sexta-feira , 26 abril 2024
Ínicio Rede Globo Resumo Alma Gêmea: capítulos de 29/04 a 05/07/2024
Rede GloboResumo Das NovelasResumo Das Novelas Da Globo

Resumo Alma Gêmea: capítulos de 29/04 a 05/07/2024

5k

Confira o resumo de Alma Gêmea, trama escrita por Walcyr Carrasco e originalmente exibida no ano de 2006, a trama encantou os telespectadores da faixa das 18 horas com uma história cheia de romance e emoção. Integram o elenco principal Priscila Fantin, Eduardo Moscovis, Flávia Alessandra e Drica Moraes. A atração foi reexibida no Vale a Pena Ver de Novo de 2009 a 2010.

RESUMO DOS PRÓXIMOS CAPÍTULOS:

Capítulo 1, segunda 29 de abril

Rafael colhe algumas rosas para levar à festa da cidade e oferecer à Nossa Senhora da Rosa Mística. Luna ouve Rafael rezando na igreja e pedindo um amor. Cristina é eleita a Rainha das Rosas, por ser a menina mais bonita da cidade. Débora, mãe de Cristina, garante que Rafael está interessado nela e a aconselha a casar-se logo com ele, pois ele é muito rico. Rafael vê Luna entrando no baile da cidade e vai tirá-la para dançar. Cristina fica furiosa e morta de inveja. Luna explica para Rafael que é prima de Cristina, bailarina e que acabou de se mudar para a cidade. Rafael e Luna ficam encantados um pelo outro. O tempo passa. Rafael pede Luna em casamento. Agnes, mãe de Luna, acha que eles vão se casar depressa demais, mas, Adelaide, avó da bailarina, entende que os dois são almas gêmeas. Rafael dá um anel a Luna. Cristina garante a Débora que Rafael um dia será dela.

Capítulo 2, terça 30 de abril

Rafael e Luna se casam. Nasce Felipe, filho dos dois. Débora sugere que Cristina vá trabalhar de governanta na casa de Rafael para conhecer um bom partido. Cristina vai, mas para ficar perto de Rafael. Rafael cria uma nova variedade de rosa branca e a batiza com o nome de Luna. Adelaide dá a Luna as joias da família, pois ela foi sua primeira neta a ter um filho. Cristina fica furiosa. Luna vai dançar como primeira bailarina no Theatro Municipal de São Paulo. Cristina manda que Guto, seu admirador, roube as joias de Luna quando ela estiver saindo do teatro. Luna dança e todos a aplaudem. Guto e um comparsa, disfarçados, abordam Luna na saída do espetáculo e pedem as joias. Rafael enfrenta Guto, que atira. Luna se joga na frente de Rafael e é atingida. Guto e seu comparsa fogem com as joias. Luna é levada para o hospital. Rafael fica o tempo todo ao lado dela, desesperado. Luna se vê num túnel e vai na direção da luz. Rafael pede que Luna volte para ele. Luna ouve Rafael, tenta voltar, mas acaba se desviando em seu caminho. Luna morre e, logo em seguida, Jacira, uma índia, tem uma filha.

Capítulo 8, quarta 31 de abril

Jacira percebe que sua filha tem uma marca no peito diferente. Jacira mostra a menina ao pai, Josias, que é branco e garimpeiro. Josias não se importa muito com a criança vai embora da aldeia para não ser obrigado a casar com Jacira. A indígena fica arrasada. Agnes se desespera ao saber que a filha morreu. Cristina revela a Débora que mandou Guto roubar as joias de Luna. Débora aconselha a filha a pegar as joias de volta e escondê-las, pois elas são a prova do crime. Ela fala para Cristina que, agora que Luna morreu, será sua chance de consolar e ficar com o botânico. Cristina dá dinheiro a Guto e pede que ele desapareça. Guto concorda, mas afirma para Cristina que a ama e vai voltar um dia.

Capítulo 9, quinta 01 de maio

Rafael pede que Bernardo destrua todas as mudas da rosa Luna e que vai manter só um pé em sua estufa. Cristina esconde as joias no compartimento secreto de uma escrivaninha. Rafael mantem o ateliê de Luna exatamente como ele estava. Cristina se oferece para ajudar a criar Felipe. Rafael agradece a Cristina por sua generosidade. O Pajé diz a Jacira que sua filha veio ao mundo com uma missão e dá a ela o nome de Serena. Seis anos se passam. Rafael trabalha em suas rosas, mas não conseguiu criar nenhuma nova variedade desde que ficou viúvo. Guto manda uma carta para Cristina dizendo que está na cadeia e exigindo dinheiro. Rafael entra no ateliê da esposa para lembrar-se dela e chora. Cristina diz a Rafael que ele deveria retomar sua vida, mas ele afirma que não consegue. Na aldeia, Serena vê a imagem de uma rosa branca.

Capítulo 10, sexta 02 de maio

O Pajé fala para Jacira que Serena precisa estudar, pois um dia vai embora da aldeia. Rafael, com aparência descuidada, enxerta rosas e explica ao filho que seu coração ficou calado desde a partida de sua mãe. Cristina recebe uma carta de Guto. Débora aconselha Cristina a mandar dinheiro para Guto. Rafael relembra os tempos com Luna e Cristina lhe diz que ele deve retomar sua vida. Cleyde ensina Serena a ler na escolinha. Serena desenha uma rosa. Cleyde se espanta, pois sabe que não existem rosas na região. O Pajé afirma que a flor é um aviso do destino de Serena. Mais anos se passam e Serena se transforma em adulta. Serena reencontra com José Aristides, o índio que estudou com ela e fica encantado com a beleza da mestiça. O indígena a pede em casamento.

Resumo Alma Gêmea: capítulos de 06 a 10 de maio

Capítulo 11, segunda 06 de maio

Cristina pede a Zulmira que procure alguém para ajudá-la com os serviços da casa. Cristina diz a Felipe que está preocupada com Rafael e pede para ele conversar com o pai. Felipe diz ao pai que sua obsessão por Luna fez com que ele esquecesse de cuidar dele, dos negócios e da casa. Rafael explica que sente que sua esposa ainda está viva. Cristina diz a Rafael que ele deveria casar-se de novo, para o bem de Felipe. Serena fala para o Pajé que sente uma música lhe chamando para longe da aldeia, e não sabe se deve segui-la ou ficar e se casar com José Aristides. O Pajé afirma que todos vêm ao mundo encontrar o amor. José Aristides corre para avisar Serena sobre sua mãe. Serena sai correndo.

Capítulo 12, terça 07 de maio

Jacira é morta por uma onça, para desespero de Serena. José Aristides pede que Serena se case com ele, agora que não tem ninguém no mundo. Mirna fala para seu irmão Crispim que quer arrumar um namorado para não ficar encalhada. Crispim diz a Mirna que é ele quem vai escolher o namorado dela. Olívia conta para Rafael que vai dar uma festa de aniversário de casamento surpresa para Raul e o intima a ir. Rafael agradece Abílio por cuidar dos negócios. Felipe procura Eduardo e diz que quer ver o pai feliz. Zulmira vai à pensão de Divina procurar uma pessoa para ajudá-la nos serviços de casa. Eduardo pede a ajuda de Vera e Olívia para arrumar uma namorada para Rafael. Olívia garante que vai apresentar Rafael para uma mulher deslumbrante em sua festa.

Rafael não entende porque a roseira de Luna não dá mais flor. José Aristides conta para Serena que os brancos estão querendo expulsar os índios das terras. Serena descobre que Josias é o líder dos garimpeiros e vai à procura do pai para pedir por seu povo. Josias trata Serena mal e afirma que não tem filha mestiça. Adelaide e Agnes comentam o quanto Cristina mudou e se tornou boa. Débora fala para Cristina que ela precisa se casar com Rafael pois corre riscos caso Guto saia da cadeia. Guto avisa Cristina que foi solto. Os garimpeiros invadem a terra da tribo de Serena. Josias defende Serena e manda ela fugir. Serena vê que Cleyde está presa na escola e vai salvá-la. Um pedaço do telhado cai sobre Serena, que desmaia. José Aristides, que vê a cena, corre para salvá-la.

José Aristides leva a mestiça ferida para uma aldeia mais distante, para que o Pajé cuide dela. Cristina explica para Guto que já lhe mandou todo o dinheiro que tinha, mas garante que vai se casar com Rafael e conseguir mais. Guto fala para Cristina que gostaria de se casar com ela e a governanta deixa claro para seu pretendente que eles não precisam se casar para estarem juntos. Vitório, o filho mais velho de Divina e Osvaldo, chega à pensão dos pais, avisando que perdeu o emprego. Divina e Osvaldo tentam conseguir um lugar para Vitório dormir na pensão lotada. Serena acorda. José Aristides conta para ela que a aldeia foi queimada e a convida para viver com ele. A mestiça diz que vai pensar, pois sente um chamado em seu coração.

Serena vê novamente a rosa branca. O Pajé diz que ela tem que viajar até encontrar a flor, pois saberá que encontrou seu destino. Felipe diz a Olívia que sempre achou que Rafael iria se casar com Cristina. Olívia afirma que Rafael pode encontrar alguém melhor. Cristina ouve e fica furiosa. Débora sugere a Cristina que elas descubram algum segredo de Olívia para que consigam tirá-la de seu caminho. Mirna conhece Ivan e o acha interessante. Zulmira sugere que Mirna a ajude com o serviço na casa de Rafael, mas Crispim não permite que ela vá. Olívia decide apresentar Rafael para Madalena, sua modista. Cristina fica furiosa ao saber que Rafael vai à festa de Olívia, enquanto ela sequer foi convidada. Rafael pensa em Luna e pede que ela volte para ele. Serena explica para José Aristides que não pode se casar com ele, pois tem que seguir seu destino. Cleyde sugere que Serena vá para São Paulo.

Capítulo 13, quarta 08 de maio

Cleyde dá um pouco de dinheiro a Serena e o endereço de uma prima que mora na capital paulista. José Aristides leva Serena até a estrada e se despede dela. Serena pega uma carona num carro de boi e chega a uma fazenda. Serena fala para o capataz que quer chegar em São Paulo. O capataz diz a Serena que ela não tem dinheiro suficiente e a aconselha a ficar um tempo trabalhando na cozinha da fazenda. Rafael e Felipe chegam à festa de Olívia que mostra a Felipe sua filha Mirella, já está uma moça. Felipe e Gumercindo se interessam por Mirella. Enquanto todos na pensão brigam por um pedaço de frango, Dalila diz que vai visitar uma amiga.

Almerinda, uma senhora que trabalha na cozinha da fazenda, percebe que Serena é muito inocente. Débora, Agnes e Adelaide veem Kátia na festa. Olívia apresenta Rafael para Madalena e sugere que eles dancem, mas o botânico diz que não sabe dançar. Olívia garante a Madalena que Rafael gostou dela. Raul e Dalila dançam numa boate. Os convidados de Olívia começam a ir embora, para constrangimento dela. Raul e Dalila ficam presos na boate devido a forte chuva. O capataz mostra interesse por Serena.

O capataz fala com um peão que tem interesse em Serena. Rafael diz para Olívia que não deseja namorar ninguém e volta a falar que jamais esquecerá Luna. Felipe fala para Rafael que acha esquisita sua obsessão por Luna, e o pai fala sentir que algo bom vai acontecer. Olívia solicita a ajuda de Eduardo para achar Raul. Gumercindo ri porque Raul não apareceu na própria festa. Mirella fica irada e suja de chocolate. O capataz nota Serena tomando banho de rio. Olívia vai atrás de Raul na cidade toda e não o acha. Finalmente, Raul chega em casa e Olívia questiona onde ele se encontrava. Débora diz à Cristina que Raul tem uma amante e a pede para descobrir quem é, porque só assim vai tirar Olívia do seu caminho.

O capataz se aproxima de Serena, que foge. Furioso, ele manda todos os peões irem atrás da mestiça. Serena se abriga em cima de um telhado. Olívia quer que Raul lhe diga onde estava. Cristina questiona sobre a festa a Rafael, que fica irritado com tantas perguntas . Cristina acha esquisito, pois Rafael nunca a tratara assim antes. Rafael fala para Eduardo que tem se sentido inquieto e acredita que algo em sua vida irá mudar. Raul fala para Olívia que estava fazendo negócios em São Paulo, ficou preso por causa da chuva e que ela é a culpada, pois fez a festa sem lhe comunicar. Olívia se sente culpada e cai aos prantos. O telhado cede e Serena cai dentro da casa.

Capítulo 14, quinta 09 de maio

Cristina solicita que Guto descubra quem é a amante de Raul. Bernardo indica a Crispim que ele arrume um emprego para Mirna para ela parar de pensar em se casar. Osvaldo acha esquisito que Kátia, que havia saído da cidade quando pequena, tenha retornado e não tenha comunicado a Elias, seu pai, que fica irritado ao tomar conhecimento e decide falar com a filha. Serena foge da fazenda com o auxílio de Almerinda. Olívia garante a Madalena que Raul não foi à festa porque passou mal. Madalena conta para todos que o casamento de Olívia não está indo bem. Olívia fala para Vera que precisa descobrir se Raul tem outra mulher. Rafael sonha que Luna está viva e em perigo. Um padre e sua irmã acham Serena na estrada e lhe dão água e comida. O padre dá dinheiro a Serena e ensina a chegar em São Paulo.

Rafael nota que a muda de rosa Luna ganhou vida nova. Serena chega em São Paulo e fica espantada com a quantidade de gente que vive na cidade. Terê, um menino que vive pelas ruas, nota Serena de longe. A mestiça solicita informações ao garoto, que rouba a trouxa dela com todas as suas coisas, inclusive o endereço. Serena vai atrás de Terê, ele é abordado por dois meninos maiores, que pegam a trouxa e ameaçam bater nele. Serena bota os dois meninos para correr e pega a trouxa de volta. Terê fica admirado com a força da mestiça e os dois ficam amigos. Terê se oferece para levá-la ao endereço que ela procura. Serena fica sabendo que a prima de Cleyde não mora mais lá e fica sem ter ideia do que fazer.

Cristina fica mais calma ao tomar conhecimento que Rafael não mostrou as roseiras para Madalena. Adelaide nota e desconfia que Cristina esteja apaixonada por Rafael. Cristina conta para mãe que irá colocar um lenço com marca de batom no bolso de Raul. Elias questiona à Kátia o motivo dela não o procurar ao chegar à cidade. Crispim e Bernardo dão uma carona à Serena e Terê até Roseiral. Rafael nota que há um botão na muda de rosa Luna e pressente que algo irá ocorrer. Serena vê uma rosa ao chegar a Roseiral e acredita que chegou ao seu destino.

Capítulo 15, sexta 10 de maio

Serena vai atrás do endereço da prima de Cleyde e acha a pensão de Divina e Osvaldo. Terê fala para Serena que não quer ir até a pensão com ela, pois tem medo ser humilhado por ser pobre. Serena solicita que Terê fique em Roseiral e diz que vai encontrar uma maneira de ajudá-lo. O menino aceita. Kátia fala para Elias que não tem nada para falar, e ele sai magoado. A mestiça conta para Divina que foi Cleyde quem a mandou procurá-la. Divina recebe Serena com carinho, deixando-a emocionada. Ofélia acha absurdo Divina abrigar Serena, que considera uma selvagem. Mirella fala para Raul e Olívia que acha que está gostando de Felipe, mas o pai diz que ela é nova demais para namorar.

Olívia nota que o marido passa muito tempo fora de casa e fica nervosa. Cristina manda Guto colocar o lenço manchado de batom no bolso de Raul, que agenda um encontro com Dalila. Filó simula estar dormindo, mas ouve tudo. Guto simula esbarrar em Raul e coloca o lenço em seu bolso sem que ele note. Serena fala para Divina que deseja trabalhar e a dona da pensão diz que a mestiça seria uma boa candidata para auxiliar Zulmira. A empregada da mansão de Rafael contrata Mirna como sua auxiliar. Hélio se apaixona por Serena, assim que a vê.

Divina leva Serena até a casa de Rafael. Serena sente tontura e vontade de chorar ao ver a casa e não sabe explicar o porquê. Zulmira conta para Divina que a vaga já está ocupada. Mirna fala com Cristina que acredita que Rafael a olhou de uma maneira especial. Cristina manda Zulmira demitir Mirna e a empregada oferece o emprego a Serena. Olívia acha o lenço manchado de batom. Serena chega cedo demais ao serviço e passeia pelo jardim de Rafael. Ela acha a roseira Luna e toca a rosa que nasceu. Rafael vê tudo.

Serena cai aos prantos ao ver Rafael, que não gosta de vê-la próxima da rosa e a põe pra fora da estufa. Rafael apresenta à Cristina que a roseira Luna voltou a dar flor. Cristina fala para Rafael que talvez signifique que está na hora dele amar de novo. Serena garante à Zulmira que já conhecia Rafael de algum lugar. Cristina fala para Serena que não vai contratá-la, pois ela irritou Rafael. Olívia fala para Vera que achou um lenço manchado de batom no bolso de Raul e afirma que irá descobrir quem é a amante dele. Serena fica mal por não conseguir o emprego. Terê fala para Serena que está pensando em ir embora, pois não achou nenhum lugar para ficar.

Abílio fala com Rafael que Cristina é linda e dedicada, e que ele deveria pensar em se casar com ela. Débora dá conselho à filha a contratar Serena, pois será melhor para ela ter uma empregada de quem Rafael não goste. Serena solicita que Hélio ajude Terê. Hélio indica que Terê se esconda no depósito abandonado na estrada de ferro. Mirna se oferece para trabalhar no clube, e Kátia lhe dá um emprego. Zulmira fala para Serena que Cristina mudou de ideia e decidiu lhe dar o emprego. Vera indica que Olívia siga Raul. Serena fica em choque ao conhecer Felipe e acha que já o conhece de outro lugar.

Cristina manda que Serena fique longe de Rafael. O botânico comunica à Cristina que não irá permitir que Serena trabalhe em sua casa se ela for curiosa. Crispim quer que Mirna largue seu emprego e siga cuidando da casa, mas ela se nega. Olívia vai atrás de Raul, mas acha que ele é inocente ao vê-lo entrar na igreja. Dalila e Raul saem escondidos da igreja por outra porta. Serena escuta uma música e entra no ateliê de Luna. Ela vê no espelho que seu reflexo se transformou no mesmo semblante de Luna.

