Desde o início da trama, o sonho de Filó (Dira Paes), é de ser a única mulher na vida do pai de Jove (Jesuíta Barbosa), na novela Pantanal, atualmente em exibição na Globo. Mas de acordo com a versão original este grande desejo porém não será por muito tempo.
Nas fortes emoções do último capítulo do folhetim das nove, Filómena é pedida em casamento pelo fazendeiro, explodindo de felicidade e ao mesmo tempo sem acreditar que este dia finalmente chegou, Filó aceita e pula no colo do milionário o enchendo de beijos e abraços.
No decorrer da reta final desta emocionante história, o casório se realiza de acordo como manda o figurino tradicional da vida no campo, ou seja com muita fartura. Mas assim como todo sonho maravilhoso pode virar um pesadelo, o de Filó não foi diferente em 1990. Se Bruno Luperi, o adaptador da nova versão de Pantanal não mudar de ideia, o final será o mesmo da anterior.
Portanto no último desfecho da narrativa o marido da fazendeira começa a ter um quadro de infarto depois de sentir uma forte dor no peito radiando para o ombro, ao mesmo tempo o ex de Madeleine (Karine Teles), tem uma visão do pai, que sempre esteve por perto, vivendo como o Velho do Rio (Osmar Prado), enquanto tudo isso acontece com José Leôncio (Marcos Palmeira), a mãe de Tadeu (José Loreto), sai pelo casarão apavorada, mais quando o socorro chega já é tarde demais.