Confira o Resumo da Novela “Cabocla” na Globo: Não Perca Nenhum Detalhe dos Próximos Acontecimentos!
Quer saber tudo o que vai acontecer nos próximos capítulos da novela “Cabocla” na Globo? Acompanhe nosso resumo detalhado e mantenha-se atualizado com todas as reviravoltas, dramas e emoções dessa trama envolvente. Não perca nenhum momento importante e fique por dentro de tudo o que está por vir!
Fique Por Dentro dos Próximos Capítulos de “Cabocla”!
Capítulo 71 – segunda, 18 de novembro
Justino vê a filha chorando e pergunta o que aconteceu, mas ela consegue dar uma desculpa. Julieta aconselha Mariquinha a esquecer Tobias. Felício começa a melhorar, para alegria da família. Zuca descobre que Luís piorou de saúde. Boanerges percebe que alguns de seus aliados se bandearam para o lado de Justino. Tobias diz a Zuca que vai começar a construir a casa onde eles vão morar depois de se casar. Emerenciana começa a sentir as dores do parto e se preocupa, pois Boanerges não está em casa. Emerenciana fica irritada com Boanerges, que está cuidando de assuntos políticos. Nastácio chama Generosa para ajudar no parto da criança. Belinha e Luís se preocupam com Emerenciana. Boanerges chega em casa e toma um susto ao saber que seu filho está nascendo. Emerenciana percebe que seu marido quer que a criança seja menino e fica magoada.
Bina fala para Zuca que Luís deve ser tuberculoso, deixando-a desesperada. Pequetita conta para Joaquim que Pepa diz estar esperando um filho de Luís. Boanerges torce para que nasça um menino. Joaquim fica apavorado com a ideia de Pepa ser mãe de seu neto. Neco diz a Justino que ele tem de ajudá-lo a ficar com Belinha caso ganhe a eleição. Felício começa a andar, mas continua sem querer falar. Generosa diz para Boanerges que nasceu um menino. Boanerges fica radiante. Generosa diz que o menino nasceu morto, deixando o coronel em estado de choque.
Capítulo 72 – terça, 19 de novembro
Belinha e Luís tentam consolar Emerenciana, que está arrasada. Todo o povo comparece ao enterro do filho de Boanerges. Justino sente pena de seu inimigo político. Bina deixa que Zuca vá passar alguns dias na casa de Boanerges, para consolar Emerenciana. Justino diz a Mariquinha e Neco que eles deveriam ir até a casa de Boanerges para dar seus pêsames à família. Emerenciana recebe Neco e Mariquinha e diz a Neco que ele tem sua bênção para se casar com Belinha.
Boanerges garante ao Vigário que não vai deixar que o sofrimento lhe derrube. Neco sugere a Justino que ele se torne aliado de Boanerges, deixando-o furioso. Joaquim diz a Pequetita que está velho demais para se casar com ela, irritando-a. Pepa chega em Pau D’Alho e pergunta a Bina por Luís. A espanhola diz que o advogado é o amor de sua vida. Dr. Teles garante a Boanerges que Emerenciana não corre risco nenhum. Emerenciana fala para o marido que eles foram castigados por Deus. Boanerges percebe que Emerenciana o culpa pela morte da criança.
Capítulo 73 – quarta, 20 de novembro
Ritinha flerta com Chico para deixar Nastácio com ciúmes. Zuca pergunta a Belinha se Luís está muito doente. Ela garante que não. Tobias pergunta a Tina por que ela não gosta de sua noiva. Tina diz a Tobias que Zuca gosta de Luís. O peão fica arrasado, mas promete à irmã que não vai fazer nenhuma bobagem. Emerenciana percebe que Boanerges está tão triste quanto ela e os dois se abraçam. Justino diz a Neco que prefere vê-lo morto do que casado com Belinha. Tobias chega furioso à casa de Boanerges e exige que chamem Luís.
Capítulo 74 – quinta, 21 de novembro
Tomé tenta impedir Tobias de acertar suas contas com o advogado. Generosa e Tina rezam para o peão não fazer nenhuma bobagem. Tobias pede para conversar com Luís e os dois saem juntos a cavalo. Tomé os segue. Nastácio avisa Boanerges das intenções de Tobias e ele sai atrás de seu funcionário. Zuca se desespera ao saber que Tobias descobriu tudo. Luís diz ao peão que se apaixonou por Zuca antes de saber que ela era noiva. Tobias morre de raiva, mas não tem coragem de matar Luís. Boanerges e Tomé encontram Luís e percebem que Tobias não se vingou. O advogado conta para Zuca que o peão está muito magoado. Tobias diz a Boanerges que Zuca morreu para ele. Joaquim revela para Edmundo que Pepa talvez esteja grávida de Luís. Boanerges recrimina o advogado pela confusão que ele armou. Edmundo se irrita quando Joaquim diz que se sentiria ridículo se casando com Pequetita. Luís fala para Boanerges que está disposto a se casar com Zuca.
Capítulo 75 – sexta, 22 de novembro
Boanerges fica feliz com a declaração do advogado. Ritinha conta para Emerenciana que Luís pediu Zuca em casamento. Tobias diz a Tomé que nunca vai se conformar por ter sido enganado por Luís e Zuca. Pepa chega à fazenda de Boanerges e agarra Luís na frente de Zuca, que fica arrasada. Boanerges pergunta se Pepa vai querer se hospedar na fazenda, para desespero do advogado. Tobias fica sabendo da chegada de Pepa e diz a Tomé que isso prova que Luís não vale nada. Boanerges diz a Emerenciana que foi bom que Pepa tenha chegado para abrir os olhos de Zuca em relação a Luís. Emerenciana concorda, mas avisa que não quer Pepa durante muito tempo em sua casa. Joaquim fica pasmo ao saber que Pepa está na casa de Boanerges. Zuca diz a Bina que não vai querer voltar para Tobias mesmo que Luís não fique com ela. O advogado tenta conversar com a cabocla, mas Chico avisa que Bina e Zé não vão deixar. Tobias diz a Tomé que deveria ter matado Luís.
