEIA TAMBÉM:

“É importante lembrar que os esteroides anabolizantes são medicamentos sob controle especial e só podem ser vendidos em farmácias e drogarias, com retenção da receita médica, conforme a legislação. O uso indevido dessas substâncias pode trazer sérios prejuízos à saúde e deve ser evitado a todo custo. Consulte com um médico especialista para avaliar a necessidade de uma reposição de testosterona e realizar um tratamento seguro e efetivo.” Finaliza o Dr. Ronan Araujo.

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Relacionadas

“Alma Gêmea”: Reprise confirmada para 29 de abril com edição dinâmica e 130 capítulos

A nostalgia está no ar! A tão aguardada reprise de “Alma Gêmea”...

Segunda temporada de ‘Velma’, série Max Original de animação adulta, estreia no dia 25 de abril

Com dez episódios, a segunda temporada da animação para adultos Max Original VELMA,...

Paraíso Tropical: Olavo vira o jogo e envia Paula para a cadeia em golpe cruel

Em Paraíso Tropical, a maldade de Olavo (Wagner Moura) não tem limites....

Família É Tudo: Electra voltará para a Prisão em golpe armado por Hans e Jéssica

Em Família É Tudo, a alegria da liberdade será breve para Electra...