Serena fica em choque com a imagem de Luna em frente ao espelho. Zulmira ordena que Serena saia do ateliê de Luna e comunica que ninguém pode entrar lá. Rafael fala para Cristina que teve a sensação de já conhecer Serena quando a viu. Felipe fala que gostou muito de Serena. O botânico fala com Eduardo que se sente mais leve e não sabe por que. Eduardo garante a Rafael que Cristina é apaixonada por ele e indica que dê uma oportunidade a ela. Hélio e Terê visitam Serena. Rafael vê Serena falando com Hélio e Terê e lhe dá uma bronca. A mestiça vai embora aos prantos e Rafael não compreende por que ficou tão irritado ao vê-la falando com um rapaz. Olívia diz para Vera e Madalena que Raul foi à igreja porque estava arrependido e que resolveu perdoá-lo.

Kátia fala para Elias que tem um desejo a lhe fazer, mas ele se nega a ovuir qual é. Rafael sonha com Luna tocando a rosa, da mesma forma como viu Serena fazer, e ela sonha com as palavras do pajé. Rafael chama Cristina para jantar fora, deixando-a radiante. Eurico fala que Rafael e Cristina vão sair juntos. Serena sente uma angústia e chora, sem ter conhecimento do motivo. Vera solicita para dar uma festa na casa de Rafael, estragando os planos dele com Cristina, que simula não se importar.

Resumo Alma Gêmea: capítulos de 13 a 17 de maio

Capítulo 16, segunda 13 de maio

Vera comenta com Rafael que Cristina é falsa. Crispim segue Mirna até o trabalho e a leva embora à força. Gumercindo defende Mirna. Os dois caem na piscina. Kátia pula na piscina para salvar Crispim, que não sabe nadar. Raul fala para Felipe que Mirella é muito nova para namorar e o manda afastar-se dela. Adelaide sente que deve ir ao jantar oferecido por Vera, como se fosse encontrar alguém que estava esperando há muito tempo. Rafael e Serena ouvem o som da música preferida de Luna. Serena vai até a porta do ateliê e o botânico a encontra lá. Rafael manda Serena não entrar no ateliê. Ela chora e fala que fica muito triste quando ele a repreende e briga.

Rafael não entende de onde vem o som da música. Cristina percebe que Serena perturbou Rafael novamente e se pergunta se não seria melhor mandá-la embora. Serena conta para Eurico que rosa sempre foi sua flor preferida, embora não houvesse nenhuma onde ela morava. Crispim fica encantado com Kátia. Hélio rouba comida da pensão e leva para Terê, que percebe o interesse de Hélio por Serena. Vitório comenta com Zulmira que Hélio gosta da mestiça. Cristina ouve e fica aliviada, achando que Serena tem namorado.

Dalila fala para Raul que ele precisa assumir um compromisso mais sério, pois ela não pode continuar a namorar escondida. Guto explica para Cristina que não descobriu quem é a namorada de Raul e acha que ele está arrependido. Cristina exige que Guto não desista. Eduardo elogia a beleza de Madalena. Vera não gosta, mas disfarça. Felipe e Mirella se encontram escondidos. Ela diz ao jovem temer que o amor magoe sempre, mas ele garante que esse sentimento pode ser lindo. Serena observa e sorri. Rafael vê Serena observando o filho e comenta que sentiu o mesmo quando encontrou sua alma gêmea. Ele fala com a mestiça que tem a impressão de já conhecê-la, e ela diz o mesmo.

Cristina não gosta de ver Rafael e Serena conversando. Rafael fala para Cristina que decidiu retomar sua vida e ela fica radiante. Olívia tenta dar palpites na cozinha de Vitório, que se irrita com isso. Rafael mostra a Agnes e Adelaide que a rosa Luna se abriu. Adelaide desmaia ao ver a flor. Adelaide vê Serena quando está voltando a si e a chama de Luna.

Capítulo 17, terça 14 de maio

Adelaide percebe que cometeu um engano e diz que a rosa fez com que ela se lembrasse de Luna. Serena abraça Adelaide e fala que sabe o que é perder alguém. Adelaide gosta de Serena, mas Agnes se sente incomodada pela presença dela. Rafael fala para Serena que o que ela disse para Adelaide foi bonito. Serena diz para Rafael que ele também conhece a perda, pois jamais esqueceu sua mulher. Hélio confessa para Osvaldo que está gostando de Serena. Vitório serve uma lagosta no jantar e depois pergunta aos convidados de Rafael se eles estão gostando. Olívia reclama da lagosta. Vitório provoca Olívia. Raul proíbe Felipe de voltar a ver Mirella.

Raul fica chocado com a petulância de Serena por se indignar com a atitude dele e dizer que não deveria ser contra um amor tão bonito. Débora aconselha Cristina a demitir a mestiça. Rafael consola Felipe e garante que vai pedir a permissão de Raul para ele cortejar Mirella. Eduardo se mostra interessado em Madalena, que também gosta dele. Vera fica com ciúmes, mas garante a Madalena que gosta de Eduardo apenas como amigo. Zulmira diz a Serena que ela corre o risco de ser demitida, deixando-a arrasada. Kátia explica para Mirna que ela não pode mais trabalhar no clube por causa do escândalo que Crispim deu. Para cortejar Kátia, Crispim lhe dá um porco de presente. Cristina demite Serena.

Cristina fala para Serena que foi Rafael quem pediu que a demitisse e a mestiça fica arrasada. Zulmira explica a Serena que ela errou ao desafiar Raul. Serena se despede da rosa Luna e se pergunta qual será o seu destino. Rafael pede permissão a Raul para Felipe namorar Mirella mas o pai da jovem acha que sua filha é nova demais e não permite o namoro. Felipe e Mirella não se conformam. Crispim dá galinhas para Kátia, mas ela não fica nem um pouco contente com o presente. Kátia recebe uma carta que lhe deixa preocupada e explica para Gumercindo que precisa de dinheiro. Ele se oferece para ajudá-la, mas Kátia o despreza. Felipe compra rosas para dar a Serena.

Mirella faz perguntas sobre os homens, deixando Olívia horrorizada. Vera fala para Olívia que ela precisa ter uma conversa franca com Mirella. Dalila é muito rígida com Crispim e Bernardo, exigindo que eles cumpram os horários certos. Felipe fica arrasado ao saber que Serena foi demitida, deixando Cristina furiosa. Zulmira conta para Felipe que Serena está na pensão e o rapaz vai procurá-la. Hélio descobre que Serena foi demitida. Crispim encontra Pedro conversando com Mirna em sua casa e fica furioso. Serena fala para Hélio que vai voltar para sua aldeia.

Capítulo 18, quarta 15 de maio

Serena explica para Hélio que era mais feliz em sua aldeia. Hélio pede que Serena fique hospedada na pensão durante mais algum tempo e ela concorda. Crispim e Pedro se desentendem por causa de Mirna. Mirna pede que Pedro não se assuste com Crispim, mas ele morre de medo e diz que quer distância dela. Felipe entrega as rosas a Serena e pede que ela volte a trabalhar em sua casa. Serena fica encantada com o gesto de Felipe, mas explica que só pode voltar se Rafael quiser. Felipe diz a Rafael que está indignado por Serena ter sido demitida por defendê-lo. Raul e Dalila combinam de se encontrar na igreja. Dalila fica furiosa ao saber que Serena vai voltar a dormir em seu quarto e a insulta. Serena sofre por precisar depender dos outros.

Rafael afirma para Cristina que não queria que Serena fosse demitida, pois admirou a coragem dela ao defender Felipe. Dalila fala para Vitório que não aguenta mais viver numa pensão lotada. Eduardo convida Madalena para sair. Generosa vê Raul e Dalila se encontrando na igreja. Rodriguez contrata Xavier como novo salva-vidas para o clube. Dalila exige que Raul se separe de Olívia e ele diz que vai fazer Olívia assinar alguns documentos antes, para que o dinheiro fique todo com ele depois da separação. Mirella afirma para Olívia que Raul tem outra, mas Olívia não acredita. Kátia fala para Elias que precisa de dinheiro. Rafael vai até a pensão e pede a Serena para voltar a trabalhar em sua casa.

Capítulo 19, quinta 16 de maio

Hélio diz a Serena que ela não deve voltar para a casa onde foi humilhada. Rafael sente ciúmes de Hélio, pois percebe que ele gosta de Serena. Kátia se recusa a dizer a Elias para que é o dinheiro de que precisa. Ele não dá o dinheiro e a deixa furiosa. Generosa conta para Clarice que descobriu algo de ruim sobre uma jovem da cidade. Clarice aconselha Generosa a guardar segredo. Raul garante a Dalila que vai se separar de Olívia assim que ela assinar os documentos. Serena diz a Rafael que ficou contente por ele chamá-la de volta. Felipe suborna Carlito com bolinhas de gude para que ele dê um recado a Mirella. Mirella e Felipe namoram escondidos.

Serena se afasta de Hélio quando ele tenta se aproximar de seu rosto. Raul chega tarde em casa e fala para Olívia que teve problemas no carro, mas a esposa estranha ao perceber que as mãos dele não estão sujas de graxa. Vitório vê Dalila voltando para casa tarde da noite e fica desconfiado. Cristina fica espantada quando Serena aparece na casa de Rafael. Gumercindo conta para Xavier que Kátia precisa de dinheiro. Cristina fica furiosa quando Rafael explica que foi ele quem pediu que Serena voltasse. Débora sugere que Cristina mande Serena limpar o ateliê de Luna para Rafael ficar com raiva dela. Raul manda Olívia assinar alguns papéis sem especificar o que contém nos documentos, e ela assina sem ler. Mirna vê Roberval e decide fazer com que ele se interesse por ela. Cristina manda que Serena limpe o ateliê de Luna. A mestiça mexe nas teclas do piano de Luna. Rafael encontra Serena no ateliê, vê na mestiça a imagem de Luna e se aproxima.

Serena sai correndo, apavorada e Rafael tenta para alcançá-la. Cristina vê Serena correndo e fica satisfeita, pois acha que Rafael está furioso. Serena explica para Rafael que, em sua aldeia, quando um homem e uma mulher se beijam, significa que vão ficar juntos para sempre, diz que ele a magoou e que vai embora. Rafael pede perdão a Serena e explica que tem estado sozinho desde que sua esposa morreu. Serena conta para Rafael que via a rosa branca desde criança. Rafael fica espantado e pergunta a Serena por que a rosa Luna se abriu quando ela voltou. Serena se sente perturbada e foge. Rafael promete à mestiça que não vai insistir no assunto, e pede que ela não vá embora. Serena concorda.

Cristina fica pasma ao saber que Rafael não ficou furioso. O botânico se pergunta se Serena é Luna e a mestiça tenta entender o que está sentindo. Hélio confessa para Osvaldo que não consegue parar de pensar em Serena. Débora diz a Cristina que ela precisa tirar Serena de seu caminho de qualquer jeito. Generosa pergunta a Divina o que faria se soubesse de um segredo sobre uma moça de família. Divina afirma que não diria nada à família dela, para não magoá-los e Generosa decide não contar que viu Dalila com Raul na igreja. Agnes fica indignada quando Rafael diz que acha que Serena é Luna e afirma que ela está tentando conquistá-lo. Débora vê Agnes furiosa e fica curiosa em saber o que Rafael conversou com ela. Adelaide pergunta a Elias se ele acha possível alguém que morreu voltar. Eduardo fala para Rafael que ele está delirando e o aconselha a casar-se com Cristina para esquecer Luna de uma vez.

Capítulo 20, sexta 17 de maio

Eduardo afirma para Rafael que vai acabar louco se não esquecer Luna. Elias fala para Adelaide que acredita em reencarnação, mas não tem prova alguma de sua existência, e se lembram de sua época de jovens, quando namoraram. Adelaide pergunta a Elias se Serena pode ser a reencarnação de Luna. Elias aconselha Adelaide a procurar alguma marca de nascença em Serena. Eduardo recebe uma carta de um local misterioso e pede a Judith que não comente nada. Hélio vê Terê pedindo esmolas e lhe dá uma bronca. Dalila sente enjoo. Crispim dá rosas a Kátia, que gosta. Kátia comenta com Crispim que está precisando de dinheiro e ele garante que sabe como ajudá-la.

Terê promete a Hélio que vai auxiliá-lo a conquistar Serena. Raul avisa Olívia que vai viajar para tratar de alguns negócios. Adelaide fala para Cristina que quer conversar com Serena. Cristina fica intrigada e manda que Ivan escute a conversa atrás da porta. Adelaide pergunta a Serena que lembranças ela possui e que não consegue explicar. Serena fala da rosa que vê e da música que ouve. Adelaide fica pasma ao ver a marca de nascença de Serena. Ivan fala para Cristina que Adelaide falou de lembranças com Serena. Cristina não compreende. Rafael convida Cristina para jantar, deixando-a radiante. Agnes fica indignada ao saber que Adelaide visitou Serena e acha que ela é uma impostora que está enganando a todos. Rodriguez manda Gumercindo chamar Vitório para cozinhar no clube, pois o cozinheiro faltou. Gumercindo conhece Nina e fica fascinado. Olívia fica irritada ao chegar no clube e descobrir que Vitório é o cozinheiro de lá. Serena vê Rafael e Cristina saindo juntos.

Serena chora ao ver Rafael saindo com Cristina. Ela ouve a música de Luna, vai até o atelier e vê o reflexo da bailarina no espelho. Serena percebe que Luna, no espelho, também está chorando e desmaia. Olívia fala para Raul que não quer comer no clube, pois Vitório é o cozinheiro do restaurante. Raul explica que não há outro lugar na cidade para ir. Rafael e Cristina chegam ao clube para jantar, onde encontram Olívia e Raul. Cristina fica furiosa com a coincidência. Felipe diz a Mirella que a ama. Mirella vai embora confusa. Crispim pega as alianças de seus pais, que Mirna guarda desde a morte deles. Olívia não gosta de ver Cristina com Rafael.

Terê pede a Zulmira para chamar Serena. A empregada descobre Serena desmaiada. Ivan manda Terê embora. Generosa se preocupa ao saber que Dalila anda tendo enjoos. Zulmira se dá conta de que Serena está apaixonada por Rafael e manda que ela tome cuidado para não se magoar. Olívia fala para Cristina que vai fazer de tudo para impedi-la de se aproximar de Rafael. Cristina manda Olívia não se colocar em seu caminho. Adelaide fala para Agnes que está cada vez mais convencida de que Serena é a reencarnação de Luna. Olívia pergunta a Raul se ele tem outra. Agnes afirma para Vera que Serena é uma golpista tentando se passar por Luna. Cristina se aproxima de Rafael, mas ele a evita. Rafael encontra Serena.

Resumo Alma Gêmea: capítulos de 20 a 24 de maio

Capítulo 21, segunda 20 de maio

Rafael pega a mão de Serena e diz que não consegue esquecê-la. Cristina vê os dois juntos e fica furiosa. Serena se perturba e sai correndo. Raul garante a Olívia que ela está louca em suspeitar dele. Mirna dá uma pamonha a Roberval e diz que cozinhará para ele se for visitá-la. Dalila sente desejo de comer pamonha e estranha. Generosa pergunta a Vitório se ele, sabendo do segredo de uma moça, contaria tudo à família dela. Vitório afirma que não, deixando Generosa exasperada. Filó desconfia dos enjoos de Dalila. Mirella fala para Olívia que ela pode se separar de Raul se ele a trai. Olívia afirma que não saberá viver sem o marido.

Crispim entrega as alianças para Kátia, para ajudá-la com seu problema de dinheiro, e ela fica emocionada com o gesto. Eduardo garante a Vera que a melhor maneira de Rafael esquecer Serena é se casar com Cristina. Cristina manda Guto arrumar uma mulher qualquer para se passar por amante de Raul. Agnes pergunta a Serena qual é o golpe que ela está planejando. Serena fica magoada com a desconfiança de Agnes. Agnes fala para Serena que se tornará sua inimiga se ela tentar se passar por Luna. Mirna percebe que as alianças desapareceram e se desespera. Adelaide conta para Rafael que Serena tem uma marca de nascença no local onde Luna levou o tiro. Cristina oferece dinheiro para Serena ir embora.

Serena recusa o dinheiro e diz a Cristina que não pode ir embora daquela casa, pois ali é seu destino. Cristina fala para Serena que está tentando ajudá-la, pois Rafael pode tentar se aproveitar dela. Serena fica assustada mas, mesmo assim, diz que não pode ir embora. Elias explica para Rafael que Serena pode ou não ser Luna e, que a única maneira de saber a verdade, é deixar que a memória dela volte naturalmente. Ele afirma que, se Serena lembrar de muitas coisas de uma só vez, pode não resistir e morrer. Rafael acredita que Serena irá amá-lo se realmente for a reencarnação de Luna. Olívia fala para Cristina que gostou de Serena e vai incentivar o interesse de Rafael por ela. Crispim conta para Mirna que deu as alianças para Kátia. Mirella fala para Olívia que sentiu calafrios por Felipe e a mãe aconselha a filha a recitar poemas quando sentir assim.

Mirna exige que Kátia devolva suas alianças e se atraca com ela. Kátia devolve as alianças e depois fica preocupada, pois não sabe onde vai conseguir o dinheiro que precisa. Gumercindo e Xavier perguntam para que Kátia precisa de dinheiro, mas ela se recusa a contar. Guto oferece dinheiro a Kátia para ela se fingir de amante de Raul e ela concorda. Hélio teme que Serena o tenha esquecido. Vera e Eduardo afirmam para Rafael que é impossível que Serena seja a reencarnação de Luna. Rafael não fica convencido. Serena pergunta a Rafael se ele quer lhe fazer algum mal. Rafael afirma para Serena que ela trouxe uma luz para sua vida. Serena fica radiante. Rafael puxa Serena para si.

Capítulo 22, terça 21 de maio

Serena afirma para Rafael que acha que o conhece há muito tempo. Rafael garante a Serena que jamais lhe fará nenhum mal. Rafael confessa para Cristina que acha que Serena pode ser a reencarnação de Luna. Cristina fala para Rafael que ele está perturbado pelas lembranças de Luna e o aconselha a não entrar mais no atelier. Adelaide afirma para Agnes e Débora que Serena pode ser Luna e as duas acham um absurdo. Cristina conta para Débora que Rafael está apaixonado por Serena, mas garante que vai fazê-lo perder a confiança nela. Hélio se declara para Serena que confessa que seu coração pertence a Rafael, deixando-o arrasado. Vitório percebe que Dalila anda com desejos e estranha. Mirna prepara um almoço para Roberval, tentando conquistá-lo. Débora combina com Guto que o escândalo deverá acontecer à noite. Cristina convida Raul para jantar no clube, com a desculpa de que a mãe quer falar sobre negócios.