Capítulo 76 – sábado, 23 de novembro
Tomé fala para Tina que quer esquecer Rosa e ficar com ela. Tina fica radiante. Luís pede desculpas a Bina e Zé e tenta conversar com Zuca. Ela se recusa a ouvi-lo e Zé o manda embora. Justino fica completamente encantado ao ver Pepa. Neco se espanta com o comportamento do pai. Nastácio avisa a espanhola que é melhor ela não fazer amizade com o coronel. Chico se oferece para armar um encontro de Luís com Zuca. Boanerges volta a reunir seus aliados políticos para combater Neco. Emerenciana deixa que Belinha mande um bilhete para Neco. Nastácio finge estar gostando de Pepa, para deixar Ritinha com ciúmes. Chico diz a Zuca que Luís está a sua espera. Neco pede que Justino não se envolva com Pepa.
Resumo Cabocla: Capítulos de 25 a 30 de dezembro
Capítulo 77 – segunda, 25 de dezembro
Pequetita fica furiosa ao saber que a espanhola foi atrás de Luís. Zuca morre de vontade de ir ver o advogado, mas decide não ir. Chico tenta convencê-la, em vão. Luís continua esperando. Zuca muda de ideia e decide ir, mas Bina desconfia e a impede. Tina conta para Felício que Tomé resolveu lhe dar uma chance. Zuca consegue fugir de Bina e vai ao encontro de Luís. Ele explica que nunca teve nenhum compromisso com Pepa e garante que é apaixonado por ela. Zuca diz que não quer vê-lo enquanto a espanhola estiver na fazenda de Boanerges.
Capítulo 78 – terça, 26 de dezembro
Zé avisa que Luís recebeu uma carta do pai. Bina decide ler a correspondência e fica pasma. Tomé diz a Tobias que vai tentar esquecer Rosa e ficar com Tina. Tobias fica satisfeito com a decisão do amigo e se pergunta se não deveria esquecer Zuca. Emerenciana se irrita ao saber que Boanerges ainda não mandou Pepa embora. Luís lê a carta de Joaquim e fica furioso. Generosa percebe olhares entre Tina e Tomé e não gosta. Zaqueu diz a Justino que Pepa gostou dele, deixando-o satisfeito. Bina conta para Zuca que Pepa está grávida de Luís.
Capítulo 79 – quarta, 27 de dezembro
A cabocla chora desesperadamente. Zé e Bina morrem de pena. Mariquinha fica indignada ao saber que Justino se interessou por Pepa. Boanerges avisa a espanhola que ela vai ter que ir embora da fazenda. Pepa agradece a hospitalidade e dá um beijo no rosto de Boanerges. Maria e Ritinha veem e ficam pasmas. Emerenciana se preocupada ao ver que Luís voltou para a fazenda à noite. O advogado mostra a carta para Boanerges e garante que Pepa está mentindo. A espanhola pergunta a Nastácio onde mora Justino. Luís se surpreende ao saber que Pepa foi atrás de Justino. Pepa joga charme para Justino, que fica radiante. Belinha pede ajuda à Emerenciana para convencer Boanerges a aceitar seu namoro. Ela avisa que a filha precisa ter paciência. Neco decide tentar ver Belinha. Mariquinha diz que não vai deixar que Justino se envolva com Pepa. Bina fica angustiada ao ver Zuca tão infeliz. Neco vai até a casa de Belinha.
Capítulo 80 – quinta, 28 de dezembro
Emerenciana percebe que Boanerges está se aproximando e decide esconder o namorado da filha no quarto de Luís. Neco pensa em pular a janela para escapar de Boanerges, mas acha muito perigoso. O coronel vai embora de casa sem perceber que Neco está ali. Generosa pede que Tobias pare de sofrer por Zuca, em vão. Tina fica radiante por Tomé ter resolvido lhe dar uma chance. Emerenciana promete a Neco e Belinha que vai ajudá-los. Boanerges descobre que Pepa tem sido vista com Justino e avisa Luís que vai expulsá-la de sua casa.
Justino passeia pela cidade com Pepa. Chico aconselha Zuca a perguntar a Luís se é mesmo verdade que a espanhola está esperando um filho dele. Emerenciana descobre que Pepa deu um beijo em seu marido e decide expulsá-la. Nastácio avisa a espanhola que é melhor ela não voltar para a casa de Boanerges. Tobias pede que Felício diga quem lhe surrou, mas ele se recusa. Joaquim descobre que Pepa mentiu quando disse que estava grávida e manda uma carta para Luís. Justino leva Pepa para se hospedar em sua fazenda.
Capítulo 81 – sexta, 29 de dezembro
Julieta quase morre de susto ao ver a espanhola e diz a Justino que trazê-la para casa é falta de respeito. Luís fala a Boanerges que vai obrigar Pepa a contar a verdade para Zuca e os pais dela. Neco diz a Mariquinha que vai desistir da política para poder ficar com Belinha, mas ela afirma que Boanerges não vai aceitar seu namoro. Ritinha aconselha Belinha a pedir que Neco passe para o lado de Boanerges na política. O coronel garante a Emerenciana que não teve culpa por Pepa tê-lo beijado. Luís se preocupa ao saber que Emerenciana expulsou Pepa e teme que não vá mais conseguir fazê-la desmentir o que disse. Justino fala para os filhos que a espanhola vai ficar hospedada com eles. Mariquinha fica indignada, mas não consegue dobrar o pai. Joaquim descobre que Luís está apaixonado por Zuca e se preocupa. A cabocla recebe uma carta de Luís. Bina pede que Zuca jogue o envelope fora.
