O Velho do Rio (Osmar Prado) acabará sendo vítima de um incêndio infame em Pantanal (Globo), a entidade sobrenatural ficará indignada ao ver um fazendeiro e seus capangas ateando fogo na região e ele enfrentará as chamas em forma de sucuri para proteger o bioma.
O animal dará o bote e arrastará um dos criminosos pela perna para o meio do fogo, no entanto,, outro bandido conseguirá salvar o comparsa, e ambos fugirão assustados, ainda em forma de cobra, o veterano acabará “Agonizando” por conta dos ferimentos graves do qual o deixará abatido.
Após conseguir escapar dos cuidados humanos por estar como uma cobra, o Velho do Rio conseguirá fugir, porém, nem ao menos dará tempo de se recuperar do incêndio, isso porque ele acabará levando mais outro susto daqueles. O guardião do bioma se dará mal ao tentar confrontar Tenório (Murilo Benício), o idoso tentará dar um basta na vida do vilã, mas acabará sendo surpreendido por disparos, Marcelo (Lucas Leto), que já estará morando no Mato Grosso do Sul, verá a sucuri prestes a dar o bote no pai.
“Pai, cuidado”, alertará o jovem. O grileiro agirá rapidamente ao avistar a cobra e sacará a arma. “Morre, maldita! Toma chumbo, desgraça”, falará o mau caráter, desferindo inúmeros tiros.