Cristina liga para Olívia e, disfarçando a voz, diz que Raul vai encontrar-se com outra mulher naquela noite. Kátia diz a Guto que não quer prejudicar Raul e pensa em voltar atrás. Guto fala para Kátia que, se ela não fizer o combinado, vai descobrir seu segredo e contar para todo mundo. Kátia conta para Crispim que Mirna pegou as alianças de volta. Crispim vai para casa furioso e fica enlouquecido ao encontrar Roberval almoçando em sua casa. Ele joga Roberval no chiqueiro e exige que Mirna lhe devolva as alianças. Bernardo pega as alianças e diz a Mirna e Crispim que o primeiro dos dois que se casar ficará com a joia. Olívia decide ir até o clube dar o flagra em Raul. Mirella teme que algo de ruim vá acontecer.. Olívia vê Kátia e Raul juntos.

Olívia parte para cima de Kátia, furiosa, mas é contida por Vitório. Raul garante a Olívia que não tem nada com Kátia, mas ela não quer nem saber. Cristina percebe que seu plano deu certo e fica satisfeita. Mirella vê Olívia arrasada e conclui que a mãe deve ter encontrado Raul com uma namorada. Débora e Cristina fingem estar indignadas com o comportamento de Raul. Hélio fala para Serena que vai respeitar a vontade dela e se contentar em ser seu amigo. Rafael vê os dois juntos e fica com ciúmes. Zulmira conta para Serena que acha que Rafael está começando a gostar de Cristina. Serena tem certeza de que Rafael é o destino que ela procurava.

Rafael confessa para Cristina que ficou chateado ao ver Serena com outro rapaz. Cristina diz a Rafael que não vai mais esconder o que sente por ele. Ela tenta se aproximar dele mas é interrompida por Felipe que diz a afirma Rafael para não ficar com Cristina. Rafael fica feliz com o conselho de Felipe. Olívia exige que Raul saia de casa e ele vai sem discutir. Olívia se desespera ao se dar conta de que está sem marido. Vitório conta para Elias que viu Kátia se encontrando com Raul no clube. Dalila ouve e desmaia. Rafael aconselha Olívia a se consultar com Abílio. Roberval fala para Mirna que não quer mais vê-la. Mirna joga charme para Alaor. Olívia diz a Abílio que está disposta a se reconciliar com Raul. Rafael vê Serena tomando banho num rio.

Capítulo 23, quarta 22 de maio

Rafael observa Serena, emocionado. Elias repreende Kátia e ela pede que não se meta em sua vida. Mirna promete para Alaor que vai trazer pamonha para ele. Crispim tenta pedir desculpas a Kátia, mas ela o destrata. Divina quer chamar um médico para cuidar de Dalila, mas ela afirma que está bem. Raul garante a Abílio que vai cuidar de sua família. Dalila pergunta a Raul o que ele estava fazendo com Kátia. Abílio aconselha Olívia a entrar com um pedido de separação para garantir seus direitos. Olívia acha que Raul ainda vai se arrepender do que fez e voltar para casa. Raul garante a Dalila que não tem nada com Kátia. Dalila pergunta a Raul se eles já podem ficar juntos, mas ele explica que não pode se expor para que Olívia não tenha provas contra ele.

Rafael pergunta a Elias como pode saber se Serena é mesmo Luna. Elias aconselha Rafael a reviver com Serena uma situação que viveu com Luna e esperar por algum sinal. Raul convida Kátia para jantar e ela diz que vai pensar. Osvaldo garante a Hélio que o amor de Serena por Rafael não dará certo e sugere que ele espere por ela. Rafael diz a Cristina que tentará descobrir se Luna realmente voltou ou se é com ela que ele deve ficar. Dalila se consulta com Eduardo, que confirma que ela está grávida. Raul se recusa a pagar alguns vestidos que Olívia comprou com Madalena. Divina vê Dalila chorando e pergunta o que houve. Cristina fala para Serena que ela precisa ir embora.

Capítulo 24, quinta 23 de maio

Cristina manda Serena ir com ela. Madalena comenta com Vera que Eduardo é gentil com ela, mas não se mostra interessado em namorá-la. Dalila fala para Divina que está se sentindo mal porque trabalha demais para ajudar em casa. Divina fica impressionada com a bondade de Dalila. Generosa revela a Terezinha que viu Dalila se encontrando com um homem casado. Terezinha começa a chantagear Dalila, exigindo que ela lhe empreste suas coisas. Cristina leva Serena para a casa de Vera e pede que ela a abrigue até que Rafael desista de pensar que ela é a reencarnação de Luna. Vera concorda e explica para Serena que ela não poderia ficar com Rafael, pois são de mundos diferentes. Serena fala para Vera que Rafael é seu mundo.

Rafael pergunta por Serena a Cristina, que diz não saber onde ela está e insinua para o botânico que Serena pode estar com Hélio, pois os selvagens têm moral diferente. Rafael se decepciona com Serena. Serena acha que não deve ficar longe de Rafael e foge da casa de Vera. Mirna leva bolo de fubá para Alaor e o convida para almoçar em sua casa. Madalena fala para Olívia que Raul se recusou a pagar sua conta. Rafael destrata Serena, deixando-a arrasada. Cristina vê Serena chorando e fica radiante. Raul deixa claro para Olívia que não vai mais pagar suas despesas exageradas. Serena conta para Olívia que foi Cristina quem mandou que ela passasse a noite fora de casa. Olívia diz a Rafael que Serena dormiu na casa de Vera e incentiva o romance dos dois. Rafael se anima, vai atrás de Serena e a encontra em sua floricultura, entre as rosas.

Rafael pede perdão a Serena por ter desconfiado dela. Abílio aconselha Olívia a pedir o divórcio e exigir uma pensão de Raul. Olívia diz que ainda tem esperanças de que Raul volte para ela. Abílio aconselha Olívia a tentar gastar menos por enquanto. Alaor leva um perfume de presente para Mirna, que adora. Mirna serve almoço para Alaor. Gumercindo confessa para Kátia que sente coisas estranhas quando a vê. Kátia adivinha que Gumercindo não tem experiência no amor e acha graça. Raul marca um encontro com Kátia. Cristina descobre que Olívia intercedeu em favor de Serena e fica furiosa. Clarice lê a sorte de Olívia e afirma que há um novo amor em seu futuro. Olívia acha que Clarice está enganada. Abílio pede que Vitório acompanhe Olívia até um táxi.

Vitório e Olívia ficam furiosos quando se veem, mas Vitório concorda em acompanhá-la assim mesmo. Para tentar reviver uma situação pela qual já passou com Luna, Rafael pede a Serena para fazer um passeio com ele pelo rio. Cristina descobre que Rafael saiu com Serena. Dalila vê Raul com Kátia e fica apavorada. Crispim fica furioso ao encontrar Alaor almoçando com Mirna e o joga no chiqueiro. Mirna fica arrasada por ter perdido mais um pretendente. Crispim descobre que Mirna ganhou um perfume de presente e pede que ela lhe dê, mas ela se recusa. Cristina avisa Débora que vai tirar Serena de seu caminho de qualquer jeito. Serena faz exatamente a mesma coisa que Luna, pulando no rio e sorrindo para Rafael. Rafael diz que ela é quem ele pensava.

Capítulo 25, sexta 24 de maio

Serena pergunta a Rafael de quem ele está falando. Rafael lembra que Elias disse que poderia ser perigoso para Serena descobrir sobre seu passado repentinamente e só explica que a estava esperando havia muito tempo. Serena afirma para Rafael que ele é o destino que ela procurava. Olívia e Vitório implicam um com o outro. Mirella conta para Olívia que a despensa da casa está vazia e não há dinheiro para comprar mais comida. Olívia pega o cofrinho de Carlito e manda a empregada pagar a conta do açougue com ele. Mirna decide substituir seu perfume por outro líquido para que Crispim se dê mal, caso tente pegá-lo sem autorização. Dalila garante a Vitório que não está envolvida com ninguém. Rafael afirma para Cristina que está apaixonado por Serena.

Cristina fica arrasada e diz a Rafael que ele ainda vai se arrepender. Mirella fala para Olívia que elas deveriam economizar nas despesas. Olívia acha que Raul vai voltar para casa e que ela não precisa se preocupar. Cristina decide ir embora da casa de Rafael. Débora aconselha Cristina a ficar e lutar, garantindo que vai acabar com o romance entre Rafael e Serena. Dalila faz todas as vontades de Terezinha para que ela não revele seu segredo. Nina estranha. Mirella afirma para Olívia que Raul não vai voltar. Crispim furta o que pensa ser o perfume de Mirna. Rafael fala para Serena que quer ficar com ela para sempre. Rafael pede a Serena para se sentar à mesa com ele na hora do jantar. Serena diz a Rafael que não vai saber comer como ele.

Rafael insiste para que Serena fique e jante com ele. Cristina fica furiosa, mas finge concordar com Rafael. Serena fica com vergonha, pois não sabe usar os talheres. Felipe come o frango com a mão para não constranger Serena. Rafael faz o mesmo. Serena fica satisfeita e come também. Felipe diz a Rafael que o apoiará se ele ficar com Serena. Agnes fica indignada ao saber que Rafael se convenceu de que Serena é Luna. Adelaide afirma que Agnes está encarando a situação muito superficialmente. Gumercindo vê Kátia com Raul e fica chateado. Serena fala para Terê que tem certeza de ter encontrado seu destino. Olívia fala para Abílio que quer empenhar algumas joias e explica que as mais caras estão no cofre de um banco em nome de Raul.

Cristina conta para Vera que Rafael está apaixonado por Serena e pede que ela o ajude a voltar à razão. Vera diz a Eduardo que eles precisam acabar com o romance entre Rafael e Serena. Agnes fala para Rafael que é um absurdo ele achar que Serena é Luna. Rafael garante a Agnes que, no dia em que ela tiver a mesma certeza que ele, será feliz. Crispim dá o vidro de perfume a Kátia mas, quando ela passa, percebe que o que havia dentro era creolina. Crispim fica furioso, tenta dar umas palmadas em Mirna mas ela pede ajuda e o policial Arthur a socorre. Raul se recusa a abrir o cofre para que Olívia pegue suas joias. Serena explica para Hélio que está apaixonada por Rafael. Hélio teme que Rafael a magoe. Rafael sente ciúmes ao ver Serena conversando com Hélio.

Resumo Alma Gêmea: capítulos de 27 a 31 de maio

Capítulo 26, segunda 27 de maio

Hélio explica para Rafael que ele e Serena são apenas amigos. Rafael diz a Serena que uma moça solteira não deve ficar conversando com um rapaz. Serena fica chateada com a desconfiança de Rafael. Raul dá pouco dinheiro a Olívia para ela comprar comida para seus filhos e ela fica chocada. Hélio confessa para Rafael que ama Serena, mas garante que ela é pura e não merece a desconfiança do botânico. Rafael pede perdão a Serena. Kátia recebe uma carta que a deixa muito preocupada. Rafael leva Serena até o piano que foi de Luna e pede que ela toque. Débora diz a Cristina que elas precisam convencer Rafael a dar uma festa para apresentar Serena à sociedade, pois ela o fará passar vergonha e ele se desiludirá. Serena explica para Rafael que não sabe tocar.

Rafael fica triste, mas torce para que as lembranças de Serena voltem. Serena vê o reflexo de Luna no espelho e não entende por que ela chora. Dalila pergunta a Raul por que ele não a procura mais. Raul explica para Dalila que, por enquanto, eles não podem ser vistos juntos. Arthur leva Crispim para a delegacia. Raul garante a Kátia que vai recompensá-la se ela lhe disser quem a mandou armar um escândalo no clube. Kátia revela que foi abordada por Guto. Vera fala para Rafael que ele vai sentir vergonha de Serena. Ela ouve e fica magoada. Olívia descobre que Raul vendeu a casa deles e desmaia. Rafael garante a Serena que não sente vergonha dela. Kátia pede ajuda a Elias. Serena pergunta a Zulmira por que Rafael quer vê-la tocando piano. Raul dá dinheiro a Guto e ele revela que foi Cristina quem lhe pediu para armar o escândalo. Cristina sugere a Rafael que dê uma festa para apresentar Serena a todos os seus amigos.

Rafael gosta da ideia de dar uma festa para apresentar Serena aos seus amigos e decide que nesta noite vai pedi-la em casamento. Cristina finge aprovar e garante vai ajudá-lo a organizar a festa. Zulmira explica para Serena que Rafael gostaria que ela tocasse piano porque Luna tocava muito bem. Cristina promete fazer de tudo para Rafael ver que Serena não passa de uma selvagem. Olívia se desespera ao saber que Raul vendeu a casa na qual mora e se consulta com Abílio. Raul não entende por que Cristina pagou Kátia para armar um escândalo e fazer com que Olívia brigasse com ele. Eduardo aconselha Dalila a contar para o pai da criança que está grávida.

Kátia revela a Elias que tem uma filha que está vindo para a cidade e explica que não pode deixar que as pessoas da cidade descubram, caso contrário, nunca mais arrumará emprego. Elias concorda em cuidar da filha de Kátia para ela. Serena gosta de saber que Rafael vai dar uma festa. Rafael pede que Cristina ajude Serena a escolher um vestido novo. Cristina, furiosa, concorda. Abílio fala para Olívia que ela não pode fazer nada contra Raul, pois assinou sem ler um documento que permitia que ele vendesse a casa. Bernardo tira Crispim da cadeia, que chega em casa furioso com Mirna, pois ela deixou que fosse preso. Olívia é grosseira com Vitório, que se irrita com ela. Osvaldo e Divina dançam no quarto e quebram a cama. Dalila conta para Raul que está grávida. Débora sugere a Cristina mandar Serena fazer um vestido para a festa igual ao que Luna usava quando morreu.

Capítulo 27, terça 28 de maio

Cristina faz Serena ficar mais parecida possível com Luna, para que todos pensem que ela está quer se passar pela primeira esposa do botânico. Hélio promete a Terê que ele terá uma família algum dia. Raul garante a Dalila que vai assumir a criança, mas depois imagina como se livrar daquela situação. Olívia recrimina Raul por ele ter vendido a casa, mas ele não se comove. Raul diz a Abílio que só alugará uma casa para Olívia e seus filhos se tiver um bom preço. Felipe fala para Serena que vai ficar muito feliz se ela entrar para a família. Abílio pede que Rafael alugue uma casa modesta que tem para Olívia. Rafael concorda, pois quer ajudar Olívia. Raul pergunta a Cristina por que ela armou o escândalo. Rafael leva Serena até o ateliê de Luna e pergunta se o instrumento lhe desperta lembranças.

Serena vê Luna dançando e sente dor de cabeça. Cristina confessa para Raul que queria deixar Olívia ocupada para tirá-la de seu caminho. Raul exige que Cristina o ajude a se tornar sócio de Rafael, ou então, contará a ele o que ela fez. Cristina concorda. Raul pede ajuda a Cristina para se livrar de Dalila. Cristina fala para Raul que deve descobrir um tolo que se case com Dalila. Mirna leva algumas pamonhas para Arthur. Crispim vê e fica furioso. Guto exige mais dinheiro de Débora dizendo que vai contar a todos as verdades sobre Cristina. Abílio mostra a Olívia a casa de Rafael que estava abandonada. Olívia acha a casa pequena. Elias busca sua neta, Rita. Cristina mostra o modelo do vestido de Luna a Serena. Serena gosta e quer usá-lo.

Cristina manda Osvaldo fazer sapatos altos para Serena que teme não saber andar com os saltos, mas Cristina afirma que ela precisa ficar bonita para a festa. Olívia fala para Mirella que exigirá de Raul o aluguel de uma casa bem maior do que a sugerida por Abílio. Mirella e Abílio se preocupam, pois sabem que Olívia não conseguirá nada de Raul. Agnes fica indignada ao saber que Rafael vai dar uma festa para apresentar Serena. Arthur faz Mirna e Crispim prometerem que vão parar de brigar. Os dois vão embora discutindo. Agnes avisa Rafael que irá à festa só para provar que Serena é uma farsante. Elias explica para Rita que ela não pode contar a ninguém que é filha de Kátia. Terezinha chantageia Dalila que não cede e fala que em breve estará casada.

Um oficial de justiça manda Olívia assinar uma ordem de despejo e sair da casa. Olívia ataca o oficial e é presa. Rafael convence Raul a tirar Olívia da cadeia. Olívia concorda em se mudar para a casa ao lado a de Abílio. Rafael fica perturbado ao ver Serena arrumando a casa, pois a acha muito diferente de Luna. Serena não entende a decepção de Rafael. Felipe aconselha Rafael a parar de procurar por uma cópia de Luna. Agnes garante a Cristina que vai ajudá-la a se casar com Rafael. Bernardo fala para Crispim que vai ajudar Mirna a arrumar um emprego para ela parar de pensar em se casar. Mirna ouve e fica radiante. Olívia fala para Mirella que quer levar todos os móveis para sua nova casa. Raul fala para Dalila que não poderá se casar com ela. Rafael pede que Serena pare de agir como uma criada. Serena acusa Rafael de não gostar dela como ela é e vai embora.

Capítulo 28, quarta 29 de maio

Rafael pede que Serena não vá e afirma que ela aprenderá tudo o que precisa saber. Felipe fala para Cristina que sente como se já conhecesse Serena há muito tempo. Cristina teme que Felipe também ache que Serena é a reencarnação de Luna. Raul sugere que Dalila se case com outro. Dalila avisa Raul que, se fará um escândalo e contará tudo a todos. Terê pede esmolas, sem sucesso. Rafael fala para Serena que a festa é muito importante e pede que ela não faça feio. Raul pede que Cristina o ajude a convencer Dalila a se casar com outro. Rafael fala para Elias que Serena, às vezes, parece muito diferente de Luna. Elias diz a Rafael que talvez Serena esteja ali para ensiná-lo a amar pessoas de outras classes sociais.