Capítulo 82 – sábado, 30 de dezembro
Zuca lê a carta de Luís e descobre que ele contou tudo ao pai. Joaquim avisa Edmundo que vai visitar Luís e tentar impedir que ele se case com Zuca. Mariquinha e Julieta não suportam a presença de Pepa. Belinha pede que Neco tenha paciência. Julieta afirma que vai embora se Pepa não for e a espanhola se prepara para partir. Mariquinha se preocupa com a reação de Justino. Luís fala para Boanerges que ele vai acabar derrotado nas eleições se não se aliar a Neco. Emerenciana concorda. O coronel fica pasmo.
Os caboclos começam a comentar que Justino desistiu de sua candidatura e sugerem a Neco que ele lance a sua. Justino pede que Pepa não vá embora. Zuca diz a Bina que vai se casar com Luís. Ela fica inconformada. Tina conta a Felício que sabe que Tomé a beija pensando em Rosa, mas espera que um dia ele a esqueça. Neco e Mariquinha dizem a Justino que todos estão falando dele e de Pepa. Neco teme que seu pai tenha se apaixonado pela espanhola. Julieta estraga uma comida que Pepa preparou.
Resumo Cabocla: Capítulos de 02 a 07 de dezembro
Capítulo 83 – segunda, 02 de dezembro
Neco diz a Justino que ele está fazendo papel de bobo e pede que o pai mande a espanhola embora. Pepa fala para Mariquinha que gosta de verdade de Justino, pois ele a respeita. O coronel confessa para Neco que está apaixonado pela espanhola, mas concorda em pedir que ela vá embora. Mariquinha diz a Neco que acha que Pepa não está dando um golpe em Justino. Boanerges descobre que Justino e Pepa estão na boca do povo e se aproveita da situação. Neco e Mariquinha decidem deixar a espanhola ficar. Pepa dá um beijo em Justino. Neco e Mariquinha veem e acham graça.
Capítulo 84 – terça, 03 de dezembro
Belinha teme que Neco resolva ocupar o lugar de Justino e concorrer pela prefeitura contra Boanerges. Generosa se irrita ao ver Tomé dando atenção a Tina. Tomé diz a Tobias que Felício não fala quem o surrou por medo que ele se vingue. Emerenciana diz ao Vigário que vai tentar convencer Neco a apoiar Boanerges. Luís percebe que Tobias continua com ódio dele. Justino decide deixar Pepa no hotel de Zé da Estação, para evitar que o povo fale deles. Generosa vê Tina beijando Tomé e fica revoltada. Emerenciana pede que Belinha convença Neco a se tornar um aliado político de Boanerges e afirma que esse é o único jeito deles dois ficarem juntos.
Justino leva Pepa até o hotel de Zé da Estação e diz que tem muito respeito por ela. Chico diz a Zuca que a espanhola está com Justino, deixando-a feliz. O coronel decide passar uma noite no hotel também, mas deixa claro que quer um quarto separado. Tobias afirma para Tomé que vai se vingar de todos que ajudaram Zuca a enganá-lo, incluindo Boanerges e Emerenciana. Luís diz a Boanerges que vai pedir a Joaquim sua parte na herança para comprar uma fazenda por ali. Tobias pede suas contas a Boanerges, que fica inconformado.
Capítulo 85 – quarta, 04 de dezembro
Julieta fala para Mariquinha que Pepa vai acabar tomando conta da casa, deixando-a preocupada. Generosa ofende Tina e Tomé a defende. Tobias ouve Neco discursando e diz que votaria nele se ele fosse candidato. Neco se espanta. Belinha pede que o namorado se alie a Boanerges. Neco fica indignado com a proposta. Boanerges diz a Emerenciana que Tobias deve estar achando que eles o traíram. Mariquinha é fria com Tobias. Neco estranha. Tomé percebe que Tobias vai fazer alguma bobagem e decide ficar de olho nele. Belinha conta para Emerenciana que Neco ficou magoado com a sugestão dela. Xexéu diz a Justino que seu caso com Pepa pode fazer com que ele perca a eleição, mas o coronel responde que não está fazendo nada errado. Xexéu sugere a Justino que ele desista de ser candidato e deixe Neco em seu lugar. Boanerges se irrita ao saber que Neco tem cada vez mais admiradores na região. Xexéu pede para conversar com Boanerges.
Capítulo 86 – quinta, 05 de dezembro
Xexéu revela a Boanerges que Justino vai deixar que Neco concorra à prefeitura em seu lugar e pergunta quanto o coronel lhe oferece para tê-lo ao seu lado. Pepa pergunta a Zuca se ela está apaixonada por Luís. Neco afirma para Mariquinha que vai lutar contra Boanerges e que ele ainda vai lhe pedir que se case com Belinha. Neco diz a Mariquinha que não quer se submeter a Boanerges. Xexéu sugere ao coronel que ele apoie sua candidatura a vereador e afirma que, em troca, pode acabar com os planos de Neco. Boanerges fica indignado com a proposta e expulsa Xexéu. Pepa confessa para Zuca que inventou que estava grávida para descobrir o paradeiro de Luís, deixando-a aliviada. Belinha se arrepende de ter pedido que Neco se aliasse a seu pai.
Capítulo 87 – sexta, 06 de dezembro
Pepa diz a Bina que nunca esteve grávida e que Luís é mesmo apaixonado por sua filha. Joaquim chega a Pau D’Alho e fica pasmo ao encontrar o advogado beijando Zuca. Luís diz ao pai que pretende se casar com a cabocla. Justino anuncia para os filhos que vai se afastar da política e sugere que Neco fique em seu lugar. Neco diz que vai pensar. Mariquinha fala para o irmão que agora ele pode se unir a Boanerges se quiser. Joaquim diz a Luís que se envergonharia de ter Zuca como nora. Bina ouve e fica muito magoada. O advogado diz ao pai que nada vai fazer com que ele mude de ideia. O Vigário tenta convencer Boanerges a se aliar a Neco, em vão.
