Maria Marruá (Juliana Paes) acabará vendo Gil (Enrique Diaz) falecer diante dos seus olhos em Pantanal (Globo), o posseiro será devidamente pego de surpresa por um capataz do fazendeiro assassinado por ele no início da trama, ele levará um tiro de forma fria, e a matriarca se vingará do matador de aluguel, escondida, ela irá disparar no homem sem pensar duas vezes.
Como se já não bastasse tudo que já passou, Maria Marruá protagonizará ainda mais tragédias. Até essas cenas, Juma (Alanis Guillen) já terá vindo ao mundo, e a família passará por um momento radiante e feliz com a chegada da garota, mas Gil será cobrado por uma dívida mortal, isso porque o homem cometeu um assassinato depois que Chico (Túlio Starling) foi morto em um embate por terras.
Visivelmente perdida e de coração partido com a perda do filho, o posseiro decidiu confrontar o proprietário da região e assim matou ele com um tiro. O ato bárbaro foi testemunhado pela mulher do fazendeiro e sua filha pequena, da qual se tornará Muda (Bella Campos).
Leia Mais: Pantanal: Zé Leôncio e Madeleine se envolvem, peão dá uma lição em taxista ladrão
Tempos depois do crime, um capataz da família do endinheirado achará o paradeiro do rapaz e se vingará. Ele se deslocará na tapera e pegará Gil de surpresa com um tiro pelas costas, chocada, Maria Marruá presenciará toda a cena e irá se preparar para atacar o forasteiro do qual será morto por ela.