Olívia tenta enfiar todos os seus móveis na nova casa. Olívia não gosta nada de saber que vai ser vizinha de Vitório. Osvaldo convida Olívia e seus filhos para jantarem na pensão, para desagrado de Dalila. Olívia se comove com o gesto de Osvaldo. Guto fala para Terê que ele pode ganhar muito mais dinheiro batendo carteiras do que pedindo esmolas e sugere que sejam sócios. Cristina não sabe como fazer Raul trabalhar para Rafael. Débora sugere que Cristina faça Rafael pensar que Abílio está roubando-o. Abílio concorda em dar um emprego para Mirna na loja de flores. Cristina acha que conhece Ciro de algum lugar. Cristina pergunta a Ivan se ele se casaria por dinheiro. Olívia fica desconfiada ao saber que Dalila vai muito à igreja. Cristina garante a Dalila que vai resolver seu problema. Rafael vê Serena trabalhando mais uma vez e não gosta.

Capítulo 29, quinta 30 de maio

Rafael se irrita e manda Serena parar de se comportar como uma criada. Serena chora, pois teme que Rafael jamais a aceite como é. Cristina convida Dalila para jantar. Vitório estranha ao ver Dalila com Cristina no restaurante do clube. Gumercindo ouve Dalila dizendo que está grávida e fica pasmo. Hélio garante a Terê que, assim que sua situação financeira melhorar, vai levá-lo para morar em sua casa. Terê afirma para Hélio que vai ficar rico, mas se recusa a contar como. Guto conta para Xavier que pretende fazer Terê roubar as joias de Luna. Cristina sugere que Dalila se case com Ivan, só para não precisar virar mãe solteira. Dalila fica triste, mas aceita.

Rafael confessa para Cristina que acha Serena muito diferente de Luna. Cristina diz a Rafael que poderá tirar a prova na festa pois, se Serena for mesmo Luna, saberá ser elegante e dançar. Mirna vai para seu primeiro dia de trabalho, animada. Rafael diz a Serena que tem certeza de que ela saberá dançar. Serena fica confusa. Olívia tenta pregar o brasão de sua família na parede e arrebenta um cano. Ivan fala para Raul que terá que lhe dar bastante dinheiro, ou contará que Dalila está grávida. Dalila acha Ivan grosseiro. Guto pede que Cristina esqueça Rafael e fuja com ele. Serena fala para Felipe que não entende por que Rafael quer que seja diferente. Felipe leva Serena até o ateliê e explica que Rafael jamais vai esquecer Luna. Serena se olha no espelho de Luna, sente uma forte dor no peito e cai desmaiada nos braços de Felipe.

Rafael tenta acordar Serena, em vão. Ele chama Eduardo. Serena, desacordada, vê o momento da morte de Luna. Eduardo fala para Rafael que o pulso de Serena está fraco. Rafael percebe que Serena está com uma expressão de sofrimento. Zulmira conta para Rafael que Serena estava com medo de que ele não gostasse mais dela. Cristina garante a Guto que quer apenas colocar suas mãos no dinheiro de Rafael para depois fugir com ele. Guto não percebe que Cristina está mentindo e que, na realidade, quer livrar-se dele. Serena acorda do desmaio. Rafael pede que Serena descanse em seu quarto até ficar boa. Eduardo examina Serena e vê sua marca de nascença.

Eduardo fala para Rafael que Serena pode estar com um problema grave. Rafael acha que o problema pode ser espiritual, e não físico. Dalila diz a Raul que se recusa a se casar com Ivan. Cristina aconselha Dalila a encontrar outro candidato. Arthur se oferece para levar Mirna do trabalho para casa e ela aceita. Vitório conserta o cano de Olívia, mas briga com ela de novo. Mirella combina com Olívia comerem na pensão de Divina dali por diante. Olívia manda que Mirella e Carlito não percam a classe, apesar de agora estarem sem dinheiro. Elias conta para Kátia que Rita sente sua falta e pede que venha visitá-la.

Guto obriga Terê a tirar notas de dinheiro de uma ratoeira, para que ele aprenda a ser cada vez mais rápido. Terê machuca os dedos, mas Guto não permite que ele pare. Crispim pede Kátia em casamento. Hélio percebe que Terê está machucado e pergunta o que houve. Serena conta para Cristina que sonhou com uma moça que levava um tiro bem no local de sua marca de nascença. Cristina pede a Serena para não contar a Rafael o que viu. Elias manda Rafael descobrir o que Serena lembrou quando estava no ateliê de Luna.

Capítulo 30, sexta 31 de maio

Elias garante a Rafael que acabará descobrindo a verdade sobre Serena. Serena diz a Cristina que viu um homem de olhos verdes segurando uma arma. Cristina fala para Serena que se contar isso para Rafael, ele achará que está mentindo para se passar por Luna. Serena promete não dizer nada. Cristina conta para Débora que Serena é mesmo Luna, pois se lembra de Guto, na noite em que morreu. Débora coloca Guto diante de Serena para tirar a prova. Kátia caçoa de Crispim e diz que jamais se casaria com ele. Débora manda Cristina convencer Rafael a pedir que Serena se mude de sua casa, pois não fica bem dois namorados morem sob o mesmo teto. Crispim encontra Arthur cortejando Mirna em sua casa e o atira no chiqueiro. Arthur fala para Mirna que quer distância dela.

Mirella pede que Felipe a ajude a arrumar as coisas em sua nova casa, pois Olívia é confusa demais e não consegue terminar o trabalho. Rafael pergunta a Serena o que a fez desmaiar e ela desconversa. Dalila percebe que suas saias estão apertadas e fica apavorada. Divina pergunta a Dalila se está engordando, mas a vendedora afirma que suas saias encolheram. Guto ensina a Terê novos truques para roubar carteiras e obriga o menino a treinar. Ofélia ofende Kátia diante de Rita, chamando-a de sirigaita. Rita pergunta a Elias o que é sirigaita. Serena fica apavorada ao pensar na festa, pois pressente que algo de ruim vai acontecer. Cristina fala para Rafael que Serena não deve morar na mesma casa que ele.

Cristina sugere a Rafael que ele mande Serena de volta para a pensão. Rafael se recusa, pois tem ciúmes de Hélio. Ele garante a Cristina que pedirá Serena em casamento depois da festa, para calar as fofocas. Gumercindo fala para Vitório que quer conquistar Kátia. Vitório caçoa de Gumercindo, dizendo que é criança demais. Gumercindo não se deixa abalar e quer conquistar Kátia de qualquer jeito. Elias aconselha Rita a não ligar para o que dizem de Kátia. Terê se mostra cada vez mais rápido nos exercícios e Guto afirma que ele logo estará pronto para bater carteiras. Cristina manda Ivan convidar Hélio para a festa, dizendo que foi Serena quem mandou chamá-lo. Mirna fica triste por Crispim espantar todos os seus namorados.

Bernardo garante a Mirna que um dia encontrará um rapaz que não sentirá medo de Crispim. Dalila vai ao escritório de Raul e pergunta se ele não sente mais nada por ela. Raul pede que Dalila tenha paciência, pois poderão ficar juntos depois que ele se divorciar de Olívia. Olívia bate na porta do escritório de Raul e os dois ficam apavorados. Rafael se muda para o quarto de Felipe e pede que Serena fique em seu quarto. Dalila se esconde debaixo da mesa de Raul antes que Olívia entre. Cristina coloca Serena cara a cara com Guto para ver se ela o reconhece. Olívia sente o perfume de Dalila no ar, mas não a encontra no escritório. Raul pergunta a Roberval quanto quer para casar-se com Dalila e o barbeiro fica pasmo. Cristina leva Serena até a igreja para reconhecer ou não Guto. Serena encara Guto, pasma.

Resumo Alma Gêmea: capítulos de 03 a 07 de junho

Capítulo 31, segunda 03 de junho

Serena sente uma forte dor no peito ao encarar Guto e manda ele não se aproximar dela. Adelaide entra na igreja e vê a cena. Cristina afirma para Adelaide que não conhece Guto, mas a avó fica desconfiada. Um charreteiro chamado Amarildo conta para Mirna que quer que seu pato Antão se case com Doralice. Mirna joga charme para Amarildo. Serena fala para Zulmira que não conhece Guto, mas sabe que ele é mau. Guto fala para Xavier que precisa descobrir o que Serena sabe sobre ele. Rafael pergunta a Serena o que houve. Serena se lembra que Cristina mandou que ela não contasse suas visões a Rafael, e não diz nada.

Cristina insinua para Rafael que Serena pode já ter namorado Guto no passado, e por isso se assustou ao vê-lo. Hélio fala para Osvaldo que teme não ter roupa para ir à festa na casa de Rafael. Osvaldo aconselha Hélio a pedir ajuda a Olívia. Roberval briga com Raul por ele ter lhe oferecido dinheiro para se casar com Dalila. Olívia concorda em emprestar um smoking a Hélio. Roberval pergunta a Dalila por que Raul lhe ofereceu dinheiro para se casar com ela. Eduardo aconselha Rafael a tentar conversar com Serena e descobrir o que houve. Olívia leva Mirella e Carlito ao restaurante do clube e pede os pratos mais caros. Dalila explica para Roberval que está grávida de Raul, mas que eles não podem se casar. Roberval se oferece para casar com Dalila. Olívia solta baratas em cima da mesa depois que termina de comer e diz que vai se recusar a pagar a conta. Rafael pergunta a Serena o que aquele homem significa para ela. Adelaide pergunta a Cristina por que disse que não conhecia Guto.

Cristina fala para Adelaide que tem vergonha de admitir que conhece Guto, pois descobriu que já esteve preso. Cristina insinua para Adelaide que talvez Serena já tenha se relacionado com Guto. Adelaide afirma que Serena jamais faria isso, pois é a reencarnação de Luna e não poderia amar outro homem além de Rafael. Rafael pergunta a Serena se ela já teve algum romance com Guto. Serena chora ao perceber que Rafael desconfia dela. Rafael se arrepende de ter desconfiado de Serena. Olívia se recusa a pagar a conta, pois o restaurante está infestado de baratas. Dalila fala para Roberval que quer um pai rico para o seu filho e afirma que não desistiu de casar com Raul.

Rafael conta para Felipe que vai pedir Serena em casamento no dia da festa. Débora fala para Cristina que Serena é mesmo Luna, pois ela se lembrou de Guto. Cristina garante a Débora que vai tirar Serena de seu caminho. Rodriguez demite Vitório. Gumercindo fala para Vitório que viu Olívia soltando as baratas na mesa para não pagar a conta. Vitório fica furioso. Crispim convida Kátia para o casamento de Doralice. Gumercindo anuncia que vai também. Raul garante a Dalila que vai se casar com ela quando terminar de se separar, e a aconselha a ficar com Roberval por enquanto. Hélio descobre que Serena passou mal e vai visitá-la com Terê. Vitório vai tirar satisfação com Olívia. Rafael vê Hélio em sua casa e pergunta o que está fazendo ali. Cristina sugere a Serena que faça o penteado igual ao do retrato de Luna.

Capítulo 32, terça 04 de junho

Nélio explica para Rafael que ele e Terê estão visitando Serena. Rafael confia em Serena e esquece seus ciúmes. Serena acha que Rafael vai gostar de vê-la com um penteado igual ao de Luna. Rafael pede que Luna dê algum sinal que mostre se Serena é mesmo sua reencarnação. Guto vê Terê saindo da casa de Rafael. Terê explica que estava visitando uma amiga. Guto fala para Terê que um dia vai pedir que pegue algo dentro daquela casa. Olívia pensa na discussão que teve com Vitório e fica perturbada. Dalila confessa para Roberval que está preocupada, pois Raul diz que não vai se casar com agora. Roberval se oferece para ser seu marido, mas ela recusa novamente. Osvaldo vê Roberval conversando com Dalila e manda que parar de importunar sua filha. Generosa se interessa por Alaor e ele fica constrangido.

Felipe fala para Mirella que a ama. Rafael não gosta de ver Hélio na festa. Cristina afirma que Serena deve ter convidado Hélio. Serena surge na festa com o cabelo e o vestido iguais aos que Luna usava no dia em que morreu. Agnes fica indignada e acusa Serena de ser uma farsante. Rafael manda Serena tirar o vestido e diz que ela parece uma caricatura de Luna. Alguns convidados riem de Serena e ela vai embora correndo. Rafael guarda o anel que ia dar para Serena e desiste de pedi-la em casamento. Cristina fala para Rafael que vai estar sempre esperando por ele. Serena fala para Hélio que não devia ter saído de sua aldeia.

Serena conta para Hélio que achou que seu destino era trazer a alegria de volta para a vida de Rafael, mas agora não sabe mais o que fazer. Cristina afirma para Agnes e Adelaide que Serena escolheu sozinha o vestido e o penteado que queria usar, e não os mostrou para ninguém até a hora da festa. Felipe afirma que Serena não é uma farsante, mas Agnes diz que ele não conhece nada da vida. Olívia afirma para Rafael que talvez haja alguma explicação para o que aconteceu, o aconselha a procurar Serena e deixar que ela se explique. Débora e Cristina riem ao lembrar do vexame que Serena passou. Adelaide acusa Cristina de não ter coração. Cristina fala para Adelaide que quem não tem coração é ela, pois sempre preferiu Luna.

Adelaide pergunta a Cristina até onde ela iria para conseguir as joias que Luna ganhou. Cristina teme que Adelaide desconfie que ela roubou as joias de Luna. Hélio se preocupa com Serena. Serena chora por Rafael. Débora garante a Cristina que Adelaide jamais descobrirá nada sobre as joias se ela as mantiver bem escondidas. Eduardo recebe uma de suas cartas misteriosas. Judith consola Eduardo, mas ele afirma que ninguém pode ajudar. Mirna faz os preparativos da festa de casamento de Doralice. Rafael afirma para Eduardo que vai esquecer Serena. Guto exige dinheiro de Cristina. Gumercindo conta para Kátia que ouviu Dalila dizendo que estava grávida. Vitório ouve e conta a Osvaldo. Osvaldo exige que Dalila diga quem a engravidou. Dalila afirma que foi Roberval. Adelaide fala para Rafael que acha que Serena é inocente e o aconselha a procurá-la.

Capítulo 33, quarta 05 de junho

Adelaide fala para Rafael dar outra chance a Serena. Rafael fica em dúvida, já que considera o vexame que Serena passou na festa um sinal de que a mestiça não é Luna. Adelaide sugere a Rafael que use o coração para interpretar os sinais que recebe. O botânico procura Serena para trazê-la de volta. Guto exige que Cristina e Débora lhe deem dinheiro. Débora pede dinheiro emprestado a Agnes. Agnes humilha Débora que responde a irmã ter merecido perder Luna. Adelaide pergunta a Cristina se foi ela quem fez Serena usar o mesmo vestido e penteado de Luna na festa. Cristina confessa com a explicação de que seu amor por Rafael justifica tudo. Adelaide decide não delatar Cristina, mas avisa que considera Serena sua neta e vai defendê-la sempre.

Vitório e Osvaldo repreendem Roberval por ter seduzido Dalila. Amarildo leva o pato Antão para se casar com Doralice. Kátia, Elias, Rita e Gumercindo são convidados da festa. Kátia fala para Crispim que Rita é sua irmã. Raul entra na pensão de Divina para procurar Olívia. Dalila o vê e grita seu nome. Olívia estranha que Dalila conheça Raul. Crispim ouve Rita chamando Kátia de mãe. Raul fala para Olívia que conhece Dalila da floricultura. Dalila explica para Roberval que o casamento deles será só de fachada e pergunta se ele aceita assim mesmo. Rafael pede que Serena volte para ele. Serena recusa.

Capítulo 34, quinta 06 de junho

Serena acusa Rafael de não aceitá-la como é. Rafael diz que vai contratar alguém para ensinar tudo o que ela precisa saber. Ele dá a Serena o anel alma gêmea, deixando-a emocionada. Serena concorda em voltar para Rafael, mas continuará morando na pensão. Roberval concorda em ter um casamento de fachada com Dalila. Kátia explica para Crispim que Rita a chama de mãe porque a jovem é órfã. Rafael conta para Cristina que fez as pazes com Serena. Cristina fica furiosa, mas disfarça. Débora garante a Cristina que elas vão conseguir fazer Rafael esquecer Serena. Débora dá a Cristina o dinheiro que pegou com Agnes e sugere que, em vez de entregá-lo a Guto, pague alguém para dar uma lição nele. Rafael confessa para Hélio que tem ciúmes dele, mas que vai tentar confiar em Serena. Hélio fica satisfeito com a atitude do botânico. Crispim vê Amarildo pegando na mão de Mirna durante o casamento dos patos.

Felipe pede que Rafael ajude Olívia. Divina leva Dalila para comprar um vestido de noiva na loja de Madalena, mas descobre que são caros demais. Rafael quer que Olívia dê aulas de etiqueta a Serena. Olívia concorda e diz que vai usar o dinheiro das aulas para montar um restaurante. Roberval fala para Dalila que vai se casar porque a ama e que um dia ela aceitará seu amor. Serena fala para Hélio que tem medo de não aprender todas as coisas que Rafael quer que ela saiba. Cristina contrata Ivan para dar uma lição em Guto.

Hélio diz que Rafael saberá aceitá-la se a amar de verdade. Dalila diz para Roberval que jamais o amará. Rafael fala para Olívia que vai dar o dinheiro que ela quer e ceder uma casa para montar o restaurante. Olívia fica radiante, mas assina uma promissória. Ivan, a mando de Cristina, dá uma lição em Guto e corta o cabelo dele. Cristina fala para Guto que está farta de suas chantagens. Guto pede perdão a Cristina e diz que quer se aliar a ela de novo. Amarildo fala para Mirna que não quer mais saber dela, deixando-a arrasada. Osvaldo obriga Ofélia a se mudar para a sala para dar seu quarto a Serena, deixando-a furiosa. Olívia fala para Vitório que vai abrir um restaurante. Vitório se oferece para ser o cozinheiro, mas Olívia diz que não pode contratá-lo porque ele foi muito atrevido com ela. Vitório diz que a considera velha demais para ele.

Olívia fica arrasada e compra roupas mais ousadas para parecer mais jovem. Generosa fala para Divina que tem uma sobrinha que pode fazer o vestido de noiva de Dalila. Felipe diz a Rafael que ele não deveria mudar Serena. Rafael garante a Felipe que Serena vai aprender o que precisa saber com facilidade. Mirella se desespera ao saber que Olívia gastou mais da metade do dinheiro que Rafael lhe deu em vestidos. Serena pede a Rafael que deixe Terê morar na pensão e ele concorda. A mestiça também revela ao botânico que quer um emprego.