Capítulo 88 – sábado, 07 de dezembro
O Vigário tenta convencer Boanerges a se aliar a Neco, em vão. Joaquim pede a mão de Zuca em casamento em nome de Luís, mas pede que ela vá morar no Rio, junto com eles. Tomé fica satisfeito ao saber que Neco talvez concorra à prefeitura. Zuca concorda em ir para o Rio. Emerenciana diz a Boanerges que pediu que Neco ficasse ao lado dele na disputa política. Bina teme que a filha sofra morando numa cidade grande. Luís percebe que Zuca não está feliz em ir embora e avisa a Joaquim que não vai para o Rio, deixando-o magoado. Tomé tenta dissuadir Tobias de se vingar, mas ele desconversa.
Resumo Cabocla: Capítulos de 09 a 14 de dezembro
Capítulo 89 – segunda, 09 de dezembro
Tobias pede para conversar com Justino, deixando Mariquinha pasma. Luís pede que Joaquim o entenda. Tobias se oferece para trabalhar para Justino fazendo a segurança de Neco. Joaquim manda Luís não procurá-lo mais, se decidir mesmo ser fazendeiro. Felício vai até a venda de Zaqueu. Boanerges permite que Nastácio comece a fazer serviço de peão ao lado de Tomé. Neco anuncia que vai concorrer à prefeitura no lugar de Justino. Xexéu fica incomodado ao ver que Tobias está trabalhando para Justino. Mariquinha diz a Tobias que está feliz por ele estar ali. Tina e Generosa descobrem que Felício sumiu. Luís garante a Zuca que vai vê-la sempre que puder. Bina alerta a cabocla que ela pode pegar a doença de Luís.
Capítulo 90 – terça, 10 de dezembro
Zuca diz a Bina que nada vai afastá-la de Luís. Joaquim conta para Pequetita que cortou relações com Luís, mas ela diz que eles vão acabar se acertando. Pequetita fala para o noivo que seus pais estão esperando que ele a peça em casamento, deixando-o assustado. Tobias pensa que poderia gostar de Mariquinha se não fosse apaixonado por Zuca. Boanerges diz a seus aliados que eles precisam se preparar para as eleições. Neco discursa e Xexéu fica assustado com as mudanças que ele promete fazer. Luís leva uma aliança para Zuca, mas ela pede que ele lhe dê quando seus pais estiverem presentes. Belinha descobre que Neco vai concorrer contra seu pai e acha que agora seu namoro acabou. Mariquinha pede que Tobias tenha cuidado com Xexéu.
Capítulo 91 – quarta, 11 de dezembro
Luís pede permissão a Bina e Zé para colocar uma aliança em Zuca. Bina não gosta e vai embora. Luís e Zuca ficam sem saber o que fazer. Zé pede desculpas por sua mulher. Bina diz a Pepa que não consegue confiar em Luís. Tobias conta para a família que está trabalhando para Justino com a esperança de descobrir quem machucou Felício. Justino garante a Xexéu que Neco vai vencer Boanerges. Neco pede que Mariquinha consiga votos entre seus alunos, deixando-a indignada. Tobias fala para Tomé que não vai ficar ao lado de Boanerges, pois ele ajudou Luís. Chico diz ao advogado que duvida muito que o peão tenha esquecido a traição de Zuca.
Capítulo 92 – quinta, 12 de dezembro
Pequetita sugere a Joaquim que ele pare de se preocupar com Luís e se concentre mais em sua própria vida. Boanerges começa a se preocupar com o sucesso de Neco. Emerenciana aconselha o marido a tirar Neco de seu caminho antes que ele o derrube. Boanerges se preocupa com a possibilidade de Neco derrotá-lo. Ritinha diz a Luís que Tobias vai ficar furioso ao ver Zuca e o advogado de aliança. Neco fala das eleições para os alunos de Mariquinha, deixando-a contrariada. Justino vai visitar Pepa no hotel de Zé, para irritação de Bina.
Boanerges não gosta de saber que Neco está brigado com Belinha, mas disfarça. Pepa se declara para Justino. Bina interrompe o coronel e a espanhola quando eles estão prestes a se beijar. Zuca acha graça ao saber que Pepa e Justino estão namorando. Luís conta que vai passar alguns dias no Rio para pegar sua herança. Emerenciana aconselha que o advogado aproveite para pensar se quer mesmo casar com Zuca. Tobias diz a Neco que ele pode pagar caro se ganhar de Boanerges.
Capítulo 93 – sexta, 13 de dezembro
Mariquinha fala para Neco que Boanerges não vai gostar de saber que ele está usando a escola para conseguir votos. Tina beija Tomé, mas sente que ele estava pensando em Rosa e fica magoada. Tobias se sente culpado por ter tratado Mariquinha mal e pede desculpas. Emerenciana diz a Belinha que Neco magoa Boanerges lhe roubando a lealdade do povo. Zé encontra Justino indo para o quarto de Pepa. Zé diz a Justino que aquele é um hotel de família, deixando-o sem graça. Emerenciana garante a Boanerges que ela e Belinha estão do seu lado. Belinha pergunta a Neco se ele ainda a ama. Ele diz que sim, mas avisa que não vai se dobrar a Boanerges. Belinha vai embora magoada. Tina pergunta a Felício quem lhe machucou, mas ele se recusa a dizer. Joaquim pede a mão de Pequetita aos pais dela.
Capítulo 94 – sábado, 14 de dezembro
Emerenciana teme que Boanerges faça uma besteira para impedir Neco de ganhar a eleição. Luís vê Zuca experimentando o vestido de noiva e a deixa apavorada, pois ela acha que isso é sinal de mau agouro. Boanerges decide distribuir uma carta aberta para todos os moradores da região. Neco lê a carta e diz que Boanerges está apenas fazendo as mesmas promessas de sempre. Xexéu fica incomodado com a presença de Tobias ao lado de Neco. Justino confessa a Xexéu que também não gosta do peão, mas não quer contrariar o filho. Zuca sente um mau pressentimento ao saber que Tobias está trabalhando para Justino e pede que Luís tenha cuidado.
