Acompanhe abaixo o resumo da novela “A Escrava Isaura ”: descubra os principais acontecimentos da história!
“A Escrava Isaura”: Leia o resumo dos capítulos:
Segunda-feira, 13 de outubro: Capítulo 31
Malvina enfrenta Leôncio com firmeza e o acusa de enganá-la. Tomásia explica a Bernardo o motivo de tê-lo comprado, e o escravo aceita ajudá-la em sua vingança. Henrique alerta Malvina sobre o caráter duvidoso de Leôncio, enquanto Helena trata o dr. Paulo com frieza. Leôncio comemora a partida de Henrique e tenta enganar a esposa oferecendo-lhe água adulterada, mas ela desconfia e recusa.
Sebastião se espanta ao descobrir as atitudes do genro. Malvina insiste para que Isaura conte toda a verdade sobre o comportamento do senhor. Bernardo traça novo plano para destruir a plantação dos Almeida. No fim do dia, Malvina flagra Leôncio nos braços de Rosa e explode de raiva.
Terça-feira, 14 de outubro: Capítulo 32
Isaura se encontra com o pai no celeiro da fazenda. Desesperado, Leôncio tenta convencer Malvina de sua inocência. Almeida retorna da viagem muito debilitado, e Tomásia se anima com a possibilidade de derrotar Leôncio. O comendador confessa sentir-se fraco. Malvina exige explicações de Rosa, que revela a obsessão de Leôncio por Isaura.
Enfurecido, o fazendeiro manda castigar a escrava no tronco. Malvina volta a pressionar Isaura sobre a relação com o marido. O dr. Paulo informa que o estado de saúde de Almeida é grave. Enquanto isso, Bernardo e Gabriel espalham uma praga nas plantações da família Almeida, iniciando sua vingança.
Quarta-feira, 15 de outubro: Capítulo 33
Os capatazes avisam Leôncio sobre movimentos suspeitos na lavoura, e ele sai à caça dos invasores. O comendador faz revelações a Isaura. Bernardo e Gabriel quase são pegos em flagrante. Chico percebe que as plantações estão contaminadas e Leôncio passa a desconfiar de Tomásia.
Martinho aparece querendo comprar Rosa, mas Sebastião decide mantê-la, junto de João e Joaquina. Malvina se irrita com a decisão do pai e se choca com o que Helena conta sobre Leôncio. Diante das revelações, Sebastião confronta o genro, e os dois têm uma discussão violenta.
Quinta-feira, 16 de outubro: Capítulo 34
Sebastião assume para Malvina, Helena e Henrique que Rosa é sua filha. Isaura presenteia Rosa com um vestido, demonstrando carinho. Belchior aconselha Isaura a fugir com o pai antes que seja tarde. Sebastião promete cuidar de Rosa, mas Malvina reage indignada.
O coronel convence Almeida a conceder a liberdade de Isaura. Gabriel se interessa pelas histórias sobre o garimpo de diamantes contadas por Bernardo. O comendador, enfraquecido, pede que Leôncio assuma os negócios e ordena que Isaura seja alforriada. Abalada, Malvina desabafa com a escrava e lamenta o amor do marido pela jovem.
Sexta-feira, 17 de outubro: Capítulo 35
Gabriel é descoberto no cafezal e luta com o capataz. Para se vingar, Bernardo incendeia as sacas de café, provocando desespero em Almeida ao ver a colheita destruída. O capataz afirma ter visto o irmão da condessa, e Leôncio confirma suas suspeitas contra Tomásia. Malvina procura Isaura em seu quarto.
Leôncio ordena que Chico suborne o tabelião para impedir sua visita à fazenda. Ao flagrar o marido no quarto de Isaura, Malvina o enfrenta com fúria. Leôncio acusa Gabriel de incendiar o café e tenta se livrar da culpa. Malvina estranha a demora do tabelião e começa a desconfiar das manobras do marido.
* Atenção: os resumos podem sofrer alterações sem aviso prévio, de acordo com a edição exibida pela TV.
Sobre a novela:
Isaura nasceu em 1835, na fazenda do Comendador Almeida. Ela é filha da escrava Juliana e do inquilino da fazenda, Miguel. Juliana morre logo após o nascimento, porque ela negou ter ido para a cama com o Comendador. Ele a chicoteia até a morte por vingança. Então, Isaura é criada e educada por Gertrudes, esposa do Comendador, que sempre quis ter uma filha. Apesar de sua excelente educação e da pele branca, Isaura, como filha de um escravo, sempre será tratada como escrava.