Capítulo 35, sexta 07 de junho

Serena explica que ficaria sem orgulho se Rafael a sustentasse. Rafael fica emocionado com a atitude de Serena. Dalila conta para Raul que vai se casar com Roberval, mas que não vai desistir dele. Raul garante a Dalila que vai se casar com ela. Olívia se arrepende de ter gasto dinheiro em vestidos, pois a casa que Rafael lhe cedeu precisa de reformas. Zulmira vê Cristina dando dinheiro a Ivan e fica surpresa. Débora sugere a Cristina que mande Guto seduzir Serena, para que Rafael se decepcione com ela de uma vez por todas. Mirella pede a Vitório que ajude Olívia a montar o restaurante. Felipe afirma para Rafael que Cristina ainda tem intenções de se casar com ele.

Rafael garante a Felipe que Cristina aceita seu amor por Serena. Mirella fala para Olívia que Vitório a ajudará na reforma e cozinhará no restaurante. Olívia e Vitório aceitam colaborar um com o outro, mas continuam trocando insultos. Dalila chora por continuar vivendo humildemente. Roberval tenta consolá-la. Vitório vê Olívia com suas roupas joviais e fica encantado. Mirna joga charme para Ivan e o convida para ir até sua casa comer pamonhas. Zulmira pergunta a Ivan por que Cristina lhe deu dinheiro e ele não dá resposta. Vitório percebe que só fará a reforma com o dinheiro que Olívia não gastou, se ele mesmo trabalhar nas obras. Cristina fala para Guto ter um romance com Serena. Rafael leva Serena para o campo de rosas. Serena fala para Rafael que quer trabalhar lá, mexendo com a terra.

Rafael fica feliz por Serena se interessar pelas rosas. Guto fala para Cristina que não poderá se aproximar de Serena, pois ela não gostou dele. Cristina garante a Guto que ele vai enganar Serena, pois é inocente demais. Adelaide fica feliz ao saber que Rafael reatou com Serena e afirma que ajudou na reconciliação. Agnes fica indignada. Cristina finge se compadecer de Agnes, mas Adelaide afirma que sabe quais são suas verdadeiras intenções. Rafael mostra a Serena como mexer com as roseiras. Serena, com a ajuda de Rafael, planta uma muda da roseira Luna. Rafael diz que é a primeira muda daquela roseira que ele planta em muito tempo. Olívia começa a dar aulas de etiqueta para Serena e tenta ensiná-la a andar de salto alto.

Vitório pede a Alaor e Gumercindo para ajudarem nas obras do restaurante e, em troca, garante um emprego quando tudo estiver pronto. Raul exige que Cristina ajude a conseguir um emprego nas empresas de Rafael. Eurico ouve e fica surpreso. Cristina revela a Raul que o único jeito de colocá-lo para trabalhar na empresa de rosas é fraudar os livros de contabilidade, para que o botânico ache que Abílio está roubando. Raul garante que vai pegar os livros. Guto finge que sofreu um acidente diante de Serena, para que ela se ofereça para ajudá-lo. Raul pede a Dalila para pegar os livros de contabilidade do escritório da floricultura. Mirna se assusta com o avanço de Ivan. Judith vê Eduardo com Madalena e não gosta. Guto rasga suas roupas e deita na estrada por onde Serena passa. Serena vê Guto e dá um grito.

Resumo Alma Gêmea: capítulos de 10 a 14 de junho

Capítulo 36, segunda 10 de junho

Serena tem uma sensação ruim ao ver Guto. Guto fala para Serena que foi assaltado e jogado na estrada. Serena, apesar de não gostar dele, fica preocupada. Judith fala para Eduardo que ele não pode enganar Madalena. Eduardo garante a Judith que vai explicar sua situação para Madalena, em breve. Serena e Bernardo levam Guto até o consultório de Eduardo. Guto pega na mão de Serena e agradece por tê-lo salvo. Serena sente uma forte dor no peito e sai correndo. Eduardo percebe que Serena está passando mal e a leva até Rafael. Serena conta para Rafael que o ouviu gritando quando viu Guto. Crispim vê Ivan com Mirna e parte para cima dele. Ivan joga Crispim no chiqueiro. Mirna defende o irmão e enfrenta Ivan, colocando-o para correr.

Elias fala para Rafael que Serena pode ter problemas no coração, pois morreu com um tiro no peito em sua vida passada. Olívia mostra a Vitório as receitas que quer fazer no restaurante. Vitório discute com Olívia. Cristina fica assustada ao saber que Serena passou mal ao ver Guto. Generosa apresenta Eliete, sua sobrinha costureira, a Divina. Divina escolhe vestidos para Dalila, que não mostra interesse pelo casamento. Roberval garante a Dalila que eles vão ser felizes. Olívia pensa em Vitório. Guto fala para Xavier que vai descobrir o que Serena sabe sobre ele. Eduardo fala para Rafael que Serena pode ter um problema de coração.

Eduardo fala para Rafael que Serena sempre sente dores no peito e que é necessário ficar atento porque ela pode ter algum problema no coração. Rafael acha que as dores que Serena sente podem ser uma sequela do tiro que matou Luna. Osvaldo acha que Roberval está tentando se aproveitar de Dalila e lhe dá uma lição. Felipe fala para Mirella que um dia vai se casar com ela. Eliete tira as medidas de Dalila para fazer seu vestido de casamento. Mirella acha que a mãe está diferente. Olívia lembra de Vitório e sente um arrepio. Rafael pergunta se Serena é mesmo Luna e torce para receber um sinal que lhe dê certeza. Olívia ensina Serena a cuidar de seus cabelos. Rafael chama Marcelino, um professor de piano, para dar aulas a Serena. O botânico afirma para Cristina que Serena aprenderá a tocar piano rápido, pois Luna sabia tocar muito bem.

Débora insiste com Cristina que Guto tem que conquistar Serena para Rafael se decepcionar. Dalila descobre que Abílio viajou e procura em seu escritório pelos livros de contabilidade da empresa de rosas. Crispim fala para Kátia que gostaria de ter um compromisso sério com ela. Kátia esnoba Crispim. Cristina pede a Guto para conquistar Serena. Serena começa a ter aulas de piano. Eduardo fala para Madalena que precisa conversar com ela. Olívia vê Vitório e fica perturbada. Serena vê o reflexo de Luna no espelho.

Capítulo 37, terça 11 de junho

Rafael não entende quando Serena diz que viu uma moça no espelho. Rafael mostra a Serena a música preferida de Luna e ela conta que sempre ouve essa música em sua cabeça. Divina fala para o padre que Dalila precisa se casar o mais depressa possível. Cristina fala para Dalila que conquistará o amor de Raul se conseguir pegar os livros de contabilidade da empresa de rosas. A governanta garante à vendedora que quer ajudá-la. Rafael leva Serena até sua roseira Luna e diz que tem algo importante a falar. Olívia e Vitório trocam insultos, sem querer admitir que estão interessados um no outro. Kátia despreza Gumercindo e diz que não está interessada num “franguinho” inexperiente como ele. Madalena acha que Eduardo está tentando se declarar. Rafael pede Serena em casamento. Serena fica radiante e diz a Rafael que agora sabe que ele é mesmo seu destino.

Crispim fala para Mirna que precisa de sua imagem de Santo Antônio para conquistar Kátia. Mirna se recusa a emprestar. Rafael anuncia para Felipe e Cristina que ele e Serena vão se casar. Felipe fica radiante e diz a Serena que quer chamá-la de mãe. Roberval diz a Dalila que concorda em não se aproximar dela depois que se casarem, mas pede que ela não volte a procurar Raul. Dalila, falsa, faz a promessa. Serena pede que Divina e Osvaldo sejam seus padrinhos de casamento e os deixa emocionados. Débora aconselha Cristina a se fingir de amiga de Serena. Madalena pergunta a Vera se Eduardo tem algum segredo. Hélio pergunta a Serena se ela tem certeza de que Rafael é o homem certo para ela. Rafael pergunta a Cristina o que ela achou de sua decisão.

Rafael fala para Cristina que sabe o que ela sente por ele e pergunta se ela escondeu sua tristeza ao saber que iria se casar com Serena. Cristina afirma para Rafael que apenas quer vê-lo feliz, não importa com quem. Rafael fica admirado com a atitude de Cristina. Hélio fala para Serena que Rafael quer mudar a personalidade dela, o que é errado. Serena acha que Hélio está zangado por que ela preferiu outro e fica magoada com ele. Adelaide pede que Elias lhe empreste alguns livros sobre reencarnação, pois quer estudar sobre o assunto. Olívia pede a Raul que a leve a São Paulo para comprar coisas para o seu restaurante, mas ele se recusa.

Mirella pede que Vitório ajude Olívia e ele concorda. Dalila finge que vai arrumar o escritório de Abílio e pega os livros de contabilidade. Guto leva flores para Serena e diz que quer agradecer por tê-lo ajudado. Serena sente dor no peito ao ver Guto e o manda embora. Guto entrega as flores a Divina. Dalila dá os livros de contabilidade a Raul. Eduardo conta para Rafael que se casou com uma mulher que, atualmente, tem problemas mentais. Ele diz que ela estava internada num sanatório mas recebeu alta, embora não esteja totalmente curada. Rafael aconselha Eduardo a contar a verdade a Madalena.

Gumercindo ouve Rita chamando Kátia de mãe. Agnes fica furiosa ao saber que Rafael vai se casar com Serena e avisa que vai fazer de tudo para impedir. Cristina aconselha Serena a não contar a Rafael que ganhou flores, pois ele pode ficar com ciúmes. Felipe fala para Mirella que quer ficar noivo dela. Mirella leva Felipe até o escritório de Raul para que ele peça sua mão. Cristina comenta com Rafael que Serena recebeu rosas.

Capítulo 38, quarta 12 de junho

Rafael fica com ciúmes e decide descobrir quem mandou flores para Serena. Agnes garante a Adelaide que ainda vai desmascarar Serena e fazer com que Rafael se decepcione com ela. Felipe fala para Raul que quer assumir um compromisso com Mirella. Raul nem assim permite que Felipe namore Mirella, deixando-o arrasado. Mirna e Crispim acendem velas para o Santo Antônio. Uma das velas cai e começa um incêndio. Kátia fala para Mirella e Dalila que Raul lhe prometeu uma joia. Mirella vai embora, indignada. Dalila chama Kátia de sirigaita, deixando-a furiosa.

Kátia acusa Dalila de enganar a todos. Serena pede que Kátia não brigue com Dalila e lhe dá um abraço. Kátia fica emocionada com a atitude de Serena. Kátia explica para Gumercindo que não conta a ninguém que Rita é sua filha porque ainda tem esperanças de se casar. Divina convida Olívia para ser madrinha de casamento de Dalila e diz que ela fará par com Vitório. Olívia aceita. Roberval chama Hélio e Serena para serem seus padrinhos, mas Rafael diz que Serena não pode fazer par com outro homem.

Alaor e Terezinha se oferecem para serem padrinhos de Roberval. Rafael pergunta a Serena se ela ganhou flores e ela segue o conselho de Cristina dizendo que não. Rafael fica muito decepcionado. Mirna e Crispim descobrem o incêndio em redor do Santo Antônio. Olívia agradece a Vitório por tê-la ajudado. Eduardo revela para Madalena que é casado. Serena vê o reflexo de Luna no espelho e pergunta quem é ela. Luna responde a Serena.

Capítulo 39, quinta 13 de junho

O reflexo de Luna manda que Serena tenha cuidado. Serena sente dor no peito e na cabeça. Rafael pergunta a Serena o que ela tem. Serena confessa para Rafael que mandaram que ela mentisse para ele e conta que recebeu flores de Guto. Rafael fica emocionado com a atitude de Serena. Vitório diz a Olívia que a acha bonita. Olívia se afasta. Madalena fica indignada com Eduardo. Eduardo tenta explicar a Madalena os problemas de sua esposa, mas ela não lhe dá ouvidos. Serena conta para Rafael que tem dor de cabeça sempre que vê o rosto de uma mulher. Cristina se dá conta de que Serena está falando de Luna e muda de assunto.

Vera fica pasma ao saber que Eduardo é casado. Crispim salva a pata Doralice do incêndio, deixando Mirna emocionada. Mirna, Crispim e Bernardo apagam o incêndio. Bernardo aconselha Crispim a esquecer o Santo Antônio e rezar para Santo Expedito. Dalila devolve os livros de contabilidade ao escritório de Abílio. Vera pergunta a Eduardo por que ele mentiu para ela. Eduardo confessa a Vera que sempre a amou. Vitório mostra a Olívia que a reforma do restaurante ficou pronta. Osvaldo descobre que Roberval não tem um terno para se casar e o obriga a usar um do falecido marido de Ofélia.

Dalila fica infeliz ao se dar conta de que o dia de seu casamento com Roberval chegou. Ofélia acorda com dor nas costas e não consegue se levantar do sofá. Vitório, Hélio, Alaor e Abílio carregam Ofélia até a igreja. Osvaldo leva Dalila até o altar. Raul entra na igreja nesse momento. Dalila e Roberval o encaram.

Dalila espera que Raul vá falar algo para impedir o casamento. Olívia percebe Dalila olhando para Raul e estranha. Dalila e Roberval se casam. Raul fala para Olívia que não gostou de vê-la fazendo par com Vitório e avisa que lhe tirará Mirella e Carlito se ela se casar novamente. Ciro vê Agnes observando Dalila e Roberval com um ar melancólico e pergunta por que ela nunca mais se casou. Agnes fica indignada com o atrevimento de Ciro. Cristina manda Guto ir à festa do casamento para deixar Rafael fique com ciúmes. Guto pergunta a Serena se ela está gostando da festa. Rafael pergunta a Serena se ela conhece Guto. Serena explica para Rafael que não gosta de Guto.

Vera fala para Madalena que vai receber a esposa de Eduardo em sua casa e que vai ajudar a cuidar dela. Alexandra, a mulher de Eduardo, e Nair, sua enfermeira, chegam na cidade e Eduardo as leva até a casa de Vera. Alexandra fala para Vera que não gosta dela, deixando Eduardo constrangido. Vera garante a Eduardo que Alexandra não a incomodará. Cristina manda Raul enviar uma carta anônima para Rafael acusando Abílio de roubar a empresa de rosas. Rafael convida Serena para dançar uma valsa, mas vai embora decepcionado ao perceber que ela não sabe como fazer. Serena fica arrasada. Felipe diz a Rafael que ele magoou Serena e o aconselha a voltar para a festa. Dalila estende um varal na metade da cama de casal e avisa Roberval que cada um vai ficar de um lado. Guto convida Serena para dançar. Terezinha e Eliete insistem para que ela aceitar. Rafael vê Serena dançando com Guto.

Capítulo 40, sexta 14 de junho

Rafael morre de ciúmes ao ver Serena dançando com Guto e vai embora, furioso. Serena tenta explicar para Rafael que foi Guto quem a forçou a dançar. Rafael não acredita em Serena, deixando-a magoada. Hélio consola Serena. Nair explica para Vera que Alexandra teve alta porque não é agressiva, mas sua doença mental não tem cura. Vera sente pena de Eduardo por ter que continuar casado com Alexandra. Dalila garante a Roberval que não vai deixar que ninguém saiba que eles dormem com um lençol pendurado no meio da cama. Roberval vê Dalila através do lençol e sofre. Divina e Osvaldo se sentem satisfeitos por Dalila ter se casado.

Rafael pergunta a Cristina se Serena seria capaz de mentir para ele. Cristina não diz nada explicitamente, mas faz insinuações sobre o modo de agir de Serena. Ofélia diz a Divina que está com as costas doendo e não pode mais dormir no sofá da sala. Divina fala para Osvaldo que Ofélia vai ter que dormir no quarto deles. Ofélia ronca a noite inteira e não deixa Osvaldo dormir, deixando-o de mau humor. Osvaldo e Divina comentam com Roberval e Dalila que eles devem ter tido uma maravilhosa noite de núpcias, deixando-os sem graça.

Hélio garante a Rafael que Serena o ama e diz que ele não devia desconfiar dela. Rafael não entende por que sente tantos ciúmes de Serena. Mirella pergunta a Raul por que ele é contra seu namoro com Felipe. Alaor acha que Olívia, por ser separada, deve estar procurando um namorado e se insinua para a dona de casa. Vitório vê. Rafael oferece rosas a Serena, mas ela diz que não pode aceitar.

Rafael se desculpa por ter desconfiado de Serena e pede que ela se afaste de Guto. Vitório morre de ciúmes ao ver Alaor jogando charme para Olívia e o bota para correr. Olívia agradece. Vitório acusa Olívia de ter se insinuado para Alaor, deixando-a furiosa. Raul fala para Mirella que apenas se preocupa com seu futuro. Dalila conta para Eduardo que Roberval é um tonto, pois aceitou se casar com ela mesmo não sendo pai de seu filho. Eduardo, por sua vez, diz a Dalila que Roberval foi muito generoso. O professor de piano repreende Serena quando ela erra um exercício. Serena fica indignada.

O professor diz a Serena que ela não tem o menor talento e desiste de lhe dar aulas. Serena chora por ser tão diferente de Luna. Cristina fica satisfeita quando o professor diz que Serena jamais aprenderá a tocar piano. Rafael não entende por que Serena não se comporta mais como Luna. Cristina manda Guto não desistir de se aproximar de Serena e afirma que Rafael vai acabar desistindo dela. Rafael pede que Vera ensine Serena a dançar. Alexandra fala para Eduardo que sabe que é um fardo para ele. Eduardo abraça Alexandra e afirma que não vai abandoná-la. Crispim encomenda um Santo Expedito a um santeiro.

Vitório convence Olívia a contratar seu amigo Jorge como maître do restaurante e manda uma carta convidando-o para o emprego. Jorge é demitido de seu emprego por suas trapalhadas. Osvaldo tira a medida do pé de Eliete e começa a reparar nela. Hélio encontra Osvaldo e Eliete às gargalhadas e estranha. Rafael pede que Agnes converse com Serena e tente descobrir o que ela tem em comum com Luna. Guto aborda Serena na rua.

Resumo Alma Gêmea: capítulos 17 a 21 de junho

Capítulo 42, segunda 17 de junho

Guto pede desculpas a Serena por ter lhe forçado a dançar. Serena se sente mal ao ver Guto. Guto pergunta a Serena por que ela se sente mal ao vê-lo. Serena tenta fugir, mas Guto a impede e diz que ela só poderá ir embora depois que lhe disser o que sabe sobre ele. Agnes afirma para Rafael que Serena não é Luna e aposta que ela jamais aprenderá a dançar. Roberval vê que Serena está passando mal e se oferece para levá-la para casa. Serena manda Guto se afastar dela. Raul conta para Cristina que enviou uma carta anônima para Rafael acusando Abílio de roubar a empresa de rosas. Osvaldo explica para Hélio que só estava se divertindo um pouco com Eliete.