Emerenciana diz a Belinha que Neco precisa ter mais cuidado com Boanerges. Belinha se assusta com o jeito de Emerenciana. Luís lê a carta do coronel e diz que ela não está boa. Macário conta para Boanerges que sua mensagem virou motivo de chacota. Boanerges decide reagir e escrever uma outra carta, expondo os pontos fracos da plataforma de Neco. Luís se empolga e decide ajudar o primo. Tobias avisa Tomé que ainda não desistiu de se vingar de Luís e de quem machucou seu pai. Tina pede a Felício que não diga nada a Tomé. Generosa garante a Tomé que Rosa está prestes a voltar. O peão diz que a perdoaria.
Mariquinha avisa Neco que o povo está confiando muito nele. Pequetita convence Joaquim a aceitar o casamento de Luís. Boanerges fica feliz ao saber que o advogado e seu pai fizeram as pazes. Belinha fica magoada, pois acha que o coronel se esforçou mais para resolver a situação de Luís do que a sua. Neco manda cartas apaixonadas para Belinha, mas não assina. Belinha sofre por causa dele. Tobias confessa para Neco que quer se vingar de quem bateu em seu pai e de Luís. Boanerges ouve Luís tossindo e teme que a doença dele esteja piorando. Tobias vê o advogado de aliança e sai atrás dele, furioso. Neco segue o peão.
Resumo Cabocla: Capítulos de 16 a 21 de dezembro
Capítulo 95 – segunda, 16 de dezembro
Neco convence Tobias a deixar Luís em paz. Ritinha diz a Emerenciana que Zuca pode pegar a doença de Luís, deixando-a preocupada. Emerenciana pede que Boanerges avise Zé e Bina do risco que a cabocla corre. Mariquinha percebe que Tobias ainda está sofrendo por Zuca e fala que ele é um fraco, deixando-o furioso. Neco diz ao peão que ele não devia pensar na cabocla, pois podia estar com Mariquinha. Chico garante a Justino que Pepa passa o tempo todo pensando nele, deixando-o satisfeito. Luís vai visitar Zuca, mas começa a tossir muito e passa mal. Ela fica preocupada, mas o advogado garante que está bem. Bina diz a filha que Luís é um tuberculoso e que se ela se casar com ele, vai ficar viúva logo.
Capítulo 96 – terça, 17 de dezembro
O advogado pede que Zuca não fique a seu lado, pois tem medo que ela pegue sua doença. Zaqueu diz aos caboclos que Boanerges deveria se juntar a Neco para não perder a eleição. Emerenciana chega na venda de Zaqueu e ouve tudo. Emerenciana discursa para os caboclos a favor de Boanerges e diz que o pior sentimento do mundo é a ingratidão. Todos se sentem envergonhados. Boanerges fica preocupado ao saber que Luís piorou. Dr. Teles diz ao advogado que ele precisa se cuidar. Macário e Chico Bento acham graça ao saber que Justino está mesmo apaixonado por Pepa. Zé diz a Macário que João Amorim é o fazendeiro que mais defende Neco e eles decidem tentar trazê-lo para o lado de Boanerges. Zuca diz a Bina que vai morrer de tristeza se acontecer alguma coisa com Luís. Justino percebe que Pepa está preocupada com o advogado e pergunta o que ela sente por ele. A espanhola diz que gosta de Luís, mas nunca o amou. Justino pede Pepa em casamento.
Capítulo 97 – quarta, 18 de dezembro
Emerenciana discursa para os caboclos a favor de Boanerges e diz que o pior sentimento do mundo é a ingratidão. Todos se sentem envergonhados. Boanerges fica preocupado ao saber que Luís piorou. Dr. Teles diz ao advogado que ele precisa se cuidar. Macário e Chico Bento acham graça ao saber que Justino está mesmo apaixonado por Pepa. Zé diz a Macário que João Amorim é o fazendeiro que mais defende Neco e eles decidem tentar trazê-lo para o lado de Boanerges. Zuca diz a Bina que vai morrer de tristeza se acontecer alguma coisa com Luís. Justino percebe que Pepa está preocupada com o advogado e pergunta o que ela sente por ele. A espanhola diz que gosta de Luís, mas nunca o amou. Justino pede Pepa em casamento.
Capítulo 98 – quinta, 19 de dezembro
Bina e Zé permitem que Zuca vá para a casa de Boanerges ajudar a cuidar de Luís. Tina avisa Tobias e Tomé que Generosa está muito triste, pois sua santinha sumiu. Tomé desconfia de Felício, mas ele nega. Emerenciana manda Zuca ter cuidado com a doença de Luís. O advogado garante que vai se cuidar melhor. Emerenciana confessa para Boanerges que deu uma bronca nos caboclos que estavam falando mal dele. O coronel fica muito zangado, mas depois descobre que o discurso de sua mulher trouxe muita gente para o seu lado. Justino diz aos filhos que vai se casar com Pepa.
Mariquinha fica contrariada, mas não fala nada. Neco sugere ao coronel que passe todos os bens para ele e sua irmã e pergunte a Pepa se ela quer se casar assim mesmo. Tomé percebe que Tobias ainda pensa em se vingar de Luís, e diz que vai denunciá-lo se ele fizer alguma coisa. Zuca aconselha Belinha a não ficar com raiva de Neco. Justino comenta com Tobias que Mariquinha gosta dele. Dr. Teles diz a Boanerges que Luís está muito doente. Dr. Teles diz que a cura de Luís só depende dele e pede que Emerenciana volte a separar as coisas que o advogado usa.
