Quem utiliza bastante o Instagram certamente já reparou naquele pequeno círculo azul que fica ao lado do nome de alguns perfis. É o chamado selo de verificação, que tem como objetivo, segundo a própria rede social online de compartilhamento de fotos e vídeos, informar seguidores de que aquela conta que estão seguindo ou pesquisando é exatamente quem ela diz que é. Ou seja, serve para evitar perfis falsificados.
Mas, obviamente, o selo azul ao lado do nome do perfil já ganhou um significado que extrapola a função para a qual foi criada inicialmente pela rede social. Ele agora significa, mais do que tudo, um sinal de prestígio, que aumenta as chances de quem utiliza o Instagram profissionalmente vender produtos, serviços ou a própria imagem.
E, claro, se simboliza status e faz crescer a possibilidade de fechar negócios, todo mundo quer ter um selo azul para chamar de seu. A produtora de conteúdo, especialista em mídias sociais e fundadora da Like Marketing, Rejane Toigo, explica que qualquer um pode solicitar um selo de verificação, bastando acessar as configurações da conta e depois fazer um cadastro e enviar a documentação necessária.
Contudo, se é fácil solicitar o selo, o mesmo não pode ser dito a respeito de obtê-lo. Conforme Rejane, não é para qualquer conta que o Instagram costuma conceder este tão cobiçado símbolo. E antes que o usuário pense que é preciso ter milhões de seguidores para conseguir a verificação, Rejane já se adianta para afirmar que não é esse o critério utilizado pela rede social. “Mais do que o número de seguidores, o que importa é a relevância, a notoriedade da conta”, explica.
A especialista em mídias sociais informa que, assim que o selo de verificação é solicitado, o Instagram vai buscar saber se o perfil que o pediu é relevante na internet. “A rede social procura links, matérias jornalísticas e diversos outros conteúdos existentes na rede que mostrem que a conta é de destaque e que, assim, se for falsificada, acarretará prejuízos a ela própria e aos seus seguidores”, diz.
Desse modo, sugere a fundadora da Like Marketing, o primeiro passo para se obter o selo azul do Instagram é se tornar relevante na rede. E a melhor maneira de fazer isso, segundo Rejane, é, não apenas oferecer um serviço ou produto de ótima qualidade para que a marca da empresa – ou si próprio, no caso de ser prestador de serviço ou viver da imagem – seja reconhecida, mas produzir conteúdo em blogs, sites e redes sociais que dialoguem da melhor maneira possível com a marca. “Assim, fica mais fácil de ser encontrado na internet, quando alguém procura sobre você”, afirma.
Para facilitar o trabalho de ganhar notoriedade nas redes e fortalecer sua autoridade digital, muitas empresas, prestadores de serviço e celebridades contratam o serviço de assessoria de imprensa. De acordo com Rejane, pedir auxílio para especialistas da área pode ser uma boa pedida já que eles facilitarão a entrada da marca nos meios de difusão. “Utilizando sua expertise e seus contatos, a assessoria de imprensa encontrará atalhos para promover seus feitos, a sua empresa e o seu nome na internet”, conclui.