Hélio comenta com Osvaldo que Divina morrerá de ciúmes se descobrir. Abílio comenta com Clarice que vai comprar um carro. Clarice tira uma carta ruim no tarô e pede que Abílio não compre o carro, mas ele não lhe dá ouvidos. Débora afirma para Cristina que Rafael achará estranha a reação que Serena tem ao ver Guto e poderá concluir que eles já foram namorados. Ela manda Cristina convencer Guto a não desistir de conquistar Serena. Rafael estranha ao saber que Serena passou mal ao ver Guto e pergunta se ela já não o conhecia. Serena fala para Rafael que ele terá que confiar nela. Jorge é demitido de outro emprego.

Crispim fala para Bernardo que precisa vender um leitão para pagar pelo santo que encomendou. Bernardo não permite que Crispim venda um leitão e ele pensa em vender Doralice. Vera confessa para Eduardo que é apaixonada por ele. Raul dá uma pulseira de Olívia a Kátia. Xavier pergunta a Guto se ele não acha melhor se livrar de Serena de uma vez. Rafael pergunta a Cristina se ela já namorou Guto.

Cristina fala para Rafael que Guto quis namorá-la, mas nunca conseguiu. Ela insinua para Rafael que talvez Serena e Guto já se conheçam, deixando-o perturbado. Eduardo tenta beijar Vera, mas ela não permite. Divina exige que Osvaldo deixe Ofélia dormir no quarto deles. Mirella fala para Olívia que, um dia, ela encontrará um novo amor e voltará a ser feliz. Olívia afirma para Mirella que jamais confiará de novo em homem algum. Débora garante a Cristina que, aos poucos, ela conseguirá envenenar a alma de Rafael. Rafael se pergunta se Serena mentiu para ele. Guto fala para Xavier que só se livrará de Serena se tiver certeza de que ela sabe algo que possa incriminá-lo.

Serena sonha com Guto e acorda assustada. Rafael recebe a carta dizendo que Abílio está roubando dinheiro da empresa. Cristina sugere a Rafael que ele examine os livros de contabilidade só para se certificar de que não há nada errado na empresa. Gumercindo conta para Rodriguez que Kátia ganhou uma pulseira de Raul e sugere que ele a siga para flagrá-la. Cristina pede que Vera faça com que Serena se saia mal nas aulas de balé, para que Rafael tire da cabeça de que ela é a reencarnação de Luna. Vera concorda. Rafael descobre que Abílio foi comprar um carro e fica desconfiado.

Crispim pergunta a Olívia se ela quer comprar Doralice. Vitório manda Olívia comprar a pata para que eles possam cozinhá-la no jantar inaugural do restaurante. Eliete se insinua para Osvaldo. Mirna chega em casa e descobre que Doralice desapareceu. Cristina convence Guto a não desistir de Serena. Rafael acusa Abílio de tê-lo roubado. Vera percebe que Serena é flexível como uma bailarina e fica surpresa.

Capítulo 43, terça 18 de junho

Vera pede que Serena dance o que sentir quando ouvir a música. Serena dança muito bem e Vera fica pasma. Rafael demite Abílio, deixando-o arrasado. Cristina sugere a Rafael que ele contrate Raul para o cargo de Abílio. Vera conta para Cristina que Serena não tem técnica, mas sabe dançar instintivamente. Mirna conta para Bernardo que Doralice desapareceu. Bernardo vê que Crispim comprou o santo que queria e deduz que ele vendeu Doralice. Crispim fala para Mirna que vendeu sua pata para o restaurante de Olívia. Jorge recebe a carta de Vitório convidando-o para o emprego de maître e decide aceitar. Mirna e Bernardo vão correndo até o restaurante de Olívia para tentar salvar Doralice.

Rafael vê Guto comprando rosas e não gosta. Osvaldo leva Eliete para tomar sorvete e afirma que ela melhora o seu humor. Hélio fala para Osvaldo que Divina não vai gostar se souber que ele saiu com Eliete, mas ele diz que também tem direito de se divertir. Terê vê Guto com o buquê de rosas e fala para Hélio que acha que ele quer dá-la a Serena. Vera confessa para Eduardo que se lembrou de Luna ao ver Serena dançando. Hélio pergunta a Guto o que ele quer com Serena. Guto se irrita e vai embora, jogando o buquê de rosas no chão. Rafael pergunta a Hélio se Guto queria dar as rosas para Serena e ele diz que não. Vitório convida sua família para o jantar inaugural do restaurante. Roberval leva Ofélia num carrinho de mão, mas não consegue segurá-lo e Ofélia rola ladeira abaixo. Olívia avisa para seus convidados que Alaor vai começar a servir os pratos. Mirna vê Alaor servindo uma ave e se abraça a ela, achando que é Doralice.

Vitório explica para Mirna que aquela não é Doralice e conta que a pata desapareceu antes que ele pudesse cozinhá-la. Rafael diz a Raul que quer contratá-lo para a posição que era de Abílio. Serena acusa Raul de ser muito ambicioso. Cristina percebe que Serena tirou os sapatos por debaixo da mesa e afasta-os para longe. Clarice percebe que Paulina está escondendo Doralice em sua casa. Mirella conta para Felipe que ela e Carlito salvaram Doralice. Clarice exige que Paulina devolva Doralice para o restaurante. Mirna fala para Crispim que jamais vai perdoá-lo por tentar vender Doralice e afirma que não vai mais lavar suas ceroulas.

Serena procura os sapatos na hora de ir embora e não os encontra. Cristina mostra a Rafael que os sapatos de Serena estão embaixo da mesa. Agnes percebe que Serena tirou os sapatos e fica horrorizada. Dalila ri de Serena, deixando-a constrangida. Rafael acusa Serena de não saber viver em sociedade. Serena sai correndo, magoada. Adelaide afirma para Rafael que Serena é mais sábia do que ele e aconselha-o a ouvir seu coração. Vitório vai dar um beijo em Olívia e acaba encostando-a no fogão. O vestido de Olívia pega fogo e Vitório joga um balde d’água para apagar. Olívia vê Kátia usando sua pulseira e pergunta a Raul se ele a deu de presente. Raul afirma que vendeu a pulseira e que Kátia deve tê-la comprado.

Terê deixa Doralice em seu velho esconderijo. Guto encontra Doralice e a pega. Dalila fica feliz ao saber que Raul vai trabalhar com ela. Olívia afirma para Vitório que não quer seus beijos, deixando-o furioso. Débora fala para Cristina que Guto precisa beijar Serena. Vera pede para Rafael observar Serena dançando. Rafael vê Serena dançando e se lembra de Luna.

Capítulo 44, quarta 19 de junho

Rafael fica emocionado ao ver Serena dançando. Serena conta para Rafael que se lembrou de um vestido branco, de pessoas aplaudindo e dele. Ela sente uma dor de cabeça ao falar de suas memórias. Rafael pede que Serena deixe que as memórias venham e chama-a de Luna. Vera conta para Agnes que Serena dança como Luna. Agnes acusa Vera de ser louca como Rafael. Ciro fala para Agnes que ela jamais amou Luna como deveria e por isso não aceita a ideia dela ter retornado no corpo de uma menina simples. Agnes fica muito abalada. Serena explica para Rafael que jamais será Luna. Rafael chora.

Serena decide ir visitar o túmulo de Luna e levar uma rosa branca para ela. Cristina fica surpresa ao saber que Rafael viu Serena dançando e comenta, sem querer, que Vera havia prometido que não iria ensinar nada à mestiça. Rafael fica furioso com Cristina e avisa que vai expulsá-la de casa se ela tentar manipulá-lo. Mirna procura por Doralice pela cidade inteira. Roberval decide comprar Doralice de Guto. Eliete joga Divina contra Osvaldo e vice-versa. Roberval leva Doralice para Divina, que decide assá-la. Jorge chega ao restaurante. Serena sente uma tristeza profunda ao entrar no cemitério, mas decide procurar o túmulo de Luna assim mesmo. Elias lê para Terê a história da galinha dos ovos de ouro.

Terê fica impressionado e acha que está sendo ambicioso como o dono da galinha. Raul marca um encontro com Dalila na loja de rosas. Roberval encontra Raul e Dalila juntos e se recusa a deixá-los sozinhos. Serena ouve a música de Luna quando chega no túmulo dela e sente que é ela mesma quem está ali. Rafael vê Serena chorando.

Capítulo 44, quarta 19 de junho

Rafael corre para amparar Serena, que desmaia. Eduardo examina Serena e fala para Rafael que ela passou mal devido a uma emoção muito forte. Rafael conta para Eduardo que Serena se lembrou do momento da morte de Luna. Eduardo sugere a Rafael que Serena pode estar mentindo, mas ele se recusa a acreditar nisso. Rafael pede a Serena que não conte a ninguém o que sentiu no túmulo de Luna, temendo que ela volte a passar mal. Roberval obriga Dalila a ir embora com ele, deixando-a furiosa. Terê conta para Mirna que deixou Doralice em seu esconderijo. Guto diz a Mirna que achou Doralice e vendeu-a para Roberval. Mirna conclui que Doralice deve virar jantar na pensão e corre para salvá-la. Rafael compra Doralice de Divina e a dá de presente para Mirna, que fica radiante.

Serena diz a Rafael que não entende por que falar de Luna mexe tanto com ela. Raul convida Kátia para sair e ela aceita. Nair diz a Eduardo que Alexandra precisa voltar a viver em sociedade. Ofélia fala mal de Olívia, que fica ofendida e decide que não vai mais jantar na pensão. Vitório se oferece para preparar um jantar para Olívia, que fica encantada. Cristina joga charme para Guto e deixa a entender que ficará com ele, caso ele consiga separar Rafael e Serena. Guto, encantado com Cristina, decide tentar conquistar Serena mais uma vez. Vitório dá um beijo em Olívia. Alaor e Terezinha veem e ficam pasmos. Rodriguez chega na casa de Kátia sem avisar e se espanta ao ver que ela saiu. Rafael pergunta a Adelaide se ela acha que as lembranças de Serena podem ser um risco para sua vida. Débora ouve.

Capítulo 45, quinta 20 de junho

Adelaide fala para Rafael que as emoções de Serena podem afetar seu corpo e fazê-la passar mal. Débora fica interessada. Osvaldo fica furioso ao descobrir que Ofélia vai dormir em seu quarto mais uma vez. Divina exige que Osvaldo não brigue com Ofélia, deixando-o indignado. Kátia fala para Rodriguez que estava visitando Elias. Rodriguez pergunta a Gumercindo com quem Kátia estava e ele conta que ela estava com Raul. Mirna convida um rapaz que trabalha na venda da cidade para ir comer pamonha em sua casa. Raul fala para Dalila que não pode correr o risco de um escândalo e por isso vai demiti-la da loja. Hélio enfrenta Guto e manda que ele deixe Terê em paz. Terê pede que Elias lhe ensine a ler. Débora conta para Cristina que Serena pode até morrer ao chegar perto de Guto.

Dalila fala para Raul que, se ele demiti-la, vai contar que ele mexeu nos livros de contabilidade. Raul joga charme para Dalila e pergunta se ela não sente mais nada por ele. Mirella ouve. Eliete se insinua para Osvaldo e pergunta se ele se separaria de Divina por ela. Terezinha conta para Divina que viu Vitório beijando Olívia. Vera leva Alexandra até a loja de Madalena para fazer alguns vestidos. Cristina manda que Guto encontre Serena no roseiral e tente lhe dar um beijo. Felipe pergunta a Rafael qual a ligação de Serena com Luna. Rafael explica para Felipe que Serena e Luna são a mesma pessoa. Cristina leva Serena para passear no roseiral. Guto observa as duas.

Cristina se afasta de Serena. Guto, ao ver Serena sozinha, se aproxima e lhe oferece uma rosa. Serena morre de medo ao ver Guto. Felipe fica muito espantado com a revelação de Rafael. Guto pergunta se Serena viu uma mulher levar um tiro e morrer. Serena, confusa, afirma que sim, e tenta sair correndo. Guto impede que Serena vá embora e exige que ela lhe diga tudo o que sabe. Bernardo vê Guto segurando Serena e o enfrenta. Guto foge. Mirella acusa Raul de estar se insinuando para Dalila. Raul afirma que Mirella se enganou. Eliete garante a Osvaldo que pode lhe dar uma vida muito melhor do que a que Divina lhe oferece. Osvaldo pede um tempo para pensar. Serena conta para Rafael que Guto tentou lhe dar uma rosa. Rafael fica muito nervoso e não consegue acreditar que Serena não conheça Guto.

Vitório fala para Olívia que gostaria de namorá-la. Olívia diz a Vitório que tem classe demais para namorar um cozinheiro, deixando-o furioso. Kátia marca um encontro com Raul na boate. Gumercindo ouve e conta tudo para Rodriguez. Felipe pergunta a Elias se é possível que Luna tenha reencarnado em Serena. Dalila chora nos braços de Roberval, contando que Raul não tem a menor consideração por ela. Vitório acaba beijando Olívia. Divina pega os dois no flagra. Guto diz a Cristina que vai acabar com Serena se ela souber do seu envolvimento com a morte de Luna. Rafael pergunta a Bernardo se ele acha que Serena e Guto já se conheciam. Serena vê o reflexo de Luna no espelho e pergunta a ela quem é Guto. Luna conta para Serena que Guto foi responsável por sua morte.

Capítulo 46, sexta 21 de junho

Luna manda Serena tomar cuidado com Guto. Cristina convence Guto que a melhor maneira de lidar com Serena é conquistando-a. Bernardo afirma para Rafael que não importa se Serena já conhecia Guto, pois é dele que ela gosta. Serena pede a Luna que diga se elas são a mesma pessoa. Cristina entra no ateliê antes que Luna possa responder. Divina acusa Olívia de estar tentando conquistar Vitório. Olívia fica indignada e expulsa Vitório e Divina de sua casa. Divina e Ofélia falam para Mirella que Olívia é uma destruidora de lares. Mirella fica furiosa. Elias dá um livro a Felipe para que ele aprenda mais sobre reencarnação. Mirella e Carlito apoiam Olívia, que se sente humilhada por Divina. Mirna percebe que Crispim está se aproximando da casa e manda o rapaz da venda se esconder embaixo da cama.

Rafael e Serena falam para Cristina que não querem fazer uma festa de casamento. Cristina acha que uma festa seria o lugar ideal para Guto beijar Serena e decide que vai fazer uma de qualquer jeito. Serena diz a Rafael que sabe que Guto é perigoso. Rafael pede que Serena não fale mais em Guto. Vitório admite para Hélio que está apaixonado por Olívia. Hélio aconselha Vitório a lutar para ficar com Olívia. Olívia conta para Mirella que sente por Vitório algo que jamais sentiu por homem algum. Mirella afirma para Olívia que ela tem direito de ser feliz. Vitório tenta falar com Olívia, mas Carlito manda que ele se afaste dela. Crispim ouve um barulho no quarto de Mirna e decide ir investigar. Cristina diz a Eduardo que quer dar um jantar para apresentar Alexandra à sociedade.

Resumo Alma Gêmea: Capítulos de 24 a 28 de junho

Capítulo 47, segunda 24 de junho

Eduardo concorda. Olívia fica furiosa com Vitório e se tranca dentro de casa, recusando-se a falar com ele. Crispim encontra o rapaz da venda embaixo da cama de Mirna. O rapaz morre de medo e diz a Crispim que foi Mirna quem correu atrás dele. Mirna fica indignada e manda que Crispim jogue o rapaz no chiqueiro. Felipe fala para Rafael que acredita que Serena seja mesmo Luna. Rafael fica emocionado. Cristina fala para Rafael que quer dar um jantar para Alexandra no restaurante de Olívia. Rafael e Serena concordam com a ideia. Olívia e Vitório pensam sem parar um no outro. Jorge aconselha Vitório a fazer uma serenata para Olívia. Rodriguez vai até a boate e encontra Kátia dançando com Raul. Kátia pede desculpas a Rodriguez e larga Raul para ir embora com ele.

Rodriguez fala para Kátia que vai demiti-la e expulsá-la do apartamento se encontrá-la com outro homem de novo. Vitório reúne Alaor, Hélio, Roberval e Jorge para fazer uma serenata para Olívia. Olívia fica encantada. Dalila se impressiona ao ver que Roberval sabe cantar. Divina fica furiosa ao ouvir a serenata e exige que Vitório volte para casa. Olívia fica indignada com a reação de Divina e, para mostrar que não está interessada em Vitório, joga um balde d’água nele. Mirella fala para Olívia que ela precisa pedir desculpas, caso goste mesmo de Vitório. Olívia sai correndo atrás de Vitório, que lhe dá um beijo. Kátia pergunta a Gumercindo se foi ele quem avisou a Rodriguez que ela tinha um encontro com Raul. Guto dá um presente a Serena como pedido de desculpas. Serena se afasta de Guto, horrorizada.

Guto tenta entregar um presente a Serena e diz que quer se desculpar. Serena fala para Guto que não quer nada dele e o manda ir embora. Guto exige que Serena lhe diga por que tem medo dele. Divina e Felipe veem Guto ameaçando Serena e o expulsam da pensão. Gumercindo confessa para Kátia que foi ele quem contou a Rodriguez que ela ia sair com Raul. Kátia chora e diz a Gumercindo que, agora, Rodriguez jamais se casará com ela e, muito menos, assumirá a paternidade de Rita. Cristina finge estar interessada em Guto e o convence a não desistir de separar Serena de Rafael. Eduardo apresenta Alexandra a Rafael. Alexandra diz a Rafael que ele ainda vai sofrer muito, deixando-o impressionado. Rafael percebe que a loja de rosas rendeu menos do que o normal.

Raul explica para Rafael que está fazendo as contas de um jeito mais eficaz do que o de Abílio, deixando-o satisfeito. Cristina fala para Débora que sente nojo de Guto. Débora diz a Cristina que ela precisa aguentar Guto até que ele consiga separar Serena de Rafael. Vitório, Olívia e Jorge vão até o sítio de Bernardo para comprar mantimentos para o restaurante. Mirna e Jorge se encantam um pelo outro. Eliete pergunta a Osvaldo se ele vai abandonar Divina para ficar com ela. Guto decide usar Terê para se aproximar de Serena. Terezinha ameaça contar para todos que Raul é o pai do filho de Dalila se ela não fizer suas vontades. Serena promete a Felipe que vai ajudá-lo a descobrir por que Raul não gosta dele. Generosa conta para Rafael que Guto veio trazer um presente para Serena.