Capítulo 99 – sexta, 20 de dezembro
Neco aconselha Tobias a esquecer Zuca e ficar com Mariquinha, mas ele diz que não consegue. A cabocla se preocupa ao saber que o estado de Luís é mais grave do que ele pensa. Dr. Teles recomenda ao advogado que se mantenha distante de Zuca para que ela não pegue sua doença. Justino diz ao Vigário que quer se casar com Pepa, deixando-o pasmo. Felício confessa para Tina que roubou a santinha de Generosa, mas não quer dizer onde está. Tomé fala para Luís que ele não deve passear com Zuca pela fazenda, pois Tobias pode ver e considerar uma provocação. A cabocla pede um beijo a Luís e ele se recusa a dá-lo, deixando-a irritada. O Vigário anuncia para Boanerges que Justino pretende se casar com Pepa. Generosa acusa Tina de ter roubado sua santinha, magoando-a. Luís volta a ter febre. Zuca diz a Belinha que está com medo. Justino diz a Pepa que passou todos os seus bens para os nomes dos filhos. Ela fica magoada.
Capítulo 100 – sábado, 21 de dezembro
Pepa diz a Justino que o ama e quer se casar com ele. O coronel garante à espanhola que os filhos dele não vão separá-los. Bina vê Justino e Pepa se beijando e fica chocada. O coronel convida Zé e Bina para serem padrinhos de seu casamento, a pedido de Pepa. Neco anuncia que vai discursar para o povo sem os aparatos de um comício. Boanerges fica sabendo das intenções de Neco e se espanta com a esperteza dele. Neco fala mal dos fazendeiros para o povo e tira as botas para ficar como a multidão. Boanerges ouve o discurso e fica furioso.
Tobias manda Neco tomar cuidado com os fazendeiros, mas ele não se preocupa. Nastácio pede para ter aula com Mariquinha, que fica radiante e lhe dá material para estudar. Zuca sugere a Belinha que ela fique ao lado de Neco e contra Boanerges. Nastácio diz a Ritinha que vai estudar e ela faz pouco dele. Emerenciana e Belinha ficam felizes com a decisão de Nastácio. Justino pede que Bina costure o vestido de noiva de Pepa. Zé teme que Boanerges não vá gostar de saber que eles vão ser padrinhos de casamento de Justino.
Resumo Cabocla: Capítulos de 23 a 28 de dezembro
Capítulo 101 – segunda, 23 de dezembro
Boanerges deixa claro para Macário que não quer vencer Neco através da violência. Xexéu conta para Justino que o discurso de Neco foi um sucesso. Belinha fica magoada ao saber que Neco provocou seu pai em público. Justino anuncia para os filhos que vai mesmo se casar com Pepa. Zaqueu conta para Tobias que Zuca está na fazenda de Boanerges cuidando de Luís. O peão morre de ciúmes. Mariquinha começa a ensinar Nastácio a escrever. Luís promete ajudar Boanerges na política. Joaquim diz a Pequetita que quer estar ao lado do filho quando ele comprar a fazenda na qual vai viver com Zuca. Bina acha um absurdo Zuca se casar com um homem doente. Mariquinha teme que Justino se torne motivo de chacota ao se casar com Pepa.
Neco diz à irmã que eles precisam aceitar a decisão de Justino. Os aliados de Boanerges sugerem que ele ataque Pepa para atingir Neco. Luís fica furioso com a ideia. Bina e Zé explicam para a espanhola que não podem ser seus padrinhos. Zé diz a Justino que algumas pessoas estão pensando em impedir Pepa de se casar de noiva. O coronel vai até a casa de Boanerges.
Capítulo 102 – terça, 24 de dezembro
Justino avisa que vai se vingar se alguém tentar atrapalhar seu casamento. Luís desconfia que Macário tenha feito algo para impedir a união de Justino e Pepa, mas ele garante que não. O carro que iria levar a espanhola para a igreja enguiça no meio do caminho. Macário se diverte ao ver Justino esperando por Pepa. Ela, desesperada, decide tentar chegar a pé na igreja. Boanerges pergunta a Macário se ele tem algo a ver com o atraso de Pepa. A espanhola vê o carro que ia levá-la passando na estrada e toma o volante do motorista.
Generosa descobre que foi Felício quem pegou sua santinha e ele decide devolvê-la. Tina diz a Tomé que Felício pegou a santa porque quer vê-los juntos. O peão garante que isso vai acontecer em breve. Macário se espanta ao ver Pepa no carro e Boanerges percebe que ele tinha tramado algo. Justino está prestes a desistir de casar quando Pepa aparece na igreja. Neco conduz a espanhola até o altar. Justino faz com que o motorista confesse que fingiu que o carro estava quebrado a mando de Macário. Tobias avisa Tomé que o coronel vai querer se vingar de Macário. Belinha ouve Neco falando mal de seu pai e fica furiosa. Boanerges diz a Emerenciana que vai ter que ficar ao lado de Macário se Justino quiser briga.
Capítulo 103 – quarta 25 de dezembro
Neco se preocupa ao saber que seu pai vai procurar briga com Macário. Dr. Teles avisa Macário que Justino pode querer vingança. Ele afirma que não tem medo. Luís se oferece para ajudar Boanerges na briga, mas o coronel lembra que Tobias estará ao lado de Justino e só precisa de uma desculpa para atacá-lo. Emerenciana e Belinha temem que algo aconteça com Boanerges. Pepa tenta impedir Justino de sair para se vingar, em vão. Luís avisa Neco que Boanerges foi defender Macário. Ele teme que Justino e o coronel acabem brigando e decide ir atrás do pai.
Boanerges tenta impedir Macário de enfrentar Justino e o esconde. Justino e Tobias vão até a casa de Boanerges procurar por Macário. Boanerges tenta convencer Justino a não resolver a questão na briga, em vão. Macário não aguenta as provocações do coronel e sai para enfrentá-lo. Neco tenta impedir. Macário dispara em sua direção, mas ele consegue escapar. Justino atira em Macário e acerta seu “traseiro”. Neco fica indignado com a atitude do pai. Mariquinha diz ao irmão que ele vai ter que tomar mais cuidado se ganhar a eleição.
