Em um giro inesperado dos acontecimentos em Terra e Paixão, Agatha (por Eliane Giardini) ressurgiu das cinzas em Nova Primavera, prometendo agitar o cenário e trazer mudanças drásticas para a família La Selva. Após anos de presumida morte, sua reaparição traz choque e emoção ao esposo, Antônio (Tony Ramos), que acreditava ter perdido Agatha durante o parto de Caio (Cauã Reymond).
Nos próximos capítulos da novela das 9, o magnata Antônio busca respostas, querendo compreender como Agatha conseguiu orquestrar seu próprio desaparecimento e simular sua morte. Agatha, em confissões, revela seus motivos: “Eu tive que planejar tudo em detalhes. Eu sabia que, se o plano desse errado, você poderia me matar…”, revela.
A estratégia envolveu persuadir todos, incluindo Cândida, de que sua vida estava em perigo iminente devido à gravidez. Agatha até obteve um parecer médico de Evandro (Rafael Cardoso), alegando risco de vida decorrente da gestação. “A Cândida me amparou, sem desconfiar que tudo aquilo era parte do plano…”, acrescenta ela.
Num flashback subsequente, o nascimento de Caio é reinterpretado :”Naquele dia eu fui sedada. Com isso, todos acharam que eu tinha morrido… Depois do sepultamento, ele esperou o momento certo e me tirou do caixão. Saímos da cidade apressados. E nunca mais voltei à Nova Primavera”.
Antônio, emocionado, toca o rosto de Agatha e compartilha sua angústia: “Naquele dia da ‘morte’, uma parte de mim foi enterrada junto dela.”Naquele dia eu fui sedada. Com isso, todos acharam que eu tinha morrido… Depois do sepultamento, ele esperou o momento certo e me tirou do caixão. Saímos da cidade apressados. E nunca mais voltei à Nova Primavera”.
Desvelando um passado doloroso, Agatha revela que Evandro, de uma abastada família no Rio de Janeiro, foi seu companheiro por quase uma década, porém ele se transformou ao longo do tempo. “Foi aí que percebi que eu não o amava, que o que a gente teve… tinha sido apenas uma atração física. O plano inicial era que, anos depois, eu me revelasse a você, que voltasse pra buscar o Caio. (…) O Evandro nunca permitiu que eu voltasse pra buscar o meu filho. Então, eu quis me separar. Só que ele não admitia a separação. Eu cheguei a fugir…”.
As revelações prosseguem, Agatha explica o motivo de não ter retornado a Nova Primavera e deixa Antônio estarrecido: “Eu não tinha dinheiro, não tinha recursos… E eu ainda temia pela minha vida se te encontrasse. Fugida, eu vivi nas ruas, sem nada, na miséria… O Evandro se negava a me ajudar, e a família o apoiava. Até que nós brigamos…
A verdade sobre a morte de Evandro é então revelada: “Mas eu sei que quem o matou foi o irmão. Eles tinham ódio um do outro. O irmão queria ficar com toda a fortuna pra ele. No fim, eu, que tanto quis a liberdade, acabei na cadeia por mais de 20 anos. Como a família do Evandro era muito rica, conseguiu fazer com que eu ficasse ainda mais tempo na prisão”.