Capítulo 48, terça 25 de junho

Generosa pergunta a Rafael se Serena já conhecia Guto de algum lugar. Rafael fica ressabiado. Serena vê a imagem de Luna chorando e se sente mal. Osvaldo explica para Eliete que ama Divina e não vai abandoná-la. Eliete fica furiosa e garante a Osvaldo que vai se vingar dele. Generosa conta para Serena que Rafael não gostou de saber que ela recebeu a visita de Guto. Eliete fala para Divina que quer ser sua amiga. Rafael manda Ciro descobrir que ligação Serena tem como Guto. Jorge avisa a Mirna que irá buscar os produtos da fazenda todos os dias. Crispim não percebe que Mirna está interessada em Jorge e fica satisfeito por ela estar tratando um comprador tão bem. Serena fica triste quando Rafael não aparece para visitá-la. Raul encontra Felipe e Mirella juntos e fica furioso.

Cristina fala para Olívia que quer reservar mesas em seu restaurante para dar um jantar em homenagem a Alexandra. Olívia acha que Cristina vai tentar tramar algo e se recusa a fazer as reservas para ela. Vitório explica para Olívia que eles não têm condições de recusar fregueses e aceita as reservas de Cristina. Olívia vai brigar com Vitório, que a cala com um beijo. Raul vê. Eduardo agradece a Vera por ela estar cuidando de Alexandra e a beija. Débora compra uma poção para ajudar Cristina a seduzir Rafael. Dalila conta para Roberval que Terezinha a está ameaçando. O pessoal da pensão esquece Ofélia no pátio durante uma tempestade. Raul fala para Olívia que vai exigir a guarda de seus filhos se souber que ela está namorando Vitório. Serena fala para Terê que está com um mau pressentimento. Rafael conta para Felipe que acha que Serena está mentindo para ele.

Felipe fala para Rafael que ele deveria confiar em Serena ou vai magoá-la e perdê-la. Rafael fica chateado com Felipe por ele repreendê-lo. Cristina afirma para Felipe que não gosta quando Rafael briga com Serena. Felipe fala para Cristina que sabe que ela está mentindo, pois quer Rafael para si. Eurico conta para Zulmira que ouviu Cristina tramando com Raul para fazer com que Abílio fosse demitido. Ivan ouve Eurico falando de Cristina e pergunta o que ele estava dizendo. Eurico disfarça. Vera fala para Eduardo que eles não podem trair Alexandra. Eduardo fica arrasado. Ofélia grita para que lhe tirem da chuva. Joli ouve o barulho e alerta Serena. Olívia fala para Vitório que não pode beijá-lo nunca mais, pois não quer se arriscar a perder seus filhos. Mirna paparica Jorge com a aprovação de Crispim. Olívia toma chuva e acorda resfriada no dia da inauguração do restaurante.

Guto fala para Terê que quer sua ajuda para ficar amigo de Serena. Terê se recusa e avisa Guto que não vai permitir que ele faça mal para Serena. Rafael convida Agnes e Débora para o seu jantar de noivado. Agnes diz a Débora que duvida que ela e Cristina tenham realmente aceitado o noivado de Rafael com Serena. Serena pergunta a Rafael por que ele não foi vê-la. Rafael confessa que estava com ciúmes de Guto. Serena diz a Rafael que sente que conhece Guto de outro tempo, deixando-o impressionado. Ela pede que Rafael não desconfie mais dela. Débora fala para Guto que dará um jeito de fazer com que Serena saia do restaurante no meio do jantar para que ele possa surpreendê-la com um beijo. Madalena leva o vestido de noiva de Serena para que ela experimente. Rafael vê Serena vestida de noiva.

Capítulo 49, quarta 26 de junho

Madalena, Divina e Ofélia avisam que dá azar o noivo ver a noiva antes do casamento. Rafael e Serena não ficam preocupados. Mirna pede que seu Santo Antônio lhe ajude a ficar noiva de Jorge. Débora entrega a poção que comprou para Cristina e avisa que Rafael vai pensar que ela é Serena depois de bebê-la. Jorge confessa para Vitório que está interessado em Mirna e diz que vai ficar amigo de Crispim para que ele não desconfie de nada. Rafael comenta com Cristina que acha que Serena se lembra de Guto de outra vida. Cristina percebe que Rafael está próximo de descobrir a verdade. Ivan pergunta a Zulmira o que Eurico estava falando de Cristina. Zulmira conta que Eurico não considera Cristina tão honesta quanto parece. Raul garante a Dalila que ainda a ama e que não vai deixá-la casada com Roberval para sempre. Nina fica chateada ao perceber que Felipe só tem olhos para Mirella. Gumercindo percebe.

Vitório obriga Olívia, mesmo doente, a comparecer à inauguração do restaurante. Alexandra fala para Serena que há muita inveja perto dela. Serena e Alexandra sentem simpatia uma pela outra. Ivan, a mando de Cristina, quebra o vidro da loja de rosas e foge. O policial Arthur vê o vidro quebrado e pede a Rafael para averiguar se houve alguma perda. Ivan espera Rafael voltar para o restaurante para chamar Serena com a desculpa de que o botânico quer falar com ela. Olívia resolve ir atrás de Serena e Cristina a segue. Adelaide vê Débora sorrindo e, percebendo que ela está tramando algo, decide sair também. Guto surpreende Serena e a beija. Ciro vê a cena. Rafael chega e vê também.

Serena empurra Guto e Rafael avança sobre ele. Guto cai e, logo em seguida, sai correndo. Rafael acusa Serena de traí-lo com outro homem. Serena fica indignada com a desconfiança de Rafael e lhe devolve o anel de noivado e lhe diz que não quer mais nada dele. Rafael vai embora muito magoado. Serena desmaia nos braços de Eduardo. Cristina manda que Ivan jamais fale sobre o que fez naquela noite. Serena vê Cristina sorrindo. Agnes fala para Olívia e Adelaide que a cena que viram prova que elas não devem confiar em Serena. Olívia e Adelaide continuam se recusando a acreditar que Serena estivesse traindo Rafael. Ciro vai atrás de Guto e lhe pergunta por que ele beijou Serena. Guto sai correndo sem responder. Serena pensa em Rafael e chora sem parar. Cristina finge consolar Rafael e lhe serve uma bebida misturada com a poção. Raul diz a Olívia que, se seu restaurante continuar indo tão bem, vai começar a se interessar por ele. Olívia fica preocupada. Serena garante a Divina que não conhece Guto. Divina afirma para Serena que ninguém jamais acreditará nela. Rafael sente uma tontura e vê Serena no lugar de Cristina. Cristina beija Rafael, que fica cada vez mais confuso. Ofélia paparica Joli e afirma que ele é o único que se importa com ela. Roberval revela a Dalila que a perdoaria se ela beijasse outro homem porque a ama. Vitório tenta beijar Olívia. Olívia explica para Vitório que eles não podem namorar porque Raul lhe ameaçou. Vitório se resigna e vai embora, deixando Olívia decepcionada. Serena fala para Terê que acha que tomou o rumo errado na vida. Felipe olha para o retrato de Luna e pede que ela faça com que Rafael descubra o que aconteceu de verdade. Rafael acorda no dia seguinte e fica chocado ao ver Cristina ao seu lado.

Capítulo 50, quinta 27 de junho

Rafael se sente culpado por ter desonrado Cristina. Ofélia faz com que Joli se sente no seu colo à mesa. Serena conta para Olívia que Guto a surpreendeu e Rafael chegou bem na hora em que ele estava beijando-a. Olívia afirma para Serena que ela caiu numa armadilha. Serena fica indignada e garante a Olívia que não vai permitir que lhe enganem. Débora aconselha Cristina a fingir que não quer nada de Rafael para que ele se sinta ainda mais culpado. Felipe fala para Rafael que é muita coincidência que Serena estivesse beijando alguém bem no momento em que ele voltou ao restaurante. Rafael afirma para Felipe que apenas teve sorte de descobrir a verdade.

Cristina pede mais dinheiro a Raul, que entrega a contragosto. Ciro conta para Adelaide que tentou interrogar Guto, mas não conseguiu informação alguma dele. Agnes fala para Ciro que ele não deveria se meter em assuntos que não lhe dizem respeito, mas Adelaide o parabeniza por sua iniciativa. Cristina finge para Rafael estar arrependida do que fez, deixando-o arrasado. Crispim pede que Roberval corte seu cabelo. Cristina dá o dinheiro que conseguiu a Guto e manda que ele fique de boca fechada. Elias afirma para Rafael que, se Serena o traiu, ela não era sua alma gêmea.

Dalila acusa Raul de nunca tê-la amado como Rafael ama Serena. Roberval pensa em Dalila e acaba fazendo um caminho de rato no cabelo de Crispim. Olívia manda Hélio descobrir onde Guto mora. Alexandra afirma para Eduardo que Rafael está sendo enganado. Eduardo acha que Alexandra está tendo um acesso de loucura. Adelaide vai visitar Serena e chama-a de neta. Rafael conta para Eduardo que dormiu com Cristina. Olívia garante a Cristina que vai desmascará-la.

Cristina revela a Olívia que, finalmente, conquistou Rafael e se casará com ele. Olívia avisa Cristina que não vai permitir que ela engane Rafael. Eduardo aconselha Rafael a se casar com Cristina. Serena garante a Adelaide que não conhecia Guto e explica que tem uma sensação horrível quando se aproxima dele. Adelaide acredita em Serena. Débora fala para Agnes que sonha com o dia em que Cristina se casar com Rafael, pois não precisará mais do dinheiro dela. Rafael pede que Eduardo dê um cheque a Serena e a mande nunca mais procurá-lo. Raul afirma para Dalila que ainda a ama, mas no fundo não aguenta mais ter que lidar com ela. Rafael diz a Ciro que ele não precisa mais investigar quem é Guto, pois já tem certeza de que Serena está envolvida com ele. Ofélia sugere a Divina que ela arrume uma namorada para Vitório, para afastá-lo de Olívia.

Crispim fica furioso com Roberval por ele ter estragado seu cabelo. Hélio pergunta a Guto por que ele beijou Serena. Guto responde que Serena quis beijá-lo. Hélio e Guto se enfrentam, mas são separados pela polícia. Osvaldo fala para Hélio que ele vai ter que usar a cabeça e não os punhos se quiser descobrir quem quer prejudicar Serena. Débora exige que Rafael se case com Cristina. Cristina afirma para Rafael que não quer que ele se case por obrigação. Eduardo entrega o cheque a Serena, que fica chocada. Cristina garante a Débora que Rafael vai ficar tão culpado que vai pedi-la em casamento. Vera pergunta a Eduardo se o problema de Alexandra não pode ser espiritual. Serena exige falar com Rafael.

Capítulo 51, sexta 28 de junho

Serena rasga o cheque de Rafael e manda-o não procurá-la nunca mais. Guto diz a Cristina que só fez o que ela mandou porque quer ficar com ela. Cristina garante a Guto que o ama e que eles ficarão juntos. Vera explica para Eduardo que Alexandra só diz coisas verdadeiras e por isso acredita que a voz que ela ouve pode ser sobrenatural. Eduardo não acredita que o problema de Alexandra possa ser espiritual. Clarice diz para Divina que conhece uma moça chamada Mafalda que poderá ser uma boa namorada para Vitório. Cristina fala para Rafael que vai se mudar para a casa de Agnes, pois tem vergonha de continuar vivendo sob o mesmo teto que ele. Adelaide, ao ver que Cristina saiu da casa de Rafael, adivinha que ela conseguiu o que queria. Serena fala para Hélio que Rafael magoou-a muito, pois tentou comprar sua dignidade.

Rafael pede Cristina em casamento, deixando-a radiante. Cristina decide viver na casa de Agnes até se casar e pede que Débora vá tomar conta da casa de Rafael. Rafael não fica muito entusiasmado com o noivado, para decepção de Cristina. Dalila pede que Roberval dê um jeito para que Terezinha pare de chantageá-lo. Roberval pede a Alaor para conquistar Terezinha. Vitório sai do banho e acaba aparecendo só de toalha na frente de Mafalda. Jorge pergunta a Mirna se pode pegar na mão dela, deixando-a encantada. Olívia garante a Rafael que, se casar com Cristina, ele cometerá um erro. Rafael diz a Olívia que não vai admitir que ela fale mal de Cristina. Olívia conta para Serena que Rafael vai se casar com Cristina. Serena acusa Cristina de tê-la enganado.

Serena acusa Cristina de tê-la enganado para roubar Rafael dela. Cristina agride Serena que fica furiosa e diz que poderia machucá-la se quisesse, mas não vai sujar suas mãos. Ciro vê tudo de longe. Cristina afirma para Agnes e Adelaide que Serena atacou-a. Agnes e Adelaide dizem a Cristina que foi ela quem provocou Serena, deixando-a furiosa. Serena fala para Hélio que não vai contar a verdade a Rafael, pois ele a magoou demais. Vera diz para Rafael que ele está se precipitando ao se casar com Cristina. Olívia entra na pensão de Divina e fica perturbada ao ver Vitório. Mirna não deixa que Jorge pegue em sua mão por ser uma moça de respeito.

Bernardo fala para Jorge que sabe que ele está interessado em Mirna e concorda em não contar nada a Crispim, contanto que ele a respeite. Rafael conta para Felipe que vai se casar com Cristina. Felipe diz para Rafael que ele está agindo errado, por ir contra ao que sente. Débora avisa Zulmira e Eurico que vai ser uma patroa muito mais exigente que Cristina. Roberval diz a Dalila que gostaria muito de saber se a criança vai ser menino ou menina. Dalila fica feliz, mas disfarça. Olívia não gosta de saber que Divina quis apresentar Mafalda para Vitório. Alaor começa a cortejar Terezinha, mas acaba falando mal dos cabelos dela. Eliete pergunta a Divina se ela tem certeza de que Osvaldo nunca a traiu.

Divina garante que vai acabar com Osvaldo se descobrir uma traição. Vera pergunta a Alexandra como é a voz que ela ouve. Cristina vê Rafael ouvindo a música de Luna e fica furiosa. Serena pergunta a Adelaide por que ela a chamou de neta. Cristina exige que Rafael pare com suas recordações, deixando-o surpreso.

Resumo Alma Gêmea: Capítulos de 01 a 05 de julho

Capítulo 52, segunda 01 de julho

Rafael diz a Cristina que ela não tem direito de exigir que ele esqueça Luna. Cristina fala para Rafael que ele a fará sofrer se pensar em Luna, mesmo estando noivo dela. Rafael decide não magoar Cristina. Adelaide diz a Serena que vai contar-lhe toda a verdade, mas pede que ela lhe dê um dia. Adelaide explica para Elias que quer contar tudo a Serena e ele se oferece para ajudar. Serena diz a Hélio que tem certeza que há um mistério rondando sua vida e quer descobrir qual é. Ela pede que Hélio a ajude a encontrar Guto. Alexandra explica para Vera que ouve a voz de um homem mau, que a manda fazer coisas ruins. Vera garante a Alexandra que quer ajudá-la.

Alexandra diz a Vera que sabe que ela quer lhe fazer mal e parte para cima dela. Eduardo e Nair controlam Alexandra. Vitório diz para Jorge que não aguenta mais o temperamento de Olívia. Jorge aconselha Vitório a arrumar outra namorada para esquecer Olívia. Débora diz a Cristina que ela precisa acabar com o pessoal da pensão para que Serena não tenha mais amigos para apoiá-la. Vera garante a Eduardo que Alexandra ouve uma voz sobrenatural e diz que vai investigar o caso. Vera afirma para Eduardo que, se Alexandra se curar, poderão ficar juntos. Cristina pede um beijo a Rafael que a beija Cristina sem entusiasmo, deixando-a decepcionada. Raul começa a se interessar pelo restaurante de Olívia, deixando-a nervosa.

Adelaide fala para Agnes que vai contar a Serena que ela é a reencarnação de Luna. Cristina ouve. Dalila pergunta a Raul se ele tem curiosidade para saber se seu filho vai ser menino ou menina. Ciro diz a Rafael que há algo sobre Serena que ele precisa saber. Serena pergunta a Guto por que ele tenta prejudicá-la.

Serena adivinha que Guto ajudou Cristina por que a ama. Guto fica surpreso com a perspicácia de Serena. Serena afirma para Guto que ele foi um tolo, pois ajudou Cristina a conquistar Rafael. Guto fica furioso e investe contra Serena. Hélio se atraca com Guto. Terê chama a polícia e Guto foge correndo. Ciro conta para Rafael que Serena acusou Cristina de ter armado o encontro entre Serena e Guto. Rafael responde que não pode duvidar do que viu e pede que ele desista de investigar Serena. Cristina impede Adelaide e Elias de conversar com Serena. Jorge vai visitar Mirna.

Crispim acha que Jorge está ali apenas para tratar de negócios e fica satisfeito. Raul fala para Dalila que não se importa se seu filho vai ser menino ou menina. Dalila fica arrasada. Cristina manda Guto arrumar um jeito de impedir Elias de ajudar Adelaide a falar com Serena. Guto exige mais dinheiro de Cristina. Divina e Ofélia levam Mafalda para conhecer a cozinha de Vitório no restaurante. Vitório dá uma sobremesa para as três. Serena comenta com Olívia que gostaria de continuar trabalhando no roseiral. Olívia promete falar com Rafael. Osvaldo diz a Eliete que não gosta de sua amizade com Divina. Eliete afirma para Osvaldo que vai atrapalhar seu casamento, pois quer se vingar dele. Terezinha decide mudar seu penteado.

Olívia vê Mafalda na cozinha de seu restaurante e fica furiosa. Paulina percebe que Rita desapareceu e vai avisar Elias. Abílio conta para Kátia que Rita sumiu. Cristina exige que Raul lhe dê dinheiro. Rafael vê Raul dando dinheiro a Cristina. Kátia e Elias choram abraçados.