Capítulo 104 – quinta 26 de dezembro
Neco decide desistir da política para não ter que se envolver em confusão. Justino fica inconformado. Generosa diz a Tobias que Zuca já estava envolvida com Luís quando era sua noiva. Tomé pede que Tobias volte para o lado de Boanerges, mas ele se recusa. Boanerges diz a Luís que encontrou uma boa fazenda que ele pode comprar. O advogado fica radiante. Justino fala para Xexéu que não sabe como fazer Neco voltar a se envolver com política. Os caboclos ficam tristes ao saberem da desistência do candidato. Emerenciana diz a Boanerges que Neco desistiu porque não queria brigar com ele. Belinha confessa para Ritinha que toda a sua raiva do rapaz passou.
Tobias fica furioso ao saber que Luís pretende comprar uma fazenda para morar com Zuca. Bina fala para Zé que teme que o advogado deixe Zuca viúva cedo demais. Tomé percebe que Tobias perdeu a cabeça e pede que Neco tenha cuidado com ele. Macário conta a Boanerges que Xexéu está pensando em concorrer contra ele nas eleições. Neco se recusa a apoiar a candidatura de Xexéu, deixando-o furioso.
Capítulo 105 – sexta 27 de dezembro
Neco diz a Tobias que Xexéu é muito perigoso, pois é dissimulado. Macário vê Justino passeando com Pepa na cidade e acha que está sendo provocado. Tina conta para Emerenciana que Tobias ainda pensa em se vingar de Luís. Boanerges não gosta de saber que o povo está dizendo que Neco desistiu da política por causa de Belinha. Zuca e Luís vão com Boanerges ver a fazenda que está à venda.
Mariquinha se oferece para dar aulas de português a Pepa. A espanhola pede que Justino desista de convencer o filho a se candidatar. Neco diz a Tobias que não acredita que iria conseguir mudar a situação na região. Felício começa a tentar dizer algo sobre Tobias a Generosa e Tina. Neco é atingido de surpresa no ombro. Tobias tenta protegê-lo e se machuca. Neco, com o ombro ferido, carrega Tobias até a fazenda de Justino. Zé pede que Bina pare de implicar com Zuca e aceite o noivado dela. O coronel vai chamar um médico para Neco e Tobias. Julieta conta para Tina e Generosa que o peão está muito mal.
Capítulo 106 – sábado 28 de dezembro
Nastácio conta para Emerenciana que Tobias e Neco foram atacados. Justino leva Dr. Teles até sua fazenda. Ritinha diz a Belinha que Justino pode estar pensando que foi Boanerges quem atacou Neco, deixando-a chocada. Tomé diz a Neco que vai esperar que Tobias acorde para descobrir quem foi o mandante da tocaia. Boanerges teme que o povo ache que ele foi o culpado. Neco e Tomé se perguntam se o coronel pode ter sido o mandante. Justino diz a Pepa que vai se vingar de quem atacou Neco.
Dr. Teles conta para Boanerges que Tobias corre risco de vida. O coronel garante a Tina que vai encontrar quem atacou Tobias, mas ela desconfia das boas intenções dele. Mariquinha cuida do peão e sofre ao ouvi-lo chamar por Zuca. Belinha decide ir ver Neco. Justino desconfia que Macário tenha mandado atacar Neco. Tina se preocupa, pois a febre de Tobias não baixa. Mariquinha pede que Tomé vá buscar Zuca. Neco finge que está mal para que Belinha fique com pena dele. Ela descobre e vai embora, furiosa.
Resumo Cabocla: Capítulos de 30 a 04 de janeiro
Capítulo 107 – segunda 30 de dezembro
Justino e Pepa veem Belinha indo embora e não entendem nada. Neco se sente culpado pelo que fez. Generosa pergunta a Felício se ele ia dizer quem lhe atacou. Felício confirma, mas deixa claro que só vai revelar quem foi para Tobias. Ritinha e Belinha dizem a Emerenciana que o peão está muito mal. Tomé pede que Zuca vá ver Tobias e ela concorda. Bina e Zé temem pelo peão. Xexéu diz a Justino que Boanerges e seus aliados se reuniram e garante que eles estavam tramando algo.
Pepa percebe que Xexéu está incitando Justino e fica furiosa. Boanerges diz a Luís que é capaz do delegado desconfiar que ele quis acabar com Tobias para poder ficar com Zuca em paz. Felício consegue falar algumas palavras e manda que Generosa vá ver Tobias. Zuca vai até a casa de Justino ver Tobias e encontra Generosa, que não gosta de vê-la. Dr. Teles diz a Justino que Tobias está muito mal. Tobias vê Zuca ao seu lado e se ilumina.
Capítulo 108 – terça 31 de dezembro
Mariquinha e Neco descobrem que Xexéu está jogando Justino contra Boanerges. Ritinha tenta convencer Belinha a fazer outra visita a Neco, mas ela se recusa. Nastácio fala para Zaqueu que vai embora da fazenda depois que aprender a ler. Luís se preocupa com Tobias. Boanerges diz a Emerenciana que vai estourar uma guerra na região. Zuca faz vigília ao lado de Tobias. Luís teme que a cabocla se arrependa de ter deixado o peão e decida voltar para ele. O estado de saúde de Tobias começa a melhorar.
Justino pergunta a Zuca para quem foi o telegrama que Boanerges passou recentemente e ela diz que não sabe. Tobias acorda e fica arrasado ao perceber que Zuca foi embora. Luís diz a cabocla que não quer que ela volte a ver Tobias, deixando-a furiosa. Chico pede Ritinha em namoro e ela aceita. Justino diz a Neco que desconfia de Boanerges, pois ele passou um telegrama para alguém de fora da região. Tobias fala para Neco que Justino tem o direito de se vingar. Boanerges garante a seus aliados que o telegrama que mandou foi para um deputado. O Vigário pergunta se ele pode provar o que diz.
