Influenciadores são cada vez mais requisitados por marcas de todos os segmentos e tamanhos. O grande desafio é encontrar o profissional mais adequado para vender cada produto ou serviço. Muitas vezes, as marcas não sabem quem contratar ou os influenciadores não sabem como chegar até as marcas. Como resolver?
De acordo com Marcelo Balerone, diretor comercial e de novos negócios da Squad Social Lab, MarTech, pioneira no Marketing de Influência, uma agência de influenciadores pode ajudar nesse processo. “Funciona como uma agência de marketing tradicional, mas o foco é o trabalho com influenciadores digitais. Nosso objetivo é unir as duas pontas, encontrando o influenciador mais adequado para cada marca”, explica.
Para quem é influenciador, contar com o trabalho de uma agência pode ajudar a pular etapas, já que a empresa vai procurar encaixá-lo em campanhas, aparições em eventos e outros trabalhos. Também é possível obter auxílio para o monitoramento de redes sociais e avaliação de contratos. “Ou seja, o foco do influenciador passa a ser a produção de conteúdo em si, e não mais os processos comerciais e burocráticos”, afirma Balerone.
Além disso, o diretor da Squad Social Lab ressalta que, como em qualquer outro mercado, existem influenciadores que se dão muito bem, mas a grande maioria não consegue alcançar o sucesso, por isso, contar com ajuda especializada faz diferença. “Existem diversas dicas e, como em toda profissão, há sacrifícios que devem ser feitos. Acredito muito em planejamento, resolução de ‘dores’, comprometimento e resiliência, criatividade, autenticidade, constância de postagens e empatia junto ao público”, diz ele.
Balerone reforça que, ao unir influenciadores e marcas, uma agência acaba exercendo papel importante na carreira desses profissionais. “Um influenciador bem agenciado pode conseguir deslanchar na carreira, já que a demanda é cada vez mais alta e há espaço para todos os tipos de profissionais e públicos”.
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Até mesmo com relação aos ganhos uma agência pode ajudar, já que é natural que, especialmente no começo da carreira, um influenciador não tenha nem ideia de quanto cobrar. “O valor cobrado vai variar de acordo com o nicho de mercado, número de seguidores, engajamento do público, rede social e outros. Existem muitos que ganham apenas permutas de produtos ou serviços, mas também existem aqueles que faturam milhares e até milhões de reais. Entender o mercado é importante para precificar corretamente, e até nessa parte uma agência ajuda”, conclui.