Capítulo 53, terça 02 de julho

Elias descreve Rita para os policiais e pede que eles a encontrem. Adelaide e Serena combinam de conversar outro dia, depois que Rita for encontrada. Cristina explica para Rafael que Raul estava lhe emprestando dinheiro para comprar um presente de noivado para ele. Raul confessa para Rafael que o dinheiro que estava dando a Cristina era da empresa e não dele. Rafael pede para analisar os livros de contabilidade. Raul garante a Cristina que Rafael não descobrirá nada olhando os livros, mas explica que não poderá lhe dar o dinheiro que precisa.

Rafael pede que Raul pague as despesas de Serena. Raul pergunta a Rafael se ele vai continuar a namorar Serena mesmo após se casar com Cristina. Rafael fica furioso e manda que Raul jamais repita aquilo. Hélio, Terê e Crispim encontram Rita sozinha e chorando. Rafael e Serena se encontram sem querer e ficam perturbados. Cristina explica para Débora que não tem dinheiro para dar a Guto e que precisa encontrar outra maneira de silenciá-lo. Débora fala para Cristina que ela precisa mandar alguém dar um susto em Elias para que ele não possa ajudar Adelaide a contar a verdade a Serena. Crispim leva Rita para Kátia.

Jorge combina de se encontrar com Mirna. Alexandra explica para Vera que o homem que ouve tem raiva dela. Débora manda Zulmira arrumar o ateliê de Luna. Rafael não gosta de ver Zulmira mexendo no ateliê de Luna, mas Débora explica que ele precisa esquecer o passado. Cristina acusa Adelaide de querer separá-la de Rafael. Adelaide, por sua vez, acusa Cristina de sempre haver odiado Luna. Serena fala para Hélio que quer saber qual o mistério de sua vida para tentar esquecer Rafael.
Serena diz não suportar mais as idas e vindas de seu romance com Rafael e quer um novo destino para ela. Hélio se oferece para ser seu companheiro nesta nova vida, mas a Serena explica que gosta dele como amigo. Adelaide e Agnes acusam Cristina de tentar roubar Rafael de Luna. Cristina rebate que foi Luna quem roubou a sua vida. Adelaide diz que conseguirá uma prova de que Serena é Luna. Débora pede desculpas a Rafael. O botânico, por sua vez, avisa que ela terá que sair de sua casa, caso mande limpar o ateliê outra vez sem sua ordem. Dalila reclama porque Ofélia tricota para o cachorro e não para o bisneto. Mirna não molha a mão porque foi onde Jorge a beijou, enquanto Crispim se recusa a lavar a bochecha beijada por Kátia.

Bernardo chama os sobrinhos de porcos. Eduardo acalma Alexandra, que diz que uma voz fará uma coisa muito ruim a ela, se não obedecer. Vera diz que vai buscar ajuda, já que acredita que a doença de Alexandra possa ser espiritual. Cristina insiste que Guto faça o que pediu, mas não o paga porque não tem dinheiro. Raul procura Serena e diz que Rafael está preocupado com suas despesas. Ela se recusa a aceitar dinheiro dele. Cristina e Rafael jantam juntos. Gumercindo fica tonto porque Cristina chama-o de bonitão. Cristina diz a Olívia que está pensando em fazer a festa de casamento no restaurante.

Olívia sente-se humilhada e Vitório a manda se comportar como dona do restaurante. Adelaide diz a Agnes que vai revelar a Serena que ela é Luna. Rodriguez reclama que Kátia demorou. Elias manda Rita não aceitar presente de estranhos. Olívia coloca pimenta no prato de Cristina. Cristina se abana e bebe a taça de vinho inteira ao dar a primeira garfada. Cristina promete se vingar de Olívia. Alexandra diz a Felipe que Raul não gosta dele por problemas no passado. Roberval diz a Dalila que jamais a deixará ir com Raul. Guto e Xavier fogem ao verem um policial abordar Elias e Ritinha. Ritinha avista Guto, mas ninguém o vê porque foge rapidamente. Serena reage quando Adelaide conta que muitos acreditam que ela é a reencarnação de Luna.

Capítulo 54, quarta 03 de julho

Adelaide fala do sinal que Serena tem e suas visões da rosa branca. Serena sente-se mal e tem uma visão de seu corpo sendo sugado para o espelho e fundindo-se com o de Luna. Ela desmaia nos braços de Hélio. Eduardo atende Serena. Cristina diz a Madalena que seu casamento será inesquecível. Rafael não entende por que Serena não quis o dinheiro, já que a considera uma golpista. Serena pede a Rafael para conversar na estufa, junto às rosas. Ofélia atiça os ciúmes de Divina, para irritação de Osvaldo. Mafalda pede a Vitório para ensinar-lhe a fazer pão. Olívia fala mal de Mafalda e Mirella brinca que ela está com ciúmes. Dalila proíbe Roberval de tocá-la. Vera diz a Agnes que Serena dançou como Luna. Adelaide promete a Vera que vai ajudar Alexandra.

Débora ouve Hélio marcando o encontro entre Rafael e Serena. Cristina diz a Raul que precisam comprar a pensão e expulsar todos de lá, inclusive Serena. Mirna manda Jorge se esconder quando Crispim chega. Olívia joga fubá em Mafalda, que vai embora revoltada por que Vitório não a defende. Raul surpreende Felipe e Mirella juntos e dá uma bronca. Débora avisa a filha sobre o encontro. Hélio impede Cristina de entrar na estufa. Serena diz a Rafael que já sabe que ele pensa que ela é Luna e questiona se realmente a amou.

Rafael diz que a amou muito. Serena insiste que ele sempre quis que ela se tornasse Luna, a quem realmente amava. Ele fala que se a alma é a mesma ele não poderia querer mudá-la. Serena diz que pode ter a mesma alma de Luna, mas que é outra pessoa. Serena explica ao botânico que ele amava um fantasma, não uma pessoa. Ivan segura Hélio e Cristina invade a estufa. Rafael reage, enquanto Cristina diz que é sua noiva e tem direito de entrar. Serena avisa que vai contar tudo o que sabe sobre ela. Olívia nega ter tido uma crise de ciúmes, quando Vitório confessa que adorou. Serena diz que Cristina criou uma situação entra ela e Guto para afastá-la de Rafael. Serena diz a Hélio que está disposta a descobrir toda a verdade sobre Luna. Eurico ajuda Zulmira a arrumar a casa. Felipe exige que Raul explique por que não quer que os dois namorem, mas ele se recusa a responder. Bernardo manda a sobrinha se comportar e desconfia que seu pretendente esteja no galinheiro. Serena procura Adelaide, mas Agnes manda-a embora. Eliete conta para Divina que Osvaldo flertou com Yolanda da sorveteria. Eliete pressiona Osvaldo para decidir se quer ficar com ela, senão acaba com seu casamento. Eliete sugere que Yolanda alugue uma vaga na pensão. Osvaldo promete ajudar Yolanda. Alexandra acusa Vera de querer livrar-se dela, grita que é muito só e Eduardo a acolhe em seus braços. Rafael exige explicações de Cristina. Rodriguez convida Kátia para jantar. Raul ameaça pegar a guarda dos filhos. Mirella teme que ele queira ficar com o restaurante. Adelaide sai para encontrar Serena. Clarice diz a Divina que existe uma mulher forte entre ela e seu marido. Yolanda aguarda a chegada de Divina. Osvaldo garante que Yolanda vai adorar a sua mulher. Dalila sente o bebê se mexer. Raul chega e não dá a menor importância. Cristina promete dizer a verdade. Serena diz a Adelaide que quer descobrir tudo sobre a sua alma.

Capítulo 55, quinta 04 de julho

Serena diz que Luna é parte dela e que precisa descobrir qual é a sua missão. Elias diz que não pode ajudá-la porque pode ser muito doloroso para ela. Cristina assume que conhecia Guto e que errou ao não contar antes que ele e Serena estavam se encontrando. Rafael garante que, se descobrir que ela está mentindo outra vez, jamais vai perdoá-la. Elias aconselha Serena a fazer um tratamento com hipnose e promete encontrar alguém. Osvaldo elogia Yolanda. Divina explode e parte para cima de Yolanda. Osvaldo diz que ela enlouqueceu. Divina expulsa Yolanda a vassouradas e atira-lhe ovos. Eliete sorri. Hélio diz à mãe que alguém aprontou com ela.

Osvaldo não se conforma por ter sido expulso de seu quarto. Serena diz para Divina que talvez seja mentira o que lhe contaram. Osvaldo quer saber por que Eliete quer acabar com seu casamento. Ela responde que ele lhe prometeu coisas que não cumpriu. Raul diz a Dalila que não sente o menor amor pelo bebê. Dalila vai para casa chorando. Roberval dá um presente para o bebê e garante se importar muito com ele. Débora diz que venderá uma joia da mãe para comprar a casa da pensão e manda Cristina fazer algo para afastar Guto da cidade. Olívia promete a Mirella que vai falar com o advogado para que Raul não possa tirar-lhe o restaurante. Agnes diz que se irrita com Ciro. Adelaide fala que talvez ele a atraia.

Rafael conta que vai receber uma visita na estufa e proíbe Cristina de segui-lo. Cristina pede para Ivan espionar Rafael. Rodriguez pede Kátia em casamento. Mirna pede ao santo para não perder Jorge. Rafael manda Ciro descobrir a verdade porque, caso Cristina tenha armado contra Serena, ele acabará com o casamento. Hélio pede que Serena desista de descobrir se é Luna.

Serena diz que tem que se lembrar quem foi para ser livre e poder amar de novo, pois ainda está ligada a Rafael. Hélio garante que vai ajudá-la a libertar seu coração. Ciro diz ser provável Serena nunca ter tido nada com Guto. Rafael dá dois meses para ele investigar, pois precisa saber tudo antes de se casar. Débora acha estranho que Ciro converse com Rafael e promete descobrir como ele foi contratado. Olívia diz que é uma dama e não vai se interessar por um subalterno. Ofélia aconselha Divina a expulsar Osvaldo de casa. Eliete consola Divina. Só Serena defende Osvaldo. Hélio pede que Osvaldo marque encontro com Eliete e a faça confessar tudo porque ele levará Divina para ouvir. Roberval dá dinheiro para Ofélia comprar lã e fazer uns sapatinhos.

Kátia aceita o pedido de Rodriguez. Gumercindo passa mal por causa do casamento e Nina o consola. Crispim chora ao ver Kátia e Rodriguez juntos. Ofélia insiste para que Vitório e Mafalda conversem. Olívia fica furiosa ao ver os dois às gargalhadas e joga água neles. Mafalda jura nunca mais aparecer porque Vitório não toma uma atitude. Guto conta para Xavier que Cristina marcou um encontro na igreja. Débora pergunta como Agnes arrumou o motorista. Bernardo e Mirna tentam animar Crispim. Kátia diz a Elias que não pode contar para o noivo que tem uma filha. Divina ouve Eliete confessando tudo e parte para cima dela. Cristina manda Guto sair da cidade. Raul descobre com Dalila que a casa da pensão é mesmo alugada. Luna aparece no espelho e diz que Serena está no caminho certo e logo elas serão uma só.

Capítulo 56, sexta 05 de julho

Luna diz a Serena que é reflexo de sua alma e que vive em sua memória. A bailarina explica que somente depois que Serena libertar a sua memória será livre para amar. Felipe fica feliz quando Rafael diz que dará uma nova chance para Serena, se Cristina tiver feito uma armadilha. Agnes conta que Ciro foi indicado por Rafael. Adelaide garante a Agnes que vai provar que Serena é Luna. Guto diz que vai esperar Cristina se casar e que ela terá que ir embora com ele. Ciro pede informações sobre Guto ao delegado. Dalila pensa que Raul quer comprar a casa para dar segurança a ela e ao filho. Ele pede que ela mantenha segredo e descubra o nome do proprietário. Vitório diz que adorou os ciúmes de Olívia. Mirella entra e olha surpresa. Divina e Eliete brigam. O delegado ameaça prender todos, mas Hélio coloca panos quentes. Ofélia fica furiosa ao ser expulsa do quarto por Divina e Osvaldo. Clarice diz que Eliete é uma falsa. Eliete vai embora da cidade. Elias insiste que Kátia conte a verdade para o noivo. Mirella manda Carlito não entrar na cozinha e disfarça dizendo que Olívia ainda não chegou. Felipe pede que Rafael fale com Raul em defesa do seu namoro com Mirella. Dalila conta para Roberval sobre a compra da casa. Jorge joga perfume na cabeça para tirar o cheiro de galinha. Débora sugere a Cristina que mandem Guto para a prisão. Rafael pede que Raul permita o namoro e ele concorda. Jorge come pamonha com Mirna. Crispim chega e fica furioso. Felipe encontra Serena na casa de Mirella. Ela conta que fará terapia de vidas passadas para saber sobre Luna. Alexandra diz que a voz não pode saber que Vera vai trazer alguém para ajudá-la. Kátia apresenta sua filha Ritinha para Rodriguez. Rafael dá de cara com Serena na casa de Olívia.

Rafael comenta que Serena está com um olhar mais decidido. Serena diz que decidiu descobrir a verdade que está dentro dela. Rafael diz a Felipe que convenceu Raul a permitir seu namoro com Mirella. Serena conta para Rafael que vai se consultar com um homem muito sábio para tentar descobrir tudo sobre a ligação que tem com Luna. Rafael lhe responde que sempre quis que ela fizesse essa descoberta. Mesmo assim, ainda não consegue perdoá-la pelo que aconteceu com Guto. Serena fica magoada com a desconfiança de Rafael e manda que ele se afaste. Raul pede a Cristina para ajudá-lo a acabar com o namoro de Felipe e Mirella pois não quer a ligação entre os dois. Ele confessa que tinha ódio de Luna. Ritinha pergunta a Rodriguez se ele vai ser seu pai.

Rodriguez dá as costas para ela. Raul conta para Cristina que se apaixonou por Luna, mas ressalta que a bailarina nunca quis nada com ele. Ciro dá dinheiro a Xavier para que ele o ajude a invadir o quarto onde Guto mora. Crispim pede a Santo Expedito que lhe traga Kátia de volta. Rodriguez se recusa a se casar com Kátia. Dalila acredita que Raul esteja planejando comprar a casa da pensão para dar um teto para ela e seu filho. Ciro conta a Rafael que encontrou uma carta de Cristina no quarto de Guto, mas confessa não ter tido tempo de lê-la. Gumercindo se aproxima de Kátia quando a vê chorando. No início ela corresponde, mas depois o afasta.

Olívia diz a Vitório que eles precisam namorar escondido para que Raul não tire a guarda de Mirella e Carlito. Dois meses se passam. Adelaide fala para Serena que o médico que vai ajudá-la a se lembrar de sua vida passada está chegando. Ciro recebe o dossiê de Guto e conta a Rafael que Cristina lhe enviou dinheiro várias vezes. Rafael pergunta a Cristina o que há entre ela e Guto. Julian, o médico que vai ajudar Serena, chega a Roseiral acompanhado de Sabina, sua assistente.

* Obs: O resumo dos capítulos podem sofrer alterações de acordo com a edição feita pela TV Globo 

SINOPSE:

Priscila Fantin e Eduardo Moscovis

Alma Gêmea, escrita por Walcyr Carrasco e com direção de núcleo e geral de Jorge Fernando, fala sobre a busca do amor verdadeiro e sobre o reencontro de um casal que foi separado pelo tempo, pela tragédia e pela condição social.

A história, ambientada na década de 20, mostra o amor entre Rafael (Eduardo Moscovis), um botânico que cria rosas, e Luna (Liliana Castro), uma jovem bailarina. Quando os dois se conhecem é amor à primeira vista. Um amor tão forte que, em pouco tempo, eles se casam e têm um filho, Felipe (Sidney Sampaio). No entanto, alguém muito próximo está disposto a fazer de tudo para separá-los: Cristina (Flávia Alessandra), a prima pobre de Luna que morre de inveja do casal. Para se vingar, ela planeja um assalto a Luna. Na noite em que o plano é colocado em prática, a bailarina leva um tiro dos bandidos e não resiste. Arrasado com a morte da esposa, Rafael se torna um homem muito infeliz. Perde o amor pela vida e vive solitário, preso dentro de casa. O que o botânico nem imagina é que, Serena (Priscila Fantin), uma jovem índia mestiça, vai chegar à cidade e despertar sua atenção.

No instante em que Rafael se desespera com a morte confirmada de Luna, em um distante casebre a índia Jacira (Luciana Rigueira) dá à luz uma menina, que ganha o nome de Serena. A criança é filha da índia com um garimpeiro, e cresce na aldeia indígena seguindo os valores e costumes de sua tribo. Já uma moça feita, Serena (Priscila Fantin) às vezes vê uma rosa branca refletida nas águas de um lago e, em outros momentos, desenha casas grandes que não existem na região. O mistério chama a atenção da professora da aldeia, Cleyde (Júlia Lemmertz), e do pajé (Francisco Carvalho), que explica à mestiça que ela tem um sonho e terá de buscá-lo. Após a morte da mãe e a invasão e destruição da aldeia por garimpeiros, ela parte atrás de seu sonho. Leva apenas uma trouxa, algum dinheiro dado por Cleyde e uma carta de recomendação, com o endereço de uma prima da professora que mora em São Paulo.

Flávia Alessandra

Serena consegue um emprego como faxineira no casarão de Rafael e, a partir de então, estranhos fenômenos começam a acontecer e a dar a sensação em muitos que conviveram com Luna, inclusive no patrão, de que a bailarina está de volta. O botânico tenta resistir por um tempo, mas, mesmo sem saber o que ocorre, resolve seguir seu coração.

Inicia-se assim a história de amor entre Rafael e Serena, uma trama envolta em mistério e marcada por fatos surpreendentes. Mas Cristina, mais uma vez, não mede forças para impedir o romance. Revoltada, tenta destruir todos que estão em volta do casal e começa a despertar suspeitas em Rafael. Será que Serena pode ser uma farsante que finge tudo isso para conquistá-lo?

Compartilhar:

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Relacionadas

Resumo Renascer: capítulos de 26/04 a 04/05/2024

Confira o resumo da novela “Renascer” que irá ao ar entre os...

Resumo Reis: veja os capítulos de 26/04 a 10/05/2024

Confira o resumo da novela “Reis” que irá ao ar entre os...

Resumo A Infância de Romeu e Julieta: capítulos de 26/04 a 03/05/2024

Confira o resumo da novela A Infância de Romeu e Julieta que...

Resumo Fatmagül: capítulos de 26/04 a 07/08/2024

Confira o resumo da novela “Fatmagul” que irá ao ar entre os...