Capítulo 109 – quarta 01 de janeiro
Emerenciana joga fora um papel que estava no bolso de uma roupa de Boanerges. Ritinha e Chico vão visitar Neco e Tobias. Luís pede desculpas a Zuca pelo seu ciúme. Ela vê que Luís voltou a tossir e fica preocupada. O advogado diz a Zuca que vai até o Rio para ser examinado por Edmundo. A cabocla acha que Luís está arrumando uma desculpa para abandoná-la e fica magoada. Boanerges fala para o Vigário que tem a cópia do telegrama que mandou, mas não sabe mais onde está. Macário conta para Boanerges que estão dizendo que ele e Luís podem ser os culpados do que aconteceu com Tobias.
Xexéu incita Justino contra Boanerges. Ritinha diz a Belinha que Neco implorou que ela fosse visitá-lo. Emerenciana permite que Belinha vá visitar Neco. Luís garante a Zuca que vai voltar do Rio assim que puder. Pepa comenta com Tobias que Mariquinha está cuidando muito bem dele, mas ele só consegue pensar em Zuca. Neco fica radiante ao ver Belinha. Tobias gosta de saber que Luís vai partir para o Rio. Zaqueu e Nastácio ficam indignados ao verem Ritinha e Chico juntos. Tobias insiste em voltar para casa e Tomé concorda em carregá-lo.
Capítulo 110 – quinta 02 de janeiro
Felício sofre ao ver Tobias chegar ferido em casa. Zuca conta para Bina que Luís vai para o Rio fazer uns exames. Chico pede demissão a Zé. Luís teme que sua lesão tenha piorado. Bina diz a Zé que acha que Luís está indo para o Rio para se livrar do noivado. Boanerges não gosta de saber que o advogado decidiu viajar, pois acha que isso vai piorar as suspeitas contra ele. Justino fala para Neco que desconfia de Luís. Pepa fica indignada. O advogado de despede de Zuca. Zé se recusa a acertar as contas de Chico. Justino comenta com Zaqueu que deve ter sido Boanerges quem mandou atacar Neco e Felício. Tomé ouve tudo. Zuca fica chocada ao saber que estão acusando Luís. Zé diz a Boanerges que a cópia do telegrama que ele mandou para o deputado sumiu de sua pasta. O coronel tem a ideia de pedir ao deputado que responda seu telegrama. Luís chega no Rio. Joaquim fica radiante ao vê-lo, mas logo percebe que ele não está bem.
Capítulo 111 – sexta 03 de janeiro
Joaquim fica apavorado ao ver o estado de seu filho e manda que chamem Edmundo. Boanerges pede que seus aliados o ajudem a defender Luís das acusações do povo até que a resposta ao seu telegrama chegue. Edmundo diz a Joaquim que precisa fazer exames em Luís antes de ter certeza do estado dele. O advogado confessa para o pai que está apavorado. Joaquim vai abraçar Luís, mas ele o impede de chegar perto, com medo que se contagie. Tomé comenta com os caboclos que Xexéu também teria motivos para querer acabar com Neco.
Emerenciana pede que Boanerges converse com Neco quando ele melhorar de saúde e diz que só quer que Belinha seja feliz. O coronel fala para Belinha que ela tem seu consentimento para levar adiante o namoro com Neco. Tomé garante a Tina que já esqueceu Rosa. Justino diz a Neco e Mariquinha que Boanerges pode ter mandado machucar Felício para incriminá-lo. Emerenciana e Boanerges vão visitar Tobias. O coronel diz a Tobias que ele está sendo injusto com eles, mas o peão é irredutível. Edmundo fala para Luís que sua lesão não melhorou em nada e que ele terá que ir para a Suíça se quiser ficar curado.
Capítulo 112 – sábado 04 de janeiro
Luís fica apavorado com a ideia de deixar Zuca, mas Edmundo avisa que será muito pior se ele não viajar. Chico exige que Zé pague o que lhe deve e diz que vai procurar emprego na fazenda de Boanerges. Zé concorda, mas fica furioso com Chico. Belinha diz a Justino que Boanerges pediu sua permissão para ir visitar Neco. Justino fica desconfiado, mas Pepa o convence a aceitar a visita. Belinha conta para Neco que Boanerges aceitou o namoro deles, deixando-o pasmo. Neco pede que Justino não estrague as coisas com sua desconfiança.
Tobias agradece a Mariquinha por tudo o que ela fez por ele e pede desculpas por tê-la magoado. Mariquinha fica perturbada com as palavras de Tobias. Tina diz a Mariquinha que espera que Tobias esqueça Zuca e fique com ela. Joaquim convence Luís a ir para a Suíça. Chico e Zuca se despedem. Macário não gosta de saber que Boanerges foi na casa de Justino. O coronel e Emerenciana vão visitar Justino.
* Obs: O resumo dos capítulos podem sofrer alterações de acordo com a edição feita pela Globo.
Conheça a história de Cabocla:
Ambientada no Brasil República de 1918, a novela gira em torno da disputa de terras entre os coronéis Boanerges (Tony Ramos) e Justino (Mauro Mendonça), paralelamente ao romance entre Zuca (Vanessa Giácomo), a cabocla, e o jovem advogado Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira). Ela, uma moça simples, noiva do bravo Tobias (Malvino Salvador), é o retrato da inocência, enquanto o advogado é um mulherengo filho de uma família rica e sedento por aventuras, que, após uma vida de noitadas e bebedeiras em prostíbulos, o rapaz descobre que está com uma lesão no pulmão direito, sendo orientado a passar uma temporada na fazenda do seu primo na cidadezinha capixaba de Vila da Mata, em busca de ar puro, para evitar que a doença evolua para uma tuberculose. Quando Luís Jerônimo chega à cidade, hospeda-se no hotel do casal Sinhá Bina e Zé da Estação, para esperar o primo, o coronel Boanerges, que vai levá-lo para sua fazenda. Basta uma noite no hotel para Luís se encantar com a filha de Zé e Bina, a cabocla tímida e arredia Zuca. Para viver esse grande amor, eles enfrentarão muita resistência por conta das diferenças sociais e do fato de Zuca ser noiva do teimoso e encrenqueiro peão Tobias (Malvino Salvador).