Antigamente sendo considerada como livre para todos os públicos, a novela Rebelde (Sbt) sofreu uma mudança drástica dentro de sua classificação indicativa. Se tornando um sucesso estrondoso entre crianças e adolescentes nos anos 2000, a história conquistou milhões de fãs ao redor do mundo.
A trama que aborda a vida dos alunos da escola Elite Way e que se tornou um fenômeno até mesmo no Brasil, agora somente é recomendada para maiores de 14 anos. A decisão foi devidamente tomada pelo coordenador de Política de Classificação Indicativa do Ministério da Justiça, Eduardo de Araújo Nepomuceno.
Consumo de drogas ilícitas, assédio sexual, violência, nudez, bullying, agressão verbal e linguagem depreciativa foram razões apontadas nos capítulos que fizeram com que a classificação fosse alterada.
“A decisão é válida para a obra completa e para as derivadas que porventura estejam em exibição. É facultado ao interessado exibir o conteúdo derivado, nos casos de supressão de conteúdos de obras já classificadas, desde que mantida a classificação do processo original”, determina a decisão.
Como resultado, o (Sbt) tem o prazo de cinco dias para adotar a nova classificação em sua programação. No entanto, a emissora não possui nenhuma obrigação por lei de seguir a recomendação de horário do Ministério da Justiça.