Na novela Pantanal (Globo), Zé Leôncio (Renato Góes) foi ao Rio de Janeiro cobrar uma dívida de gado, mas acabou por se meter na maior confusão da sua vida. O peão, nesse meio tempo conheceu e se viu apaixonado por Madeleine (Bruna Linzmeyer), e despertou a fúria de Gustavo (Gabriel Stauffer), pretendente da loira.
Gustavo e Zé Leôncio irão acabar brigando. E Madeleine consegue separar a briga ao dizer que Gustavo é apenas um amigo, o que o deixa bastante chateado.
“Só isso?… Então quer dizer que eu sou só um amigo, Madeleine? Quer saber? Eu desisto. Faça um bom proveito da sua vida, que eu vou seguir com a minha! Eu pensei que fosse possível endireitar o teu caminho, Madeleine, mas você não passa de uma inconsequente…”
Zé Leôncio decide ir então atrás do rapaz, no entanto, Madeleine o impede e seduz ainda mais o caipira: “O que ele disse é passado… Vamos viver o presente. A menos que brigar com um desconhecido seja mais interessante do que a minha companhia.” Declara ela
O novo casal então resolvem se conhecer melhor. Ao saírem do restaurante, eles dançam na rua, se beijam várias vezes até cruzar com uma cigana, que profetiza: “O destino de vocês se cruzou hoje para nunca mais se separar.”
Entretanto o taxista ainda vai tentar roubar Zé Leôncio. O peão acaba deixando a guaiaca com o dinheiro na calçada. Reginaldo, que observa, pega a bolsa, e sai correndo.
Assim que Zé Leôncio percebe que perdeu a guaiaca, ele não hesita em deixar Madeleine ir atrás do sujeito. Ele então consegue alcançar o ladrão e ainda lhe dá uma lição: “Ladrão, na minha terra, a gente capa, corta a orelha, que é pra levá de prova, e dá o resto pras piranha que é pra num tê o que enterrá!”, grita ele.